É o cumprimento da profecia do profeta Joel. "Nos últimos dias derramarei do meu Espírito sobre toda a carne". Esses últimos dias começaram no pentecostes. Pedro menciona a profecia de Joel em Atos 2.
"Toda carne": No VT o Espírito Santo era dado sob medida, a um profeta aqui e ali. Mas agora em toda a carne significa: sobre toda a congregação. Por isso não é mais dado sob medida, mas sem medida, ou seja: derramado. Porque havia línguas de fogo no Pentecostes? Porque o fogo queima a impureza da carne.
Quando o Espírito Santo foi derramado sobre a igreja, ela começou a ver a manifestação do Espírito Santo na vida da igreja. Era uma operação direta. Era o resultado da operação do Espírito Santo na vida da igreja.
Por isso Paulo descreve aos Corintios revelando a Paulo o que era essa manifestação do Espírito Santo na vida da Igreja. Resultados da operação do Espírito Santo na vida da igreja.
O que era essa manifestação do Espírito Santo na vida da igreja? Os dons que Paulo cita são o resultado dessa operação. Aí ele cita 9 dons, que chama da kárisma, pois considera que é uma bênção a mais do Espírito Santo. Um prêmio que se dava ao soldado.
Ele descreve essa manifestação do E. Santo que já existia no VT e no ministério do Senhor Jesus.
Essa manifestação do Espírito Santo de forma tão profusa na vida da igreja é que se chama de Dons do Espírito Santo ou Dons Espirituais.
1) SABEDORIA
n É fundamental na vida da Igreja, não só no exercício dos dons, mas em toda a formação da igreja. Em tudo que a igreja faz. A sabedoria entendida como o comportamento da igreja. Mostra que a igreja é corpo, mas tem um cabeça. É equilibrada. A igreja tem que ter entendimento nas coisas. A normalidade do funcionamento da igreja. Tudo que tem que estar dentro daquilo que o senhor quer. Ordem, decência.
n Ex.: Oração que incomoda; gritos, gemidos, sussurros na oração. Ex. uma oração de um movimento, onde, a 3 quarteirões a oração era ouvida.
n (contar algumas experiências mostrando problemas de falta de sabedoria na igreja, com palavras e expressões com falta de sabedoria, orações como reza (experiência da criança), dons entregues sem sabedoria perto de criança, etc. )
2) DONS DE CIÊNCIA
n Experiências da igreja com o Culto Profético. (Contar experiências: o irmão c/ a carta de demissão)
3) DOM DE FÉ
n A fé como direção do Espírito Santo na vida da Igreja. A experiência da igreja com a direção do Espírito na vida particular, no trabalho, uma vida revelada, com tudo revelado pelo Senhor na vida do servo.
n Como posso crer no exercício dos demais dons na vida da igreja se eu não ando na direção do Espírito Santo que o Senhor tem revelado para a igreja? Se estou andando nessa direção, então sou capaz de crer que o Senhor está usando a igreja como instrumento nos dons inclusive para a minha vida.
n Exemplo de um trabalho pela fé na vida da igreja: o trabalho das irmãs.
4) DONS DE CURAR
n A evidência do ministério de Jesus presente na vida da igreja. É para a edificação da igreja. Cura não para promover alguém ou destacar alguém, como homem da prece poderosa. Experiência da cura no seminário do Nordeste.
5) DONS DE MARAVILHAS
n Experiências de maravilhas acontecidas na vida da igreja. Como têm acontecido maravilhas na vida da igreja, mas tudo sem alarido, sem propaganda da igreja, ou destaque de pessoas.
n Maravilhas, aquilo que acontece sem explicação por causa natural. É sempre algo sobrenatural.
6) DONS DE PROFECIA
n Existência da profecia no culto profético
n Aquilo que o Senhor tem falado e que vai acontecer.
n Grau de profundidade na profecia nos dons trazidos para o CP:
n dons rasos, sem profundidade. Citar exemplos.
n "A profecia vem segundo a medida da fé" I Cor. 14
n Citar algumas experiências
7) DONS DE LÍNGUAS
n Necessidade de ordem no culto. Não havendo interpretação, cale-se
n A questão de hierarquia no momento em que alguém está sendo usado no dom. Ex.: pastores, etc.
n Uso de línguas no meio da oração. Isso como costume constante é prejudicial. Pode até haver casos assim, mas não por um costume. Há o perigo do irmão querer demonstrar que a oração dele é mais fervorosa do que o outro.
n Há aqueles que fazem isso no meio da pregação. Param e começam a falar em línguas. - Pode haver até casos especiais.
n Nunca se começa um culto com língua estranha antes do clamor
8) INTERPRETAÇÃO DE LÍNGUAS
n Há os que têm dificuldade de falar. Falar a uma pessoa e de repente passa a falar para a igreja. O cuidado com as mudanças de pronomes. Exemplo: uso de tu, depois vós, não se para quem se está falando. Isso confunde a igreja. É como alguém que vai orar: Senhor abençoa, a irmã aqui, abençoa tua mãe, tua sogra, teu pai. Correto: abençoa a sua família, sua sogra, ou sogra do nosso irmão. Não é questão de saber falar português.
| ||||
OS DONS ESPIRITUAIS PARTE 2 "DONS NO MINISTÉRIO DE JESUS"
JESUS TINHA TODOS OS DONS
1) Palavra da Sabedoria
n A mulher apanhada em adultério. Se ele dissesse que deveria ser apedrejada, ele estaria desfazendo a sua mensagem de amor. Se ele dissesse, não, eles diriam que ele veio cumprir a lei de Moisés. Então Jesus usa uma expressão: Aquele que não tem pecado lance a primeira pedra. (Para lançar a primeira pedra só Jesus que não tinha pecado). Vai e não peques mais: a primeira pedra.
n Mestre, é justo dar tributo a César? Se dissesse que não era justo. Eles entenderiam que ele estava contra o império. Se disseque que não eles diriam que ele estava contra os Judeus. Pegou a moeda. Era a mesma situação. "Daí a César..."
2) Ciências
n Quando Jesus vê Zaqueu. Chama-o pelo nome. Como conhecia Zaqueu.
n O jantar na casa de Simão. Ele arrazoava sobre a mulher pecadora ali. "Se fosse profeta saberia que esta mulher é pecadora. Jesus: Simão uma coisa tenho a te dizer:..."Jesus sabia do que se passava no coração e Simão, por causa do com de ciência.
3) Dom da Fé
n A oração no Getsêmani. A direção do Espírito Santo para a sua vida. Faça-se a vontade do pai. O grande exemplo de fé é a direção do Espírito Santo.
4) Curas
n significado nas curas. Cada cura uma lição. Os 10 leprosos: Salvação do pecado do homem.
n a cura da sogra de Pedro
5) Maravilhas
n Lazaro: onde Jesus está não há morte. Há vida.
n A ressurreição do filho da viúva da Naim. Viúva: aquela que o marido morreu. Tipo da religião: o marido está morto. Levando uma obra morta.
n A cura do cego de nascença
6) A Profecia
n O sermão profético. O teor profético do sermão: o tempo dos gentios, s/ Israel.
n O secar da figueira e o brotar dela.
7) Discernimento de Espíritos
n Na confissão de Pedro: " tu és o Cristo..." "Bem aventurado és tu ..."
n Logo em seguida...Quando Pedro tenta impedir que Jesus fosse crucificado: "Para trás de mim..."
Continuação... As evidências dos dons na vida de Jesus. "O Espírito do Senhor está sobre mim"
8) Línguas ( Variedade de línguas )
n não é evidenciado no ministério de Jesus: Ou seja: Jesus falando em línguas. Isso na verdade não foi assim. Expressões: Talita cumi. Eli lama sabactani. Jesus conhecia a língua aramaica. Mas isso não era língua estranha.
n Jesus não falou em língua estranha. Por que? Quem fala em línguas edifica a si próprio. Jesus já era edificado, por isso não precisava falar em línguas. No entanto o dom estava presente no seu ministério, pois é um dos dons que ele se refere em Marcos, citando que a igreja teria esse dom: "Estes sinais seguirão aos que crerem em meu nome falarão novas línguas..."
9) Interpretação das línguas.
n É a revelação do mistério. Sempre que se tem a língua tem-se também a interpretação.
n A interpretação pode ser colocada como revelação. Estava portanto ligado à língua estranha. O dom já existia na vida de Jesus, mas ele não precisava exercitar, pois ele já era edificado.
Assim como João Batista aponta para a 2a. parte da obra redentora em Jesus, Jesus agora aponta agora para o período da graça, o período da Igreja. O período em que o Espírito Santo estaria sobre a igreja, assim como esteve sobre o Senhor Jesus. Da mesma forma que o Espírito Santo estava sobre Jesus, agora estaria sobre a Igreja. Os dons vão ser a evidência da operação do Espírito Santo na Igreja.
|
▼
Nenhum comentário:
Postar um comentário