21 novembro 2013

AS DEZ VIRGENS (EXEGESE)

Então o reino dos céus será semelhante a dez virgens que, tomando as suas lâmpadas, saíram ao encontro do esposo.
Versículos 1-13 -.. Parábola das dez virgens (. Peculiar São Mateus) Esta parábola, como uma continuação do ensino do último capítulo, estabelece a necessidade de ter e reter graça até o fim, a fim de ser capaz de acolher o advento de Cristo. O dever de vigilância e preparação para o grande dia, é claro, implícita e estabelecidos (ver. 13), mas o ponto é que o óleo da graça de Deus só permite que a alma ao encontro do esposo com alegria, sem desânimo. Os costumes do casamento habituais dos judeus são bem conhecidos. No dia marcado, o noivo, acompanhado por seus amigos, passou para a casa da noiva, e daí a escoltava, com suas donzelas atendente e amigos, para a sua própria casa ou dos seus pais. Na parábola, porém, o processo é um pouco diferente. Aqui, o noivo não está na cidade, mas em algum lugar à distância, de modo que, embora o dia seja resolvido, a hora exata de sua chegada é incerta. Ele virá no decorrer da noite, e as virgens que estão ao seu encontro se reuniram na casa onde o casamento está a ter lugar. Eles esperam para os smnmons sair e conhecer o noivo e conduzi-lo para o lugar de noiva, e quando o sinal é dado que ele está se aproximando, eles estabelecidos na estrada, cada um tendo sua lâmpada (Edersheim)Verso 1 -.. então. O tempo refere-se à hora do advento do Senhor ( Mateus 24:50, 51 ), ea parousia do Filho do homem ( Mateus 24:36 , etc.), o reino dos céus será semelhante. Na época nomeado para algo análogo ao que vem história deve acontecer na Igreja, na dispensação do evangelho dez virgens Dez é o número da perfeição;.. tal número de pessoas foi necessária para formar uma sinagoga, e de estar presente em qualquer cargo, cerimônia, ou formal bênção. Autoridades talmúdicas afirmar que as lâmpadas utilizadas nas procissões de noiva geralmente eram dez. As "virgens" aqui são os amigos da noiva, que estão dispostos a Sally ao encontro do noivo, assim como a sua abordagem é sinalizado. "A Igreja, na sua unidade agregada e ideal, é a noiva, os membros da Igreja, como chamado individualmente, são convidados, em sua separação do mundo, ea expectativa da vinda do Senhor, eles são seus virgens" (Lange) . A própria noiva não é chamado na parábola, como ela não é necessária para a ilustração, e as virgens ocupar o lugar dela. Estas virgens representam os crentes divididos em duas seções, evidentemente, todos eles são supostamente para manter a verdadeira fé, e ser seguidores pura e imaculada do Senhor ( 2 Coríntios 11:02 ,Apocalipse 14:04 ), estar à espera de sua vinda, e amam a sua vinda, mas alguns falham por falta de graça ou de perseverança, como é mostrado mais adiante Suas lâmpadas (τὰς λαμπάδας αὐτῶν, melhor ἑαυτῶν, as suas próprias lâmpadas).. Todos eles fizeram preparação separada e pessoal, independente da reunião. Estas lâmpadas (por eles não eram tochas) foram, como o Dr. Edersheim notas, copos vazios e pires, com um recipiente redondo para o pavio, que foi alimentado com breu ou óleo. Eram nestas ocasiões presas a um poste de madeira por muito tempo, e transportado para o alto na procissão. Saiu. Isto não se refere à final indo ao encontro do noivo na estrada (ver. 6), é absurdo supor que tudo o que adormeceu pelo caminho, com as suas lâmpadas em suas mãos (ver. 5), e, como um fato, apenas cinco saiu em último, mas, sem dúvida, dá a entender que eles deixaram suas casas para se unir em devidamente celebrando o casamento. ao encontro do esposo. uma interpolação evidente acrescenta, "e da noiva", que a Vulgata autorizado infelizmente confirma, leitura, exierunt obviam sponso et sponsae. Neste caso, a cena refere-se ao retorno do noivo em companhia de sua noiva. Mas isso é um equívoco, pois não se faz menção da noiva em qualquer lugar do texto original. O noivo vem para buscar a noiva em casa, e essas moças, seus amigos, reunidos em sua casa, para estar pronto para acompanhá-lo até lá (cf. 1 Macc 9:37.). O casamento parece ter lugar na casa bride'e, como Juízes 14:10 .
E cinco delas eram prudentes, e cinco loucas.
Verso 2 -. Cinco delas eram prudentes (φρόνιμοι, Mateus 24:45 ), e cinco loucas As melhores unciais (א, B, C, D, L) invertem as cláusulas, de acordo com a ordem emvers.. 3, 4. Assim, a Vulgata. Neste caso, a idéia seria que os tolos eram uma classe mais importante e visível do que os outros. Todas as virgens eram aparentemente o mesmo, foram fornecidos com as mesmas lâmpadas, preparadas para desempenhar a mesma função, a diferença em seus personagens é provado pelo resultado. Sua loucura é visto no fato de que, no momento da ação não foram capazes de fazer a parte que um pouco de cuidado e prudência que lhes permitiu realizar com sucesso.
As loucas, tomando as suas lâmpadas, não levaram azeite consigo;
Versículo 3 -. As loucas (αἵτινες μωραί) ... não levaram azeite consigo. Foi duvidava que eles trouxeram nenhum óleo do seu próprio em tudo, confiar para obter as suas lâmpadas preenchidas por outros, ou se esqueceu de trazer uma oferta adicional para reabastecer-los quando esgotados. Este último parece mais provável que seja o sentido pretendido, como o aspecto espiritual da parábola coloca ambas as classes exatamente na mesma posição na partida, e nós sabemos de outras fontes que, os reservatórios de petróleo sendo muito pequeno, era o costume de realizar outro navio de que para reabastecê-los. Alguns bons manuscritos iniciar o verso com "para", tornando, assim, o verso justificar os epítetos aplicados às virgens.
Mas as prudentes levaram azeite em suas vasilhas, com as suas lâmpadas.
Versículo 4 -.. Nos seus navios Estes foram os frascos ou vasos realizadas com as moças para repor o óleo nas lâmpadas quando a ocasião exigia. O contraste entre as duas classes parece residir na previsão de um e do descuido negligente do outro. Tem sido comum desde os primeiros tempos de encontrar nas lâmpadas o símbolo da fé, no óleo as boas obras que procedem da mesma. As virgens prudentes exercer sua fé em caridade e boas obras, o tolo professam, de fato, a fé de Cristo, mas realizá-lo não para a produção de boas obras em que Deus ordenou que eles deveriam andar (Efésios 2:10 ). Mas esta exposição, tempo honrado que seja, certamente não atende aos requisitos da parábola. O que se quer é uma interpretação que deve mostrar como é que a falta de petróleo e sua súbita falha excluir uma de atender o noivo. Se o óleo ser boas obras, eo crente tem ido em fazer estes até o advento do Senhor está sinalizado, por isso que ele deve deixar no passado? Como trata-se que em um momento em que ele deixa de fora a fazer o seu dever, e fazendo a sua vocação e eleição? Estas são perguntas que a explicação patrística e medieval deixa sem solução. Eu não duvido que a solução correta pode ser encontrada em relação ao petróleo como simbólica do Espírito Santo, ou as graças de Deus. Esta é uma noção verdadeiramente bíblica, conforme declarado pelo uso desta substância em rituais sagrados. Aceitando este ponto de vista, devemos dizer que as dez virgens tinham até agora tanto tomadas e utilizou a graça de Deus, mas que diferiam neste - que, embora os sábios mantido o fornecimento de graça pelo recurso constante para o meio da mesma, o tolo estavam satisfeitos com o estado espiritual de uma vez por todas, e não tomou o cuidado de manter a sua vida espiritual saudável e ativa a renovação do Espírito Santo em seus corações. Eles mantiveram o show para fora e forma de fé, mas negligenciou a verdadeira vida interior da fé, eles tinham a aparência sem a realidade.
Tardando o esposo, tosquenejaram todas e adormeceram.
Versículo 5 -., Tardando o esposo ( Mateus 24:48 ). Podemos supor que todos tinham as suas lâmpadas acesas num primeiro momento, na expectativa de ser imediatamente chamado ao encontro do esposo. Mas ele não veio. O advento de Cristo não era para ser tão rápida como os discípulos imaginado. Ninguém poderia adivinhar quando isso iria acontecer. Como diz Santo Agostinho, "Latet Ultimus morre, ut observetur omnis morre." Veja aqui uma figura da graça de cada cristão Todos eles adormeceram (ἐνύσταξαν) e dormiu (ἐκάθευδον) O primeiro verbo implica a assentir e cochilando de pessoas sentadas à noite;. Segundo significa "eles começaram a dormir", na verdade. Todos, sábios e tolos, fiz isso, por isso, em si, não era pecado, era apenas natural. Para tal sonolência o melhor dos cristãos são responsáveis. O arco não pode ser mantido sempre amarrados "; Neque Semper arcum tendit Apollo."Tendo feito todos os preparativos, as virgens cessaram por um tempo para pensar sobre a vinda do noivo. Os Padres aproveitar esta suspensão para ser uma imagem da morte, o despertar estar ressurreição, quando a diferença entre as duas classes é conhecido e exibido. Mas isto implicaria que todos os fiéis estarão mortos quando o Senhor vier, o que é contrário a 1 Tessalonicenses 4:17 . Nem, por outro lado, é concebível que aqueles cujas lâmpadas são mantidas queimando até o dia da morte será desprovido quando o Senhor vier.
E à meia-noite, houve um grito: Eis o esposo, saí-lhe ao encontro.
Versículo 6 -. À meia-noite quando o sono é mais profundo e despertar maisindesejável.. O Senhor virá "como um ladrão na noite" ( Mateus 24:42-44 , 1 Tessalonicenses 5:02 ). Houve um grito (γέγονεν, tinha sido feita). O grito vem tanto dos observadores ou de a empresa avançar. É-nos dito pelo apóstolo ( 1 Tessalonicenses 4:16 ), que "o mesmo Senhor descerá do céu com alarido, e com voz de arcanjo, e ressoada a trombeta de Deus." A rapidez do evento é indicado pelo tempo do verbo - "não vos foi", "não", um grito vem o Esposo Os melhores manuscritos omitem o verbo, o que faz com que a omissão expressão mais gráfica.!.O noivo é Cristo, ele vem agora para julgar, punir e recompensar, e os cristãos têm de conhecê-lo, e mostrar como suas funções foram realizados, e como a sua preparação pessoal foi feita.
Então todas aquelas virgens se levantaram, e prepararam as suas lâmpadas.
Verso 7 -. Aparado suas lâmpadas O aparamento consistiu na remoção da porção de carbonização da mecha, e levantando o próprio pavio por meio de um fio que foi aguçado preso por uma corrente para cada lâmpada.. Estas operações seriam seguidos pela reposição do vaso com óleo do navio realizadas para que finalidade. Em um sentido espiritual, a graça adormecido tem de ser revivido por convocação terríveis.Ele tinha, de fato, vir sobre todo inesperadamente no momento, mas ao mesmo tempo uma festa estava pronta para atender a situação de emergência, o outro era totalmente despreparada. O tolo, de fato, tem suas mechas pronto para iluminar, quando eles de repente descobriram que não tinham azeite em suas lâmpadas, e lembrou-se que tinha trazido nenhuma outra oferta com eles.
E as insensatas disseram às prudentes: Dai-nos do vosso azeite, porque as nossas lâmpadas estão se apagando.
Versículo 8 -. Os tolos disseram às prudentes: Aplicam-se a seus companheiros prudentes de ajuda neste momento de crise.. Eles reconhecem agora a sabedoria superior dos outros, e de bom grado ter sua ajuda para esconder as suas próprias deficiências. Têm saído (σβένυνται, estão saindo). As lâmpadas, fresco cortado, tinha queimado por alguns instantes, e depois, não tendo óleo, logo diminuiu e morreu.Espiritualmente falando, a idéia dessas pessoas parece ter sido que os méritos dos outros poderia suprir a sua falta, ou que não havia uma loja de graça para que eles pudessem recorrer, e que serviria ao invés de preparação pessoal individual. Veja aqui uma terrível advertência contra a demora na matéria da alma, ou contra confiando em uma cama de arrependimento morte.
Mas as prudentes responderam, dizendo: Não, para que não haja o suficiente para nós e para vós, mas ide antes aos que o vendem, e comprai-o para vós.
Versículo 9 - Não é assim;. Que não haja o suficiente (μήποτε οὐ μὴ ἀρκέσῃ, por acaso, não será suficiente). Edersheim torna, "De jeito nenhum - ele nunca será suficiente para nós e você", a fim de dar a força da dupla negação. Em Aristóteles,μήποτε muitas vezes é equivalente a "talvez", por exemplo, 'Eth. Nic. ", 10:1. 3."Mesmo assim eles não conseguiram", diz São João Crisóstomo, "e nem a humanidade daqueles de quem pediu, nem a facilidade de seu pedido, nem a sua necessidade e querem, os fez obter a sua petição. E o que podemos aprender daqui ? que ninguém pode proteger-nos lá se são traídos por nossas obras,., não porque ele não quer, mas porque ele não pode Para estes, também, refugiar-se na impossibilidade Este o abençoou Abraão também indicou, dizendo entre nós. e há um grande abismo ", de modo que nem mesmo quando está disposto que lhes permitiu passar." Mas (provavelmente falso) ide antes aos que o vendem. A resposta não é dura, eo conselho não é irônico ou cruel. O sábio não pode de si suprir a falta. Eles não têm nenhuma loja superabundante graça de se comunicar com os outros, na melhor das hipóteses, mesmo que eles são servos inúteis, o justo dificilmente se salva, de modo que eles dirigem os seus companheiros para a única fonte onde a graça eficaz pode ser obtida. Eles o vendem são os ministros e administradores dos mistérios de Cristo, que dispensam os meios da graça. Estes são ditos para ser comprado, como o tesouro escondido no campo ou a pérola de grande valor é comprado ( Mateus 13:44-46 ). A graça divina sempre pode ser adquirido por aqueles que vão pagar o respectivo preço, eo preço é a fé ea oração e fervor, - nada mais, nada menos ( Isaías 55:1 ,Apocalipse 03:18 ). Mas o tempo é curto, o atraso é fatal, daí o conselho tão urgentemente dado, "Ide", etc Comprar para si mesmos. Isto é importante. Cada um tem o seu próprio fardo. A graça deve ser o seu próprio, o que é exigido de quem iria encontrar o Noivo sem vergonha e medo é a preparação pessoal, a fé pessoal e santidade. Seremos julgados individualmente; nossas virtudes cristãs devem ser inteiramente nosso, forjado em nós pela graça de Deus, com o qual temos humildade e felizmente cooperado. É curioso que alguns comentaristas antigos e modernos ver nesta parte da parábola, só um detalhe ornamental sem significação especial.
E, enquanto eles foram comprar, chegou o noivo, e as que estavam preparadas entraram com ele para as bodas, ea porta estava fechada.
Verso 10 -.. Enquanto elas foram comprar Eles seguiram o conselho dado a eles. Se eles foram bem sucedidos ou não é deixado incalculável, o problema teria sido a mesma em ambos os casos, o retorno teria sido tarde demais. A oportunidade que eles tiveram não foi usado corretamente, quando a preparação foi relativamente fácil que eles tinham esquecido de fazê-lo, eles tinham sido uma vez convertido, por assim dizer, e descansou no fato, e pensei que suficiente para todos os tempos, omitindo-se a procurar suprimentos diários de graça, e agora encontram-se miseravelmente enganado. Há um certo esquecimento intencional e negligência que nunca pode ser remediado deste lado da sepultura. Eles que estavam prontos. As cinco virgens prudentes que tinham feito provisão para a reunião, tinha renovado a graça de Deus em seus corações, e manteve-o vivo por diligência e perseverança, de acordo com o conselho do apóstolo ( 2 Pedro 1:4-8 ). Fui com ele para o casamento (τοὺς γάμους, a festa de casamento). Eles não só devidamente conheceu o noivo em seu caminho, mas o acompanhou na cena alegre, a festa nupcial, o tipo de toda a felicidade espiritual ( Apocalipse 19:09 ). "Este mundo", diz 'Pirke Aboth' ", é como o vestíbulo, o mundo por vir é como a câmara de jantar:. Prepara-te no vestíbulo, para que sejas capaz de entrar na câmara de jantar" Bem diz o Filho de Siraque, "Não deixe que nada te impede de pagar o teu voto em tempo hábil, e não adiar até a morte para ser justificado" (Ecclus. 18:22). A porta estava fechada ( Lucas 13:25 ). É costume no Oriente, a grandes espetáculos, para fechar as portas quando todos os convidados são montados. Assim, em nossas universidades, durante a hora do jantar, os portões dos colégios são sempre fechados. Scott, em 'Old Mortality "(cap. 8. Nota), observa que este costume foi rigorosamente observadas na Escócia. Quando a porta é fechada em parábola, não há mais de entrada para qualquer um. Trench cita Santo Agostinho está dizendo: "Não Inimicus intrat, ne amicus saída." Cristo é a porta pela qual nossas orações chegar a Deus, através dele, só eles prevalecer, quando este está fechado o acesso ao trono celeste é barrado.
Depois vieram também as outras virgens, dizendo: Senhor, Senhor, abre-nos.
Verso 11 -.. Senhor, Senhor, abre-nos Eles se aplicam ao noivo a si mesmo como agora a tomar a direção dos negócios. Assim, quando Cristo Esposo espiritual vem, ele governa sobre tudo. Aqui, como em outras partes da parábola, a grande realidade espiritual brilha através da delimitação terrestre. Se as cinco tolas obtido óleo ou não neste final de hora Nada importa, pois eles estavam muito tarde para fazer o que eles tinham que fazer, tarde demais para participar do cortejo nupcial, e, assim, adquirir ingresso para o festival. Seu grito triste não é respondida como eles esperavam. É tarde demais para pedir misericórdia, quando é a hora da vingança. Neste atual estado de graça, temos a liminar reconfortante, "Bata, e será aberto a vós;" no dia da retribuição a porta está fechada, e nenhuma batida descerra seu portal barrado.Verdade é que "nem todo aquele que me diz: Senhor, Senhor, Senhor, entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai".
Mas ele, respondendo, disse: Em verdade vos digo, eu sei que não.
Verso 12 -.. Sei que não Eles não tinham sido na companhia de noiva, nem entrou na procissão festiva, por isso o noivo só poderia responder de dentro que ele não tinha conhecimento delas. Qual é o significado espiritual por esta rejeição é duvidosa. Este não é um exemplo da utilização solitário da expressão. No Sermão da Montanha Cristo declarou que a sua sentença sobre aqueles que professavam, mas não praticada, seria: "Nunca vos conheci: afastar-me" Mateus 7:23 ). Ele disse saber aqueles que ele aprova e reconhece ser sua (ver João 10:14 ). Deus diz a respeito de Abraão: "Eu o conheço" ( Gênesis 18:19 ) e de Moisés: "te conheço por nome" ( Êxodo 33:12 ). Ser conhecido de Deus é uma bênção maior do que conhecer a Deus ( Gálatas 4:09 ).Muitos pensam que as palavras de nosso texto implica reprovação total. Então Nosgen, e Crisóstomo escreve: "Quando ele tem dito isso, nada mais do que o inferno é deixado, e que o castigo intolerável, ou melhor, esta palavra é mais grave ainda do que o inferno Esta palavra também fala com eles que praticais a iniqüidade.". Mas devemos observar que no presente facilidade não temos o terrível disso, "Apartai-vos de mim!" A sentença de exclusão da presença de Cristo não é equivalente ao de ver. 41, que condena almas para o fogo eterno, preparado para o diabo e seus anjos. Essas cinco virgens tinham recebido a graça de Deus, e é usado também por um tempo, e só não conseguiu no último por falta de cuidado e vigilância. Eles ainda tinham um pouco de amor para o Senhor, ainda desejava servi-lo, não é concebível que eles devem sofrer a mesma punição que o absolutamente ateu e profano, cuja perversidade era perfeito e satânica. Sem dúvida, eles foram punidos, mas como há graus de felicidade no céu, portanto, pode haver gradação de penas e castigos para aqueles impedidos de suas bênçãos (veja 1 Coríntios 3:15 ). Mas não é improvável que a exclusão em primeiro lugar refere-se à privação de participação no futuro reino do Messias, seja ele qual for, de acordo com a visão de Apocalipse 20 , e que o processo no julgamento final não está aqui pretendida.
Vigiai, pois, porque não sabeis nem o dia nem a hora em que o Filho do homem virá.
Verso 13 -. Vigiai, pois Esta é a lição que o Senhor tira da parábola, como em outros lugares, ele dá o mesmo aviso, por exemplo. Lucas 12:35 , repetido pelo apóstolo ( 1 Tessalonicenses 5:02, 6 ) Sabeis também não. o dia nem a hora [em que o Filho do homem virá]. As palavras entre parênteses são omitidos pelos unciais anteriores, a Vulgata, Siríaca, etc, e devem ser considerados como uma interpolação exegético (comp. Mateus 24:42 ). Tertuliano também diz: "Ut pendula expectatione solicitude fidei probetur, Semper diem observans, dum Semper ignorat, quotidie timens quod quotidie sperat" ('De Anima', 33). Resta observar que, misticamente, Cristo é o Esposo, que celebra o seu casamento com sua noiva, a Igreja, e vem para conduzir a ela para o céu, aqueles que estão prontos irá acompanhá-lo e entra no gozo do seu Senhor, aqueles que têm não fez a sua vocação certeza ficarão de fora.

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