31 outubro 2021

ENTENDENDO AS ESCRITURAS

 

A BÍBLIA: Divina, Única, Viva, Completa, Verbal, Inspirada e Transformadora. Escrita em: Pedra, Barro, Papiro, Couro, Cacos de Louça e Linho.

PROPÓSITOS (Ler para que)

Dar respostas - “... estai sempre preparados para responder com mansidão e temor a qualquer que vos pedir a razão da esperança que há em vós” (1Pe 3.15)

Aprovar - “Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade.” (2Tm 2.15)

Dar fé - “Buscai no livro do SENHOR e lede: Nenhuma destas criaturas falhará, nem uma nem outra faltará; porque a boca do SENHOR o ordenou, e o seu Espírito mesmo as ajuntará.” (Is. 34.16)

Dar Luz - Sl.119:130 - “Escolhi o caminho da fidelidade e decidi-me pelos teus juízos.” (Sl 119.130)

IMPORTÂNCIA (Ler por que)

Manual - “Edificados sobre o fundamento dos apóstolos e profetas, sendo ele mesmo, Cristo Jesus, a pedra angular” (Ef.2.10)

Alimento - “Jesus, porém, respondeu: Está escrito: Não só de pão viverá o homem, mas de toda palavra que procede da boca de Deus.” (Mt 4.4)

Espírito Santo usa - “Tomai também o capacete da salvação e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus.” (Ef 6.17)

Valiosa - “Para mim vale mais a lei que procede de tua boca do que milhares de ouro ou de prata.” (Sl 119.72)

MANEIRAS (Ler como)

Com Deus - “Bendito és tu, SENHOR; ensina-me os teus preceitos.” (Sl.119:12) 

Diário - “E o terá consigo e nele lerá todos os dias da sua vida, para que aprenda a temer o SENHOR, seu Deus, a fim de guardar todas as palavras desta lei e estes estatutos, para os cumprir.” (Dt.17:19)

Vontade - “Portanto, despojando-vos de toda impureza e acúmulo de maldade, acolhei, com mansidão, a palavra em vós implantada, a qual é poderosa para salvar a vossa alma.” (Tg 1:21)

Oração - “Se, porém, algum de vós necessita de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente e nada lhes impropera; e ser-lhe-á concedida.” (Tg 1:5)  

Toda - “Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção, para a educação na justiça,” (2 Tm 3:16)

Transcrito Por Litrazini

http://www.kairosministeriomissionario.com/

Graça e Paz 

LEITURA BÍBLICA, PROPÓSITO E BENEFÍCIO

 

ORIENTAÇÃO PARA A VIDA: Sl 119.105, muitos buscam nos horóscopos, nas cartas e em tantas outras adivinhações para se orientarem, mas o cristão tem a sua bússola, que é a Bíblia.

FORÇA PARA OS MOMENTOS DIFÍCEIS: Sl 119.28, ser cristão não é ser isento de dificuldades, mas é ser fortalecido pela Palavra de Deus, a vencer os obstáculos difíceis.

TRAZER-NOS FÉ EM JESUS: Jo 20.31, a Bíblia não é um livro de história ou ciências, embora contenha muitas informações em todas as áreas. A Bíblia é um livro de fé. Quem a lê, só em busca de conhecimento, pode encontrar o silencio de Deus.

DAR ESPERANÇA AO HOMEM: Rm 15.4. As escrituras revelam o futuro glorioso do crente, lembrando-nos da graça e do poder de Deus, recursos que fortalecem o crente. A Bíblia também tem exemplos de outros crentes, que pela perseverança venceram na vida.

ALERTAR O CRISTÃO: I Co 10.11-12. O fato de sermos filhos de Deus, não nos isenta de repreensões sérias do Senhor a respeito de nossa vida. Deus amou muito a Davi “o homem segundo o coração de Deus” mas quando ele pecou, foi seriamente advertido. Deus não mima seus filhos, pois isso prejudica e faz mal.

FIRMAR NOSSA ESPERANÇA: IJo 5.13. A confirmação interna que Deus dá ao crente é maravilhosa (Rm 8.16) e firma nossa fé na rocha.

BENEFÍCIOS DA LEITURA DA BÍBLIA:

Alimento espiritual Mt 4.4; alegria para o coração Jo 15.11; purificação Sl 119.9 e Jo 15.3; recebimento de oração Jo 15.7.

Quando estudamos a Bíblia descobrimos que ela tem respostas para todas as situações da nossa vida: Enfermidades: Tg 5.13-18, Jo 11.1-45, Sl 6 e 41; tribulações: Jo 14, Sl 23 e 91; decepções: ICo 13; provações: Tg 1.2-15; perdão: Sl 51, Is 53, Jo 3, Lc 15; lar: Ef 5.22-23.

Por Litrazini

http://www.kairosministeriomissionario.com/

Graça e Paz 

A PALAVRA TRANSFORMADORA

 

É a idéia é de um ser vivo. Que anda, se move, ou seja ela é dinâmica. Não está amarrada, enclausurada, confinada a interpretação de um povo ou de uma igreja. Não é limitada, sistematizada (Mt 23.4,24). Ela é dinâmica. Surpreende aqueles que pensavam que a tinham no cabresto (Lc 20.39-40).

Jo 7.46. Os guardas que foram prender a Jesus, voltaram presos à Palavra. Quem ouve a Jesus não resiste!

Jo 4.39-42. Os samaritanos, após ouvir o testemunho da mulher, foram conferir os ensinos de Jesus, e voltaram transformados.

A PALAVRA É EFICAZ:

Sendo ela eficaz, transforma o ouvinte fiel. Ela tem este poder transformador. Martinho Lutero, reformador da idade média (período mais negro da história teológica), foi transformado, revitalizado pela leitura de Romanos 1.17 “...o justo viverá pela fé”

A PALAVRA É CORTANTE:

Como ela tem dois gumes, corta primeiramente quem a usa e depois aqueles que recebem o seu ministério. Ninguém está isento de ser cortado pela Palavra. A Palavra é aguda, é certeira. Jesus usava a autoridade da Palavra, porque primeiramente a vivia em sua própria vida (Mt 27.29; Mc 1.22; Lc 4.32).

A PALAVRA É PENETRANTE:

Ela traz a luz os motivos obscuros do inconsciente. Paulo afirma que nada ficará escondido à Palavra (I Co 4.5). A Palavra penetra os mais profundos lugares do nosso coração (Sl 7.9; 17.3; 139.1; Pv 21.2; Ap 2.23). Não há como escapar do exame da Palavra de Jesus (Mt 22.18).

A PALAVRA É APTA PARA DISCERNIR:

Ela julga os valores, faz uma crítica apurada da nossa vida. Analisa nossas intenções diante de Deus e do seu povo e nos leva a nocaute (Hb 1.13). Todas as coisas estão patentes aos olhos daquele que temos que prestar contas.

Essa é a Palavra de Deus. Valorize-a, estime-a, honre-a você é um privilegiado. Faça-a conhecida de todos, em todo tempo em todos os lugares.

Transcrito Por Litrazini

http://www.kairosministeriomissionario.com/

Graça e Paz 

PORQUE EU DEVO VIGIAR O QUE DIGO

 

MINHA BOCA TRAÇA O CAMINHO POR ONDE ESTOU SEGUINDO(Tg 3.3-4).

Nós moldamos nossas palavras e então, elas nos moldam.

Embora a língua seja pequena (como o freio na boca do cavalo), é a direção, o sistema de orientação da sua vida.

Se você não gosta da direção para a qual está voltado, mude as coisas que você vem falando.

Tudo o que falamos deve ser para nossa edificação Não saia da vossa boca nenhuma palavra torpe, mas só a que for boa para promover a edificação, para que dê graça aos que a ouvem. (Ef. 4.29).

Você está profetizando coisas boas ou ruins para a sua vida?

MINHA BOCA PODE DESTRUIR O QUE TENHO (Tg.3 5-8).

É necessário apenas um pequeno fósforo para destruir uma floresta.

Quantos casamentos têm sido destruídos por palavras descuidadas.

Quantas carreiras, reputações, amizades ou até mesmo igrejas têm sido destruídas por mentiras, mexericos e calúnias.

Paus e pedras podem quebrar os meus ossos, mas eles podem rapidamente serem reconstituídos. Insultos e palavras podem ferir os meus sentimentos e o dano nunca é reparado. (deixam cicatrizes)

MINHA BOCA MOSTRA QUEM EU SOU (Tg 3 9-12).

Você já descobriu que a sua boca é inconstante. Num minuto, louvamos ao Senhor e no outro, estamos dizendo a alguém que "cale a boca".

A sua boca revela o que realmente existe dentro de você. O que quer que exista no poço, vem junto com a água. O que quer que exista na árvore, vem junto com o fruto.

Nosso problema não é apenas a nossa boca. O problema é o nosso coração. "...do que transborda do coração, fala a boca." (Mt.12:34; Lc 6.45 ...porque a boca fala do que está cheio o coração.) Este é um trabalho interno.

Transcrito Por Litrazini

http://www.kairosministeriomissionario.com/

Graça e Paz

APRENDER A FALAR DE UMA NOVA MANEIRA

 

Se a boca fala do que está cheio o coração, ter um coração novo significa ter um novo vocabulário. "...do bom tesouro do seu coração tira o bem". (Lc 6:45)  

Ao nos convertermos a Cristo, não só mudamos o conteúdo e temas das nossas conversações, mas também o modo de como falamos: o espírito de nossas conversações, sua intenção, seu acento, seu tom, etc.

Princípios que devem reger nossas conversações

TUDO QUE FALAMOS DEVE SER PARA A NOSSA EDIFICAÇÃO.

"Não saia da vossa boca nenhuma palavra torpe, e sim unicamente a que boa para edificação conforme a necessidade e assim transmitir graças aos que ouvem". (Ef 4:29).

O conteúdo, o tom e o espírito com quem falam deve edificar os que nos ouvem qualquer que seja o tema sobre o qual falamos.

TODA CONVERSAÇÃO DEVE SER FEITA EM NOME DO SENHOR JESUS.

"... E tudo que fizerdes seja de palavra seja de ação, fazei-o em nome do Senhor Jesus, dando por ele graças a Deus Pai..." (Cl 3:17).

O "Nome revela Seu ser, Sua pessoa, Sua natureza. Tudo o que dizemos deve revelar a natureza e o caráter de Jesus.

De fato toda palavra que pronunciamos ou é na carne, ou é no Espírito, e revela o caráter e a pessoa de Jesus.

TODA VEZ QUE ABRO A BOCA PARA FALAR, CRISTO DEVE SER REVELADO

Seu amor, sua pureza, sua paz, sua paciência, sua justiça, seus propósitos, etc.".

Tudo o que falamos deve ser com graça. "A palavra seja sempre agradável, temperada com sal para saberdes como responder a cada um" (Cl 4:6).

Um pouco de sal torna agradável e aceitável uma comida sem gosto, uma palavra dita com graça é mais bem recebida.

A chave para obtermos graça é a humildade. "Deus resisti aos soberbos, mas dá graça aos humildes".(Tg 4:6).

A FÉ DEVE SER A NOTA DOMINANTE DE NOSSAS CONVERSAÇÕES.

Diante de todas as circunstâncias, mesmo as mais dolorosas, essa nota de fé deve estar sempre presente; não como uma expressão religiosa e superficial, não aparência, mas essência, uma convicção profunda em nosso espírito.

O tom de nossas conversas revela se estamos agindo de maneira vitoriosa sobre as circunstâncias, se há derrota em nosso interior.

Transcrito Por Litrazini

http://www.kairosministeriomissionario.com/

Graça e Paz