21 setembro 2011

Relacionamento Saudáveis no Lar - Parte 2

 
Relacionamento Saudáveis no Lar - Parte 2
Autor(a): Pr. David J. Merkh

2.  O amor bíblico do marido implica na PURIFICAÇÃO da esposa.
Efésios 5:26,27 diz que o PADRÃO de sacrifício de Cristo foi com o PROPÓSITO de PURIFICAR a igreja, e que o homem tem o mesmo dever no lar: "para que a santificasse, tendo-a purificado por meio da lavagem de água pela palavra, para a apresentar a si mesmo igreja gloriosa, sem mácula, nem ruga, nem cousa semelhante, porém santa e sem defeito" (veja 1 Pe 3:7b, 1 Co 14:35).
Como "purificar" a esposa e a família?  A resposta está numa liderança espiritual masculina que proporciona crescimento espiritual a todos.  Liderança espiritual no lar  não significa que o homem tem que fazer TUDO.  Certamente há espaço para delegação de autoridade.  Mas  raros são os homens que pastoreiam suas famílias, que preocupam-se com a purificação delas. Purificação vem pela liderança masculina que proporciona crescimento espiritual para a família!
A escultura de um homem de verdade leva-o a proporcionar crescimento espiritual em seu lar:
            *Orando com com esposa
            *Liderando um tempo devocional ("culto doméstico")
            *Encorajando crescimento espiritual
            *Verificando que o entrenimento e lazer da família são saudáveis
3.  O amor bíblico do marido exige a PROTEÇÃO da esposa.
Efésios 5:28 diz "Assim também os maridos devem amar as suas mulheres como a seus próprios corpos".  1 Pedro 3:7 acrescenta-"Maridos, vós igualmente vivei a vida comum do lar, com discernimento; e tendo consideração para com a vossa mulher, como parte mais frágil, tratai-a com dignidade . . . "
Como que o homem cuida do seu  corpo?  Providenciando suas necessidades e seus desejos;  alimentando-o, exercitando-o, descansando-o.  Até os mínimos movimentos do corpo, desde o piscar de olho, são para protegê-lo.  Homens, ao contrário à opinião popular, são muito cuidadosos com seus próprios corpos.    Deus espera que o varão verdadeiro faça a mesma coisa com as necessidades de sua esposa.  Mas como protegê-la?
            -não demandando mais e mais dela, sugando a vida dela, exigindo sacrifício . . .
            -preocupando-se com os mínimos detalhes de seu bem-estar
            -não colocando sobre seus ombros todo o peso de:
                        dinheiro
                        decisões difíceis
                        disciplina dos filhos
                        discipulado dos filhos
 O homem passivo não toma iniciativa para proteger sua família.  Não vive a "vida comum do lar", mas se mantém distante, frio, alheio à vida e às necessidades de cada um.
4.  Amor bíblico do marido implica na PRESENÇA integral do homem no lar.
Um problema sério para muitos homens (e cada vez mais mulheres) é que a realização profissional TIRA o homem do lar, seduzindo-o pela possibilidade de posição, posses e poder.  Mas Deus chama o homem de volta para o lar, não para ser negligente para com sua responsabilidade de ganhar o pão de cada dia, mas para manter equilibrio entre a profissão, o ministério e o lar.
Quando Pedro chama os homens para "Viver a vida comum do lar"(1 Pe 3:7) o termo que usa traz a idéia de co-habitar, fazer presença (não marcar presença!), e participar das atividades do lar.  A Nova Versão Internacional diz, "Sejam sábios no convívio com suas mulheres".  Em outras palavras, PARTICIPAR da vida do lar caracteriza um homem de verdade.
Infelizmente, muitos homens acham que, uma vez que cuidam das necessidades básicas do lar (provisão de alimento e casa; proteção contra perigos) cumpriram seu dever.  Mas Deus os chama um passo além: para conhecer as necessidades e as atividades de cada um, e ser sensível e sábio no cuidar de todos.  Isso implica em viver pelo bem-estar dos outros, custe o que custar para ele mesmo.
Jeremy Glick foi um herói, um homem de verdade, pois deu sua vida para proteger muitas outras pessoas.  Mas maiores heróis são aqueles homens que entregam suas vidas dia após dia sobre o altar do bem-estar de suas famílias.  Seguem o padrão de auto-sacrificio de Cristo na purificação de suas famílias.  Procuram proteger todos pela sua presença integral com a família.   Não somente estão dispostos a morrer pelas suas famílias, mas viver por elas também

_
__,_._,___