28 março 2022

A REGRA É ESPERAR

 


por salmo37

Você não prefere fazer qualquer coisa em vez de esperar? Se a verdade fosse conhecida, alguns prefeririam até fazer coisas erradas a esperar.

Descobri, entretanto, que esperar é a regra, em vez de exceção na vida. A exceção é uma porta aberta; quando encontrá-la, entre por ela! Isso não acontece com freqüência! Mas esperar quando a porta está fechada não significa que você está fora da vontade de Deus. Pode até estar bem no centro dela.

A porta aberta é a exceção. As explosões de luzes verdes acontecem apenas alguns segundos na vida. O resto de tempo é preenchido por algumas luzes amarelas e na maior parte por luzes vermelhas que avisam: “Espere, espere, espere!”

Esperar em Deus é descansar em vez de preocupar-se ou pressionar. Você sabe que pode fingir esperar. Todos fazemos isso. No salmo 62 encontramos um esboço muito útil para guiar nossos pensamentos com respeito à espera vitoriosa no Senhor. Não acho que precisamos de ensinos longos sobre espera, o que precisamos é de prazos longos de prática! A maioria de nós sabe disso, precisamos praticar mais.

Davi escreveu: “Minha alma espera silenciosa somente por Deus.” A palavra traduzida “silenciosa” vem do verbo hebraico que significa “sussurrar de mansinho”. É a idéia de sussurrar um segredo para alguém que você ama – não alto o suficiente para outra pessoa ouvir. Nesse caso é só para Deus ouvir.

Somente aparece seis vezes nesse salmo. Para Davi, não há ninguém mais senão o Senhor. “Minha alma espera somente por Deus.” Não corra. Espere! Uma luz vermelha significa; “Espere, olhe cuidadosamente.” Você não pode esperar e correr ao mesmo tempo.

O verso 1 é a declaração de Davi; o verso 5 é a sua ordem. “Somente em Deus, ó minha alma, espera silenciosa”. Ele está falando consigo mesmo. Você já fez isso? Claro que sim, nas dores crescentes dessa vida cristã. “Alma, escute! Faça o que lhe foi dito!” É isso que o salmista está dizendo: Espere por Deus para dirigir os seus passos.

“Dele vem a minha salvação”, continua o verso 1. “Só Ele é a minha rocha” (v 2). Você deve, então, esperar por Ele, confiar Nele para suprir as suas necessidades. Como está fazendo isso? Aconselho-o a fazer com paciência e mansidão, isto é esperar confiantemente.

Quando esperamos por Deus para dirigir os nossos passos, Ele faz isso! Quando confiamos Nele para satisfazer as nossas necessidades, Ele faz! Nada mais!

Charles Swindoll, em “PERSEVERANÇA”

A Importância de Memorizar as Escrituras


A Importância de Memorizar as Escrituras
Ainda me lembro da primeira vez em que fui impactado pela verdade da Palavra de Deus. Era véspera de Ano Novo durante o meu primeiro ano no ensino médio e eu estava sozinha no meu quarto. Eu tinha decidido ler algumas partes da Bíblia, provavelmente por um vago sentimento de culpa - ou talvez porque eu estivesse tentando entrar na resolução de um Ano Novo.De qualquer forma, tropecei completamente por acidente neste verso:
“E sede cumpridores da palavra e não somente ouvintes, enganando-vos a vós mesmos” - Tiago 1:22
Bam! Eu cresci na igreja e eu era um ator importante na cena da escola dominical. Eu poderia responder a todas as perguntas. Eu sempre sabia o que a professora queria que eu dissesse e ficava feliz em fazê-lo. Mas era principalmente um espetáculo. Eu gostava de ser o "garoto bom" na igreja porque me chamava a atenção, não por causa de qualquer maturidade espiritual real.Quando li as palavras de Tiago na véspera de Ano Novo, no entanto, as coisas começaram a mudar. Eu estava convencido da minha hipocrisia e pecaminosidade. Comecei a desejar intimidade com Deus e uma verdadeira compreensão da Sua Palavra. É por isso que Tiago 1:22 é o primeiro versículo bíblico que memorizei por minha própria vontade. Eu não queria perder a grande verdade que encontrei, então me certifiquei de que estaria sempre comigo.Eu continuei memorizando porções da Bíblia desde aquele dia, e espero continuar fazendo isso durante toda a minha vida. Mais, penso que a memorização das Escrituras é uma prática que pode beneficiar todos os cristãos.Então, aqui estão três razões pelas quais eu acredito que memorizar as Escrituras é uma prática vital para todos os discípulos de Jesus Cristo.

É Ordenado

Para ser justo, não há versículos na Bíblia que dizem: "Tu memorizarás as palavras deste livro". Não tão diretamente assim, mas há várias passagens das Escrituras que oferecem uma diretriz clara para os leitores da Bíblia se tornarem memorizadores da Bíblia.Aqui estão alguns exemplos:
“Não se aparte da tua boca o livro desta lei, antes medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer conforme tudo quanto nele está escrito; porque então farás prosperar o teu caminho, e serás bem sucedido”. - Josué 1:8
“Ponde, pois, estas minhas palavras no vosso coração e na vossa alma; atá-las-eis por sinal na vossa mão, e elas vos serão por frontais entre os vossos olhos; e ensiná-las-eis a vossos filhos, falando delas sentados em vossas casas e andando pelo caminho, ao deitar-vos e ao levantar-vos”. Deuteronômio 11:18-19
“Mas Jesus lhe respondeu: Está escrito: Nem só de pão viverá o homem, mas de toda palavra que sai da boca de Deus” - Mateus 4:4
A esmagadora mensagem da Bíblia é que as Palavras de Deus são um bem inestimável para aqueles que a seguiriam. No entanto, não é suficiente para nós sabermos sobre as palavras de Deus - ou mesmo entendê-las.A Palavra de Deus precisa se tornar parte de quem somos.

É Prático

Há também um enorme benefício prático de memorizar trechos da Bíblia. Ou seja, nós carregamos esses versos da Bíblia conosco onde quer que vamos. Nós não podemos perdê-los. Mais importante, não podemos ignorá-los.É por isso que David escreveu:
“De todo o meu coração tenho te buscado; não me deixes desviar dos teus mandamentos. Escondi a tua palavra no meu coração, para não pecar contra ti” - Salmo 119:10-11
Mesmo em um mundo de smartphones e acesso instantâneo a informações, ainda há um enorme benefício em carregar as Palavras de Deus em nossas mentes e corações. Porquê? Porque mesmo quando tenho acesso ilimitado à Bíblia, não tenho motivação ilimitada. Quando passo por momentos difíceis, ou quando sou tentado a fazer algo fora do plano de Deus, nem sempre tenho a sabedoria ou a energia para buscar conselho das Escrituras.Mas isso não é um problema quando essas Escrituras são parte de mim. Através do ministério do Espírito Santo, esconder a Palavra de Deus em nossos corações faz com que essas Palavras nos encontrem e nos convençam quando mais precisamos delas.

É Mudança de Vida

A razão final pela qual devemos memorizar porções da Bíblia é que a Bíblia é diferente de qualquer outro livro. De fato, a Bíblia é muito mais do que um livro, ou até mesmo uma coleção de livros - a Bíblia é uma Palavra sobrenatural dada a nós pelo nosso Criador.
“Porque a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais cortante do que qualquer espada de dois gumes, e penetra até a divisão de alma e espírito, e de juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração” - Hebreus 4:12
A Palavra de Deus é viva. Por essa razão, é quase impossível incorporar essa Palavra em nossas mentes e corações sem sermos alterados por ela. O conteúdo da Bíblia não é informação estática - eles não são os mesmos tipos de palavras que encontramos em um livro de matemática ou ainda outro romance sobre vampiros adolescentes.Em vez disso, as palavras da Bíblia são poderosos catalisadores para a transformação. É por isso que Paulo ensinou que as Palavras da Escritura têm o poder de nos equipar para a difícil jornada de seguir a Cristo em um mundo hostil:
“A palavra de Cristo habite em vós ricamente, em toda a sabedoria" - (Colossenses 3:16).
Faça o compromisso de memorizar as Escrituras. Aprenda as passagens que mais o impactam e você nunca mais precisará ouvir alguém lhe dizer porque a memória das Escrituras é uma boa ideia. Você saberá.

Como Deus Move Seu Plano Adiante?

 

Como Deus Move Seu Plano Adiante?
Texto: Êxodo 1

Introdução: Como filho de Deus, você não está onde está por acaso. Deus o direcionou para onde você está ou Ele permitiu, por causa de suas próprias escolhas, estar onde você está.

E independentemente de onde você possa se encontrar esta noite, seja em um momento de prosperidade, um momento de perseguição, um período de prazer ou um período de dor, Deus não apenas sabe onde você está, mas quer usar suas circunstâncias para mover Seu plano adiante e trazer glória a Si mesmo. Isso é verdade na vida de crentes individuais, é verdade nas igrejas e era verdade na nação de Israel. Esta é uma das mensagens mais básicas do livro de Êxodo.

1. Antes de tudo, devemos reconhecer que Êxodo é um livro de teologia profunda.

2. Em segundo lugar, ao começarmos a estudar Êxodo, devemos entender que muito deste livro é classificado como narrativa histórica.

3. Finalmente, ao começarmos a estudar Êxodo, precisamos reconhecer que é uma continuação do livro de Gênesis.

Isso nos leva ao nosso texto, Êxodo, capítulo um. Eu chamaria sua atenção primeiro para quatro coisas específicas neste capítulo e então, no final, faremos várias observações com vistas à aplicação.

I. Deus Move Seu Plano Adiante Através do Passado

Há duas armadilhas que devemos evitar ao considerar nosso passado.

1. Primeiro, não devemos desconsiderar o passado – O passado demonstra como Deus trabalhará no futuro.

2. Em segundo lugar, não devemos ficar presos ao passado – o passado é um marco para o amanhã, não um poste para o ontem.

Deus move Seu plano adiante através da maneira como Ele trabalhou em nosso passado.

II. Deus Move Seu Plano Adiante Através de Sua Provisão. V. 1

- Observe aqui; novamente no versículo um, a palavra Egito.

- Sempre que ouvimos as palavras Israelitas e Egito juntos, somos tentados a pensar em seu cativeiro. Mas quando Deus enviou os israelitas ao Egito, não foi para eles serem perseguidos, mas para sua provisão.

III. Deus Move Seu Plano Adiante Através de Nossa Dor

- Para que possamos entender o impacto total do versículo 8, é necessário que entendamos algo sobre a história egípcia.

- Mas em meio às nossas dificuldades, quando somos tentados a temer aqueles que estão causando a dor, devemos lembrar que é a Deus que devemos temer. O que me leva ao meu próximo ponto….

IV. Deus Move Seu Plano Adiante Através de Nossa Obediência. V. 15-22

- Em meio às dificuldades, é fácil ser tentado a transigir. É fácil ser tentado a tentar apaziguar aqueles que estão causando nossa dor, mesmo quando sabemos que isso seria a coisa errada. Mas o que é necessário em tempos difíceis é a obediência constante, algo que Deus sempre abençoará.

- Há duas perguntas que devemos fazer à medida que procuramos aplicar esse ensinamento.

1. Primeiro, como isso se aplica a nós como indivíduos? Esta noite, Deus está chamando cada um de nós para olhar para o nosso passado, para ver tudo o que Ele fez por você e usar esse entendimento para apontar para o futuro. Você não está onde está por acaso. Deus quer mostrar a você como onde você esteve o preparou para onde Ele quer levá-lo.

2. Em segundo lugar, como isso se aplica a nós como igreja?

A FONTE DE TODA A BÊNÇÃO

 


Lucas 15:11-32  

 

Na parábola do “filho pródigo”, descobrimos algumas das características das bênçãos que Deus tem reservada para os seus filhos.

  • Bênção é resultado de:

 

1)   NUNCA SE AFASTAR DA CASA DO PAI.

(Vs.17-20) “E, caindo em si, disse: Quantos trabalhadores de meu pai têm abundância de pão, e eu aqui pereço de fome! Vou voltar para a casa do meu pai. Então saiu dali e voltou para a casa do pai. Quando o rapaz ainda estava longe de casa, o pai o avistou e se moveu de íntima compaixão, e, correndo o abraçou, e o beijou.”

  • O que recebemos na “Casa do Pai” não é encontrado em nenhum outro LUGAR.

 

2)   ASSUMIR A FALHA COMETIDA.

(V.21)  “E o filho lhe disse: Pai, pequei contra o céu e perante ti e já não sou digno de ser chamado teu filho. Me aceite como um dos seus trabalhadores.”

  • Quem é FILHO, nunca perde a condicão de FILHO.

 

3)   SEMPRE SERVIR AO PAI COM DEDICAÇÃO.

 (Vs.22-24) “E, o pai disse aos seus servos: “Depressa! Tragam a melhor roupa e vistam nele. Ponham um anel no dedo dele e sandálias nos seus pés. Também tragam e matem o bezerro gordo. Vamos começar a festejar porque este meu filho estava morto e reviveu; tinha-se perdido e foi achado.E começaram a alegrar-se.”

  • Quando servimos na casa do PAI  usufluimos  de bênçãos INCONTÁVEIS.

 

CONCLUSÃO: Com Deus recebemos:

 

a)   Uma ROUPA NOVA.

b)   Um ANEL NO DEDO.

c)    Uma NOVA SANDÁLIA.


https://www.prvitorhugomsa.com/a-fonte-de-toda-bencao

A ESPERANÇA VIVA


João 11:32-45  

 

A declaração de Maria ao ver o Senhor Jesus foi extraordinariamente maravilhosa: “Senhor, se tu estivesses aqui o meu irmão não teria morrido”(V.32 ).

  • A presença de Jesus Cristo faz:

 

1)   RENASCER A NOSSA ESPERANÇA.

(V. 32) “Maria chegou ao lugar onde Jesus estava e logo que o viu caiu aos pés dele e disse: Se o Senhor tivesse estado aqui, o meu irmão não teria morrido!”

2)   RENOVAR AS NOSSAS EXPECTATIVAS.

(Vs. 39,40) “Então, ordenou Jesus: Tirem a pedra! Marta, a irmã do morto, disse: Senhor, ele está cheirando mal, pois já faz quatro dias que foi sepultado! Jesus respondeu: Eu não lhe disse que, se você crer, você verá a revelação do poder glorioso de Deus?”

 

3)   RECUPERAR A NOSSA ALEGRIA.

 

(Vs. 41-43) “Então tiraram a pedra. Jesus olhou para o céu e disse: Pai, eu te agradeço porque me ouviste. Eu sei que sempre me ouves; mas eu estou dizendo isso por causa de toda esta gente que está aqui, para que eles creiam que tu me enviaste. Depois de dizer isso, clamou em alta voz: Lázaro, venha para fora!”

4)   REVIGORAR A NOSSA FÉ.

(Vs. 44,45) “Saiu aquele que estivera morto, tendo os pés e as mãos ligados com ataduras e o rosto envolto num lenço. Então, lhes ordenou Jesus: Desatai-o e deixai-o ir. Muitas pessoas que tinham ido visitar Maria viram o que Jesus tinha feito e creram nele.”

 

CONCLUSÃO: Ainda há esperança para você!!!

 

a)   Creia no PODER de CRISTO.

b)   Submeta-se à VONTADE de DEUS.

c)    Viva para a GLÓRIA do SENHOR.


https://www.prvitorhugomsa.com/a-esperanca-viva

A BÍBLIA NA FAMÍLIA

 


Provérbios 14: 26,27 e Outras Passagens

 

O desafio de voltar para a Bíblia como orientadora para a sociedade e para a família, é a ação positiva que podemos adotar neste tempo e neste mundo cheio de dúvidas e posicionamentos contraditórios.

 

  • No temor do Senhor encontramos:

 

1)  UM FORTE AMPARO PARA A VIDA.

 

(Vs. 26a) “No temor do Senhor, tem o homem forte amparo...”

 

  • Temor a Deus = Reverenciá-lo, reconhecendo-O cono Senhor de todas as coisas, inclusive da família

 

2)  UM AUTÊNTICO REFÚGIO PARA A FAMÍLIA.

 

(Vs. 26b)  “...e isso é refúgio para a sua família.”

 

  • Refúgio = Segurança

 

3)  A FONTE ETERNA DE SALVAÇÃO.

 

(Vs. 27)  “O temor do Senhor é fonte de vida para evitar os laços da morte.”

 

  • Todos os dias somos ameaçados com verdadeiros “laços de morte.”


https://www.prvitorhugomsa.com/a-biblia-na-familia

A ÚLTIMA TROMBETA TOCARÁ

 

Mateus 24:29 - 31 e Outras Passagens

 

Na cidade de Chicago – EUA, existe um relógio, controlado por um grupo de 16 cientistas, ganhadores do Prêmio Nobel, que se propõe a medir a contagem regressiva para o fim do mundo.

 

  • Em 1972 – O relógio estava à 12 minutos da “zero hora”.

  • Em 1990 – O relógio marcava  8 minutos para a “zero hora”.

  • Em 2001 – O relógio passou a marcar  6 minutos para a “zero hora”.

  • Hoje – O relógio está a menos de  5 minutos da “zero hora”.

 

  • Independentemente das correntes teológicas: Pré-Milenista/ A-Milenista/ Pós-Milenista = Apocalipse – Livro das Revelações = Escatologia – Estudo das últimas coisas

  • A Figura da “última trombeta” revela:

 

1)  O  PODER EXTRAORDINÁRIO DE DEUS.

 

(I Cor. 15:52) “Num abrir e fechar de olhos, quando tocar a última trombeta. Ela tocará, os mortos ressuscitarão como seres imortais, e todos nós seremos transformados.”

 

  • Somente Deus sabe o tempo certo = Gr. “Kairos”

 

2)  O CONTROLE  ABSOLUTO DE DEUS.

 

(Mateus 24:31)  “A grande trombeta tocará, e ele mandará os seus anjos para os quatro cantos da terra. E os anjos reunirão os escolhidos de Deus de um lado do mundo até o outro.”

 

  • Deus reconhecerá todos os seus filhos.

 

3)  O COMANDO TOTAL DE DEUS.

 

(I Tess. 4:16)  “Porque haverá o grito de comando, e a voz do arcanjo, e o som da trombeta de Deus, e então o próprio Senhor descerá do céu.”

 

  • Nada poderá interferir na ação de Deus.

 

CONCLUSÃO: Deus cumprirá o seu plano!!!

 

(Apocalipse 11:15) “Então o sétimo anjo tocou a sua trombeta, e houve no céu vozes fortes, que diziam: "O poder para governar o mundo pertence agora a Deus, o nosso Senhor, e ao Messias que ele escolheu. E o Messias reinará para todo o sempre!”


https://www.prvitorhugomsa.com/a-ultima-trombeta-tocara

CONHEÇA DEUS COMO PAI

 

Texto Bíblico –I João 3: 1-3

Como “Filhos de Deus” devemos ser identificados e experimentamos as bênçãos, que não podem ser comparadas a nada neste mundo.

 

O que representa ser “Filho de Deus” ???

1)     EXPERIMENTAR NA VIDA O  AMOR DE DEUS.

 (V. 1a)“Vejam como é grande o amor do Pai por nós! O seu amor é tão grande, que somos chamados de filhos de Deus e somos, de fato, seus filhos.”

2)  VIVER UMA AUTÊNTICA ALEGRIA.

(I Pedro 1:9) “Vocês têm essa alegria porque receberam a sua salvação, que é o resultado da fé que possuem.”

(I Pedro 1:8) “Vocês o amam, mesmo sem o terem visto, e crêem nele, mesmo que não o estejam vendo agora. Assim vocês se alegram com uma alegria tão grande e gloriosa, que as palavras não podem descrever.”

  • A ALEGRIA do “Filho de Deus” não é  MAQUIADA.

 

3)    CULTIVAR UMA FÉ  VITORIOSA.

(I João 5:4) “Porque todo filho de Deus pode vencer o mundo; e esta é a vitória que vence o mundo: a nossa fé.”

 4)   TER GARANTIDA A CONQUISTA FINAL.

(Vs. 2,3) “Meus queridos, agora nós somos filhos de Deus, mas ainda não sabemos o que vamos ser. Porém sabemos isto: Quando Cristo aparecer, ficaremos parecidos com ele, pois o veremos como ele realmente é. E todo aquele que tem essa esperança em Cristo purifica-se a si mesmo, assim como Cristo é puro.”

 CONCLUSÃO: A minha vida, como “filho do Pai” , deve se basear:

a)     No  COMPROMISSO com Deus.

b)     Na  PALAVRA da Verdade.

c)     Na  ORAÇÃO fervorosa.


https://www.prvitorhugomsa.com/conheca-deus-como-pai

A ÁGUA DA VIDA

 


João 4:3-15  

A composição da água tem a seguinte fórmula: “H 2 O”, isto é: Hidrogênio duas vezes e Oxigênio. Qualquer estudante de primeiro grau, sabe disso na ponta da língua. Para quem está com sede, não adianta refrigerante, vinho, leite, refresco ou qualquer outra bebida, somente água.

 Quando experimentamos Cristo, como a água da vida:

 1)      SOMOS SURPREENDIDOS EM NOSSAS EXPECTATIVAS.

 (Vs. 6-10) “Ali ficava o poço de Jacó. Era mais ou menos meio-dia quando Jesus, cansado da viagem, sentou-se perto do poço. Nisto, veio uma mulher samaritana tirar água. Disse-lhe Jesus: Dá-me de beber.  A mulher respondeu: O senhor é judeu, e eu sou samaritana. Então como é que o senhor me pede água? Então Jesus disse: Se você soubesse o que Deus pode dar e quem é que está lhe pedindo água, você pediria, e ele lhe daria a água da vida.”

O poço de Jacó tinha cerca de 30 metros de profundidade e era de suma importância para o sustento da vida física do povo daquela região, há muitos e muitos anos.

 Quem não CONHECE água purificada, se contenta com água SALOBRA.

 2)      SOMOS ATENDIDOS EM NOSSAS NECESSIDADES. 

(Vs. 12-14) “Nosso antepassado Jacó nos deu este poço. Ele, os seus filhos e os seus animais beberam água daqui. Será que o senhor é mais importante do que Jacó?  Então Jesus disse: Quem beber desta água terá sede de novo, mas aquele que beber da água que eu lhe der nunca mais terá sede. Porque a água que eu lhe der se tornará nele uma fonte de água que dará vida eterna.”

Na esfera ESPIRITUAL, somente Cristo SATISFAZ completamente.

3)      SOMOS SACIADOS PARA TODA ETERNIDADE.

 (Vs. 15-19)  Disse-lhe a mulher: Senhor, dá-me dessa água, para que não mais tenha sede e não venha aqui tirá-la.Disse Jesus a mulher: Vai, chama teu marido e vem cá; ao que lhe respondeu a mulher: Não tenho marido. Replicou-lhe Jesus: Bem disseste, não tenho marido; porque cinco maridos já tiveste, e esse que agora tens não é teu marido; isto disseste com verdade.  A mulher respondeu: Senhor, agora eu sei que tu és um profeta!”

Quando PROVAMOS de Cristo, descobrimos a verdadeira FONTE DA VIDA.

CONCLUSÃO: Uma oportunidade sem igual na sua vida.

“O Espírito e a igreja dizem: Vem! Aquele que ouve, diga: Vem! Aquele que tem sede venha, e quem quiser receba de graça a água da vida” (Apc.22:17).


https://www.prvitorhugomsa.com/a-agua-da-vida