30 abril 2023

Bênçãos Ocultas Nas Tempestades Da Vida

Texto: Mateus 14:22-33
Introdução: Nesta passagem das Escrituras, encontramos os discípulos de nosso Senhor presos nas garras de uma tempestade feroz. Eles se envolveram nessa tempestade por terem sido ordenados pelo Senhor para atravessar o Mar da Galileia, v. 22. Esses homens estavam na vontade do Senhor e, no entanto, nós os vemos lutando contra a tempestade. Por mais que tentassem, no entanto, parece que eles eram incapazes de fazer qualquer progresso. O vento era contrário, v. 24. Estes 12 homens estavam presos em uma tempestade e eram incapazes de sair.

Alguma vez você já se encontrou nessa situação? Alguma vez você já se encontrou preso em uma das tempestades da vida, e não importa o quanto você tenta, não importa o que você faz, parece que você não consegue fazer nenhum progresso? Bem, todos nós temos momentos como esse! Pode parecer que a tempestade nunca vai acabar e que nenhuma possibilidade pode vir do que você está enfrentando. Felizmente, no entanto, há algumas boas notícias para nós esta noite a partir da palavra de Deus. Enquanto as tempestades da vida nunca são agradáveis, elas produzem certos benefícios em nossas vidas que nós faríamos bem em anotar esta noite. "Na verdade, nenhuma correção parece no momento ser motivo de gozo, porém de tristeza; mas depois produz um fruto pacífico de justiça nos que por ele têm sido exercitados”. Hebreus 12:11.

Eu gostaria que observássemos os discípulos esta noite na tempestade. Ao fazermos isso, eu quero te mostrar que as tempestades da vida contêm algumas bênçãos ocultas para os filhos de Deus. Eu não sei que tipo de tempestade que você está enfrentando esta noite, mas eu sei que o Senhor tem um propósito em permitir essa feroz tempestade em sua vida. Talvez o efeito ficará claro esta noite enquanto eu prego por um tempo sobre as bênçãos ocultas nas tempestades da vida.

I. As tempestades são meios de transporte de Deus. V. 25

A mesma coisa que os discípulos temiam. O mar, era a mesma coisa que o Senhor usou como veículo para se revelar a ele. Ele vai fazer o mesmo em sua vida e na minha. Observe como Jesus veio a eles naquela noite.

A. Ele veio em face da escuridão - A Bíblia diz que Jesus veio a eles na "quarta vigília". Entre 3:00 – 6:00, durante as horas mais escuras da noite, foi Jesus caminhando sobre as águas!

Você pode estar andando em trevas esta noite e se perguntando onde está Jesus. Você pode estar enfrentando alguns dos dias mais negros da sua vida. Deixe-me lembrá-lo que o nosso Deus está sempre com você, Hebreus 13:5! Deixe-me lembrá-lo que, mesmo nas horas mais sombrias da vida, Deus ainda é Deus e Ele ainda está no controle de sua vida. 1 Reis 8:12, "Então falou Salomão: O Senhor disse que habitaria na escuridão"; Salmo 139:11-12: "Se eu disser: Ocultem-me as trevas; torne-se em noite a luz que me circunda; nem ainda as trevas são escuras para ti, mas a noite resplandece como o dia; as trevas e a luz são para ti a mesma coisa". Nem mesmo as horas mais escuras da vida podem escondê-lo da face de Deus. Ele está lá, mesmo quando você não pode vê-Lo.

B. Ele veio em face do desastre - Os discípulos estavam em uma luta por suas vidas. Marcos 6:48 diz que eles estavam "fatigados a remar". Ou seja, eles estavam lutando contra a tempestade. Tenho a impressão de que estes homens estavam com medo por suas vidas. Quando eles achavam que toda a esperança tinha ido e que eles estavam condenados, veio Jesus caminhando sobre as ondas!Há momentos em que todos nós sentimos como se tivéssemos perdido a batalha com a nossa tempestade, mas devo lembrar que, assim como certamente o Senhor está no controle de suas bênçãos, Ele também é responsável por suas tempestades? Quando as coisas parecem mais sombrias, basta olhar em volta, Jesus está prestes a a se revelar! Lembre-se, Ele pode não livrá-lo da tempestade, mas ele vai livra-lo na tempestade! Pense nos 3 jovens Hebreus, Daniel e Noé. Deus não impediu que qualquer um destes entrasse na tempestade, mas Ele salvou todos eles no meio de sua tempestade. O que Ele fez por eles, Ele vai fazer por você!


C. Ele veio em face do abismo - A mesma coisa que os discípulos temiam, o mar revolto, era a mesma coisa que Deus usou como Seu veículo para chegar a eles. Que testemunho este! Ele não estava dizendo a eles que a tempestade não era feroz, ele estava dizendo a eles que Ele era maior do que a tempestade!

Essa continua sendo a palavra de Deus para você esta noite! Independentemente do que você está enfrentando na vida, lembre-se que Jesus é maior do que a tempestade que você pode estar enfrentando. Se você for paciente e esperar por Ele, Ele vai aparecer na hora certa. Você vai ver que a tempestade foi usada pelo Senhor se revelar a você. A mesma coisa que você teme será o veículo que Ele usará para se revelar em sua vida!

O Apóstolo Paulo - 2 Coríntios 12:1-10 Deus usou a tempestade de Paulo, um espinho na carne, para se revelar em e na vida de Paulo.

O que estou tentando dizer é isto: "Não tenha medo das tempestades da vida! ” Elas foram concebidas pelo Senhor como um meio de trazê-lo para mais perto de você. Ele as planejou e elas são para o seu bem – Romanos 8:28

II. As tempestades são meio de provas de Deus. V. 25-31

A. Elas revelam o salvador. V. 25-27 - Quando Jesus veio andando sobre as águas, os discípulos não O reconheceram. Eles pensavam que ele era um fantasma. Eles gritaram com medo. Mas, graças a Deus, Jesus veio com uma mensagem de paz e de poder. Ele veio a eles com uma palavra de paz, "tende bom ânimo". Ele veio a eles com uma palavra de poder, "Sou eu". Ele veio a eles com uma palavra de potencial, "não temais".

As tempestades da vida têm o potencial de revelar o Salvador a nós de uma forma que talvez nunca teríamos considerado antes. Quando Ele vem a nós, andando em nossa tempestade, Ele nos dá a mesma mensagem de esperança que Ele deu aos discípulos naquela noite de tempestade.

1. Uma mensagem de paz - Nota: Eles ainda estavam na tempestade quando Ele lhes disse para ter bom ânimo. Pelo Seu poder, o Filho de Deus pode nos dar paz no meio de nossas tempestades. Essa é a paz que Ele se refere em Filipense 4:6-7.

2. Uma Mensagem de poder - Quando Jesus apareceu, Ele veio declarar sua identidade. "Sou eu", é um pronome pessoal enfático. É a mesma afirmação que Jesus usou quando Ele disse: "Eu sou a porta"; "Eu sou o caminho, a verdade e a vida."; "Eu sou o pão da vida"; "Eu sou o bom pastor". Você entendeu o quadro? Jesus está dizendo a seus discípulos para "animar, Deus está aqui!" Se nós podemos compreender a verdade de que Jesus é o grande EU SOU. Que Ele tem todo o poder no céu e na terra, Mateus 28:18, então podemos desfrutar de paz no meio das provações.

3. Uma mensagem de potencial - Jesus também emitiu um comando aos seus discípulos: "não temais". Esta declaração diz literalmente: "parem de temer e não tenham medo de novo". Você vê, se é que podemos sempre se apossar do fato de que Jesus está no controle de todas as áreas de nossas vidas, que Ele é Deus, e que Ele possui todo o poder, então podemos chegar a esse lugar onde podemos confiar nele plenamente através todas as tempestades da vida.
As tempestades da vida são uma bênção porque revelam o Salvador de uma maneira completamente nova.

B. Elas refinam o santo. v. 28-29 - Quando Pedro ouviu que era o Senhor, Pedro quis se juntar a Jesus andando sobre as águas. Jesus simplesmente disse a Pedro para ir. Pedro obedeceu e ele também andou sobre as águas. Jesus usou a tempestade como um meio de ajudar Pedro crescer na fé.

Quando as tempestades da vida estão uivando tudo sobre nós, podemos nos apossar da verdade de que Jesus é o Mestre da tempestade, então nós também podemos subir acima de nossas circunstâncias e andar sobre as ondas com o Senhor. Eu percebo que a caminhada de Pedro não durou muito tempo. Em apenas um momento, ele tirou os olhos do Senhor, e ele começou a afundar. No entanto, Pedro teve uma história que nenhum dos outros discípulos tiveram! Pedro foi o único que poderia dizer: "Eu andei na minha tempestade!" As tempestades da vida vão concentrar nossa fé se permitirmos que elas façam. Deus vai usar os dias difíceis para nos ensinar mais sobre Ele e nos ajudar a crescer no Senhor. Ele vai usar as tempestades para nos tornar mais como Ele. Lembre-se, havia 12 homens naquele barco, mas apenas um poderia dizer que ele andou sobre a tempestade como Jesus.

C. Elas lembram o santo. V. 30-31 -. Pedro queria andar sobre a água como Jesus. Ele colocou o Senhor à prova e pisou sobre as ondas. No entanto, ele logo tirou os olhos do Senhor, e quando o fez, ele se viu em apuros. Ele se lembrou de quem estava no controle e clamou ao Senhor e encontrou a ajuda que precisava.

As tempestades da vida também servem para nos lembrar quem está no controle. Como Pedro, há momentos em que tiramos nossos olhos do Senhor durante nossas tempestades. Quando o fazemos, estamos condenados ao fracasso. Precisamos nos lembrar de quem está no controle de toda a situação. Se você navegar com sucesso as águas turbulentas da vida, saiba que nós não merecemos o crédito por nossas habilidades ou o nosso sucesso. Se formos bem-sucedidos, é porque existe um que é maior do que nós; e Ele está segurando nossa mão! Nosso sucesso nas tempestades da vida depende de estarmos dispostos a reconhecer Jesus como o Mestre da tempestade.

III. As tempestades são meios de testemunho de Deus. V. 32-33

A. Elas dão testemunho de seu poder - Jesus acalma a tempestade! Ele não disse nada, ele apenas entrou no barco com os discípulos e o mar se acalmou.

Um dia, ele vai fazer o mesmo em sua vida! A tempestade irá assolar até que ele cumpra seu propósito e então Ele fará com que os ventos cessem para você. Tudo o que Ele está tentando levar-nos a ver esta noite é que Ele está no controle das tempestades da vida. Não sou eu e não é você. Jesus é o Mestre do Mar e Ele é o Mestre da tempestade também.

B. Elas dão testemunho de sua pessoa - Quando Jesus acalmou a tempestade, os discípulos sabiam que estavam na presença de Deus. Eles confessaram a Ele e eles se curvaram diante dele em adoração. Seu poder nas tempestades e sobre as tempestades da vida testificam de sua pessoa. Dizem-nos que Ele é Deus e que Ele está no controle de todas as situações da vida. Quando as tempestades vêm, elas são projetadas para levar-nos ao lugar, os discípulos se encontravam no final: em nossos joelhos em adoração perante Ele.

Aqui está um segredo para tornar a tempestade muito mais suportável para você: Não espere até que a tempestade passe para se curvar diante dEle. Se curve agora, enquanto as ondas ainda estão ameaçando seu barco. Se curve agora, enquanto os ventos ainda são contrários a você. Não espere até o céu azul ser visto para se humilhar perante o Senhor. Nada revela a sua fé no Senhor mais do que você estar disposto a aceitar a Sua vontade e amá-lo, mesmo quando as coisas parecem o pior para você. Se prostre perante ele, isso é honrar o Senhor!

Conclusão: Às vezes, é difícil ver as bênçãos na tempestade, não é? Às vezes é difícil imaginar o Senhor trazendo algum bem do que você está passando. Eu não conheço a natureza da tempestade você está enfrentando esta noite, mas eu conheço Aquele que ainda caminha sobre as ondas. Eu sei que você vai trazer a sua necessidade diante dEle, Ele vai ouvir você e Ele irá ajudá-lo esta noite. Quem sabe, Ele poderia simplesmente aparecer esta noite andando a passos largos em sua tempestade. Se você precisa da ajuda daquele que anda sobre as ondas, então este altar está aberto para você. Traga a sua necessidade para Jesus e deixe que Ele faça a vontade dele em sua vida. Você vai fazer isso agora?

Pr. Aldenir Araujo

Não Saia Do Lugar Que Deus O Colocou

Texto: Neemias 6:1-4
Introdução: Observe o contexto do livro e as muitas tentativas dos inimigos de Neemias para impedi-lo de fazer a obra do Senhor. A dedicação e o trabalho de Neemias se destacam como testemunhas fortes do que um verdadeiro servo de Deus deve ser. Satanás e sua multidão, estão sempre tentando levar o servo de Deus a descer, mas quando o fazemos, há certas coisas que podemos perder.

Há algumas coisas grandes e maravilhosas que abandonamos quando descemos do lugar que Deus nos chamou para ocupar.

Eu gostaria de pregar por um tempo sobre este pensamento: “Não saia do lugar que Deus O colocou”. Se o fizermos aqui está o que nós abandonamos.

I. Nós Abandonamos A Obra. V. 3b

A. O chamado e a comissão de Neemias eram para uma "grande" obra.
1. Qualquer obra que fazemos para o Senhor é uma grande obra (atitude de Davi - Salmos 84:10)
B. Satanás vai tentar todos os truques em seu arsenal para levá-lo a sair (descer), mas você não pode sair do lugar que Deus lhe colocou - Tiago 4:7; 2 Pedro 3:14
C. O plano de Deus e sua obra são simplesmente muito grandes para nós abandoná-los pela loucura do diabo! Precisamos estar na obra 24 horas por dia! (É difícil desistir - João 21:3 - Os Apóstolos)

II. Nós Abandonamos O Caminho Certo. V. 3a

A. Neemias estava decidido a entregar 100% da sua vida ao seu trabalho. Descer teria sido desistir. Ele teria sido obrigado a virar as costas para o caminho certo.
B. Quando descemos da obra do Senhor, estamos afastando-se do caminho da retidão e piedade. O chamado de Deus para nós é andar em linha reta - Provérbios 4:23-27.
1. O nosso dever diante do Senhor é cumprir fielmente os seus mandamentos e fazer a Sua obra com eficiência, alegria e fidelidade.
C. Descer é se comprometer, (Israel e o bezerro de ouro!). Devemos sempre nos apegar ao que é certo, mesmo se permanecermos de pé sozinho quando a poeira baixar!

III. Nós Abandonamos O Nosso Testemunho. V. 3b

A. Neemias ocupava um lugar de grande autoridade e respeito entre as pessoas. Se ele tivesse descido, o trabalho teria parado e poderia nunca ter sido concluído. Toda a Jerusalém estava observando a sua liderança.
1. Em Jerusalém, Neemias era o líder, o povo o observava e faziam o que viam seu líder fazer.
2. Seu testemunho teria sido arruinado! As pessoas teriam sido convencidas de que havia realmente uma obra maior que a obra do Senhor!
B. Nós precisamos perceber que estamos sendo observados por um crescente corpo de crentes mais novos, impressionáveis. Se você descer da obra do Senhor, eles podem tropeçar - Mateus 18:6. Deus nos ajude a andar em linha reta diante dos mais fracos!
C. As pessoas de fora de Jerusalém estavam observando também! Um movimento em falso e a credibilidade de Neemias teria sido destruída. (1 Tessalonicenses 5:22 -. Nossa vida deve ser completamente limpa e sem mancha diante de um mundo que está nos observando!
1. O perigo de um testemunho manchado
D. O que podemos fazer? Fique no lugar onde Jesus lhe colocou e continue a viver para Ele - João 6: 63-69!

IV. Nós Abandonamos O Bem-Estar Das Nações

A. Jerusalém era conhecida por todos, judeus e pagãos igualmente, como o lugar onde Deus era adorado.
1. Neemias amava a Deus e queria reconstruir a cidade destruída para que Deus pudesse ser adorado e os perdidos pudessem se converter a Ele.
2. Descer do muro teria sido igual a esquecer o perigo eterno que o pecador está correndo.
B. Sempre que Deus é adorado e proclamado na verdade e na sinceridade, almas serão salvas. Se descermos da nossa soberana vocação nEle, nós abandonamos os perdidos e os entregamos para o inferno.
C. Você e eu somos a única luz que algumas pessoas podem ver. Portanto, não devemos ser ofuscados pelo mundo, mas temos de brilhar intensamente. Nós somos a única Bíblia que muitos vão ler. Portanto, temos de ser claros e puros! (1 Coríntios 14:7-8)

Conclusão: Nosso dever é claro. Recuse-se a ouvir os apelos e desafios do diabo, permaneça na batalha por Jesus e não desça por qualquer razão! Qualquer coisa que não seja o centro prefeito da vontade de Deus não é o lugar para você. Se Neemias tivesse descido, ele teria estado em perigo - Você vai ser demasiado!

Permaneça no lugar, termine a tarefa e Deus abençoará sua vida, esforço e dedicação.

Pr. Aldenir Araujo

A Glória De Sua Presença - Eles Viram A Sua Glória


Aldenir AraújoTexto: Mateus 17:1-8

Introdução: Seis dias antes da transfiguração de Jesus, Pedro fez a grande declaração: "Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo" (Mateus 16:16) Lucas afirma que, após a confissão de Pedro, Jesus prediz sua morte e ressurreição. "É necessário que o Filho do homem padeça muitas coisas, que seja rejeitado pelos anciãos, pelos principais sacerdotes e escribas, que seja morto, e que ao terceiro dia ressuscite" (Lucas 9:22) Jesus levou Pedro, Tiago e João para um alto monte. Lucas nos diz que Jesus estava orando quando foi transfigurado enquanto os discípulos dormiam. Quando acordaram, viram a sua glória (Lucas 9:32). Esta experiência foi com eles ao longo do seu futuro ministério.

I. A Transfiguração

A. O rosto de Cristo. A palavra transfigurar é uma tradução da palavra da qual nós temos a nossa palavra metamorfose. "A palavra metamorfose significa uma mudança, uma mudança externa, uma mudança que vem de dentro"
1. A glória interior.
a. "o seu rosto resplandeceu como o Sol" Mateus 17:2
b. "e foi transfigurado diante deles" Marcos 9:2
c. "mudou-se a aparência do seu rosto" Lucas 9:29
2. O brilho exterior.
a. "as suas vestes tornaram-se brancas como a luz" Mateus 17:2
b. "as suas vestes tornaram-se resplandecentes, extremamente brancas, tais como nenhum lavandeiro sobre a terra as poderia branquear" Marcos 9:3
c. "Vestes tornaram-se branca e resplandecente" Lucas 9:29
B. A companhia de Cristo.
1. A importância de Moisés e Elias. v. 3
2. A discussão com Moisés e Elias. Lucas 9:30-31
C. Comentários a Cristo. Mateus 17:4
1. Pedro não sabia o que dizer. Marcos 9:6 "não sabia o que havia de dizer"
2. Pedro não sabia o que ele disse. Lucas 9:33 "não sabendo o que dizia"
Os discípulos tiveram muito medo quando acordaram para ver a glória de Jesus. Ninguém em Israel tinha visto a glória shekinah durante quase 600 anos.
        
II. O Testemunho

A. Voz do Pai. v. 5
B. A confirmação do filho. v. 5
"E o Verbo se fez carne, e habitou entre nós, cheio de graça e de verdade; e vimos a sua glória, como a glória do unigênito do Pai" João 1:14
"Porque não seguimos fábulas engenhosas quando vos fizemos conhecer o poder e a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo, pois nós fôramos testemunhas oculares da sua majestade. Porquanto ele recebeu de Deus Pai honra e glória, quando pela Glória Magnífica lhe foi dirigida a seguinte voz: Este é o meu Filho amado, em quem me comprazo; e essa voz, dirigida do céu, ouvimo-la nós mesmos, estando com ele no monte santo" 2 Pedro 1:16-18

III. O Toque

A. O toque reconfortante. vv. 6-7
B. O toque confirmador. v. 8 "não viram a ninguém senão a Jesus somente"

Conclusão e lições

1. A transfiguração de Jesus foi uma prévia da sua vinda gloriosa como Rei dos Reis. Jesus reinará sobre Seu reino. Você tem que aceitar o Rei para estar no reino. Você já confiou em Jesus Cristo como seu Salvador e Senhor?
2. Os discípulos foram fortalecidos e encorajados ao ver a glória de Jesus. Esta os preparou para seu futuro ministério e morte. Você deseja sua presença?
3. A presença de Moisés e Elias nos dá a certeza da vida após a morte. Os salvos estão com Jesus na glória. Você já recebeu Jesus como Salvador e Senhor?
4. A transfiguração de Jesus é uma imagem da transformação futura do crente.
5. Os discípulos viram Jesus em pé só diante deles após a experiência. Jesus é tudo que precisamos para a vida agora e toda a eternidade. Para o que ou quem você está olhando hoje?

Pr. Aldenir Araujo

O Deus Que Fala

Texto: Salmos 19:1-14
Introdução: O falecido Francis Schaeffer, referindo-se a Deus, escreveu: "Ele está lá, e não está em silêncio". A criação declara a existência de Deus.

A Bíblia fornece uma visão mais clara de Deus. Deus continua a falar através da criação, da Bíblia, e por meio de Seu Filho, o Senhor Jesus Cristo. O Senhor Jesus na Bíblia muitas vezes declarou: "Se alguém tem ouvidos para ouvir, ouça".

Você está ouvindo o que Deus tem falado através da Sua criação, da Sua Palavra e do Seu Filho? Se está, o que está fazendo em resposta ao que você já ouviu falar?

I. O Testemunho da criação

A. A majestade da criação.
1. A criação é um testemunho da majestade do Criador. Ela revela a glória do Criador. Nos maravilhamos com as coisas que Deus fez, mas o Criador é maior do que a Sua criação. A glória de Deus é tão grande e gloriosa que não haverá necessidade do sol no céu. (Apocalipse 22:5). Podemos facilmente compreender por que Isaías, João e outros na Bíblia ficaram perplexos na presença do Senhor. (Isaias 6:1-8; Apocalipse 1:12-18)
2. "Quando contemplo os teus céus, obra dos teus dedos, a lua e as estrelas que estabeleceste, que é o homem, para que te lembres dele? E o filho do homem, para que o visites?" (Salmo 8:3-4)
B. A maravilha da criação.
1. Perdemos a maravilha da criação. Quando ignoramos a Sua criação, perdemos o sinal de Deus e Seu incrível poder e presença.
2. "porque nele foram criadas todas as coisas nos céus e na terra, as visíveis e as invisíveis, sejam tronos, sejam dominações, sejam principados, sejam potestades; tudo foi criado por ele e para ele" Colossenses 1:16
C. A Mensagem da criação. (v. 2-4)
1. A mensagem de criação é implacável e universal. Davi afirma que "Um dia faz declaração a outro dia, e uma noite revela conhecimento a outra noite". Tudo na criação declara a glória e a presença de Deus. Paulo declarou em Romanos 1:20 "Pois os seus atributos invisíveis, o seu eterno poder e divindade, são claramente vistos desde a criação do mundo, sendo percebidos mediante as coisas criadas, de modo que eles são inescusáveis". Somos confrontados 24/7 com o fato de que Deus existe. Ninguém está excluído porque a mensagem de criação é universal. "Não há fala, nem palavras; não se lhes ouve a voz. Por toda a terra estende-se a sua linha, e as suas palavras até os confins do mundo". A criação dá um testemunho infalível da presença de Deus. Como uma casa revela que há um pedreiro, a criação revela que existe um Criador. A mensagem da criação é compreensível pelo homem. Paulo disse: "eles são inescusáveis". Tudo na criação declara a glória e a presença de Deus. A criação nos fala da existência de Deus e Sua criatividade. A Bíblia nos dá a maior revelação de Deus, nos mostra que Ele é santo, justo, amoroso e gracioso.

II. Palavra de Revelação

A Bíblia é a revelação de Seu caráter santo e a condição desesperada do homem. A Palavra de revelação exalta a Deus e ilumina o homem. Neste Salmo, Davi nos dá seis descrições da Palavra de Deus e o propósito que a Palavra alcança. O apóstolo Paulo destacou que "a lei é santa, e o mandamento é santo, justo e bom" (Romanos 7:12)
A. A Palavra descrita. (v. 7-9) 1. "A lei do Senhor é perfeita, e refrigera a alma". A Palavra de Deus é um perfeito tesouro da verdade. Ela tem o poder para convencer do pecado e o poder para remodelar (transformar) o pecador. A palavra "alma" refere-se a a pessoa como um todo. A Palavra da verdade pode transformar uma pessoa através do poder de Cristo vivendo dentro do crente.

2. "O testemunho do Senhor é fiel, e dá sabedoria aos simples". A Palavra de Deus é fiel, assim como o caráter imutável de seu Autor. A palavra "simples" fala de uma pessoa que é ingênua, facilmente influenciada, sem discernimento. A Palavra dá "sabedoria aos simples". A pessoa que entregou sua vida a Cristo e à Sua Palavra pode crescer em compreensão, sabedoria e conhecimento de Deus. Ela pode aprender a viver para agradar a Deus.

3. "Os preceitos do Senhor são retos, e alegram o coração". Deus fez as regras para nos dar instruções sobre como viver. Felicidade e alegria são as bênçãos que são nossas, quando vivemos de acordo com a Sua Palavra. "Antes bem-aventurados os que ouvem a palavra de Deus, e a observam" (Lucas 11:28)
4. "o mandamento do Senhor é puro, e alumia os olhos". O mandamento do Senhor revela o que Deus requer. A palavra "puro" significa que a Palavra de Deus é livre de qualquer imperfeição ou corrupção. A Palavra de Deus dá luz espiritual aos que estão em trevas espirituais.
5. "O temor do Senhor é limpo, e permanece para sempre". Reverência e temor de Deus fará com que um pecador tome um banho espiritual. A Palavra de Deus tem um efeito de limpeza em nós. Jesus disse: "Vós já estais limpos pela palavra que vos tenho falado" (João 15:3). A filosofia e a psicologia do homem torna-se obsoleta e são substituídas por novas maneiras de pensar. "Tendo cuidado para que ninguém vos faça presa sua, por meio de filosofias e vãs sutilezas, segundo a tradição dos homens, segundo os rudimentos do mundo, e não segundo Cristo" Colossenses 2:8 - O Verbo eterno de Deus nunca muda e é sempre relevante. A Palavra de Deus deve controlar o pensamento, ação e atitude do crente para que ele vá se transformando para ser mais semelhante a Cristo.
6. "os juízos do Senhor são verdadeiros e inteiramente justos". A Palavra de Deus é verdadeira e justa. As palavras do homem estão cheias de mentiras e enganos. A Lei, julgamentos, ordenanças de Deus apresenta o que é melhor para o seu povo. Muitas pessoas estão "sempre aprendendo, mas nunca podendo chegar ao pleno conhecimento da verdade" (2 Timóteo 3:7) Essas pessoas nunca chegam a Jesus, que é "verdade" como Ele é revelado na Bíblia. (João 14: 6) "Examinais as Escrituras, porque julgais ter nelas a vida eterna; e são elas que dão testemunho de mim; mas não quereis vir a mim para terdes vida!" (João 5:39-40). A Palavra de Deus revela a Palavra viva que é Jesus, aquele que dá a vida eterna aos pecadores.
B. A Palavra desejada. (v. 10-11)
O salmista coloca o valor final sobre a Palavra de Deus. Seu valor é maior do que todos os tesouros e posses terrenas. A Palavra de Deus é mais desejável do que o ouro fino. Como o ouro, os homens devem cavar para encontrar seus tesouros. Há poucas pessoas que estão dispostos a fazer o esforço ou tempo para descobrir as preciosas verdades da Bíblia. A Palavra de Deus é mais doce do que o mel e o destilar dos favos. A Palavra traz refresco e enriquecimento para a alma. A Palavra dá advertências. Ela orienta o crente a permanecer no caminho reto e estreito. A Palavra pode dar compreensão para impedir o crente de se desviar de Deus. Há recompensas por guardar a Palavra de Deus no presente, bem como no futuro. "Pois o exercício corporal para pouco aproveita, mas a piedade para tudo é proveitosa, visto que tem a promessa da vida presente e da que há de vir" (1 Timóteo 4:8).

III. Vigilante contra o pecado

A. Vigilante em oração. (v. 12-13)
1. Em primeiro lugar, o salmista pediu a limpeza dos pecados ocultos. Ele sabia do perigo e a destruição desses defeitos ocultos. A pessoa que ama a Deus não quer nada entre ele e seu Senhor.
2. Em segundo lugar, o salmista pediu a contenção do pecado voluntário. Davi orou: "Também de pecados de presunção guarda o teu servo, para que não se assenhoreiem de mim". Jesus ensinou seus discípulos a orar: "E não nos deixeis cair em tentação; mas livra-nos do mal" (Mateus 6:13) O orgulho, a autossuficiência, a rebelião e a ingratidão são todos os pecados de presunção. O pecado da presunção é a pior forma de pecado contra Deus e como o salmista devemos pedir a graça para que esses pecados não tenham domínio sobre nós.
B. Vigilância na prática. (v. 14) 1. O salmista queria que suas palavras, seus pensamentos e suas ações fossem aceitáveis ao Senhor. No Salmos 119:9 a pergunta é feita: "De que maneira poderá o jovem guardar puro o seu caminho?" A resposta é: "Observando-o segundo a tua palavra". A Palavra de Deus tem o poder de purificar do pecado. Enquanto a nossa velha natureza pecaminosa não é erradicada, a Palavra de Deus nos dará poder para pecar menos. Podemos viver vidas inocentes. "Tua Palavra tenho escondido em meu coração, para eu não pecar contra ti" (Salmos 119:11)
O salmista se refere ao Senhor como "a minha força, e meu Redentor". Jesus Cristo é a nossa força e nosso Redentor. Jesus comprou o pecador crente para fora do mercado de escravos do pecado pela Sua morte e sangue derramado. (Romanos 3:24; 1 Coríntios 6:19-20; Efésios 1:7; 1 Pedro 1:18-19; Apocalipse 5:9) Como o salmista, devemos desejar ser agradáveis ao Senhor Jesus.

Conclusão:

1. Ninguém pode alegar ignorância a existência de Deus. Todos são indesculpáveis.
2. Deus nos deu a Sua Palavra para que possamos viver para agradar a Ele. Qual grande parte da Palavra que você está aplicando em sua caminhada diária?
3. Pecados presunçosos são caros. Você está admitindo a Deus?
4. Deus falou através de Sua criação, através de Sua Palavra, e através do Seu Filho. O Senhor "não levando em conta os tempos da ignorância, manda agora que todos os homens em todo lugar se arrependam" (Atos 17:30)

Ou você abandona o pecado e se renda ao Salvador ou você vai queimar no inferno. A escolha é sua.

Aldenir Araújo

A Glória Da Presença De Deus

Texto: Levítico 9:1-6, 23-24
Introdução: Desde a queda do homem, Deus tem procurado restaurar o homem a comunhão.

O desejo de Deus é estar com o Seu povo. O pecado separou o homem de Deus. O sangue de Jesus reconcilia o homem com Deus para que ele possa ter comunhão com Deus.

Esse deve ser o desejo do povo de Deus, o de estar em Sua presença.

I. A aproximação de Deus

A. Preparação.
1. As ofertas necessárias. vv. 2-7
a. Oferta pelo pecado. "Expiar pecados cometidos inconscientemente"
b. Holocausto. "Expiar pecados e expressão de dedicação a Deus"
c. Oferta pacifica. "Ação de graças a Deus e comunhão com Deus"
d. Oferta de carne. "Expressão de agradecimento e devoção"
2. A obediência requerida. v. 6 "Esta é a coisa que o Senhor ordenou que fizésseis"
a. Não havia oferta para a rebelião ou desobediência intencional. (Números 15:30-31)
B. Promessa. v. 6 "e a glória do Senhor vos aparecerá."

II. O Aspecto de Deus

A. A glória de Deus. v. 23 "a glória do Senhor apareceu a todo o povo"
1. O brilho de sua presença. Êxodo 24:17 "Ora, a aparência da glória do Senhor era como um fogo consumidor no cume do monte, aos olhos dos filhos de Israel"
2. A bênção de Sua presença. ". . . na tua presença há plenitude de alegria, na tua mão direita há delícias para sempre" Salmo 16:11
B. A graça de Deus. 1. A aceitação do sacrifício. v. 24 "fogo consumiu o holocausto"
2. A aceitação do pecador. V. 24 - Jesus é o sacrifício oferecido no lugar do pecador. Jesus tomou o fogo consumidor do juízo de Deus para que o pecador pudesse ser salvo.

III. Adoração a Deus

A. Espírito de regozijo. "Eles jubilaram"
1. "...eu ia com a multidão, guiando-a em procissão à casa de Deus, com brados de júbilo e louvor, uma multidão que festejava" Salmo 42:4
2. "Mas alegrem-se todos os que confiam em ti; exultem eternamente, porquanto tu os defendes; sim, gloriem-se em ti os que amam o teu nome" Salmos 5:11
3. "Vestirei de salvação os seus sacerdotes; e de júbilo os seus santos exultarão". Salmo 132:16
B. Espírito de reverência. "prostraram-se sobre os seus rostos"
1. "Pelo que, recebendo nós um reino que não pode ser abalado, retenhamos a graça, pela qual sirvamos a Deus agradavelmente, com reverência e temor; pois o nosso Deus é um fogo consumidor" Hebreus 12:28-29

Conclusão:
 
1. Deus instruiu Moisés e Arão para se preparar para a presença de Deus. Que preparação pessoal você fez hoje para se encontrar com Deus? Você espera encontrá-Lo?
2. Existem pecados que você prefere mais do que Sua presença? É a presença de Deus importante para você? Você vê Deus como santo? Você o ama?
3. Você se aproxima de Deus com uma atitude de gratidão e espírito de alegria?
4. Nós só podemos nos aproximar de Deus através de Jesus. Você confiou nele para salvá-lo?

"Eis que o tabernáculo de Deus está com os homens, pois com eles habitará, e eles serão o seu povo, e Deus mesmo estará com eles" Apocalipse 21:3

Aldenir Araújo

O Mestre Do Mar e as tempestades

Texto: Marcos 4:35-41
Introdução: Nós enfrentamos muitas tempestades nesta jornada da vida. Às vezes somos como aqueles pescadores que pensavam que iriam perecer. Eles tinham a presença de Jesus no barco, e Ele acalmou a grande tempestade. Jesus é a nossa paz, e está conosco através de cada provação que enfrentamos.

I. A Tempestade Ameaçadora

A. A tempestade veio de repente.
B. A tempestade atingiu severamente.
C. A tempestade testou os marinheiros.

II. Os Marinheiros Aterrorizados

A. O barco cheio.
B. O medo dos marinheiros.

III. O Salvador Triunfante

A. Atitude de Jesus durante a tempestade.
1. Seu sono tranquilo durante a tempestade.
2. Sua calma quando despertou de seu sono. "Em paz me deitarei e dormirei, porque só tu, Senhor, me fazes habitar em segurança" (Salmo 4:8)
B. A autoridade de Jesus sobre a tempestade.
1. Jesus repreendeu o vento.
2. Jesus acalmou o mar.

Conclusão e Lições para a vida:

1. Há quatro perguntas feitas nesta seção da Escritura. Como nós as respondemos revela muito sobre a nossa relação com o Mestre.

a. "Mestre, não te importa que pereçamos?"
b. "Por que sois tão tímidos?"
c. "Como é que não tendes fé?"
d. "Que homem é este, que até o vento e o mar lhe obedecem?"

2. Há lições importantes que podemos aprender com esses versículos bíblicos.

a. Às vezes, é a vontade de Deus que passemos por tempestades.
b. O Senhor prometeu estar conosco através das tempestades.
c. Não devemos confiar em nossas próprias capacidades ou habilidades durante as tempestades.
d. O medo e a fé não se misturam.
e. O medo nos priva da paz que Deus quer que experimentemos.
f. A fé em Cristo nos dá a vitória sobre os nossos medos.
g. Os salvos estão seguros com Cristo em suas vidas como os pescadores estavam com Cristo em seu barco.

"eu lhes dou a vida eterna, e jamais perecerão; e ninguém as arrebatará da minha mão" (João 10:28)

Aldenir Araújo

29 abril 2023

Como Responder A Perseguição E O Sofrimento?

Texto: Mateus 24:9

“Então sereis entregues à tortura, e vos matarão; e sereis odiados de todas as nações por causa do meu nome”.

Introdução: Muitos livros foram escritos, sermões têm sido pregado e estudos têm sido realizados sobre a doutrina do sofrimento cristão. No entanto, ninguém sabe disso melhor do que aqueles que realmente já experimentaram.

Como sabemos até agora, 21 de nossos irmãos coptas descobriram o que é sofrer por Cristo, quando eles foram executados por membros do grupo extremista jihadista conhecido como ISIS.
Consta que alguns deles estavam sussurrando as palavras "meu Senhor Jesus Cristo", mesmo quando os seus algozes cortaram suas cabeças fora, enquanto outros pareciam estar orando em silêncio. Estes bravos homens que sofreram a maior forma de sofrimento, têm uma mensagem muito especial para nós esta noite. Aqui está a mensagem.

1. Devemos ter esperança

A. Por causa da certeza da ressurreição. (João 6:40)
B. Por causa da certeza da glória eterna. (2 Coríntios 4:17).
C. Por causa da garantia de que será vingado. (Apocalipse 6: 10-11)

2. Devemos esperar que isso aconteça

A. Porque Jesus nos advertiu. (João 15:21)
B. Porque os justos sofrem. (2 Timóteo 3:12)
C. Porque Deus quer que estejamos prontos. (1 Pedro 4:12)

3. Devemos aceitar

A. Porque é a vontade de Deus para seus filhos. (Filipenses 1:29)
B. Porque é a chave para o Reino de Deus. (Mateus 5:11)
C. Porque se nós fizermos somos abençoados. (Mateus 5:11)

Conclusão: Os executores de nossos irmãos divulgaram um vídeo macabro intitulado: "Uma mensagem escrita com sangue à nação da cruz"

Mas eles não sabem que para nós a morte não é o fim, mas o começo de tudo glorioso que esperamos, enquanto nós ainda estamos vivos.

Pr. Aldenir Araújo