Mas a todos quantos o receberam deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus: aos que crêem no seu nome. Somos filhos de Deus. E, se nós somos filhos, somos, logo, herdeiros também, herdeiros de Deus e co-herdeiros de Cristo (João 1:12; Romanos 8:16-17).
É uma pergunta comum quando uma pessoa rica morre. A resposta está no testamento do falecido.
A Bíblia se compõe de duas partes, chamadas de Antigo e Novo Testamentos. Já que há testamentos, isso implica, por um lado, na existência de alguém rico e, por outro, herdeiros.
O rico doador é Deus, que possui todas as coisas, porque Ele mesmo as criou. Tudo na terra e no céu Lhe pertence. Só que neste caso não houve a morte do Testador, pois isso é impossível, mas nem por isso esse testamento foi consagrado sem sangue e morte: a dos animais oferecidos em sacrifício conforme as exigências da Lei (Hebreus 9:19-20).
Quem são os herdeiros? No Antigo Testamento, Deus estabeleceu o povo de Israel como legatários. Deus havia feito promessas e dado um país – Canaã – para este povo como herança. Porém Israel desprezou a terra, transgrediu a lei, se afastou do ensino dos profetas e matou o Messias enviado por Deus. Desde então foi excluído de sua herdade, até que receba as bênçãos terrenas do novo pacto no milênio.
Mas Deus é amor. Ele Se compraz em dar. Já que Israel recusou a herança (Mateus 21:33-46), Ele escreveu um Novo Testamento, desta vez em favor de toda a humanidade, judeus e não-judeus. Tal legado não é mais material, como no caso de Israel, mas espiritual, começando com a vida eterna (João 10:28).
Porém, para que houvesse novo testamento, nova herança e novos herdeiros uma morte foi requerida: a de Jesus Cristo. “Porque, onde há testamento, necessário é que intervenha a morte do testador. Porque um testamento tem força onde houve morte; ou terá ele algum valor enquanto o testador vive?” (Hebreus 9:15-17).
Essa herança é para todos, mas nem todos irão se apropriar dela, pois há uma condição que o Testador estabeleceu: “Mas a todos quantos o receberam deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus: aos que crêem no seu nome (…) E, se nós somos filhos, somos, logo, herdeiros também, herdeiros de Deus e co-herdeiros de Cristo” (João 1:12 e Romanos 8:17). O propósito de Deus é “tornar a congregar em Cristo todas as coisas” (Efésios 1:10). Se você não tem o Senhor Jesus Cristo em sua vida como Senhor e Salvador, você não tem acesso à herança divina. Creia, portanto, e receba tudo o que Deus tem preparado para aqueles que O amam.
Nenhum comentário:
Postar um comentário