21 novembro 2013

IGREJA DE TIATIRA






Apocalipse 2 : 18 - 29 .

"E ao anjo da igreja de Tiatira escreve ; isto diz o filho de Deus , que tem seus olhos como chama de fogo , e os pés semelhante ao latão reluzente :

Eu conheço as tuas obras , e a tua caridade , e a tua fé , e a tua paciência , e que a tua obras são mais do  que a primeira.

Mas tenho contra ti que toleras Jezabel, mulher que se diz profetiza , ensina e enganar os meus servos para que se prostituem e comam dos sacrifícios de idolatria .

E dei tempo para que se arrependesse da sua prostituição : e não se arrependeu .

Eis que porei numa cama , se sobre os que adulteram com ela vira grande tribulação, se não se arrependerem das suas obras.

E ferirei de morte a seus filhos e todas as igrejas saberão que eu sou aquele que sonda os rins e os corações , e darei a cada um de vós segundo as vossas obras.

Mas eu vos digo a vós , e aos restante que estão em Tíatira . a todos quantos  não tem esta doutrina , e não conheceram , como dizem , as profundezas de Satanás que outra carga vos não porei.

Mas o que tendes retende - o até que eu venha.

E ao que vencer e guardar até o fim as minhas obras , eu lhe darei poder sobre as nações.

E com vara de ferro as regerá ; e serão quebradas como vaso de oleiro como também recebi de meu Pai.  E dar - lhe - ei a estrela do amanhã . Quem tem ouvidos , ouça o que o Espirito diz a igreja.

CONSIDERAÇÕES  

Tíatira, cidade fundada por Alexandre , o Grande , famosa e prospera pelo comércio e industria de púrpura ( tecido de cor de púrpura ou escarlate ) mencionada em At. 16 : 11 - 15 , ligada ao nome de Lídia que morava em Felipos , quando foi evangelizada por Paulo e era conhecida como Lídia , a vendedora de púrpura , O bronze também era trabalho ali, explorado pelo comércio e industria tornado a cidade famosa apesar de não ser metrópole.

A palavra Tíatira quer dizer sacrifício continuo o que destaca o teor profético do período que se presume entre os anos 600 a 1200 aproximadamente , período destacado da idade média onde o culto idólatra e a repetição litúrgica do sacrifício do Senhor Jesus se consubstancia na missa , invertendo o valor do ato do Calvário , como boa vontade de Deus para os homens e transformando
o em boa vontade do homem para com Deus . A sinagoga mencionada em Pérgamo , estava mais uma vez evidenciada em Tíatira que trazia do V . T ., todo sistema litúrgico levítico enfatizando a evidência onde a igreja infiel recebe  o nome de mulher  , numa transposição do nome e dos feitos de Jesabel cuja memória no V . T . ., está ligado a corrupção , a idolatria , a vaidade , ao engano e a feitiçaria , abominável em todos os seus atos , usada para enganar , corromper e distanciar o povo de Deus.

O falso profetismo neste período da vida da igreja esta muito bem apresentado na figura de Jezabel que com toda autoridade e embuste domina e governa através dos profetas de Balaão e da hierarquia do trono dos Nicolaitas.

Neste período se evidência todas as falsas doutrinas alem do pecado e da sanha assassina e sangui.

nária que o paganismo demonstrou nos primeiros séculos contra a Igreja Fiel , agora instigada pela mulher que instituiu , no começo do segundo milênio a santa " inquisição.

" Nada aqui é diferente do espirito que operou na mulher de Acabe , lembrados no V . T.  ( vemos no texto a seguir ).

      1º REIS 16 : 30 - 33.

"  E fez Acabe , filho de Onri , o que parecia mal aos olhos do Senhor , mais do que todos os que foram antes dele.

 E sucedeu que ( como se fora coisa leve andar nos pecados de Jeroboão filho de Nebate ) ainda tomou por mulher a Jezabel , filha de Etbaal , rei dos sídonios ; e foi e serviu a Baal , e se encurvou diante dele.

E  levantou um altar a Baal na casa de Baal que edificara em Samaria.

Também Acabe fez um bosque , de maneira que Acabe fez muito mais para irritar o Senhor Deus de Israel do que todos os reis de Israel que foram antes dele.


Rainha e dona de casa , Jezabel usurpou o trono , dominando politicamente para intervir loucamente no destino espiritual de um povo , sobretudo fazendo - o errar.

Falso profetismo é uma opressão usada para evidenciar uma mentira em nome do Senhor , levando alguém ao erro.

Ex. O vigário de Cristo aqui na terra ---- Maria é rainha do céu , etc.

Tíatira procura evidenciar uma doutrina totalmente deformada e sem vida a respeito do Sangue . tudo o que foi feito naquele período foi no sentido de anular o poder do Sangue de Jesus , embora veladamente e heréticamente professado como atos válidos da verdade . A grande evidencia foi o culto litúgico , onde a missa se destacou e toda a doutrina do joio e do fermento se evidenciou , substituído a verdade pela aparência mentirosa . toda luta nesse período foi para enganar e substituir a grande doutrina vivida pela igreja de Smirna.

O sistema papal nesse período estabelecido com Gregório I , define de uma vez por toda a seqüência sucessória e com ele o direito de manobrar politicamente usando a supremacia temporal e espiritual , canonizando , excomungando , dispensando votos feitos a Deus , cobrando taxas para sacramentos , vendendo indulgências , além de outros.

O Vs. 24 do capitulo 2 de Ap- se refere aos fatos com a expressão " Essa Doutrina "  profundezas de Satanás já estabelecida e preparada pelo Anti - Cristo que aqui resumidamente inter -
meia seis nomes e coisas que são a argamassa do falso profetismo :

Nicolatismo  -- poder religioso  ------   Balãonismo  -- Materialismo ---- Jesabelismo – poder político.

Todo ensino se resumia em anular o sacrifício do Senhor Jesus , pregando salvação pelas obras , liturgia , idolatria , alem do já anteriormente mencionado .

                                      ESSÊNCIA DA CARTA

Ap.2 : 18 a 29 (Ver 1º pág. )

Cristo , o filho de Deus . Olhos como chama de fogo , pés de latão reluzente ( bronze polido ).

Boas obras . Amor , Fé , serviço , perseverança ;
Tolerância +ara com Jezabel , a profetiza prostituta . Jezabel , Belial , Baal , símbolos dos poderes do mal ;
A existência de um remanescente fiel ; - Cada um receberá segundo suas obras ;
Exortados a conservar o que tinham ;
Promessa : autoridade sobre as nações , participação no Reino e no juízo final , recepção da estrela da manhã . Tudo esto ao vencedor.
                                   
APLICAÇÃO PROFÉTICA NA HISTÓRIA DA IGREJA

A profetiza que propaga o ensino dos Nicolaitas é chamada Jezabel . Pois rainha daquele nome tentou estabelecer em Israel  , um culto idolatra em lugar do culto ao Senhor . Recebeu ela a dura acusação de prostituição e feitiçaria ( II Reis . 9 : 22 ) .

" E sucedeu que vendo Jorão a Jeú disse , enquanto as prostituições da tua mãe Jezabel e as suas feitiçarias são tantas?

Filha de Etbaal , Rei - Sacerdote de Tiro e Sidom , foi casada com Acabe , para ratificar uma aliança entre Tiro e Israel , foi feita uma provisão +ara que ela continuasse a adorar se deus Baal em sua Pátria  ( Samaria) .   « Ver pág. 2 . I Reis 16 : 30 - 33 ).

Ela tinha um caráter forte e dominante e era voluntariosa e impetuosa . Para o culto a Baal ela contava com 450 profetas , alem de 400 profetas da deusa Aserá . Mas nem o massacre de seus 450 profetas foi capaz de diminuir seu zelo idólatra . Era  altiva inescrupulosa  , idólatra , feiticeira , alem de prostituta . Sua usurpação do trono deu como resultado o extermínio da casa de Acabe determi -nado por Deus , através do Rei Jeú  ( II Reis -10 : ) Triste lembrança ! Sem excluir o destino que acontece com aqueles que se rebelam contra o Senhor.

Assim como Jezabel perturbadora a Israel com seus pecados , idolatra , feiticeira e prostituição . alem de ser assassina e sanguinária , tendo recebido das justas mãos de Deus o castigo que merecia , assim surge , agora , no seio da igreja , uma Jezabel que encarna todas as característica daquela personagem Vetero Testamentária .

 " Mas tenho contra ti que toleras Jezabel , mulher que se diz profetiza , ensinar enganar os meus servos par que se prostituem e comam do sacrifício da idolatria . Eis que porei numa cama , e sobre os que adulteram com ela vira grande tribulação , se não se arrependerem de sua obras  (Ap. 2 : 20 - 27 ).

Jezabel exorbitou de seu papel de rainha e de dona de casa , para usurpar da nação o poder político e interferir no destino da nação israelitas . Assim a igreja Católica - romana caracteriza - se como a mulher vestida de púrpura , montada numa besta de cor escarlata . Ap. 17 : 3 - 4 .

"  E levou  - me em espirito a um deserto e vi uma mulher assentada sobre uma besta de cor de escarlata que estava cheia de nomes de blasfêmia , tinha sete cabeças e dez chifres .

E a mulher estava vestida de púrpura e de escarlata e adornada com ouro e pedra preciosas e pérolas ; e tinha na sua mão um cálice de ouro cheio de abominações e da imundícia da sua prostituição ;

Transcende a área pura e simplesmente religiosa para interferir no governo das nações com grande
vantagem de ordem material.                                                                                                          
O PAPA SE TORNA " REI TERRESTRE "

Zacarias , 741 , serviu de instrumento para se fazer de Pepino pai de Carlos Magno , rei dos Francos  ( povo germânico que ocupava o oeste da Alemanha e ao norte da França ).

Estevão II 752 . Pôr  solicitação sua , pepino , por sua vez , conduziu seu exercito à Itália , venceu os lombardos , cujas terras deu ao papa . Foi esta a origem dos " Estados Pontifícios " ou " Domínio temporal " dos papas , estabelecido por Zacarias e Estevão e reconhecido por Pepino em 754 , foi mais tarde confirmado por Carlos Magno . O centro da Itália agora  tornava - se " Reino Pontifício " governado pelo " cabeça " da Igreja .
Paulo I  757 --- Estevão III 768  ---- Adriano I 772 .

A IGREJA COMO SENHORA DO MUNDO ( EM VEZ DE SERVA )

  A igreja Católica se impõe como senhora absoluta do mundo , a cuja voz , todos se curvam indefesos . O papa se torna juiz das  nações em todas as questões de caráter social polêmico , jurídico
comercial , civil ou religioso .
  Tudo tinha necessariamente , que ser submetido à apreciação do papa ou seu representante , que no entanto , cobrava taxas para qualquer coisa , como assinar um documento , etc .

PARÁBOLA DO FERMENTO

Mt, 13 : 33

" Outra parábola lhes disse : O reino dos céus é semelhante ao fermento que uma mulher toma e introduz em três medidas de farinha até que tudo esteja levedado.

" O fermento aqui não é o da Igreja de Cristo " não é o mosto do vinho do Pentencoste que vem de dentro para fora , mas o que veio de fora para dentro . Este é o que a mulher usa para levedar e apodrecer a massa das três medidas de trigo , pois era necessário apresentar mais ( coisas de religião , de gente , de homem , de movimento , de animados , de irresponsáveis e vaidosos ) , A ousadia de colocar na pureza do reino na perfeição da obra trina ( trindade ) , Só a mulher poderia fazê - lo pois é figura que foi usada no Éden.

A promessa de um outro pão só surgem na próxima Igreja quando o Senhor fala do " maná  escondido ".

OPORTUNIDADE  

Vs.- 21 - " Dei - lhe tempo par que se arrependesse

PROMESSA

Vs. - 21 - " outra carga vos não porei . Vs.- 27 -" Eu lhe darei poder sobre as nações .

Vs. - 28 -"Dar - lhe - ei a estrela da manhã".

Toda promessa aqui se refere ao período do milênio em que o Espirito Santo enfatiza o domínio e Senhorio do Filho de Deus sobre as nações , como acontece ao domínio temporal e político da igreja infiel  . Mt. 25 : 31 - 34 .

"  E quando o filho do homem vier em sua gloria , e todos os santos anjos com ele , então se assentara no trono da sua gloria ; E todas as nações serão reunidas diante dele , e apartara uns dos outros , como o pastor aparta dos bodes as ovelhas ; E porá as ovelhas á sua direita , mas os bodes à esquerda.

Então dirá o Rei aos que estiverem á sua direita: Vinde bendito de meu Pai possuir por herança o reino que vos está preparado desde a fundação do mundo .
                                           
CONCLUSÃO

Compare :

1 - Obras mortas para salvação &
      Obras no Espirito para vida . Vs. 26 - " minhas obras .

2 - Poder temporal para governar o mundo &
      Promessa do milênio ( governo eterno ) .

3 - Doutrina mentirosa da mulher & .
      " Outra carga não vos porei " .

4 - Ensino e prática mentirosa & .
      " E o que tendes retende - o até que eu venha " .

PROMESSA DO SENHOR

Juízo para os erros .
" Pés como latão " .
  Este período de aproximadamente 600 anos , define , ensina e pratica toda doutrina herética da mulher com vistas a existência secular da religião .



-->

Nenhum comentário:

Postar um comentário