BÍBLIA A PALAVRA DE DEUS |
- A TRANSFIGURAÇÃO
- CURIOSIDADES SOBRE A BÍBLIA QUE TALVEZ NÃO SABIA
- O QUE SIGNIFICA A TRANSFIGURAÇÃO DE JESUS?
- "POR QUE JESUS FOI TRANSFIGURADO ENQUANTO FALAVA COM MOISÉS E ELIAS?
Posted: 08 Feb 2015 06:30 PM PST
(Mt 17:1-13 - Mc 9:2-8),(Mt 17:1-8 - Mc 9:2-8)
Lucas 9: 28-29
28 E aconteceu que, quase oito dias depois destas palavras, tomou consigo a Pedro, a João e a Tiago, e subiu ao monte a orar.
29 E, estando ele orando, transfigurou-se a aparência do seu rosto, e a sua roupa ficou branca e mui resplandecente.
INTRODUÇÃO
Certo dia Jesus convidou três dos seus discípulos a segui-lo, e os tirou do meio da multidão e dos demais discípulos, e depois de percorrerem um caminho, levou-os ao alto de um monte para que ali pudessem orar e estar em comunhão com o Pai.
DESENVOLVIMENTO
No alto do monte o Senhor Jesus se transfigurou e os seus vestidos se tornaram alvos e resplandecentes, e em seguida Moisés e Elias apareceram e falavam com Jesus a respeito de sua partida que deveria se cumprir em Jerusalém. Os discípulos não puderam ver o que acontecia, pois estavam carregados de sono, mas quando acordaram, viram a glória de Jesus e os dois varões que estavam com Ele.
Muitos que foram chamados por Jesus para uma caminhada com Ele, e para contemplar a sua glória, estão dormindo nesta hora, por isso não têm alcançado seus mistérios e seus segredos. Aquilo que o Senhor está realizando, a revelação de sua glória e a sua majestade que está acima da Lei e dos Profetas, não têm podido ser alcançadas e nem entendidas por aqueles que estão "embriagados" pelo sono que domina a muitos nesta hora final. Assim como aquele momento marcava a aproximação da partida do Senhor para a eternidade, hoje também a igreja fiel se prepara para partir para o mesmo lugar, e nesta hora muitos estão dormindo. Precisamos despertar para participar daquilo que o Senhor quer realizar na nossa vida e através de nós.
Quando os discípulos acordaram, viram a glória de Jesus e os dois varões que com Ele falavam. Quando Moisés e Elias se afastaram, Pedro disse: "Mestre, bom é estarmos nós aqui: façamos, pois, três cabanas, uma para ti, uma para Moisés, e uma para Elias, não sabendo o que dizia". Uma das coisas que aqueles que têm sido despertados para contemplar esta Obra precisam aprender é ouvir a voz do Senhor e não se precipitarem para fazer as coisas conforme o seu próprio entendimento e o seu coração. Jesus não precisava de cabanas, nem tampouco Moisés e Elias, pois nem ali estavam mais, mas o Senhor precisa de servos que estejam dispostos a ouvir sua voz e obedecê-la.
CONCLUSÃO
Enquanto ele ainda falava, veio uma nuvem que os cobriu; e se atemorizaram ao entrarem na nuvem. E da nuvem saiu uma voz que dizia: "Este é o meu Filho, o meu eleito; a ele ouvi". Quando o servo espera pelo Senhor, a nuvem, que tipifica o Espírito Santo, desce do céu e o cobre, e assim ele passa a ouvir a voz do Pai que revela a pessoa do seu Filho, mostrando que a Lei e os profetas, com sua glória passageira, apontavam para o Senhor Jesus, cuja Glória e resplendor duram por toda a eternidade, e por isso o Pai ordenou: "A Ele ouvi".
Você pode gostar também:
|
Posted: 08 Feb 2015 06:00 PM PST
Algumas curiosidades sobre a Bíblia que não estão precisamente detalhadas nas escrituras, mas que com a ajuda de historiadores e teólogos, puderam ao longo do tempo serem esclarecidas. Veja alguns exemplos...
O Novo Testamentofoi originalmente escrito em Grego e o Velho Testamento foi escrito em Hebraico.
Nenhum dos livros da Bíblia recebeu qualquer título na época em foram escritos. Os títulos dos 66 livros vieram muitos anos depois que os livros já estavam circulando.
Saduceus (Mc. 12.18). Era uma classe religiosa que não acreditava em ressurreição. Também não criam na existência de anjos e demônios. nos tempos de Jesus, os saduceus em Jerusalém eram uma minoria, entretanto tinham mais poder político e religioso do que a maioria da população.
Aos tempos do Novo Testamento, cerca de 50% da população de Roma era formada de escravos. Como já dissemos, ela tinha mais de 1milhão e meio de habitantes. A grande maioria de todos os crentes de Roma era de escravo.
Gólgota ou Calvário(João 19.17). Literalmente significa "caveira". É o nome do lugar onde Jesus foi crucificado. Tinha este nome porque ali ficavam jogados os ossos de algumas das pessoas que eram crucificadas. Quando pensavam neste lugar, só lembravam das caveiras que tinham sido deixadas lá.
A Babilônia, famosa por sua crueldade e poder nos tempos do Velho Testamento, fica situada num deserto que está dentro dos limites do Iraque (terra de Sadan Russein). O mais espantoso é que o governo do Iraque está trabalhando para reedificar a antiga Babilônia.
As Epístolas(cartas) do Novo testamento foram escritas antes dos Evangelhos (Mateus, Marcos, Lucas e João). Estas epístolas foram escritas pelos apóstolos. Depois que eles e todas as pessoas que tinham conhecido a Jesus morreram, não havia mais ninguém para contar as histórias sobre a vida de Jesus. Por isso então foram escritos os Evangelhos, para que tudo o que Jesus fez e ensinou fosse preservado para sempre. Você sabia? Confiram em Lucas cap. 1 versículos 1 a 4.
Thiago ou Jacó. Este nome vem do hebraico Yaqôbh (Jácó), que em grego é Iakobos (Thiago) e no inglês é James. De acordo com Vila & Escuan, este nome significa "usurpador"
Corinto era uma importante cidade Grega aos tempos do Novo Testamento. Nessa época era uma cidade com cerca de 600 mil habitantes. Era uma metrópole com várias religiões. Ali havia adoração a todos os deuses. O principal culto praticado nesta região era a adoração à Afrodite (deusa do amor erótico - e daí vem a palavra afrodisíaco). Quando Paulo chegou ali, muitas vidas que estavam cansadas do pecado entregaram suas vidas ao Senhor Jesus, e a partir disso uma grande igreja começou a nascer naquela grande cidade.
Escribas (Mt. 23.2). Tinham esse nome porque escreviam (copiavam) os escritos bíblicos numa época em todas as cópias tinham que ser feitas à mão. De tanto copiarem o Velho Testamento, eles acabaram se tornado grandes conhecedores dos escritos bíblicos, por isso também eram chamados de "doutores da Lei". Muitos escribas se converteram ao Senhor Jesus, mas a maioria era contra o Cristianismo e por isso foram duramente criticados por Jesus.
Evangelho (Mc. 1.1). Essa palavra significa literalmente "Boa Notícia", mas muitas vezes, nos textos bíblicos, ela significa a história do ministério de Jesus, isto é, suas obras, sua morte e ressurreição. Assim, "crer no Evangelho" é crer que a vida, morte e ressurreição de Jesus são poderosos para mudar os rumos da nossa vida mesmo nos dias de hoje.
O primeiro livro do Novo Testamento foi escrito cerca de 400 anos depois do último livro do Velho Testamento. Neste período de 400 anos foram escritos alguns livros não inspirados por Deus conhecidos por "apócrifos", que são justamente os livros excedentes da bíblia católica.
Publicanos (Mt. 9.11). Eram funcionários públicos, mais especificamente "cobradores de impostos". Os publicanos eram detestados pelo povo, pois cobravam impostos muito acima do que o Império Romano havia estipulado.
Tiago foi o primeiro livro do Novo Testamento a ser escrito, e muitos acreditam que sua escrita tenha ocorrido entre 45 e 48 d.C. Os Evangelhos (Mateus, Marcos e Lucas) só foram escritos pelo menos 10 anos depois de Tiago. E o Evangelho de João só foi escrito quase 45 anos depois de Tiago.
Davi. Esse nome significa "amado" (J. Davis - p.149). Foi o nome do mais importante rei da história de Israel. Uma variação desse nome é "Davidson" (em inglês, "filho de David").
Voto (Salmo 116.14). Significa promessa, compromisso, pacto ou acordo que alguém faz com alguém. Normalmente os personagens do Antigo Testamento faziam votos (promessas) a Deus, para que Ele lhes abençoasse em algum empreendimento ou necessidade particular. Uma pessoa que faz votos mas não cumpre é uma pessoa infiel, e por isso deve pensar muito bem antes de prometer alguma coisa a Deus.
"BÍBLIA" vem do grego "Biblion" (que significa "livro"). O plural de "biblion" é BÍBLIA (que significa simplesmente "LIVROS).
Durante anos, os céticos declararam que MOISÉS não poderia ter escrito a primeira parte da Bíblia porque a escrita era desconhecida na época (1500 A.C). A ciência da arqueologia provou desde então que a escrita já era conhecida milhares de anos antes dos dias de Moisés. Os sumérios já escreviam cerca de 4000 A.C., e os egípcios e babilônios quase nessa mesma época.
Judeu (Rm. 1.16). Este era o nome do povo que vivia numa tribo de Israel chamada JUDÁ. Com o passar do tempo todos os israelitas passaram a ser chamados de "judeus", pois hoje a nação de Israel ocupa apenas a região que era ocupada pela tribo de Judá. Se alguém tem descendência judaica, então é um judeu, mesmo que venha a nascer em outro país.
Os Salmos 14 e 53 são um só. O Salmo 53 é apenas uma cópia do 14. A única diferença entre eles é que as palavras no Salmo 14 estão distribuídas em sete versículos, e no Salmo 53 estão distribuídas em seis versículos.
O idioma que Jesus falava era o aramaico. Sim , esta era a língua praticada na Judéia e na Galiléia dos tempos de Jesus. O Hebraico - idioma dos hebreus (judeus) descaracterizou-se em anos anteriores aos tempos do Novo Testamento e desta descaracterização é que surgiu o aramaico, o idioma que Jesus e seus discípulos falavam.
Aba (Mc. 14.36). Esta é uma palavra aramaica que significa simplesmente "pai". Quando na oração Jesus disse "aba", o autor do livro estava apenas informando qual foi a palavra exata que saiu da boca de Jesus.
Lucas e Atosprovavelmente são os únicos livros da Bíblia que não foram escritos por israelitas. O médico Lucas (Cl. 4.14) é o autor desses dois livros. Todos os autores dos livros bíblicos têm origem israelita, menos Lucas. Ele era grego e não tinha qualquer descendência israelita. Também, ao contrário do que muitos imaginam, não tinha sido discípulo de Jesus
Igreja (Mt. 16.18). Esta palavra ocorre 109 vezes na Bíblia, mas não aparece nenhuma vez no Antigo Testamento. É a tradução da palavra grega "eklesia" e significa "chamados para fora". O conceito exato é que igreja é um povo que Jesus comprou com Seu sangue. A igreja não tem nome, nem endereço, nem cor, nem tribo, nem nação. Ela não é uma instituição com templos, organizações, etc. A igreja são as pessoas, o povo de Deus.
Apocalipsesignifica revelação. No grego tem a mesma raiz do verso "apocalipto", que significa "tirar o véu". O último livro da Bíblia tem este nome porque se propõe revelar as coisas que estão encobertas para os últimos dias.
|
Posted: 08 Feb 2015 05:11 AM PST
Uma noite Jesus sobe ao alto de uma montanha acompanhado por Pedro, Tiago e João. Jesus começa a orar e os discípulos caem no sono. Ao acordarem eles percebem que Jesus se transfigurou: seu rosto brilhava como o Sol e suas roupas ficaram brancas como a luz.
1º - Com quem Jesus estava conversando?
Jesus estava conversando com Moisés e com o profeta Elias. E porque eles?
Moisés ( a lei)
Segundo as escrituras hebraicas, a Lei foi dada por Deus através do profeta Moisés, tendo sido os Dez Mandamentos escritos em tábuas de pedra pelo próprio dedo de Deus no monte Sinai, a tábua dos dez mandamentos. Portanto Moisés aparece na transfiguração representando a Lei.
Elias (os profetas)
Elias foi um dos mais destacados servos de Deus mencionados no Antigo Testamento. Ele testificou de Deus no meio da idolatria, enfrentando o rei de Israel, a rainha Jezabel, os 450 profetas de Baal e os 400 profetas do poste-ídolo (I Reis cap. 18); ele orou a Deus, e não choveu naquela terra por três anos e seis meses! Um super-homem? Não; "Elias era homem semelhante a nós, sujeito aos mesmos sentimentos" (Tiago 5:17). Portanto Elias aparece na transfiguração representando os profetas.
Desta forma Moisés e Elias estavam ali representando as próprias escrituras ( alei e os profetas). Veja o que Jesus diz em (Mateus 7:12): "Tudo quanto, pois, quereis que os homens vos façam, assim fazei-o vós também a eles; porque esta é a Lei e os Profetas."
Naquele tempo as escrituras sagradas eram divididas em dois grupos de livros (rolos):
A lei = constituída pelos cinco livros do pentateuco atribuídos a Moisés.
Os profetas = constituído pelos demais livros proféticos
2º - Entre eles está Jesus.
Toda a lei e todos os profetas anunciaram a Cristo. Jesus é o tema central da Bíblia. Ele mesmo declara em Lucas 24.44 e João 5.39. (Ler também Atos 3.18; 10.43; Apocalipse 22.16). Se olharmos de perto, veremos que, em tipos, figuras, símbolos e profecias, Ele ocupa o lugar central das Escrituras, isto além da sua manifestação como está registrada em todo o Novo Testamento.
Em Gênesis, Jesus é o descendente da mulher (Gn 3.15).
Em Êxodo, é o Cordeiro Pascoal.
Em Levítico, é o Sacrifício Expiatório.
Em Números, é a Rocha Ferida.
Em Deuteronômio, é o Profeta.
Em Josué, é o Capitão dos Exércitos do Senhor.
Em Juizes, é o Libertador.
Em Rute, é o Parente Divino.
Em Reis e Crônicas, é o Rei Prometido.
Em Ester, é o Advogado.
Em Jó, é o nosso Redentor.
Nos Salmos, é o nosso socorro e alegria.
Em Provérbios, é a Sabedoria de Deus.
Em Cantares de Salomão, é o nosso Amado.
Em Eclesiastes, é o Alvo Verdadeiro.
Nos Profetas, é o Messias Prometido.
Nos Evangelhos, é o Salvador do Mundo.
Nos Atos, é o Cristo Ressurgido.
Nas Epístolas, é a Cabeça da Igreja.
No Apocalipse, é o Alfa e o ômega; é o Cristo que volta para reinar.
3º - Sobre o que estavam falando
O rosto e as vestes de Jesus tornam-se fulgurantes de luz, Moisés e Elias aparecem, e é importante notar que o evangelista destaca sobre o que eles falavam: "de sua partida que iria se consumar em Jerusalém" (Lc 9,31).
4º - O que Deus ensina a Pedro
Pedro, sem entender bem o que estava acontecendo, propõem para o Mestre construir abrigo para os três que conversavam. Porque ele agiu assim?
É interessante notar que em nenhum outro momento Pedro se dispôs a construir um abrigo para Jesus, mas desta vez impressionado se sentiu na obrigação de servir os ilustres "visitantes". Claro que não ficaria bem abrigar os dois profetas e deixar seu Mestre sem abrigo, sendo assim se dispôs a servir os três.
E justamente neste momento a Trindade inteira se manifesta: o Pai, na voz; o Filho, no homem; o Espírito, na nuvem clara. E Jesus mostra sua glória divina. Mostra também que, para "entrar em sua glória" (Lc 24,26), deve passar pela Cruz em Jerusalém. Moisés e Elias haviam visto a glória de Deus sobre a Montanha; a Lei e os profetas tinham anunciado os sofrimentos do Messias. Fica claro que a Paixão de Jesus é sem dúvida a vontade do Pai: o Filho age como servo de Deus.
E esta passagem termina com Deus Pai deixando bem claro que, Jesus é seu filho amado e é a Ele que devemos ouvir. "Falava ele ainda, quando uma nuvem luminosa os envolveu; e eis, vindo da nuvem, uma voz que dizia: Este é o meu Filho amado, em quem me comprazo; a ele ouvi." (Mateus 17:5)
Ou seja, toda honra, toda glória devem ser dadas a Jesus, não aos servos. E por mais que a lei e os profetas sejam importantes, é a Jesus que devemos ouvir pois somente Ele é o caminho, a verdade e a vida (João 14:6)
Fonte: http://www.rochaferida.com/2012/03/o-que-significa-transfiguracao-de-jesus.html
Você pode gostar também:
Wallace Oliveira Cruz
|
Posted: 08 Feb 2015 04:56 AM PST
Resposta: Cerca de uma semana depois de Jesus claramente dizer aos Seus discípulos que iria sofrer, ser morto e ressuscitar de volta à vida (Lucas 9:22), Ele levou Pedro, Tiago e João a um monte para orar. Enquanto orava, Sua aparência pessoal foi transformada em uma forma glorificada, e as suas vestes tornaram-se brancas deslumbrantes. Moisés e Elias apareceram e falaram com Jesus sobre a Sua morte que aconteceria em breve. Pedro, sem saber o que estava dizendo e sendo muito medroso, ofereceu-se para organizar três abrigos para eles. Sem dúvida isso é uma referência aos estandes utilizados para celebrar a Festa dos Tabernáculos, quando os israelitas habitavam em cabanas por sete dias (Levítico 23:34-42). Pedro estava expressando um desejo de permanecer naquele lugar. Quando uma nuvem os envolveu, uma voz disse: "Este é o meu Filho, o Escolhido; ouçam a ele!". A nuvem se levantou, Moisés e Elias tinham desaparecido e Jesus estava sozinho com os discípulos que ainda estavam com muito medo. Jesus advertiu-lhes a não contarem a ninguém o que tinham visto, pelo menos até depois de sua ressurreição. As três narrativas deste evento são encontradas em Mateus 17:1-8, Marcos 9:2-8 e Lucas 9:28-36.
Sem dúvida, o propósito da transfiguração de Cristo em pelo menos uma parte de Sua glória celeste foi para que o "círculo íntimo" dos discípulos adquirisse uma maior compreensão de quem era Jesus. Cristo sofreu uma mudança drástica na aparência a fim de que os discípulos pudessem vê-lo em Sua glória. Os discípulos, que só o conheciam em Seu corpo humano, tinham agora uma maior percepção da divindade de Cristo, embora não pudessem entendê-la completamente. Isso lhes deu a garantia de que precisavam após ouvir a notícia chocante de Sua morte próxima. Simbolicamente, o aparecimento de Moisés e Elias representava a Lei e os Profetas. Entretanto, a voz de Deus do céu - "Ouçam a Ele!" - mostrou claramente que a Lei e os Profetas deviam dar lugar a Jesus. Aquele que é o novo e vivo caminho está substituindo o antigo; Ele é o cumprimento da Lei e das inúmeras profecias no Antigo Testamento. Além disso, em Sua forma glorificada eles tiveram uma breve visualização da Sua glorificação e entronização vindoura como Rei dos reis e Senhor dos senhores. Os discípulos nunca esqueceram o que acontecera naquele dia na montanha e sem dúvida essa era a intenção. João escreveu em seu evangelho: "Vimos a sua glória, glória como do Unigênito vindo do Pai, cheio de graça e de verdade." Pedro também escreveu: "De fato, não seguimos fábulas engenhosamente inventadas, quando lhes falamos a respeito do poder e da vinda de nosso Senhor Jesus Cristo; pelo contrário, nós fomos testemunhas oculares da sua majestade. Ele recebeu honra e glória da parte de Deus Pai, quando da suprema glória lhe foi dirigida a voz que disse: 'Este é o meu filho amado, em quem me agrado'. Nós mesmos ouvimos essa voz vinda do céu, quando estávamos com ele no monte santo" (2 Pedro 1:16-18). Aqueles que testemunharam a transfiguração deram o seu testemunho aos outros discípulos e incontáveis milhões através dos séculos. Fonte: http://www.gotquestions.org/Portugues/transfiguracao.html#ixzz3R9pczqP6 |
You are subscribed to email updates from Bíblia A Palavra De Deus To stop receiving these emails, you may unsubscribe now. | Email delivery powered by Google |
Google Inc., 1600 Amphitheatre Parkway, Mountain View, CA 94043, United States |
Nenhum comentário:
Postar um comentário