01 dezembro 2011

A FELICIDADE DO LAR CRISTÃO

A FELICIDADE DO LAR CRISTÃO
O primeiro segredo da verdadeira felicidade é o temor ao Senhor
Introdução: Todos nós que estamos envolvidos com a família desejamos e almejamos ser felizes. O lar que teme ao Senhor tem uma promessa de Deus que desfrutará de felicidade. Existem muitas pessoas que não estão felizes em seus casamentos ou famílias. Eu sei que tem muita gente chorando nesse exato momento por causa de um esposo infiel, de um filho desobediente, de uma esposa insegura. Não foi este o propósito de Deus quando criou a família e nem é esta a vontade que Ele tem para os lares. Como nosso lar pode ser feliz? O que pode trazer felicidade para as nossas casas? Quem pode restaurar sua família?

I - OS SEGREDOS DA FELICIDADE

Encontramos neste salmo uma proposta bem clara e objetiva de felicidade e de bênção. Posso afirmar sem medo de errar que nele achamos os segredos da verdadeira felicidade.

“Como é feliz quem teme o SENHOR, quem anda em seus caminhos!”(Salmo 128.1 NVI).

1 – O primeiro segredo da verdadeira felicidade é que devemos temer ao Senhor. Você teme ao Senhor Deus? Você respeita e reverencia a pessoa divina? Você honra e homenageia ao Todo-Poderoso? Seus familiares todos honram, respeitam, reverenciam e temem a Deus? É preciso que temamos ao Deus Eterno se queremos ser felizes.

2 – O segundo segredo da verdadeira felicidade é que devemos viver de acordo com a vontade do Senhor. Você anda nos caminhos do Senhor? Você procura direcionar seus passos e ações de acordo com a Palavra de Deus? A Bíblia exerce que influência em sua vida? Como seus familiares
encaram as verdades eternas de Deus? É preciso que andemos nos caminhos do Deus Eterno se queremos ser felizes.

II – A CONCRETIZAÇÃO DA FELICIDADE E DA BÊNÇÃO

“Você comerá do fruto do seu trabalho, e será feliz e próspero. Sua mulher será como videira frutífera em sua casa; seus filhos serão como brotos de oliveira ao redor da sua mesa”(Salmo 128.2-3 NVI).

Como conseqüência da aplicação prática destes segredos: o temor e a obediência ao Senhor Deus Eterno a felicidade e a bênção se concretizam na vida do cristão de três formas distintas:

1 – O primeiro resultado bem visível que constituí esta felicidade em nossas vidas é que Deus nos proporciona o trabalho acompanhado de felicidade e tranqüilidade. Uma pessoa desempregada é infeliz e não tem tranqüilidade. Deus tem nos dado o trabalho de onde podemos sustentar nossas famílias? Então sejamos agradecidos e reconheçamos esta bênção do Senhor em nossas vidas. Ainda está desempregado? Não desanime! Continue temendo ao Deus Eterno e fazendo a sua vontade.

2 – O segundo resultado bem visível que constitui esta felicidade em nossas vidas é que Deus nos proporciona uma vida conjugal fecunda e satisfatória. Para os casados a bênção do Senhor se configura no aconchego, na intimidade, na cumplicidade, na sexualidade e no companheirismo. Homens e mulheres que temem ao Senhor são bênçãos uns para com os outros. Uma vida conjugal que seja marcada pela obediência dos princípios da Palavra do Senhor é muito mais feliz e abençoada. O
Senhor nos faz felizes e em nossos casamentos não há necessidade de outro nem de outra.

3 – O terceiro resultado bem visível que constitui esta felicidade em nossas vidas é que Deus nos proporciona filhos como uma herança graciosa e valorosa. Como somos abençoados através de nossos filhos.
Deus me deu uma herança e junto com minha esposa tenho a responsabilidade de cuidar bem desta bênção. Olhe, ou pense agora em seu filho ou sua filha. Eles são bênçãos do Senhor em sua casa? Sim. É
claro que são. Filhos vocês têm sido motivos de alegria ou de tristeza para seus pais. Os filhos são a continuação da vida, das bênçãos e do amor dos pais.

III – AS CONSEQÜÊNCIAS DA BENÇÃO DO SENHOR EM NOSSO LAR

“Assim será abençoado o homem que teme o SENHOR! Que o SENHOR o abençoe desde Sião, para que você veja a prosperidade de Jerusalém todos os dias da sua vida, e veja os filhos dos seus filhos. Haja paz em Israel!”(Salmo 128.4-6 NVI).

Em suma o que teme ao Eterno e obedece seus mandamentos tem trabalho, mesa farta, intimidade com a esposa e fecundidade, convivência com os filhos. Isso é que é a verdadeira felicidade. Mas a Bíblia não para por aqui aponta para mais aspectos de nossa existência já que não vivemos sozinhos e nem sempre estamos em casa. E uma vez abençoados e felizes devemos exercer uma influência positiva por onde quer que andemos ou estejamos.

1 – A primeira conseqüência de sermos abençoados é que a nossa nação poderá ser prospera e abençoada se outros brasileiros forem influenciados pelo nosso modo de viver justo. Todos nós amamos o nosso país ainda que nem sempre nos sintamos amados e respeitados por aqueles que o governam. A Bíblia nos dá outra responsabilidade além de amá-lo: Deus quer que abençoemos o nosso Brasil e o seu povo. Se nossas vidas forem marcadas pelo padrão da justiça com certeza exerceremos uma poderosa influência social, familiar e espiritual.
Você é responsável pela prosperidade do Brasil!

2 – A segunda conseqüência de sermos abençoados é que Deus nos permitirá que vivamos mais tempo e seremos recompensados com o convívio com os netos. Todos nós amamos os nossos familiares ainda que nem sempre possamos desfrutar de sua companhia. Eu e você sabemos muito bem o papel da palavra e do sentimento brasileiríssimo da saudade. O Senhor tem uma promessa maravilhosa para o seu povo, para a sua igreja: viveremos por mais tempo e conviveremos com os nossos netos. Nossa história vai continuar e poderemos acompanhar e conviver com os nossos descentes.

3 – A terceira conseqüência de sermos abençoados é que Deus nos abraça com a sua paz e nos inclui no seio de seu povo. Sim cremos e muitas das vezes falamos que Deus é Brasileiro. Mas a experiência tem provado que Deus é Senhor de todas as nações. Mais do que prosperidade econômica o importante é sermos abraçados com a paz do Senhor e fazermos parte da pátria celestial. A maior bênção nós já recebemos: somos o povo de Deus. Aleluia! A maior riqueza Cristo já nos deu: somos da família de Deus e co-herdeiros de do rei Jesus. Louvado seja o Senhor!

Conclusão: A tão sonhada felicidade é algo que Deus vai construindo aos poucos na vida das pessoas que se submetem a sua vontade. Como famílias que amamos a Deus, nós temos totais condições de sermos alcançados por sua graça e misericórdia. A felicidade não é a ausência de problemas e sim a presença constante de Deus em nossas famílias dando-nos sua proteção e carinho. Nós devemos acreditar no que a Bíblia diz e efetuarmos nossa parte nesse processo.

A nossa tarefa nesta etapa conclusiva de nossa reflexão consiste em procurar quais são os princípios de Deus para uma vida feliz. E faremos isso em três perspectivas diferentes:

1) Que princípios se aplicam à comunicação no lar?
a) A família feliz pratica uma comunicação saudável onde o temor ao Senhor é vivido e compartilhado.
b) A família feliz testemunha a respeito das bênçãos de Deus para outras pessoas com humildade e exaltação ao Senhor.
c) A família feliz tem o privilégio de se reunir à mesa e ali pais e filhos compartilham do pão e da palavra ao conversarem sobre os fatos do dia.
d) A família feliz tem o exercício da boa convivência estendida às gerações futuras.

2) Que princípios se aplicam ao relacionamento entre pais e filhos?
a)A família feliz entende que nesse desafio de caminhar juntos no temor e no caminho do Senhor devem seguir juntos, pais e filhos buscando à vontade de Deus.
b) A família feliz se esforça para que através do trabalho honesto vejam as bênçãos de Deus e sejam bem sucedidas.
c) A família feliz se alegra na comunhão e tem prazer em se reunir a mesa para as refeições e os diálogos.
d) A família feliz permanece unida quando cresce e os netos chegam.

3) Que princípios se aplicam ao amor entre marido e mulher?
a) A família feliz tem conjugal que permanece e cujos frutos brotam em abundância.
b) A família feliz tem amor a Deus que os capacita a temer e que os mantém firmes na obediência aos preceitos divinos.
c) A família feliz tem amor mutuo que mantém as relações e que alcança os netos.
d) A família feliz tem amor pelos perdidos e suplica unida pela restauração de seu povo e nação.

Data: 1/12/2011 09:09:33
Fonte: Igreja Nova Dimensão