19 dezembro 2024

Como acontecem os milagres

 Atos 9.36-43

Introdução: Jesus ordenou a seus seguidores para fazerem milagres e disse que quem acreditasse n’Ele faria coisas maiores ainda (João 14.12 Na verdade, na verdade vos digo que aquele que crê ⓜem mim também fará as obras ⓝque eu faço e as fará maiores do que estas, porque eu vou para meu Pai. ). O maior milagre é a salvação em Cristo Jesus, mas Deus faz também outros milagres para que creiamos n’Ele.

Você crê em milagres? Mas quando acontece um problema o que você faz? Ora? Se desespera? Profetiza? Declara a sua fé? Qual seria a atitude certa para quem crê?

Como acontecem os milagres? Vejamos 7 passos para acontecer um milagre:

1- Enfrentar o problema: v.39

Aqui Pedro foi corajoso, não julgou que estava tudo perdido, mas enfrentou o problema.

Não fuja como Pedro no mar que olhou para os lados, Jonas que fugiu para outro lugar e as pessoas que voltaram atrás no mar vermelho.

2- Procure pessoas de fé: v.40a

Ali todos estavam tristes e sem esperança, por isso Pedro preferiu estar sozinho. Jesus também sempre separava dois ou três como na ressurreição filha de Jairo que fez sair a todos e ficou apenas com os pais da menina e Pedro, Tiago e João, na transfiguração fez o mesmo.

3- Ajoelhe e ore: v.40b

Pedro se ajoelhou em atitude de humilhação diante de Deus para orar. O ato de ajoelhar-se simboliza rendição total e confissão de fé (Efésios 3.14 Por causa disso, me ponho de joelhos perante o Pai de nosso Senhor Jesus Cristo,) (Filipenses 2.10,11para que ao nome de ⓚJesus se dobre todo joelho dos que estão nos céus, e na terra, e debaixo da terra,e toda língua ⓛconfesse que Jesus Cristo é o Senhor, para glória de Deus Pai.).

4- Fale o que crê: v.40c

Diga o que crê e não o que vê, porque é preciso declara a fé. Jesus ordenou a falarmos ao monte (Marcos 11.23-24 23 porque em verdade vos digo que ⓜqualquer que disser a este monte: Ergue-te e lança-te no mar, e não duvidar em seu coração, mas crer que se fará aquilo que diz, tudo o que disser lhe será feito.Por isso, vos digo que tudo o que pedirdes, ⓝorando, crede que o recebereis e tê-lo-eis.), Ezequiel falou com os ossos secos e Josué falou com a muralha. Fale com vontade!

5- Contemple a ação de Deus: v.40.d

Dorcas se sentou, viu e ouviu, e Pedro também. Quando Deus age tanto você como a pessoa vêm o milagre. Deus não faz nada escondido. Pare de olhar as dificuldades e perceba a ação de Deus.

6- Estenda a mão: v.41

Aquela atitude de Pedro em tocar não foi um toque qualquer, e sim um toque de poder. Faça isso, imponha as mãos sobre pessoas, erga as mãos sobre sua casa e tudo. Deus manda orar impondo as mãos (I Timóteo 2.8 Quero, pois, que os homens ⓗorem em todo o lugar, levantando mãos santas, sem ira nem contenda.).

7- Testemunhe: v.42

Conte a todos para a glória de Deus! É preciso glorificar a Deus com suas obras maravilhosas. Crente que não tem coragem de testemunhar, não está preparado para milagres.

Creia em milagres!

CONCLUSÃO Deus pode ressuscitar nossa vida, sonhos, família... e tudo que tenha morrido.

Se você não tem Jesus no coração, Deus quer fazer este milagre em sua vida. Se você já conhece Jesus, Deus quer fazer milagres através de sua vida.

Quando acabam todas as possibilidades, começa então a ação de Deus sobre o impossível.

Quem Somos nós em Cristo?

 

Entender quem somos nós em Cristo é fundamental para uma vida cristã equilibrada e vitoriosa. Para isso, precisamos entender algumas questões importantes:

Nós recebemos uma nova vida

Nós temos a vida eterna (Jo3.16).

Deus derramou o Seu amor em nossos corações pelo Espirito Santo (Rm5.5).

Nós recebemos o testificar do Espírito de que somos filhos de Deus (Rm8.16).

Nós recebemos a mente de Cristo (1Co 2.16).

Nossos corpos se tornaram templos do Espirito Santo (1Co 6.19).

Nós temos em disponibilidade os dons do Espírito Santo (1Co12.4-11).

Nós nos tornamos parte do corpo de Cristo (1Co 12.27).

Nós temos o Espírito Santo nos selando, em nossos corações, como uma propriedade de Deus (2Co 1.22).

Nós fomos redimidos da maldição da lei (Gl3.13).

Nós somos selados pelo Espírito (Ef1.13,14).

Nós somos vivificados com Cristo (Cl2.13).

Nós fomos renovados pelo Espírito Santo (Tt3.5).

Nós nascemos novamente pela palavra de Deus (1Pe 1.23).

Nós somos perdoados e lavados pelo sangue de Jesus (1Jo 1.7-9).

Nós nascemos de Deus (1Jo 2.29). 


Nós entramos em uma nova relação com Deus

Nós nos tornamos filhos de Deus 9Jo1.12; Rm8.16).

Nós conhecemos o único Deus verdadeiro (Jo17.3).

Nós temos paz com Deus (Rm5.1).

Nós somos reconciliados com Deus (Rm5.10).

Nós somos feitos filhos de Deus (Rm8.14).

Nós nos tornamos co-herdeiros com Cristo (Rm8.17_.

Nós somos propriedade de Cristo (1Co 3.23).

Nós somos transformados na semelhança de Deus, de glória em glória, até que o Senhor venha (2Co 3.18).

Nós somos uma nova criação em Cristo (2Co 5.17).

Fomos crucificados com Cristo (Gl2.20).

Somos aceitos no Amado (Ef1.6).

Nós estamos vivos com Cristo (Ef2.5).

Somos membros da família de Deus (Ef2.19).

Podemos nos aproximar de Deus com liberdade e confiança (Ef3.12), certos que Aquele que começou a boa obra em nós a completará (Fp1.6).

Nós podemos fazer todas as coisas em Cristo Jesus (Fp4.13).

Fomos qualificados para compartilhar da Sua herança (Cl1.12).

Nós pertencemos a Deus (1Pe 2.9).

Somos participantes da natureza divina (2Pe 1.4).


Nós fomos libertos do pecado

Fomos libertos da escravidão (Jo8.31-36).

Somos livres do pecado (Rm6.18).

Não estamos mais debaixo de condenação alguma (Rm8.1).

Deveríamos fixar nossas mentes naquilo que o Espírito deseja (Rm8.5).

Fomos salvos das consequências do pecado e feitos íntegros e santos (Rm10.13; 1Co 1.30).

Somos lavados, santificados e justificados (1Co 6.11).

Nós somos redimidos e já não vivemos mais para satisfazer o desejo de nossa natureza pecaminosa (Ef1.7; 2.3).

Nós já não somos objetos de ira (Ef2.3).

Fomos salvos pela graça por meio da fé (Ef2.8).

Nós somos perdoados (Cl1.14).

Nós somos completos em Cristo (Cl2.10 AV).

Nossa natureza é mudada (Cl3.9,10).

Nós somos purificados de uma má consciência (Hb10.22).

Nós somos curados, morremos para o pecado e vivemos para a justiça (1Pe 2.24).

Nós fomos purificados do pecado (2Pe 1.9).


Nós somos separados do mundo

Nós somos mais que vencedores em Cristo Jesus (Rm8.37).

Somos os embaixadores de Cristo (2Co 5.20).

Vivemos pela fé no Filho de Deus (Gl2.20).

Nós fomos crucificados para o mundo, ressuscitamos com Cristo e estamos assentados com Ele nos lugares celestiais (Gl6.14; Ef2.6).

Somos os concidadãos dos santos e membros da família de Deus (Ef2.19).

Nós fomos libertos do império das trevas e levados para o Reino de Deus, temos recebido a esperança da glória (Cl1.13;27).

Estamos esperando um novo céu e uma nova terra (2Pe 3.12).

Nós vencemos o mundo (1Jo 5.4,5).

Perguntas e pontos para discussão

1 – Por que tantos cristãos ainda não vivem na posse de tudo aquilo que é para eles em Cristo Jesus? Discuta.

2 – Será que devemos viver sozinhos neste mundo? Com que ajuda podemos contar? ( Jo14.26; 16.13-15).

3 – Quando moldamos nosso viver diário conforme o padrão “Quem nós somos em Cristo”, qual resposta podemos esperar do mundo? Discuta. (Jo15.18-16.4).

Resumo e aplicação

1 – Temos uma herança gloriosa, quando estamos em Cristo Jesus.

2 – Precisamos deixar para trás a desculpa da ignorância e aprendermos a expressar “O que nós somos em Cristo Jesus”.

3 – Precisamos morrer para a nossa velha vida e natureza, e viver como Cristo Jesus planejou que vivêssemos: no poder do Espírito Santo.



Quando falta a unção?

 

Rev. Welfany Nolasco Rodrigues

“jamais falte o óleo sobre a tua cabeça” Eclesiastes 9.8

Introdução: Este texto nos diz que é preciso reservar a unção para que nunca falte. A unção significa poder ou capacidade espiritual para vencer. Com a unção podemos alcançar o impossível, mas sem a unção, qualquer tarefa pequena se torna difícil.

Como a bateria de um celular ou combustível de um carro, Se você ficar despercebido, pode ficar a pé ou sem falar por falta de energia. Assim, a unção do Espírito Santo é a energia espiritual que o cristão precisa para viver neste mundo, na presença de Deus.

Como saber se está faltando unção?

Vamos entender alguns sintomas de quando a unção está faltando:

1- ODOR: Eclesiastes 10.1

O óleo da unção é cheiroso e agradável, já a falta da unção traz mal estar e odor. Como é bom chegar num lugar e sentir um cheiro bom, mas é insuportável ficar num lugar onde há mal cheiro. O crente sem unção não sente o bom perfume de Cristo e onde está se torna um lugar com ambiente pesado e cansativo.

Certa vez uma mulher ungiu os pés de Jesus e o cheiro do bálsamo “encheu toda a casa” (João 12.1-3). Mas quando um mosquito cai na vasilha de unguento, apodrece estragando o óleo aromático e este passa a cheirar mal.

Da mesma forma o servo de Deus, cheio de unção do Espírito Santo, ás vezes por causa de um mosquitinho, uma mínima coisa, deixa perder sua autoridade espiritual. O orgulho é o mau cheiro que muitas vezes faz a pessoa ficar assim por pouca coisa.

Você tem se importado com pequenas coisas?

Não deixe um mosquitinho estragar a unção de Deus em sua vida!

2- ENFERMIDADE: Jeremias 8.22

Uma das características da unção é curar, portanto quando a pessoa não está sob a unção de Deus, fica enferma e sente-se mal. Muitos crentes estão feridos porque está faltando a unção em suas vidas. O cristão sem a unção se torna uma pessoa doentia, sem energia ou brilho para servir a Deus.

O bálsamo era um tipo de óleo pastoso, comumente usado como remédio em Israel, que servia para ungir feridas. O bom samaritano usou bálsamo para o curativo do homem que socorreu (Lucas 10.34).

O profeta Jeremias pergunta ao povo se não tinham remédio, mas na verdade o tinham e não usavam. Esta pergunta serve para a Igreja: será que está faltando o bálsamo? Está faltando unção? Certamente não. A questão é que muitas vezes não usamos o remédio.

 "Gileade" significa o "monte de testemunho" e muitas vezes não vamos ao monte de Gileade buscar bálsamo porque está faltando o testemunho de vida.

Você está precisando de cura? O bálsamo da unção é o remédio de Deus!

3- SONO: Mateus 25.3-5

Os óleos também eram utilizados para produzir luz, sem luz a pessoa dorme e não entende o que acontece ao seu redor. Assim o crente sem unção está em trevas e dorme espiritualmente. Sem a unção a pessoa é preguiçosa espiritualmente.

Na parábola das virgens, as néscias não tinham azeite e sua luz acabou. Já as virgens sábias levaram azeite reserva e não ficaram no escuro nem dormiram.

Muitos crentes estão dormindo porque está faltando a luz da unção em suas vidas. Gastam sua unção com coisas desnecessárias e depois ficam pedindo óleo para os outros. Precisamos vigiar e orar sempre e nunca dormir espiritualmente. Quando falta unção, ficamos sem luz ou discernimento espiritual e sem trabalhar para Jesus.

Você está bem despertado?

Não durma nem deixe sua luz apagar!

4- POBREZA: II Reis 4.1-7

O azeite sempre foi algo de grande valor por sua grande utilidade e importância comercial. Uma pessoa que tivesse azeite em grande quantidade era considerada bem sucedida. A pessoa sem unção é pobre espiritualmente, não tem estrutura ou condições para resolver seus problemas.

A mulher que procurou o profeta Eliseu afirmou ter apenas um pouco de azeite, e isso foi suficiente para Deus multiplicar a unção em sua vida. Para isso ela precisou arrumar lugar para colocar o azeite que só parou quando acabaram as vasilhas. Quando o crente dá lugar ao Espírito Santo, Ele enche sua vida de unção e poder.

Muitos crentes estão vivendo em miséria espiritual sem saber que unção de Deus pode multiplicar em sua vida capacitando para a vitória. Às vezes a pessoa tem tudo, mas é pobre porque não se sente satisfeito. Deus pode preencher o vazio de seu coração com a unção do Espírito Santo.

Está faltando algo para você?

Deixe Deus encher sua vida de unção!

Não deixe a unção acabar!

CONCLUSÃO

A falta da unção provoca mau cheiro, enfermidade, sono e pobreza. Já a presença da unção traz o “bom perfume de Cristo” (II Coríntios 2.15), cura as enfermidades (Isaías 61.1), desperta espiritualmente para servir a Deus, e dá abundância de vida (João 10.10).

Se você está sentindo algum sintoma de falta de unção, Deus pode renovar sua vida hoje. Não deixe perder unção por causa de um mosquitinho qualquer. Nem durma espiritualmente deixando sua luz apagar. Deixe Deus multiplicar sua unção em você.

Gostaria de receber a unção do Espírito Santo? Cuide bem da unção e não deixe acabar!



28 novembro 2024

5 coisas que todo cristão deve fazer na obra de Deus (mesmo não tendo um dom espiritual)

 Postado por Presbítero André Sanchez

Você Pergunta: Eu sou convertido há 5 anos, mas confesso que estou perdido em termos de trabalhar na obra de Deus! Não tenho a mínima ideia do que Deus me chamou para fazer, não descobri ainda meu dom espiritual! E isso acaba me afastando um pouco das pessoas, pois não sei onde nem como servir. Pode me ajudar? 

 A pessoa conhece Jesus Cristo, começa a fazer parte de uma igreja, sente-se entusiasmada, o tempo passa e tudo parece esfriar! Essa é a realidade de uma grande parte das pessoas que estão na igreja hoje em dia.

Sentem-se frias, não usadas por Deus, desanimadas e apenas ocupando os bancos das igrejas sem realizar nada para a obra do Senhor!

Muitas dessas pessoas estão esperando o tão sonhado “dom espiritual”. Acham que Deus em determinado momento irá estalar os dedos e “pir-lim-pim-pim”, algo grandioso acontecerá na vida delas e começarão a servir a Deus!

Mas não é assim que acontece! Deus nos chama a servir desde o primeiro momento em que somos cristãos de verdade!

O que muitos não sabem é que esse servir não necessariamente é através de um grandioso dom que aparecerá em algum momento da caminhada cristã.

Por isso, listei abaixo cinco coisas que todo cristão deveria fazer na obra do Senhor em qualquer momento de sua caminhada cristã, coisas para começar a fazer hoje mesmo. 

 5 coisas que todo cristão deve fazer na obra de Deus

(1) Seja envolvido e não apenas participe da obra do Senhor

Envolvimento é diferente de participação. Quem participa da obra, muitas vezes está ali apenas como espectador, assistindo tudo acontecer.

Quem se envolve com a obra está ali com um coração diferente, atento às necessidades e totalmente disposto a ser alguém que serve de alguma forma!

Alguém que apenas participa, por exemplo, vendo um papel jogado no chão, apenas chama alguém que o recolha.

Alguém envolvido com a obra, pega o papel e o joga no lixo, pois está envolvido em fazer da obra de Deus algo que seja o melhor a oferecer para as pessoas.

(2) Tenha disposição para fazer pequenos trabalhos

Muitos olham para pessoas com dons “maiores” (que aparecem mais) como o pastor, o pregador, os que tocam no louvor, etc., e querem também ter um dom em que apareçam e façam um lindo trabalho diante de todos. 

 No entanto, a obra de Deus é feita muito mais nos bastidores do que diante dos holofotes. Você está disposto (a) a fazer um pequeno trabalho para Deus?

Identifique esse pequeno trabalho e faça, ainda que seja varrer um chão, ainda que seja algo que não irá aparecer! Para isso não precisa de dom, mas de amor em servir! Pode não aparecer para as pessoas, mas para Deus aparecerá!

(3) Seja frequente no envolvimento

A obra de Deus não acontece em um único momento, em um único dia. Muitos trabalhos de evangelismo têm grandes dificuldades porque não existe comprometimento firme e constante das pessoas.

Como servos de Deus devemos buscar constância no envolvimento desde o primeiro momento. Isso não significa morar na igreja, estar ali todos os momentos, mas ter momentos em que estará de corpo e alma, focado (a) em servir de todo coração, com frequência e comprometimento!

Seja alguém com que se pode contar, alguém que abraça a obra do Senhor de verdade em sua vida! Não seja um “servo turista”, ou seja, aquele que só aparece para servir de vem em quando!

(4) Não seja um causador de problemas

Algumas pessoas entram na obra de Deus e sua participação traz mais problemas do que soluções! Não seja essa pessoa. A obra de Deus não deveria ter pessoas que arrumam problemas, brigas, mesquinharias sem fim.

Quando depender de você busque a paz, a solução de problemas. Seja alguém que quando chega traga alegria, paz, colaboração!

Servir exige abnegação e muita paciência, não só para realizar um trabalho abençoado, mas também para suportar pessoas que, como qualquer de nós, são pecadoras.

Não ser alguém que causa problemas é algo muito importante para a saúde da obra do Senhor!

(5) Conheça as dificuldades de onde você serve

Uma das formas mais efetivas de sermos úteis na obra de Deus é buscando conhecer as dificuldades da obra onde servimos. Quando temos esse conhecimento fica mais fácil identificarmos onde podemos ser bênção.

Para isso converse com as pessoas, com os líderes, envolva-se. Quando souber das dificuldades será bem mais fácil identificar onde poderá ser bênção.

Não precisa de dom para fazer isso, apenas de boa vontade e desejo de servir. Por exemplo, talvez sua igreja tenha dificuldades para o transporte de pessoas idosas que gostariam de vir ao culto.

Aí você pensa: eu tenho dois lugares vagos em meu carro! Eu poderia dar carona para uma ou duas dessas pessoas! Isso é servir!

Porém, se você não é envolvido, ai você pensa: Isso vai dar muito trabalho, melhor os “velhinhos” ficarem casa ou procurarem outro para ajudá-los!

27 novembro 2024

Deus tem ciúme de mim? Deus sente ciúmes?

 Postado por Presbítero André Sanchez

Você pergunta: Existe um texto em Ezequiel que fala sobre o ciúme de Deus. E também já ouvi canções que falam sobre o ciúmes de Deus! Eu fique meio confusa, pois na Bíblia diz que o ciúme é pecado. Então, como Deus pode ter ciúmes se é pecado? Sendo assim, Deus tem ciúme de mim? O Senhor tem esse tipo de sentimento? Como você pode me explicar isso biblicamente? 

 Cara leitora, bem interessante a sua pergunta. De fato, em muitos textos Deus é citado com certas características humanas e até, algumas vezes, como tendo certos sentimentos que são comuns em nós. Vamos entender essa questão? Vem comigo!

 Deus tem ciúmes de mim? Existe algum texto na Bíblia?

(1) Analisando a Bíblia vemos que existe sim menção de que Deus tem ciúmes; observe o texto de Ezequiel 8.3: “Estendeu ela dali uma semelhança de mão e me tomou pelos cachos da cabeça; o Espírito me levantou entre a terra e o céu e me levou a Jerusalém em visões de Deus, até à entrada da porta do pátio de dentro, que olha para o norte, onde estava colocada a imagem dos ciúmes, que provoca o ciúme de Deus”. 

 Nessa ocasião o Espírito mostra ao profeta Ezequiel a idolatria em que o povo de Deus estava vivendo, distantes dos caminhos Dele. Até mesmo dentro do templo haviam imagens e idolatria.

Os líderes e o povo aceitavam isso como normal. Essa situação toda provocava esse ciúme em Deus.

(2) Porém, precisamos avaliar corretamente a forma ou o tipo desse “ciúme” que Deus tem. Estamos acostumados com a definição do que é o ciúme humano, que é definido pelo dicionário Priberam online como “1.Receio ou despeito de certos afetos alheios não serem exclusivamente para nós. 2. Inveja. 3. Receio.”.

Nesse sentido o ciúme humano é algo doentio, que desequilibra mental e espiritualmente o ser humano e, muitas vezes, o leva a atitudes descabidas baseado nesse sentimento egoísta.

Esse tipo de ciúme é chamado na Bíblia de obra da carne e não deve estar na vida do crente: “Ora, as obras da carne são conhecidas e são: prostituição, impureza, lascívia, idolatria, feitiçarias, inimizades, porfias, ciúmes, …” (Gálatas 5:19-20)

Então, se é uma obra da carne, evidentemente, esse não é um tipo de ciúme que Deus tem, não é mesmo? Quando a Bíblia cita o ciúme de Deus, só pode estar falando de outra coisa!

(3) Já esse ciúme atribuído a Deus em alguns versos da Bíblia, é algo bem diferente do ciúme humano pecaminoso, é algo como o “lado bom do ciúme”. 

 É o que chamamos de antropomorfismo, que é uma linguagem figurada para falar de Deus como se ele tivesse forma, membros, órgãos e sentimentos humanos.

Exemplosface (Êxodo 33.20), boca (Miqueias 4.4), olhos (Jó 34.21), ouvidos (Salmos 17.6), braço (Isaías 52.10), mão (1 Pedro 5.6), arrependimento (Gênesis 6.6).

Poderíamos compreender melhor esse significado usando também o sinônimo “zelo”. Deus é zeloso pelo Seu povo e também pela Sua própria glória. Um dos dez mandamentos dados por Deus fala sobre isso:

“Não as adorarás, nem lhes darás culto; porque eu sou o SENHOR, teu Deus, Deus zeloso, que visito a iniquidade dos pais nos filhos até à terceira e quarta geração daqueles que me aborrecem” (Êxodo 20:5).

A palavra ciúmes que Ezequiel usa em seu escrito, em hebraico, é “qin’ah”. Ela tem diversos significados, sendo “ardor, zelo, ciúme, ardor de zelo (referindo-se ao zelo religioso)”. Então, observe que esse ardor zeloso de Deus pelo seu povo parece ser o foco aqui!

(4) De nenhuma forma Deus demonstra nas Escrituras Sagradas um ciúme desequilibrado e que possa ser comparável ao ciúme humano.

Ele é o Criador de todas as coisas, o Soberano, por isso, Seu zelo (ciúme) exige que Suas criaturas andem de acordo com Sua vontade.

Esse zelo de Deus é uma proteção aos Seus filhos amados, que Ele não deseja que se percam e andem em caminhos contrários à Sua palavra.

Não vemos na Bíblia menção de Deus tendo ciúmes por qualquer coisa sem sentido. A menção desse ciúme de Deus sempre está no contexto de quando o povo abandona o Senhor e segue outros deuses, causando justa indignação do Senhor.

Deus é claro quanto a isso: “Eu sou o SENHOR, este é o meu nome; a minha glória, pois, não a darei a outrem, nem a minha honra, às imagens de escultura.” (Isaías 42:8). Esse é o ciúme de Deus mencionado na Bíblia.

(5) Vemos também registrado na Bíblia, por exemplo, em Ezequiel 16:42 o ciúme de Deus como sinônimo da aplicação da sua ira contra os pecadores contumazes:

“Desse modo, satisfarei em ti o meu furor, os meus ciúmes se apartarão de ti, aquietar-me-ei e jamais me indignarei”.

(6) Assim, fica claro que não existe qualquer relação entre o ciúme atribuído a Deus, totalmente legítimo, e o ciúme que vemos presente no ser humano, descontrolado, que a Bíblia chama de obra da carne.

26 novembro 2024

O que significa ser selado com o Espírito Santo em Efésios 1:13?

Postado por Presbítero André Sanchez

Você Pergunta: No texto de Efésios 1:13 é citado que somos selados com o Espírito Santo da promessa. Gostaria de entender melhor o significado desse selo,  que ele representa na vida daqueles que creem no Senhor. Esse selo seria o batismo com o Espírito Santo que muita gente diz? 

 Caro leitor, o texto de Efésios 1:13 é um dos mais lindos textos do apóstolo Paulo, pois nos mostra um detalhe muito grandioso da obra do Espírito Santo em nossas vidas, trazendo certezas absolutas do cuidado de Deus para com Seus servos. Vamos, então, aprender o significado desse selo do Espírito Santo agora:

 O que significa ser selado com o Espírito Santo?

(1) No texto de Efésios 1:13 está escrito o seguinte: “em quem também vós, depois que ouvistes a palavra da verdade, o evangelho da vossa salvação, tendo nele também crido, fostes selados com o Santo Espírito da promessa” (Efésios 1:13).

Paulo traz aqui um resumo da conversão de uma pessoa. Nesse caso “vós” aponta para os gentios, que também foram inclusos na promessa de Deus. 

 Assim ele explica como a pessoa convertida passa a ser totalmente do Senhor. Iremos entender cada detalhe do texto e, por fim, compreender o significado do trecho “selados com o Santo Espírito”.

(2) Observamos que a citação de Paulo começa com a proclamação do evangelho. Deus levantou servos para proclamar a boa notícia da salvação, para levar a boa nova aos perdidos.

Por isso, ele diz “depois que ouvistes a palavra da verdade…”.

Essa palavra da verdade, para que não ficasse qualquer dúvida para os leitores, para que não fosse confundida com qualquer pensamento filosófico ou outro pensamento que qualquer homem pudesse levantar, foi claramente esclarecida por Paulo, quando também diz “o evangelho da vossa salvação”.

Essa é a forma que Deus escolheu para alcançar os perdidos, a proclamação do evangelho! Pregadores enviados por Deus proclamam a mensagem, ela é lançada aos corações como sementes frutíferas! 

(3) Na sequência existe uma resposta a essa proclamação dessa verdade, Paulo diz que “tendo nele também crido”, ou seja, a fé salvadora é despertada aqui, a pessoa que recebeu a santa semente do evangelho creu nele, compreendeu a sua mensagem, sua profundidade!

Toda a boa notícia que compõe o evangelho é recebida nesse coração, existe arrependimento, mudanças, transformação de vida. Tudo isso parte do “crer” no “evangelho da vossa salvação”! Aqui cabe uma pergunta: o que acontece agora com esse novo crente? 

 (4) O apóstolo Paulo explica agora algo muito forte: “fostes selados com o Santo Espírito da promessa”. Aqui temos uma profunda simbologia. Um selo era usado na antiguidade com pelo menos dois propósitos:

(i) Dar segurança a algum documento. O governante tinha um anel com um selo exclusivo que, quando presente em algum documento, indicava que era verdadeiro, seguro.

(ii) Dar clareza sobre a posse de algo. Algo que tinha a inscrição de um selo era de posse daquele que tinha o selo. Ou seja, um rei, por exemplo, tinha seu “selo”, seu sinal sobre aquilo que era seu, dando clareza da possessão e deixando claro perante todos a quem pertencia.

(5) Nesse sentido, a Bíblia afirma que a conversão é um ato do Espírito Santo que é finalizado com o próprio Espírito Santo sendo um selo colocado sobre a vida do crente! Sim, o Espírito Santo representa a segurança de que aquele que creu foi regenerado, pois o próprio Espírito Santo habita nele.

Esse crente selado é posse do Senhor agora! É um salvo! É Dele! É um servo remido, resgatado, portanto, é habitação do Senhor agora! O Espírito Santo é “da promessa”, pois foi prometido por Cristo:

“mas o Consolador, o Espírito Santo, a quem o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas e vos fará lembrar de tudo o que vos tenho dito” (João 14:26).

Na sequência, em Efésios 1:14, Paulo ainda explica que o Espírito Santo é o “penhor da nossa herança”, ou seja, uma garantia (penhor) da nossa salvação, da vida eterna que recebemos, da obra de Deus realizada em nossas vidas!

Esse selo é indestrutível, pois o próprio Cristo, ao falar de Suas ovelhas, afirma: “Eu lhes dou a vida eterna; jamais perecerão, e ninguém as arrebatará da minha mão. Aquilo que meu Pai me deu é maior do que tudo; e da mão do Pai ninguém pode arrebatar” (João 10:28-29).

(6) O ensino do apóstolo mostra que essa ação do Espírito é total, plena e não necessita de complementos. Assim, não existe obra mal feita, mal acabada, obra feita por Deus pela metade, necessitando de um “batismo” para que seja completada!

Quando o Espírito nos sela, é uma obra completa e que nos capacita a viver a cada dia uma vida mais santa na presença de Deus!

25 novembro 2024

Dois estarão no campo, um será tomado. Isso se refere ao arrebatamento?

 Postado por Presbítero André Sanchez

Você pergunta: Eu tenho muita curiosidade sobre o final dos tempos e estou estudando Mateus 24. Mas me deparei com esse texto de Mateus 24:40, que diz que dois estarão no campo, um será tomado. E não entendi bem. Ali se refere ao arrebatamento da igreja de Cristo e as pessoas que irão ficar depois do arrebatamento? Como devemos entender? 

 Caro leitor, a escatologia (matéria teológica que estuda as últimas coisas) é uma matéria fascinante, mas também difícil, pois requer de nós muita atenção nos contextos, nas expressões, na forma da escrita, para que cheguemos a conclusões corretas de interpretação.

Hoje vamos aplicar um pouco de tudo isso para esclarecer a sua dúvida.

 Dois estarão no campo, um será tomado. Isso se refere ao arrebatamento?

(1) O verso que iremos estudar em Mateus 24:40-41 diz: “Então, dois estarão no campo, um será tomado, e deixado o outro; duas estarão trabalhando num moinho, uma será tomada, e deixada a outra”. 

 A primeira coisa que temos de fazer aqui é observar esse “então” do início do verso, pois ele liga esse texto a algo que foi mencionado antes. A pergunta é: sobre qual evento Jesus está falando aqui?

Para uma resposta precisa precisamos analisar o contexto. Mateus 24:29 é o acontecimento que está sendo narrado e nos ajuda a entender melhor a questão: “Logo em seguida à tribulação daqueles dias, o sol escurecerá, a lua não dará a sua claridade, as estrelas cairão do firmamento, e os poderes dos céus serão abalados” (Mateus 24:29).

Ou seja, os versos que estamos estudando se situam nesse período de tempo, que não é o arrebatamento da igreja de Cristo. Portanto, esse acontecimento narrado por Cristo não se trata do arrebatamento citado nas escrituras. Mas o que seria então?

(2) Os versos imediatamente antes do texto que estamos analisando mostram uma comparação desses eventos com o dilúvio: “e não o perceberam, senão quando veio o dilúvio e os levou a todos, assim será também a vinda do Filho do Homem” (Mateus 24:39). 

Observe que o dilúvio é usado aqui por conter a ilustração que se assemelha ao texto que estamos estudando. O dilúvio separou pessoas. Levou várias para a morte e condenação, enquanto deixou Noé e sua família para a salvação.

Isso nos dá uma boa pista do significado que Jesus quis ensinar aqui e do evento que Ele está tratando, que é o final dos tempos, a Sua volta.

Significado de dois estarão no campo

(3) Dois estarão no campo. Possivelmente esses dois homens poderiam ser ou sócios, ou amigos de trabalho, ou até familiares.

segunda vinda de Cristo não respeitará alianças terrenas. Ela efetuará juízo e separação mesmo diante daqueles que são próximos de alguma forma (parentes, amigos, sócios). 

 Imagine que Noé e sua família tinham outros parentes, amigos, conhecidos. Mas foram separados repentinamente pela chegada do dilúvio.

Assim será também na segunda vinda de Cristo. Esse é o foco da fala de Jesus quando relata que dois estarão no campo, um será tomado.

Significado de duas estarão trabalhando no moinho

(4) Duas estarão trabalhando no moinho. A comparação aqui é a mesma. Geralmente esse trabalho era realizado por mulheres.

Parentes, amigas, companheiras de trabalho, enfim, laços haveria entre elas no dia a dia de trabalho ou por conta do sangue.

Mas esses laços não seriam respeitados e considerados na segunda vinda de Cristo. Isso demonstra que a salvação é algo individual e que não podemos fazer pelo outro ou no lugar dele.

A decisão de crer em Cristo e receber a salvação é pessoal e a consequência dela também.

(5) Por fim, essa interpretação fica bastante clara e é finalizada pelo alerta que Jesus dá: “Portanto, vigiai, porque não sabeis em que dia vem o vosso Senhor” (Mateus 24:42).

Observe que aqui Cristo fala exatamente do acontecimento de que está falando, ou seja, Sua segunda vinda. A data da segunda vinda de Cristo é desconhecida, por isso, cada pessoa deve estar preparada para esse dia de encontro para prestar contas a Jesus.

Não poderemos nos apoiar em outras pessoas nesse dia, será um encontro de cada um de nós de forma pessoal com Deus.

Aqueles que menosprezam isso irão colher frutos amargos das suas más decisões e não poderão ser ajudados por ninguém, assim como ocorreu no dilúvio, quando muitos foram levados para a condenação e Noé e sua família forma deixados para a salvação.

24 novembro 2024

Por que Jesus amaldiçoou a figueira sem frutos? A árvore tinha culpa?

 Postado por Presbítero André Sanchez

Você Pergunta: Estava lendo a Bíblia e me deparei com aquela passagem onde Jesus amaldiçoou a figueira sem frutos e ela secou quase que imediatamente. Mas não entendi bem o que Jesus quis ensinar ali, já que o texto diz que não era tempo de figos. Se não era tempo de figos, por que Jesus amaldiçoou a figueira? Poderia a árvore tem alguma culpa de não ter frutos? 

 Caro leitor, tudo que Jesus fez e que ficou registrado sempre tem um porquê profundo que nos faz refletir. No caso da figueira amaldiçoada por Jesus não é diferente, temos lições profundas ali que desejo extrair para aprendermos mais da Palavra do Senhor:

 Por que Jesus amaldiçoou a figueira se não eram tempos de figos?

(1) A história onde Jesus amaldiçoou a figueira é narrada em dois dos evangelhos, sendo em Mateus 21:18-22 e em Marcos 11:12-14, 20-24. Vejamos o que o texto nos diz:

“e, vendo uma figueira à beira do caminho, aproximou-se dela; e, não tendo achado senão folhas, disse-lhe: Nunca mais nasça fruto de ti! E a figueira secou imediatamente” (Mateus 21:19). 

 (2) Esse texto me traz uma ótima oportunidade de expor a necessidade que temos de estudar a Bíblia e não somente fazer leituras superficiais.

Aqui, nesse caso, temos a necessidade de compreender um pouco sobre as figueiras. Geralmente as figueiras dão seus frutos antes das folhas ou também os frutos aparecem quase que ao mesmo tempo que a folhagem.

Apesar dessa narrativa ter acontecido no mês de março (época da páscoa judaica) e a época de as figueiras darem frutos era somente em junho, figueiras que tinham folhas nessa época indicavam frutos fora de época, o que era uma bênção.

Isso significa que as folhas aparentes na figueira indicavam que ali haveriam frutos. Mas o texto mostra que Jesus fica frustrado em achar somente folhas nela e que Ele aproveita essa situação interessante para trazer lições preciosas.

(3) Sabemos que árvores não têm responsabilidade moral, pois não tem a capacidade de pensar e decidir. Logo, quando Jesus amaldiçoou a figueira e ela secou, não significa que a árvore pecou ou que estava sendo má por não ter frutos, antes, não temos outra interpretação possível senão um ensino de Jesus que chamamos de “alegoria”. 

Ou seja, Ele usando essa ocasião interessante como um símbolo de um ensino maior que queria passar às pessoas. Mas qual ensino seria esse?

Quando Jesus amaldiçoou a figueira qual ensino quis passar? 

 (4) Se você observar com cuidado, esse acontecimento é situado exatamente após a entrada triunfal de Jesus em Jerusalém próximo da festa da páscoa (Mateus 21:1-11), seguida da expulsão vigorosa que Jesus fez dos mercadores do templo (Mateus 21:12-13) e ainda de algumas parábolas muito fortes sobre a falta de fé de alguns em fazer a vontade do Pai (Por exemplo, a parábola dos dois filhos em Mateus 21:18-32).

Isso parece indicar que Jesus está pelo menos provocando os seguintes pensamentos nas pessoas ali em Jerusalém, que era o local central de culto em Israel:

a) Essa figueira representa o povo de Israel

Em outras ocasiões Israel já tinha sido comparada a uma figueira (Oseias 9:10 e Joel 1:7). Jesus parece aqui reviver essa comparação, mas agora como uma forma de repreensão aos israelitas.

b) Essa figueira parecia ter frutos:

Em muitos momentos Jesus combateu a hipocrisia de fariseus e do povo que gostava muito de uma vida de aparências que não refletia o que de fato tinha em seus corações.

Jesus criticou muitas vezes esse mal comportamento. A figueira tinha folhas e isso indicava que deveria ter frutos ali, mas não tinha. Da mesma forma muitos pareciam ser servos de Deus, mas não eram.

c) A aparência de ter frutos e a falta deles foi a causa de a figueira secar

Uma vida de aparências, sem frutos verdadeiros e proveitosos destruirá a vida daquele que escolhe esse tipo de vida. A nação de Israel sofreria muito pela aparência de santidade que buscava esconder corações hipócritas. Isso faria muitos deles “secar”.

d) Falta de frutos ainda desagrada a Deus

Fomos chamados a frutificar. Por isso, essa lição de Jesus ainda é bastante atual, pois o coração humano continua produzindo aparências para esconder uma vida infrutífera e distante da vontade de Deus.

Sempre que Deus olha para nós Ele deseja encontrar bons frutos! Você tem esses bons frutos?

23 novembro 2024

O que significa “os mortos não sabem coisa nenhuma” em Eclesiastes?

  Postado por Presbítero André Sanchez

Você Pergunta: Salomão diz em Eclesiastes que os mortos não sabem coisa nenhuma. Ou seja, esse texto parece indicar que quando alguém morre ela fica em um estado de sono, sem saber de nada. Alguns, inclusive, usam esse texto para dizer que os mortos ficam dormindo depois que morrem. Essa seria a interpretação correta desse texto? Pode me ajudar a entendê-lo melhor? 

 Caro leitor, essa citação que você fez sobre mortos dormindo com base no texto de Eclesiastes 9:5 é mais um daqueles erros de interpretação com uso de um verso isolado, sem a observação correta do contexto. Vejamos o que o texto e contexto estão realmente ensinando. 

Os mortos não sabem coisa nenhuma

(1) Em Eclesiastes 9:1-12 Salomão está fazendo uma reflexão sobre o destino de todos, a maior certeza que toda pessoa tem, que é a morte.

Em Eclesiastes 9:1 ele começa falando do mistério do pós-morte: tudo está nas mãos de Deus e os detalhes do que espera o homem depois de sua morte ninguém sabe. 

 Em Eclesiastes 9:2-3 ele reflete que tanto maus quanto bons terão um destino em comum, que é morrer um dia.

Em Eclesiastes 9:4 ele explica que, do ponto de vista humano, a vida é o bem mais precioso, pois é nela que podemos fazer o bem e aproveitar as coisas boas que Deus criou!

(2) Na sequência temos o nosso texto da análise: “Porque os vivos sabem que hão de morrer, mas os mortos não sabem coisa nenhuma, nem tampouco terão eles recompensa, porque a sua memória jaz no esquecimento” (Eclesiastes 9:5).

O ponto onde muitos erram é achar que Salomão está falando aqui da vida pós-morte, ou seja, da vida da pessoa que morreu após ela morrer, como se a pessoa ficasse em um tipo de sono da alma. 

Mas não é sobre isso que ele trata aqui. Salomão está refletindo do ponto de vista de quem está aqui na terra, vivo, e vendo alguém morrer.

Desse ponto de vista fica claro que o corpo de um morto, sem vida, não sabe mais nada! Cessaram todas as suas funções de pensar, de sentir, de fazer qualquer coisa, pois é agora somente um corpo morto que sofrerá a decomposição (voltará à terra – Eclesiastes 12:7)!

(3) Isso fica evidente no próximo verso, que diz: “Amor, ódio e inveja para eles já pereceram; para sempre não têm eles parte em coisa alguma do que se faz debaixo do sol” (Eclesiastes 9:6). 

 Observe que esse morto “não sabe coisa nenhuma” do que está acontecendo agora na terra (debaixo do sol), pois ele não tem mais participação nas coisas terrenas. Ele é agora apenas um corpo sem vida. É importante observar que Salomão não está também dizendo que “morreu acabou tudo”.

Ele está tratando apenas do ponto de vista terreno, do que ocorre com a frágil vida de todo ser humano e que pode ser observado por qualquer um. Ele não está tratando aqui do que acontece com o espírito da pessoa.

(4) Toda essa reflexão faz com que Salomão passe a falar sobre aproveitar bem o tempo de vida sobre a terra: “Vai, pois, come com alegria o teu pão e bebe gostosamente o teu vinho, pois Deus já de antemão se agrada das tuas obras” (Eclesiastes 9:7).

Existem coisas preciosas da vida na terra que só podemos aproveitar enquanto houver vida e isso deve ser feito com boa consciência, pois o tempo de vida é limitado.

Na sequência ele ainda dá conselhos para a busca da felicidade (Eclesiastes 9:8), da alegria do relacionamento conjugal (Eclesiastes 9:9), do empenho de fazer trabalhos bem feitos (Eclesiastes 9:10), etc.

(5) Concluímos que Salomão trabalha com um grande realismo na análise da vida e da morte. A morte física alcançará todos nós. Quando ela ocorre, tudo que é terreno deixa de fazer parte da vida do morto, e o morto deixa de fazer parte das ações realizadas “debaixo do sol”, esse é o sentido de “os mortos não sabem coisa nenhuma”.

Para fechar, quero citar um texto onde Salomão traz um pequeno rascunho sobre a vida pós-morte, ou seja, o que ocorre com o espírito da pessoa que morre: “e o pó volte à terra, como o era, e o espírito volte a Deus, que o deu” (Eclesiastes 12:7).

Tudo começa em Deus e termina Nele, que é quem julga retamente todos que morrem!

TRÊS GRANDES ENGANOS

 

Luc. 12:13-21


Porque chamado louco?

I Trocou a alma pelo corpo.

1. "Alma, come, bebe e folga".

a) Era um grande engano.

b) Era o alimento do corpo.

2. A alma não se satisfaz com comida e bebida.

a) O que Jesus disse. - João 4:34.

b) A confirmação de Paulo. - Rom. 14:17.

3. O alimento recomendado. - João 6:27.


II Pôs-se a si mesmo por Deus.

1. "Tens para muitos anos".

2. O conselho de Tiago. - Tia. 4:13-15.

3. A vida é de Deus. - Dan. 2:21. 

4. Muitos quiseram perpetuar seus reinos, mas fracassaram.

a) O homem nada sabe do "amanhã". - Sal. 91:1.


III Trocou a eternidade pelo tempo.

1. Pensou em muitos anos, "tempos".

2. Esqueceu-se da eternidade.

3. Deus lhe respondeu com a eternidade.

a) O tempo contamos nesta vida; a eternidade, no porvir.

b) O conselho divino. - I Tim. 4:8; Mat. 6:33.

22 novembro 2024

Saiba onde na Bíblia menciona o Dia de Finados

  Postado por Presbítero André Sanchez

Você Pergunta: Onde na Bíblia encontramos detalhes sobre o Dia de Finados? Eu já perdi meu pai e minha mãe e sempre fico muito comovida nessa época, mas, na minha igreja, há pessoas muito insensíveis com essa data! Nós, crentes, não podemos lembrar dos mortos? Não podemos homenageá-los, sendo que foram pessoas muito importantes para nós? 

 Cara leitora, sempre que falamos do Dia de Finados, pensando no que a Bíblia diz, devemos saber separar o que existe na Bíblia sobre isso daquilo que é apenas uma tradição religiosa que não faz parte da fé reformada. Esse é o pontapé inicial!

Pensando nisso, sabemos que a Bíblia, em nenhum verso, fala a respeito de um dia para homenagear mortos. No entanto, a Bíblia também não proíbe especificamente que haja um dia como esse!

Sendo assim, a nossa análise acaba sendo sobre o que é feito nesse dia e não muito especificamente sobre existir um dia para fazer homenagens a pessoas que já morreram!

Algumas perguntas surgem aqui: As práticas realizadas nesse dia são corretas? São bíblicas? Contrariam algo que a Bíblia ensina? 

Onde temos o Dia de Finados na Bíblia?

(1) Começo falando do respeito que a Bíblia demonstra aos mortos. Temos, por exemplo, personagens bíblicos sendo respeitados após sua morte, com grande comoção. José ficou em luto intenso por seu pai Jacó por sete dias:

“Chegando eles, pois, à eira de Atade, que está além do Jordão, fizeram ali grande e intensa lamentação; e José pranteou seu pai durante sete dias” (Gênesis 50:10). 

 Moisés, por exemplo, foi pranteado por 30 dias, demonstrando a grande tristeza que o povo teve pela sua perda:

“Os filhos de Israel prantearam Moisés por trinta dias, nas campinas de Moabe; então, se cumpriram os dias do pranto no luto por Moisés” (Deuteronômio 34:8).

Os ossos de José do Egito foram transportados do Egito para Canaã cerca de 400 anos após a sua morte!

“Também levou Moisés consigo os ossos de José, pois havia este feito os filhos de Israel jurarem solenemente, dizendo: Certamente Deus vos visitará; daqui, pois, levai convosco os meus ossos” (Êxodo 13:19).

Concluímos aqui que não é pecado chorar por nossas perdas nem lembrar o legado que pessoas que já morreram deixaram em sua passagem pela terra! Também não é pecado zelar pelos restos mortais daqueles que já se foram!

Por exemplo, Hebreus 11 cita o legado de fé de diversos personagens:

“Pela fé, Jacó, quando estava para morrer, abençoou cada um dos filhos de José e, apoiado sobre a extremidade do seu bordão, adorou” (Hebreus 11:21). 

Então, não existem problemas no Dia de Finados?

(2) O Dia de Finados começa a virar um problema quando se atribuem coisas aos mortos que vão além do que a Bíblia ensina! Por exemplo, os israelitas foram severamente advertidos por Deus sobre o cuidado com a forma como lidavam com questões sobre os mortos:

“Não se achará entre ti quem faça passar pelo fogo o seu filho ou a sua filha, nem adivinhador, nem prognosticador, nem agoureiro, nem feiticeiro; nem encantador, nem necromante, nem mágico, nem quem consulte os mortos” (Deuteronômio 18:10-11). 

 De forma prática, o que vemos no Dia de Finados sendo praticado por muitas pessoas é justamente atribuir aos mortos aquilo que não deve ser atribuído!

Por exemplo, pessoas acendem velas para os mortos, ajoelham-se perante imagens e fotos deles ou diante do local onde foram enterrados, fazem peregrinações a túmulos de pessoas famosas, consideradas “milagreiras”, e uma série de outros absurdos totalmente contrários ao que ensina a Bíblia.

Aqui onde moro, é comum ver faixas com escritos dizendo que a pessoa alcançou uma graça (uma cura, um livramento, por exemplo) por causa do “fulano” que já morreu e é milagreiro! Um claro exemplo do que não se deve fazer em relação às pessoas que já morreram!

A Palavra de Deus mostra que Deus não divide a sua glória de nenhuma forma. E isso devemos ter em mente quando pensamos no Dia de Finados:

“Eu sou o SENHOR, este é o meu nome; a minha glória, pois, não a darei a outrem, nem a minha honra, às imagens de escultura” (Isaías 42:8).

O Dia de Finados, então, é todo ruim?

(3) Biblicamente, não vejo que seja pecado ter respeito pelas memórias de pessoas que já morreram, nem lembrar de seus legados. Também não vejo que seja pecado manter o túmulo em ordem, pois o cemitério é um local público e existem regras de zelo e cuidado com os túmulos. 

Também não considero um erro levar flores para deixar o local bonito. O crente faz bem em ter esse tipo de zelo e respeito!

Mas deve-se tomar muito cuidado, pois é muito fácil sair de uma mera homenagem e zelo para a idolatria!

A meu ver, temos ainda um aspecto positivo no Dia de Finados, que é a reflexão sobre a morte, pela qual cada um de nós passará. Sendo assim, é um período interessante para reflexão e evangelização! Salomão observou bem essa questão, quando escreveu:

“Melhor é ir à casa onde há luto do que ir à casa onde há banquete, pois naquela se vê o fim de todos os homens; e os vivos que o tomem em consideração” (Eclesiastes 7:2).

Sendo assim, já que o Dia de Finados existe e o feriado já está proclamado em nossa nação, aproveitemos para gerar algo de positivo, mesmo na vida daqueles que estão usando esse dia da forma incorreta!

Eles podem ser impactados neste dia com a mensagem de vida do evangelho, por meio de pessoas que exponham a eles uma reflexão respeitosa e clara sobre a importância de entregar a vida a Jesus, aquele que venceu a morte e salva o pecador arrependido e também serem impactados com um testemunho correto no que se refere a tratar a questão sobre os mortos biblicamente. 

Como bem disse o Senhor, existe uma verdade que é importante que seja proclamada: 

 “Disse-lhe Jesus: Eu sou a ressurreição e a vida. Quem crê em mim, ainda que morra, viverá” (João 11:25).