30 novembro 2021

Quando o Forte se Torna Fraco

Texto: Lucas 7:11-23

Introdução: Alguns crentes são fortes na fé, enquanto alguns são fracos. No entanto, mesmo o mais forte na fé pode e vai ter momentos de fraqueza.

A Bíblia nos adverte: "Aquele, pois, que cuida estar em pé olhe que não caia" (I Coríntios 10:12) Cada um de nós, não importa o quão forte na fé somos; podemos cair em momentos de fraqueza. É por isso que temos de nos proteger contra esses tempos e estar disposto a se aproximar de Cristo e crescer na fé. Vamos aprender com a vida de João Batista.

I. A grandeza de João.

A. Na descrição do anjo. (Lucas 1:15).
B. No ventre de sua mãe. (Lucas 1:39-44)
C. Na sua infância. (Lucas 1:5-6)
D. Em seu propósito. (Lucas 1:16-17)
E. Em sua pregação. (Lucas 3:7-8, 18-19)
F. Em sua exaltação de Cristo. (João 1:29; 3:30)
G. Na forma como o Senhor falou dele. (Lucas 7:28;. Mateus 11:11)
H. Na sua morte. (Mateus 14:1-12 cf 11:13-14;. 17:12)

II. A fraqueza de João.

A. O momento de fraqueza João.
1. Na opinião de um dos maiores milagres de Jesus. (Lucas 7:11-18).
2. Comparar Elias após sua vitória sobre os profetas de Baal, correndo para salvar sua vida da rainha Jezabel. (I Reis 19:1-4).
B. A gravidade da fraqueza de João. (Lucas 7:19)

III. A cura para a fraqueza de João.

A. As palavras e as obras de Cristo. (Lucas 7:20-22)
B. A repreensão e admoestação de Cristo. (Lucas 7:23)
 

Conclusão: Em nossos momentos de grande sucesso e prosperidade, somos propensos a esquecer das nossas fraquezas e perder o equilíbrio espiritual. Você está protegido hoje contra os tempos de pouca fé? Você está constantemente questionando o cumprimento da vontade de Deus para sua vida? Você está preocupado que sua vida tem sido desperdiçada a serviço de Cristo? Se sim, coloque-se sob a audição da palavra de Deus e permita que Ele construa a sua fé no que Ele tem feito.

Pr  Aldenir Araújo

Andar no Espírito


Texto: Gálatas 5:16

Introdução: Muitos crentes vão toda a sua vida cristã e nunca entendem a necessidade da presença e a obra do Espírito Santo.
No entanto, sem o Espírito Santo, você e eu simplesmente não podemos levar uma vida piedosa. É Sua graça que nos capacita a resistir ao pecado e obedecer ao Pai.

O Espírito nos ajuda a interpretar a Escritura e também na comunhão com o Senhor. Sem Ele, ninguém pode ter uma vida cristã verdadeiramente fecunda e vitoriosa.

I. Quem é o Espírito Santo?

A. Um membro da Trindade (Mateus 28:19, Atos 5:3-4)
B. Criador (Gênesis 1:2, 26; Jó 33:4)
C. Uma pessoa, não uma força impessoal (João 14:16-17, 26)

II. O que o Espírito Santo faz em nossas vidas?

A. Ensina e nos faz lembrar o que aprendemos (João 14:26)

B. Procura testemunhar sobre Jesus ao invés de si mesmo (João 15:26)C. Convence-nos do pecado, da justiça e do juízo (João 16:8-13)

D. Nos guia em toda a verdade (João 16:13)
E. Glorifica a Cristo (João 16:14)
F. Mora dentro de cada crente (Romanos 8:11)
G. Revela os planos do Senhor para nós (Romanos 8:14)
H. Assegura-nos que somos filhos de Deus (Romanos 8:15-16)
I. Equipa-nos com dons espirituais (I Coríntios. 12:4, 7-8)
J. Dá poder, especialmente para o evangelismo (Atos 1:7-8)
K. Intercede por nós (Romanos 8:26)
L. Sela nossa salvação (Efésios 1:13)

III. O que significa andar no Espírito?

A. Esta frase significa viver cada momento dependente do Espírito Santo, sensível à Sua voz, e obediente a Ele.

B. Quando o Espírito fala ao seu coração, obedeça imediatamente. Obediência atrasada é desobediência.

C. Às vezes torna-se claro por que o Espírito Santo nos direciona para um lado e não para outro. Outras vezes, nós podemos nunca saber o porquê. No entanto, o homem sábio vai obedecer a sua voz. Ele o Espírito Santo conhece todas as coisas, incluindo o futuro, e sua orientação é sempre para nosso benefício.

IV. Como podemos vencer a batalha espiritual?

A. O Espírito Santo irá equipar-nos a viver uma vida piedosa, se nos concentrarmos nele. Romanos 8:5 diz: "Porque os que se inclinam para a carne cogitam das coisas da carne; mas os que se inclinam para o Espírito, das coisas do Espírito"

B. Os crentes têm três inimigos: o mundo, a carne e o diabo. O Diabo não pode fazer os filhos de Deus fazer alguma coisa. Ele pode tentar-nos e certamente tentará fazê-lo. Mas podemos resistir ao pecado, permitindo que o poder do Espírito trabalhe através de nós.

C. A batalha espiritual ocorre em duas frentes: em nossas mentes e em nosso comportamento. A mente governa como falamos, agimos e lidamos com situações diferentes. Se perdermos a batalha em uma frente, vamos também perdê-la na outra.

D. Devemos ajustar as nossas mentes em obediência a Deus. Então, podemos vencer a batalha contra o pecado. O Espírito vai falar aos nossos corações para nos avisar quando tropeçarmos em algo errado. Nesse momento, devemos escolher obedecer.

E. A Escritura refere-se à importância de estar mentalmente preparado para a batalha espiritual. I Pedro 1:13 diz: "Prepare sua mente para a ação", e Colossenses 3:2 diz: "Pensai nas coisas de cima, não nas coisas que estão na terra"

F. Fixar nossa mente nas coisas espirituais deve ser feito diariamente. Todas as manhãs, se entregue a Deus e peça a Ele para lhe dar força e orientação para o dia.

G. Sem Ele, somos insuficientes para fazer qualquer coisa de valor real. Com ele, podemos experimentar a vitória espiritual, não importa o quão fraco ou insignificante nos sentimos.
 

Conclusão: Você quer viver com a verdadeira paz, contentamento e alegria na vida? Você quer ter o poder para vencer a tentação e perseverar na adversidade? Este tipo de vida vitoriosa só é encontrado através da rendição total e obediência ao Espírito Santo. Pense nas coisas de Deus, e confie no Espírito que habita, orienta, habilita e capacita-o a obedecer a Sua voz. Quando nos mantemos sensíveis a orientação do Espírito, dependemos dele totalmente, e obedecemos, nós experimentamos a vida no seu melhor

Pr Aldenir Araújo

O Comprometimento da Visão Espiritual

Texto: Provérbios 29:18

Não havendo visão [nenhuma revelação redentora de Deus] o povo perece; porém o que guarda a lei, [de Deus, que inclui a do homem] esse é bem-aventurado (feliz, afortunado e bem sucedido) Provérbios 29:18 (Bíblia literal do texto tradicional anotada)Provérbios 29:18 tem sido frequentemente usado para referir-se as consequências de não olhar para além das circunstâncias do momento, muitas vezes, aplicando este texto para nação, situações pessoais, igrejas locais, e etc. Ninguém questionaria que tais aplicações podem justificadamente ser aplicadas de forma alternativa ou secundária.


Mas, no contexto bíblico diz respeito às consequências da falta de visão espiritual em relação com a revelação redentora de Deus. É sobre esta deficiência da visão espiritual ou o comprometimento dessa visão, que vamos abordar hoje. Estamos todos familiarizados com cataratas que afetam os olhos físicos. Vamos usar esta analogia na mensagem de hoje.

[A catarata é uma patologia dos olhos que consiste na opacidade parcial ou total do cristalino ou de sua cápsula. Pode ser desencadeada por vários fatores, como traumatismo, idade, Diabetes mellitus, uveítes, uso de medicamentos, etc.. Tipicamente apresenta-se como embaçamento visual progressivo que pode levar a cegueira ou visão subnormal]

A mensagem do poder redentor do Sangue de Nosso Senhor Jesus Cristo é pregada por toda a terra através de nossos púlpitos, TV, rádio, livros, folhetos, etc..


Então, porque a visão espiritual de tantos está prejudicada?

I. Algumas razões pelas quais o comprometimento da visão espiritual existe:

A. As “cataratas” espirituais das prioridades equivocadas. Isso acontece quando nós não "buscamos primeiro o reino de Deus e Sua justiça" Mateus 6:33.
B. Pode ser a "catarata" dos prazeres mundanos: Paulo escreveu: "Demas me abandonou, tendo amado o mundo presente" (2 Timóteo 4:10)
C. Pode ser a "catarata" do reconhecimento mundano: Jesus disse: "GUARDAI-VOS de fazer a vossa esmola diante dos homens, para serdes vistos por eles; aliás, não tereis galardão junto de vosso Pai, que [está] nos céus". Mateus 6:1
D. Pode ser a "catarata" do ganho mundano. "Para que aproveita ao homem se ganhar o mundo inteiro e perder sua própria alma" Mateus 16:26  

II. Áreas de visão espiritual em que precisamos ver claramente:

A. Nossa visão interna:
Todos nós já ouvimos dizer que devemos tentar nos ver como os outros nos veem, mas o que realmente precisamos fazer é ver a nós mesmos como Deus nos vê! A Bíblia diz: "... o homem olha para a aparência, mas o Senhor olha o coração" 1 Samuel 16:7
B. Nossa visão vertical:
Passamos tanto tempo procurando em torno de nós que não encontramos tempo para olhar para cima! Isaías disse: "No ano em que morreu o rei Uzias, eu vi também ao Senhor assentado sobre um alto e sublime trono; e a cauda do seu [manto] enchia o templo" Isaías 6:1.
C. Nossa visão horizontal:
Precisamos ver a humanidade em sua necessidade de salvação, a sua necessidade de comunhão com Deus e Sua igreja, e as suas necessidades materiais. Tiago escreveu: "E, se o irmão ou a irmã estiverem nus, e tiverem falta de mantimento quotidiano, E algum de vós lhes disser: Ide em paz, aquentai-vos, e fartai-vos; e não lhes derdes as coisas necessárias para o corpo, que proveito virá daí? Assim também a fé, se não tiver as obras, é morta em si mesma” Tiago 2:15-17
D. Nossa visão periférica:
Paulo admoestou Timóteo para "estar atento em todas as coisas" (2 Timóteo 4:5) Pedro acrescenta uma advertência a mais para os "eleitos" (1 Pedro 1:2) que pertence à este aspecto de nossa visão espiritual. "Sede sóbrios; vigiai; porque o diabo, vosso adversário, anda em derredor, bramando como leão, buscando a quem possa tragar" (1 Pedro 5:8)

III. A consequência da visão espiritual prejudicada:

A. "O povo perece" Caim perguntou a Deus: "sou eu o guardião de meu irmão" (Gênesis 4:9) Para o cristão, a resposta é um sonoro "Sim, nós somos!" (Marcos 16:15)

 Pr  Aldenir Araújo

Fé Incrível na Provisão de Deus

Texto: Marcos 7:24-30

Introdução: Nesta passagem, Jesus é abordado por uma mulher que está em uma situação desesperadora. Ela precisa de algo em sua vida. Ela vai ao Senhor; e como ela faz? Ela não está pedindo uma "refeição completa", ela está apenas pedindo; "migalhas."

Ela está pedindo a Jesus que de alguma forma se mova em sua situação.

Como ela faz? Vejamos:

I. Um pedido desesperado. V. 25-26.

A. Ela veio
B. Ela chorou
C. Ela se humilhou
D. Ela rogou

II. A determinação contínua. V. 27-28.

Ela superou diversos obstáculos para pedir a Jesus por socorro, ela superou as barreiras da:
A. Raça
B. Religião
C. Rejeição

III. Uma recompensa rara. V. 29-30.

A. Jesus respondeu à sua fé.

B. Jesus recompensou sua fé.

Pr Aldenir Araújo

Como as Circunstâncias da Vida tem Afetado Você?

Texto: I Reis 19:1-4

Introdução: Elias foi um homem que enfrentou muitas provações. Ele realizou muitos milagres, e Deus abençoou seu ministério. Mas aqui o encontramos sentado debaixo de um zimbro pedindo para morrer, porque uma mulher está louca com ele.

Através de sua vida e exemplo, eu vejo algumas coisas que parecem ser tão verdadeiras para nós também. As mesmas coisas que leva o grande profeta a dúvida e ao desagrado são as mesmas coisas que muitas vezes nos levam para baixo também. Observe:

I. Foi uma pequena provação que o levou a desistir

Ele havia enfrentado muitas grandes provações e, através de todas elas ele tinha guardado a fé. Ele foi fiel através da:
A. Experiência do ribeiro. Cap. 17
B. Experiência da cova. Cap. 18
C. Experiência do fogo. Cap. 18:20
Mas agora ele estava correndo de uma mulher. Ele não estava assustado com 450 profetas de Baal ou a congregação de Israel. O rei não o intimidou, mas essa mulher Jezabel o levou a implorar para morrer! Mais frequentemente do que você imagina, são as pequenas provações da vida que leva as pessoas a desistir. Cânticos 2:15 disse que não são as raposas grandes, mas as pequeninas que destroem as vinhas.

II. Foi uma provação de palavras não de obras que fez ele dizer: "Eu desisto!"ezabel nunca tocou nele, mas ele estava agindo como se sua vida estivesse acabada. Lembre-se que Jesus disse, " Bem-aventurados os que são perseguidos por causa da justiça, porque deles é o reino dos céus. Bem-aventurados sois vós, quando vos injuriarem e perseguiram e, mentindo, disserem todo mal contra vós por minha causa. Alegrai-vos e exultai, porque é grande o vosso galardão nos céus; porque assim perseguiram aos profetas que foram antes de vós" (Mateus 5:10-12). Paulo prometeu em II Timóteo 3:12 que, “na verdade todos os que querem viver piamente em Cristo Jesus padecerão perseguições”  Além disso, Jesus nos disse na parábola do semeador que algumas sementes que caem em solo pedregoso. É semelhante ao cristão que, quando ele caiu em tribulação por causa da palavra, ficou pelo caminho.

III. Foi uma provação ampliada pela visão distorcida de Elias

Ele pensou que ele era a única pessoa que estava bem com Deus, portanto, não valia a pena para ele viver também. Mas não importa se ninguém vive para Deus ou não, devemos determinar a viver bem de qualquer forma.

Ele estava mais preocupado com a aprovação de Jezabel do que a vontade de Deus!

Observe isso, não importa o quão pequena é a provação ou quão tola a sua reação, Jesus se importa!
1. Deus enviou anjos para Elias com pães e botija de água: v. 5-8
2. Mateus 17, Pedro não tinha dinheiro suficiente para pagar os impostos, mas Jesus o viu em sua provação aparentemente pequena, e enviou-lhe um peixe com o dinheiro dos impostos em sua boca!
3. Marcos 4, os discípulos tremiam enquanto Jesus dormia! Eles lhe perguntaram se ele não se importava, mas ele acalmou os ventos e as ondas!

Sim, ele se importa. Eu sei que Ele se importa!

Conclusão: Como as circunstâncias da vida tem afetado você? Independentemente de quão pequena uma provação seja, se ela tem dificultado a sua adoração ou perturbado a sua mente, apresenta a Jesus em oração.

Pr  Aldenir Araújo

Não Julgue um Livro Pela Capa

 Texto: Tiago 1:9-11, 2:1-13


Introdução: Você não pode julgar um livro pela capa.

Você não sabe o que está dentro de uma pessoa pelo que parece.Muitas pessoas tomam a sua decisão acerca de uma pessoa baseado em...

I. A Capa

Aqui estão algumas das capas que as pessoas usam:

1. Aparência. A beleza é tudo em nosso mundo. Se você é bonito, você está feito. Nós julgamos as pessoas pela aparência, como elas se parecem e como se vestem.

2. Descendência. Nós julgamos as pessoas de acordo com a sua raça, sua nacionalidade, e os seus antecedentes étnicos.

3. Idade. Você é muito jovem ou muito velho.

4. Realização. Nossa sociedade adora vencedores e os perdedores... esquece. Sucesso e status são palavras-chave.

5. Riqueza. Nós julgamos as pessoas pela sua riqueza e status econômico.Que atitude você tem com as pessoas que ganham mais dinheiro do que você?

Que atitude você tem com as pessoas que ganham menos dinheiro do que você?Tiago 1:9-11 "Mas glorie-se o irmão abatido na sua exaltação, e o rico, em seu abatimento, porque ele passará como a flor da erva. Porque sai o sol com ardor, e a erva seca, e a sua flor cai, e a formosa aparência do seu aspecto perece; assim se murchará também o rico em seus caminhos"

II. A Imagem

Tiago nos dá um retrato do que se parece com favoritismo em uma igreja.

Tiago 2:2-4 “Porque, se no vosso ajuntamento entrar algum homem com anel de ouro no dedo, com trajes preciosos, e entrar também algum pobre com sórdido traje, e atentardes para o que traz o traje precioso, e lhe disserdes: Assenta-te tu aqui num lugar de honra, e disserdes ao pobre: Tu, fica aí em pé, ou assenta-te abaixo do meu estrado, Porventura não fizestes distinção entre vós mesmos, e não vos fizestes juízes de maus pensamentos?”

O favoritismo é ...

1. Incoerente com o caráter de Deus. Tiago 2:1 “Meus irmãos, não tenhais a fé de nosso Senhor Jesus Cristo, Senhor da glória, em acepção de pessoas”
Se você quer ser como Jesus, você não pode ter favoritismo. Deus ama todo mundo. Se há um lugar no mundo onde não deve haver qualquer tipo de discriminação, deve ser na igreja. Existe discriminação em todo o mundo, mas há um lugar não importa quem você é ou o que você tem, você é bem-vindo.
2. Inconsistente com os métodos de Deus. Tiago 2:5 “Ouvi, meus amados irmãos: Porventura não escolheu Deus aos pobres deste mundo para serem ricos na fé, e herdeiros do reino que prometeu aos que o amam?”O favoritismo não é razoável. Isso não faz sentido. Tiago diz que Deus escolheu os pobres. Ele não está dizendo que é bom ser pobre e ruim ser rico. Ele não está dizendo que só os pobres serão salvos. Todo mundo neste lugar é rico em comparação com a maioria do mundo, mas isso não faz a menor diferença para Deus. Você não está contente que Deus não verifica sua carteira antes de salvá-lo? Você não está feliz porque a sua salvação não é baseada em sua conta poupança?Porventura não blasfemam eles o bom nome que sobre vós foi invocado?
3. Incoerente com as ações das pessoas. Tiago 2:6-7 “Mas vós desonrastes o pobre. Porventura não vos oprimem os ricos, e não vos arrastam aos tribunais?
Porventura não blasfemam eles o bom nome que sobre vós foi invocado?”Tiago foi escrito numa época em que dos pobres eram cobrados excessivo interesse, mesmo para as necessidades básicas da vida. Era a classe alta que estavam perseguindo os cristãos. Tiago diz: "Por que vocês estão preocupados em impressioná-los. Eles certamente não estão preocupados com impressionante vocês".

Essas mesmas pessoas que eles estavam tentando impressionar estavam tirando sarro de sua fé em Jesus Cristo, mas eles ignoravam isso. Por que eles faziam isso? Porque o favoritismo ignora o pecado, a fim de beneficiar a nível material ou apenas para ser socialmente aceitável.

4. Incoerente com as Escrituras. Tiago 2:8-11 “Todavia, se cumprirdes, conforme a Escritura, a lei real: Amarás a teu próximo como a ti mesmo, bem fazeis. Mas, se fazeis acepção de pessoas, cometeis pecado, e sois redargüidos pela lei como transgressores. Porque qualquer que guardar toda a lei, e tropeçar em um só ponto, tornou-se culpado de todos. Porque aquele que disse: Não cometerás adultério, também disse: Não matarás. Se tu pois não cometeres adultério, mas matares, estás feito transgressor da lei.”

Tiago repete o padrão de Deus nas Escrituras, "Ama o teu próximo como a ti mesmo."
1 João 4:20 “Se alguém diz: Eu amo a Deus, e odeia a seu irmão, é mentiroso. Pois quem não ama a seu irmão, ao qual viu, como pode amar a Deus, a quem não viu?”

O modo como eu me relaciono com você prova o quanto eu amo a Deus. Poucos de nós sabem como amar incondicionalmente. No versículo 9, Tiago diz que não é o tipo de pecado que designa um pecador. Mas, o que viola qualquer mandamento de Deus.

Quantas leis você tem que quebrar para ser um criminoso? Uma. Quantos crimes você precisa cometer para tornar-se um criminoso? Um.

III. O conteúdo

Tiago termina esta seção, mostrando-nos como ver a pessoa verdadeira e evitar essa armadilha de julgar um livro pela capa.

Tiago 2:12-13 “Assim falai, e assim procedei, como devendo ser julgados pela lei da liberdade. Porque o juízo será sem misericórdia sobre aquele que não fez misericórdia; e a misericórdia triunfa do juízo.”

1. Deixe a Bíblia ser seu padrão.
2. Deixe que o amor seja a tua lei.
3. Deixe que a misericórdia seja a sua mensagem.

Conclusão: Como podemos ter uma igreja em crescimento e uma igreja que as pessoas querem voltar? Sermos uma igreja que ama as pessoas. É o amor que atrai as pessoas. Você não discute com pessoas sobre o céu. Você os ama, para o céu.

Como você os ama para o céu?

1. Aceite as pessoas. Não podemos ser uma igreja cheia de esnobes espirituais. Você conhece, o versículo do argueiro no olho do seu irmão quando você tem uma trave no seu. Não devemos amar o pecado, mas devemos amar o pecador.

2. Apreciar as pessoas. Filipenses 2:3-4 “Nada façais por contenda ou por vanglória, mas por humildade; cada um considere os outros superiores a si mesmo. Não atente cada um para o que é propriamente seu, mas cada qual também para o que é dos outros.”

3. Firmar as pessoas. Dar às pessoas um elevador sempre que puder. Quando as pessoas tropeçar, não criticar, simpatizar. Seja um encorajador, e, não um reclamador.

Você pode incentivar as pessoas apenas sorrindo para elas. Você só tem uma oportunidade de causar uma primeira impressão. Dê um aperto de mão de boas-vindas, com um sorriso.

O que Deus está dizendo em Tiago? A Igreja que aceita, valoriza e firma o povo é a Igreja que Deus abençoa. Absolutamente nada pode parar a igreja que está cheia de amor. E isso não acontece por acaso.

Exige um esforço total de cada um de nós. Todo mundo precisa contribuir para a atmosfera da igreja.
Deixe-me lhe fazer uma pergunta difícil. "Será que as pessoas voltam a igreja por causa de você?" Juntos temos que fazer um compromisso de que esta igreja receberá as pessoas incondicionalmente. Nós não esperamos que as pessoas se comportem como crentes até que se tornem crentes. Quero que nossa igreja tem uma reputação de amor. Nada pode parar uma igreja amorosa. Talvez você seja um convidado ou se esta for sua primeira vez. És tão bem-vindo como um dos membros fundador desta igreja.

Não importa o que você veste ou o seu estatuto econômico, ou se você foi casado uma vez, ou se nunca se casou, ou se foi casado dez vezes. Não importa se você discordar de mim na interpretação da segunda vinda de Cristo.

Você é bem-vindo aqui. Não importa qual a cor da raça que você é. Jesus Cristo rompe todas as barreiras. Somos todos iguais aos olhos de Deus. Deus quer conhecê-Lo.

Pr  Aldenir Araújo

Um Pequeno Rapaz, um Pequeno Lanche, e um Grande Milagre

Texto: João 6:1-13

Introdução: A passagem começa com "Depois destas coisas..." Isso parece ser uma maneira estranha de começar uma história... dizendo depois. Então, ele levanta a questão, depois do que coisas?

* Depois destas coisas: Foi depois que João Batista tinha sido preso por pregar contra o adultério de Herodes em tomar a esposa de seu irmão. Foi depois que Herodias mandou a filha fazer uma dança lasciva para Herodes como presente de aniversário. Foi depois que Herodes, no calor do seu desejo, prometeu a ela tudo que ela solicitasse, até metade do reino. Foi depois que Herodias aconselhou-a a pedir como presente a cabeça de João Batista, que havia pregado contra o adultério e que deveria ser trazida para ela em um prato. Foi depois que João foi sepultado pelos discípulos de Jesus, de acordo com relato de Mateus em Mateus 14:12.

 Então, quando os discípulos disseram a Jesus sobre ele, ele os levou para um tempo de luto e oração.*

 Por causa de seus milagres: v 2, a multidão o seguiu. Muitos só queriam vê-lo realizar algum truque. Alguns procuraram ajuda para sua situação. Outros só queriam saber qual era a verdade sobre este homem de quem tanto ouvira falar. E eles o seguiram.

* Jesus subiu ao monte: V. 3, ele e seus discípulos iam lá para ficar sozinhos, considerando as circunstâncias. Eles estavam fracos, exaustos, desanimados, e provavelmente com medo. Herodes já tinha comparado Jesus a João Batista. Muitos deles eram discípulos de João antes de seguir a Jesus pelo caminho. Quem seria o próximo? Será que a espada de Herodes os buscava? O que seria de suas vidas, ministérios, e as famílias? Eles não tinham nenhum desejo de ministrar, neste momento. Eles simplesmente queriam ficar sozinho para resolver as coisas.


Mas... no meio de todo esse tumulto e confusão, Jesus levanta os olhos e vê uma grande multidão. Ele pergunta a Filipe onde se pode obter algo que lhes dê de comer (v. 5). Em Mateus 14:15 os discípulos disseram ao Senhor que despedisse a multidão, mas ele mandou dar-lhes algo para comer. Eles não tinham nenhum dinheiro, e se tivessem, onde iriam comprar? Eles não tinham os meios para atender a necessidade. Quando se começa a fazer uma coleta, André oferece a sua descoberta de cinco pães e dois peixinhos que um rapaz tinha. Ele sabia que não seria suficiente, mas era como se ele achasse que se todos os discípulos recolhessem um pouco, eles poderiam ter o suficiente para sobreviver. Mas tudo o que Jesus precisava era de um garotinho com um pequeno lanche para fazer um grande milagre.

Nesse relato, vemos o Senhor Magnificado, os pães multiplicados, e o rapaz mistificado, ou você poderia dizer que vemos o Senhor mostrar, os pães multiplicados, e o moço encantado. Embora muito tenha sido pregado sobre o Senhor e os pães a partir desta passagem, quero me concentrar no rapaz.

Como foi que um menino com um pouco de pão e alguns peixinhos foi capaz de fazer parte de um grande milagre? Foi tão grande que é um dos poucos registrados em todos os quatro Evangelhos. O que ele fez para estar em um lugar de bênção, é uma lição para todos nós.

I. Ele seguiu a pessoa certa.

Mateus 14:13, "seguiram-no de todas as cidades..."

E este menino seguiu também. Mas, ele não era apenas um seguidor, ele acompanhou a pessoa certa.

A. Se ele tivesse seguido um discípulo... que não queria alimentá-los. Eles queriam apenas despedi-los. Eram escassos os recursos.
B. Se ele tivesse seguido Herodes... Ele poderia ter sua cabeça cortada.
C. Se ele tivesse seguido a multidão... Ele teria passado fome como teria todo o resto.
D. Mas ele seguiu Jesus Deus o usou ele e seu peixe para um grande milagre.

Os discípulos pensavam que não tinham recursos para alimentar o povo. Eles achavam que não tinha forças para ministrar às pessoas. Eles não esperavam que Deus fosse fazer alguma coisa para as pessoas, mas Jesus pegou um rapazinho com um pequeno lanche e realizou um grande milagre. Nós nos perguntamos por que, como se, mas só temos de seguir a pessoa certa, e quando você se sentir menos capaz de ministrar a outra pessoa pode ser quando Deus te usara da melhor forma.  

II. Ele estava em comunhão com as pessoas certas.

Pense na multidão que estava reunida naquele dia. Esse menino estava em boa companhia, e assim somos nós, se somos salvos.

A. André: uma testemunha. Ele foi quem levou Pedro a Cristo. Ele é uma testemunha. Ele não é de destaque, como Pedro. Ele não é o centro das atenções, como João, mas ele está sempre trazendo alguém a Jesus. Ele é o único que tinha falado com este rapaz. Você não tem que ser alguém proeminente ou importante para falar sobre Jesus, ele queria dizer a todos sobre ele. Foi André, juntamente com Filipe que também é destaque nesta história, que trouxe os gregos para ver Jesus (João 12:20-22). Ele era uma testemunha. Quando você está em comunhão com uma testemunha de Cristo, como André, você está em boa companhia.

B. Felipe: um pregador. Felipe era um discípulo de Jesus (João 1:43-44) antes de pregar para Natanael dizendo: "Achamos aquele" Que bênção estar este rapazinho na comunhão dos homens de Deus como Filipe.

C. Os crentes em Cristo: a Igreja. Esse rapaz teve o privilégio de estar entre aqueles que estavam ao pé de uma colina seguindo Jesus. O mundo diz: eles estão em um lugar deserto, eles estão com fome, estão doentes e precisando de um milagre, pois eles são fracos e miseráveis, e eles não têm nada para comer entre todos eles, mas alguns poucos pães e um par de peixes, mas o mundo não pode ver o que Deus vai fazer entre os que estão na igreja. Fique com o povo de Deus. Pode parecer seco, deserto, difícil às vezes, mas a carne não pode ver o que Deus está prestes a fazer, mas Jesus já sabe (v. 6).  

III. Ele esqueceu todas as suas paixões.

Pense sobre isso... onde estão todos os amigos deste rapaz? Não havia uma série de crianças lá com lanches, apenas este rapaz. Parece como se ele fosse o único de sua idade que realmente queria seguir Jesus. Parece como se ele fosse o único que havia deixado fora suas outras atividades, mas também ele foi o único a ser usado neste grande milagre; Deus te recompensará publicamente por servi-lo, mesmo se você for o único.

A. Ele esqueceu a pesca: Você já pensou que este rapaz pode ter pescado esses dois peixes insignificantes? Poucas coisas são mais atraentes do que a pesca para um rapaz do campo com cerca de 12 anos de idade. Esse garoto pode ter ido pescar, pegou uns peixinhos, e deixou a margem do riacho para ir com Deus.

B. Ele esqueceu seus amigos: De volta ao riacho um pequeno grupo de amigos estavam reunidos com linhas de pesca, dizendo que este rapaz estava faltando, mas ele estava onde Jesus estava. Como este garoto, eu deixei a margem do riacho. Eu deixei os meus amigos eu estava sentado quando eu respondi ao chamado de Deus para ser salvo. Eles se sentaram no banco, mas fui para o altar. Poucos meses depois, deixei-os ainda mais para trás quando eu me rendi ao apelo de Deus para pregar. A maioria deles permaneceu meus amigos. Alguns deles foram salvos. Muitos deles aos 15-18 anos de idade me diziam: "Cara, você está perdendo. Você não iria acreditar que bons tempos estamos tendo" Minha carne gostaria de ir com eles, mas meu espírito faminto dentro de mim para estar com Jesus, mesmo que fosse em um lugar deserto.

C. Ele seguiu Jesus: Há algo que se encontra ao seguir a Jesus, que não pode ser encontrado no lago de pesca, nos campos de futebol, ou em outros lugares do mundo.

D. Ele alimentou uma multidão: Bem, Jesus alimentou-os, com seu lanche. Deus usou-o em um grande milagre.
 

Conclusão: v. 11-13, Todos foram alimentados. Todos estavam cheios. Todos os fragmentos foram guardados, de modo que nada se perdeu. Embora ele tivesse um pouco, ele tinha tudo o que precisava, e ele usou tudo o que tinha. Nada que Jesus faz vai para o lixo. Você pode se sentir pequeno e insignificante. Você pode sentir-se como esses discípulos e não têm a energia, emoção, ou os recursos para ministrar a ninguém. Você pode ser o único como este menino e pergunta como Jesus poderia usá-lo, mas é só se colocar nas mãos do mestre. Dê-lhe tudo que você tem. Ele vai usar tudo, ele vai multiplicar tudo, e nada vai se perder. Você pode servir a Ele e a outros para a glória de Deus.Pr  Aldenir Araújo