I Samuel 30: 9-13
9 Partiu, pois, Davi, ele e os seiscentos homens que com ele se achavam, e chegaram ao ribeiro de Besor, onde pararam os que ficaram atrás.
10 E perseguiu-os Davi, ele e os quatrocentos homens, pois que duzentos homens ficaram, por não poderem, de cansados que estavam, passar o ribeiro de Besor.
11 E acharam no campo um homem egípcio, e o trouxeram a Davi; deram-lhe pão, e comeu, e deram-lhe a beber água.
12 Deram-lhe também um pedaço de massa de figos secos e dois cachos de passas, e comeu, e voltou-lhe o seu espírito, porque havia três dias e três noites que não tinha comido pão nem bebido água.
13 Então Davi lhe disse: De quem és tu, e de onde és? E disse o moço egípcio: Sou servo de um homem amalequita, e meu senhor me deixou, porque adoeci há três dias.
INTRODUÇÃO
Davi voltava para a aldeia de Siclague, onde estava acampado com seus homens e suas famílias, quando se deparou com um quadro estarrecedor: A aldeia havia sido atacada e queimada pelos amalequitas, e as mulheres e crianças levadas cativas. Diante daquela situação, os homens de Davi levantaram a voz em grande pranto e se voltaram contra ele, acusando-o de ser o responsável por tudo aquilo, por ter oferecido ajuda aos filisteus e se afastado da aldeia, deixando as mulheres e crianças desprotegidas. Em seguida todos pegaram pedras para apedrejar a Davi. Mas Davi buscou refúgio no Senhor seu Deus, e o consultou se deveria perseguir os amalequitas.
DESENVOLVIMENTO
Davi foi um homem de muitas lutas e provações, mas em todas elas ele foi vitorioso, porque sempre buscou o socorro e a dependência do Senhor, além de sua direção para sua vida. Por isso o Senhor tem revelado que Davi tipifica a Obra que Lhe agrada. Naquele momento difícil para Davi, mais uma vez o Senhor o socorreu orientando-o a perseguir os amalequitas, pois eles seriam entregues na sua mão.
Davi reuniu seiscentos homens e partiu no encalço do inimigo. Ao passar os ribeiro de Besor (frieza), quatrocentos homens pararam por causa do cansaço e Davi prosseguiu com os quatrocentos restantes. Lá adiante, Davi enviou batedores à sua frente, para fazerem o reconhecimento do caminho e tentarem localizar os amelequitas.
No deserto, eles encontraram um homem egípcio vagando perdido, sedento e faminto e o trouxeram até a presença de Davi, que mandou lhe dar pão, água, massa de figos e dois cachos de passas. Ele os comeu e nisso seu espírito reviveu. Aquele homem era um escravo de um senhor amalequita que o havia abandonado há três dias por ter adoecido, e não servir mais prá ele.
A Obra do Espírito é para aqueles que estão dispostos a suportar as provas, confiando no Senhor para vencê-las. Apesar das provas, precisamos prosseguir na caminhada pois o Senhor tem seu Projeto para ser cumprido por nós.
Há pessoas perdidas vagando por este mundo, famintas e sedentas, sem ter quem as ajude. Estas pessoas são escravizadas pelo adversário, que as usa na realização de sua obra destruidora, e depois as abandona doentes, para morrerem sozinhas neste mundo. Muitas vezes o inimigo até lhes dá títulos de beleza, riquezas, destaque na sociedade e na mídia, mas de repente se ouve a notícia de sua morte trágica por overdose, assassinatos e outras desgraças.
O Senhor Jesus tem enviado seus servos à sua frente, na realização da Obra, e sempre acontece de pessoas nesta situação serem encontradas sem esperança e sem direção nas suas vidas. Estes então, são conduzidos à presença do Rei Jesus, que lhes dá aquilo que precisam para ganhar nova vida:
· Pão – Palavra revelada
· Água – Refrigério do Espírito Santo
· Massa de figos – A cura de seus males (Jesus foi moído pelas nossas enfermidades)
· Cacho de passas – A alegria e a paz do Espírito Santo
CONCLUSÃO
Quando o homem recebe tudo que o Senhor tem para ele, o seu espírito volta, isto é, ele nasce de novo, sua vida é restaurada e salva da morte eterna. O homem então passa a seguir ao Senhor, sendo útil na sua Obra, como o foi o egípcio resgatado no deserto.
Wallace Oliveira Cruz
|
You are subscribed to email updates from Bíblia a Palavra de Deus |
Nenhum comentário:
Postar um comentário