25 outubro 2018

Como Usufruir o Melhor Desta Terra

Se quiserdes e me ouvirdes, comereis o melhor desta terra.” (Is 1:19)


Se perguntarmos quem quer comer o melhor desta terra com certeza muitas pessoas diriam que querem, porém para termos este resultados, precisamos dar alguns passos. Vejamos!

I. Se você quiser. “Se quiserdes ... comereis o melhor desta terra.” (Is 1:19) Comer o melhor desta terra não é pecado. Um ensino limitador tem se difundido através dos séculos que pobreza é virtude e riqueza é coisa do diabo. O ditado popular que diz “querer é poder” tem seu fundo de verdade. O melhor da vida já não depende mais de Deus, mas sim, somente de nós.

a. Estar disposto a pagar o preço daquilo que se quer
. A ação de querer algo tem implícito a idéia de pagar um preço por aquilo que se quer. É uma relação custo benefício. Uma pessoa avalia aquilo que ela quer e também avalia o preço que precisa pagar para realizar este desejo.

b. Pagar o preço daquilo que se quer. Não adianta a pessoa estar disposta a pagar o preço por algo, mas não decidir pagar este preço.

II. Se você ouvir e obedecer a Deus. “Se ... me ouvirdes, comereis o melhor desta terra.” (Is 1:19)

a. Ouvir significa dar atenção e considerar
. Ter boa audição espiritual significa estar aberto para que as verdades de Deus se tornem vida em nós.

b. Ouvir significa obedecer. Muitos até ouvem a palavra de Deus, mas têm dificuldades de obedecer.

O que é o melhor desta terra para você? Há pessoas que tem sonhos bem diferentes do que outros. Para alguns o melhor desta terra é receber uma cura, um milagre, mas para quem não tem problema de saúde isto não é realidade. Para outros o melhor desta terra é ter solução nos seus relacionamentos familiares, mas para quem tem um lar em harmonia isto não tem o mesmo peso. Para alguns o melhor desta terra é um carro novo, outros um usado, outros uma casa, outros um prédio, para alguns uma viagem até sua terra natal a 300 quilômetros, para outros uma volta ao redor do planeta. Enfim, o melhor desta terra varia de uma pessoa para outra, porém o método para conquistarmos isto em Deus é semelhante.

Exemplos de pessoas que quiseram o melhor desta terra e ouviram a Deus.

1. Ana

a) O melhor desta terra para ela era ter um filho. “Então, Elcana, seu marido, lhe disse: Ana, por que choras? E por que não comes? E por que estás de coração triste? Não te sou eu melhor do que dez filhos?” (I Sm 1:8)

b) O preço que ela pagou foi devolvê-lo ao Senhor.
“Depois que ele foi desmamado, ela o levou a Siló...Samuel era muito novo quando a sua mãe o levou à casa do SENHOR, em Siló.” (I Sm 1:24)

2. A mulher hemorrágica

a. O melhor desta terra para ela era ser curada. “E eis que uma mulher, que durante doze anos vinha padecendo de uma hemorragia, veio por trás dele e lhe tocou na orla da veste.” (Mt 9:20)

b. O preço que ela pagou foi ter uma fé muito grande. “... porque dizia consigo mesma: Se eu apenas lhe tocar a veste, ficarei curada” (Mt 9:21). Sem fé é impossível agradar a Deus (Hb 11:6). Outra parcela do preço foi gastar as últimas energias procurando a solução em Jesus. Muitos nesta condição ficariam em casa e diriam: “estou muito fraco e não posso gastar o resto de minhas energias buscando a Deus ou indo a igreja”. Outra parcela do preço foi lutar por um espaço físico ao redor de Jesus, pois a multidão o pressionava. “E Jesus, voltando-se e vendo-a, disse: Tem bom ânimo, filha, a tua fé te salvou. E, desde aquele instante, a mulher ficou sã.” (Mt 9:22)

3. Uzias.


a. Para Uzias o melhor da terra seria prosperidade na liderança, no trabalho e financeiramente. “Propôs-se buscar a Deus nos dias de Zacarias, que era sábio nas visões de Deus; nos dias em que buscou ao SENHOR, Deus o fez prosperar.” (II Cr 26:5)

b. O preço que ele pagou foi buscar a Deus e se aplicar na guerra. “Deus o ajudou contra os filisteus, e contra os arábios que habitavam em Gur-Baal, e contra os meunitas.” (II Cr 26:7) Ele soube dosar a confiança em Deus com seu trabalho, sua aplicação. Há aqueles que dizem que Deus não dá nada e, portanto precisam produzir com seu próprio braço e por outro lado há aqueles que confiam em Deus e usam esta suposta confiança esperando que Deus lhes dará tudo sem seu esforça, isto é utopia e a possibilidade anterior é incredulidade. É preciso dosar as duas coisas.

Aplicação. Nós devemos não só querer como também buscar o melhor desta terra.
 Lembre-se de como personagens bíblicos tinham necessidades de certos resultados e o preço que eles pagaram, a fim de que você seja inspirado a correr atrás de seus sonhos e realizá-los.

Vanderlei Cardoso, pastor

Santa Ceia – Cinco Lados Para Olhar

 Texto: I Coríntios 11:23-28 


Introdução: É importante compreendermos o significado dessa reunião e usufruirmos dos seus benefícios para nosso crescimento espiritual.

A mente de cada um de nós que participa da Santa Ceia, deve olhar cuidadosamente para cinco lados a fim de receber todos os benefícios desse encontro espiritual.

1. Devemos olhar para cima. Verso 24:

“e, tendo dado graças” essas palavras nos conduzem a olhar para além deste mundo de pecado – olhar para o Pai celestial, em atitude de gratidão. Gratidão porque Ele proveu o caminho para sairmos da miséria do pecado – essa saída está no corpo e no sangue de Cristo, simbolizados pelo pão e pelo suco da uva.

2. Devemos olhar para trás.

O fim dos versos 24 e 25 conduz a esse procedimento: “fazei isto em memória de Mim.” – Olhar para trás ajuda a estabelecer entre nós um motivo comum: estamos aqui e estaremos no Céu, graças a um fato do passado: a morte de Cristo no Calvário. Cristo na cruz é um quadro que nunca apagará de nossa mente. Isaías 53:5 pinta essa imagem: “mas Ele foi traspassado pelas nossas transgressões e moído pelas nossas iniquidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre Ele, e pelas Suas pisaduras fomos sarados.”

Ellen White, em Vida de Jesus, pág. 143, diz: “Cristo poderia ter descido da cruz; mas, se tivesse feito isso, jamais poderíamos ser salvos. Por amor a nós, Ele Se dispôs a morrer.”

3. Devemos olhar ao nosso redor. Verso 26:

“porque todas as vezes que comerdes este pão e beberdes o cálice, anunciais a morte do Senhor.”
Esse verso não apenas nos leva a olhar ao redor como também nos incentiva a anunciar o evangelho aos outros. Quantos ao nosso redor estão perecendo porque lhes falta esperança. O evangelho hidrata o ser humano, dá vida. Há muitas pessoas que estão desidratadas espiritualmente e não querem saber da Água da vida.

São como um cavalo para o qual o dono leva um balde de água mas ele sequer demonstra interesse. Somente bebe quando o dono traz um bolo de sal. O cavalo prova o sal e sente sede. Não demora para enfiar o pescoço no balde para beber.

Jesus diz que precisamos ser o “sal da Terra”. Por que precisamos ser o sal? Para despertar nos outros interesse e desejo pela Água da vida, que é Cristo.

4. Em quarto lugar, quem participa da Ceia, deve olhar para a frente.

O verso 26 diz: “Anunciais a morte do Senhor, até que Ele venha.”

a) Como filhos e filhas de Deus estamos aqui reunidos desejosos de contemplar o Senhor Jesus vindo nas nuvens do céu. Participe da Santa Ceia com o rosto voltado para o futuro, para o estabelecimento do reino da glória, para o dia em que iremos comer e beber à mesa com Jesus.

5. A ceia nos ensina que também devemos olhar para dentro de nós mesmos.

Este é o momento de fazer uma inspeção no coração.

a) I Coríntios 11:27 e 28 (ler). “Examinar” significa olhar com cuidado, olhar com discernimento. Estou vivendo como um cidadão do reino de Deus? Vivo em paz e em comunhão com meus irmãos?

Leia também: Algumas observações sobre a ceia do Senhor

b) Ilustração: Quando tinha seis anos de idade, uma criança ganhou de presente um caminhão de bombeiros. Era todo de madeira, inclusive os acessórios. Doze miniaturas de bombeiros acompanhavam o caminhão de brinquedo. E com facilidade o menino podia encaixar e retirar esses bonecos na cabine e na carroceria do veículo.

Na cabine havia espaço para dois bonecos e os demais ficavam na carroceria. No dia seguinte, deu nome a cada um daqueles bonecos. Ele era um deles, e seus irmãos e coleguinhas da vizinhança passaram a ser os outros. Os que eram mais amigos tinham o direito de passear com
ele na cabine. Isso variava, conforme as brigas e as pazes que mantinha com eles.

Um dia, um deles o magoou muito. E resolveu tirá-lo da carroceria. Cavou um buraco perto do pé de abacate, e depois o enterrou ali. Passaram dias. Choveu e fez sol. Esqueceu aquele boneco debaixo da terra.

Outro dia, porém resolveu brincar novamente com o caminhão e os bonecos. Pôs todos na cabine e na carroceria, mas faltava um. Lembrou onde o havia deixado. Foi atrás dele, ele ainda estava lá, mas não era mais o mesmo. O que poderia fazer por ele agora? A tinta havia soltado de algumas partes de seu rosto e de seu corpo. Ele estava bastante desfigurado!

O menino ficou muito triste. Limpou-o o quanto pode, mas pouco adiantou. Já que não podia mudá-lo, resolveu colocá-lo ao seu lado, na cabine do caminhão.

Conclusão

1. Agora é o momento de fazermos uma introspecção em nosso coração e verificar se existe algum espaço vazio. Por que falta essa pessoa em nosso coração? Por que magoamos? E enterramos no subsolo de nossa mente? E o deixamos bastante enlameado e sujo?

a) Mas se estamos arrependidos pelo que fizemos, precisamos fazer alguma coisa para continuarmos olhando com tranquilidade para nosso interior.

b) O que fazer agora? Vamos deixar nosso irmão no buraco, ou vamos retirá-lo? Por que abandoná-lo? Façamos como aquele menino. Vamos fazer todos os esforços para nos reconciliar com ele e, se possível, colocá-lo de novo na cabine de nosso coração.

Pr. Paulo Pinheiro

Algumas observações sobre a ceia do Senhor

Texto: Marcos 14:22-26  
- Ao final da última Páscoa, no momento anterior à traição e crucificação de nosso Senhor, Ele instituiu o que ficou conhecido ao longo dos anos como a "Ceia do Senhor". 
-  A Ceia é a segunda ordenança que o Senhor deu à sua Igreja. 
- A primeira ordenança foi o "Batismo".

I. A CEIA DO SENHOR FOI INSTITUÍDA PELO PRÓPRIO CRISTO
A. Na noite anterior à Sua crucificação, o Senhor instituiu a Ceia do Senhor. Marcos 14:22-26. - Ele reuniu Sua igreja a fim de observar essa ordenança sagrada. 
B. A importância da instituição da Ceia de Jesus Cristo é recordada pelos três primeiros autores do Evangelho. Mateus 26:26-29; Marcos 14:22-26; Lucas 22:17-20. 
C. Isso também foi lembrado por Paulo em carta à igreja de Corinto. I Coríntios 11:23-26. 
D. A Ceia deveria ser uma ordenança permanente até o retorno de Cristo. I Coríntios 11:26. 

II. A CEIA DEVE SER OBSERVADA POR DETERMINADOS INDIVÍDUOS
A. Apenas os CRENTES estão autorizados a compartilhar da Ceia.
1. Isso não é deixado por conta do indivíduo. 
2. O mundo todo não é convidado. 
3. A mesa do Senhor é apenas para aqueles que têm uma relação pessoal com Cristo. 
4. Aqueles que compartilharam do "partir do pão" foram aqueles que "de bom grado receberam a Sua Palavra" e "perseveraram na doutrina dos apóstolos" (Atos 2:41-42). 
B. A Ceia do Senhor é apenas para MEMBROS de uma igreja local neo-testamentária.
1. Esta é uma ordenança para uma igreja local. 
2. A administração da ordenança não é dada a um indivíduo ou ao clero. 
3. A responsabilidade por administrar essa ordenança foi dada à igreja local. 
4. A igreja local deveria observar essa ordenança em conjunto, como um corpo unificado, e não privadamente. I Coríntios 11:33. 
5. A igreja local tinha o direito de proibir determinadas pessoas de partilharem da ordenança. I Coríntios 5:11. 

III. A CEIA DO SENHOR TEM UM SIGNIFICADO ESPECÍFICO
A. Ela não tem uma virtude santificadora.

1. Não é um sacramento - é uma ordenança. 
2. Alguns ensinam que há uma virtude santificadora em receber os elementos do pão e o fruto do vinho.  
3. Ensinam que os elementos - pão e o fruto do vinho - verdadeiramente tornam-se o corpo e o sangue de Cristo quando devidamente abençoados. 
4. Outros ensinam que, embora os elementos não se transformem no corpo físico e no sangue de Jesus, há, contudo, uma presença espiritual real de Jesus nos elementos. 
- Nada disso é verdade de acordo com as Escrituras. 
5. Há dois grandes erros que são predominantes em relação a essa ordenança. 
a. Alguns acreditam que há uma graça salvadora aplicada sobre aqueles que participam da Ceia do Senhor - esse certamente não é o caso. 
b. Há outros que pensam que compartilhar da Ceia do Senhor não é necessário; assim, não se preocupam em atender aos cultos da igreja quando a ceia é observada. 
- Gostaria de lembrá-los que, quando o Senhor ordena que façamos algo, é imperativo que o façamos. 
B. O significado principal da Ceia do Senhor é que ela é um memorialismo simbólico. - Jesus disse: "fazei isto em memória de mim" (Lucas 22:19; I Coríntios 11:24-25). 
1. A Ceia do Senhor é uma recordação da Morte de Cristo em nosso lugar. I Co.11:25-26. 
a. O pão partido fala sobre seu corpo machucado e crucificado. I Coríntios 11:23-24. 
b. O fruto do vinho fala sobre o sangue derramado, que Ele despejou por nós. I Coríntios 11:25. 
2. A Ceia é uma lembrança de que nosso Senhor virá novamente. I Coríntios 11:26. Deixem-me concluir fazendo algumas questões. 
1. Você é qualificado para participar da Ceia do Senhor? 
2. Você já foi salvo? 
3. Você é um membro leal desta igreja? 

Autor: Pr Floyd Koenig Templo Batista de Wooster Tradução: Albano Dalla Pria Abril de 2003 Revisão: Calvin Gardner Maio de 2003 

Lições da Ceia

Texto: João 13: 1-20; 31-35
Introdução: Na última ceia, Jesus nos deixa algumas lições maravilhosas e nos mostra o sentido da ceia em nossa vida, precisamos resgatar este principio estabelecido pelo próprio Senhor, que foi ensinado aos discípulos.

1) Uma lição de serviço. (Vs. 4-11)

Jesus se cinge de uma toalha e serve aos discípulos. Na ceia do Senhor, Ele mostra que viver o evangelho é servir, e não ser servido.

2) Uma lição de perdão. (Vs. 1)

Jesus já antevia a cruz através das figuras do pão e do vinho. Ele oferece o perdão de Deus e a reconciliação eterna para todos aqueles que participam da “Grande Ceia” do seu sacrifício.

3) Uma lição de fé. (Vs. 31,32)

Jesus desafia a pratica da fé na palavra. Tomar o cálice do sacrifício estava relacionado à esperança da glorificação que seria consumada na ressurreição. Isso pode ser resumido numa citação C.H.Spurgeon, que diz:
“o fogo do nosso fervor deve arder no centro vital da fé, nas verdades que pregamos e na fé no poder que elas têm de abençoar a humanidade, quando o Espírito as aplica ao coração.”
A celebração da ceia é a liturgia da pregação do evangelho. É uma convocação a fé.

4) Uma lição de humildade. (Vs. 12-16)

Jesus nos mostra que estamos sempre aprendendo, e que devemos aprender com Ele.

5) Uma lição de coragem. (Vs.26)

A ceia nos prepara para enfrentar as traições da vida. Era comum o anfitrião oferecer a um dos convidados um pedaço de pão como gesto de amizade especial. Com isto, Jesus estava lançando mão do amor para poder enfrentar a traição de Judas. Notamos que Ele molhou o pão no vinho ao qual ele se referia como “Este é o meu sangue”

6) Uma lição de unidade. (Vs.34,35)

A ceia nos desafia à unidade baseada no amor. Só o testemunho prático do amor de Deus pode gerar a unidade no Evangelho. Unidade não é conseguida através de denominações ou grandes mobilizações.
A unidade é afirmada por meio do reflexo do testemunho do evangelho em nossas vidas; “nisto conhecereis que sois meus discípulos”.
Reverendo Sérgio Luiz Machado da Silva

Liderança Participativa

Texto: João 15:16 ; João 17:20,21
Introdução: O sucesso de uma liderança na igreja se desenvolve numa liderança participativa, o padrão para liderança participativa está dinamicamente exemplificado pelo próprio Jesus. Incumbindo a tarefa de evangelizar o mundo, Jesus chamou a si 12 homens comuns aos quais Ele podia se dar. Em última análise, a esses homens Ele confiou o trabalho de levar o Evangelho até aos confins da terra.

As Estratégias usadas por Jesus:

  1. Jesus dedicou três anos para prepara-los de modo que pudessem cumprir esse mandamento universal.
  2. Se você tivesse só três anos para lançar uma missão global, o que você faria? Além disso, se também enfrentasse as demandas urgentes do povo, como gastaria os recursos disponíveis?
  3. Os recrutados a servir nesse empreendimento inacreditavelmente foram pessoas leigas, iletradas e despreparadas.
  4. Mas as estratégia de Jesus foi a seguinte, Ele Apenas viveu e serviu com seus discípulos. ( Mateus 26: 26,27 ; João 13: 4-17)
  5. Em três anos Jesus morreu. Mas seus discípulos, agora capacitados pelo Espírito Santo, causaram a maior revolução espiritual mundial jamais conhecida.
  6. O Paradigma da multiplicação no ministério é imperativo. (trabalhe sozinho é terá o que uma pessoa pode ter.) (treine e comissione outros a servir a seu lado e você multiplicará a obra de muitas maneiras incríveis)
Em nossa denominação existe a liderança leiga, no caso Presbíteros, diáconos, diretores e conselheiros etc..., todos precisam entender a razão porque foram escolhidos e separados pela liderança da igreja local que no caso o (Pastor), qual a razão principal:
  1. Para servir aos outros;
  2. Para dar resultados a onde foi plantado;
  3. Para ser participativo com outros ministérios da igreja local;
  4. Não simplesmente para ter um titulo.
Gostaria de me concentrar em duas funções importantíssima em nossa igreja (presbíteros e Diáconos e Diaconisas )
Presbíteros: Quando a Igreja no primeiro século foi estabelecida em ordem, Presbíteros(presbuteroi) eram designados para administrar os cargos da igreja local. Literalmente a palavra ancião sendo as vezes a traduzido assim.
Bispo o termo Bispo (episkopos) era usado intercambiavelmente com termo “ Presbítero” (At.20:17,28) o vocábulo significa literalmente “supervisor”.
Diácono A palavra “diácono” (diakonos) designa alguém escolhido para servir ao Corpo de Cristo.
Para Ocupar tais funções na igreja primeiramente era preciso ter qualificações indispensáveis:
  1. irrepreensível (I Tm. 3:2) ;
  2. marido de uma mulher (I Tm.3:2)
  3. Vigilante ( I Tm. 3:2) ;
  4. Sóbrio; Temperante (I Tm. 3:2), (Tt. 1:8) ;
  5. Honesto(I Tm.3:2);
  6. Hospitaleiro (I Tm. 3:2 ; Tt.1:8);
  7. Apto para ensinar (I Tm. 3:2 ; Tt. 1:9);
  8. não dado ao vinho (I Tm.3:3; Tt.1:7);
  9. Não Soberbo ( Tt.1:7)
  10. Nem iracundo (Tt.1:7);
  11. Nem espancador (Tt.1: 7) ;
  12. Não contencioso ( I Tm.3:3) ;
  13. moderado (I Tm. 3:3);
  14. não cobiçoso de torpe ganância(I Tm.3:3);
  15. que governe bem a sua própria casa( I Tm.3:4) ;
  16. que bom testemunho dos que estão de fora ( I Tm.3:7) ;
  17. amigo do bem (Tt. 1:8) ; justo ( Tt.1:8) ;
  18. Santo (Tt.1:8) ;
  19. Não neófito (I Tm.3:6).
Obs.: Com justa razão que as escrituras estabelece alto padrão para lideres espirituais.

Como podemos cumprir o nosso ministério de uma forma eficaz:

1) O ministério é cumprido pelo relacionamento Vertical e horizontal:
a) Com Deus e liderança e membrezia.
2) O ministério é cumprido pelo recurso interior.
a) o nosso homem interior deve ser alimentado pelas orações, meditação na palavra, jejum e comunhão com Deus.
3) O ministério é cumprido por via da encarnação.
a) Essa é batida do coração do evangelho, foi na vida de Jesus, pois Jesus tinha encarnado na sua alma o propósito pela qual Ele deveria fazer e executar, pois o Pai tinha encarnado nele a sua missão.
b) Precisamos saber a onde vamos chegar, para que fomos chamados e onde queremos atingir.
4) O ministério é cumprido pelo exemplo.
a) a igreja espera ver em nós o exemplo: da fé autentica, da fé experiência na vida, perdoando, ensinado e aprendendo, ouvindo, sendo fiel, dizimando, ofertando, vivendo em santidade, participando, etc....
5) O ministério é cumprido pela intencionalidade.
a) Bons lideres planejam, oram, executam e não fazem simplesmente
pela casualidade. Tem propósito e objetivo.
6) O ministério é cumprido pelo poder do Espírito.
a) O ministério autêntico é cumprido exclusivamente pela capacitação do Espírito Santo.
Conclusão: Não por força, nem por violência, mas pelo meu Espírito, diz o Senhor dos Exércitos (Zacarias 4:6)
Reverendo Sérgio Luiz Machado da Silva

Prepare-se para uma liderança de sucesso

 “Quem dá o melhor de si mesmo para ajudar a sua gente encontrou o caminho para que seja mais fácil aos seus seguidores alcançar o sucesso”.

1-    O SUCESSO

a)    Todos querem sucesso, mas é necessário buscá-lo.
» 1 Coríntios 9.24: Não sabeis vós que os que correm no estádio, todos, na verdade, correm, mas um só leva o prêmio? Correi de tal maneira que o alcanceis.
» Deve haver esforço de nossa parte. Devemos manter um estado de ânimo muito elevado dentro de nossas vidas para poder alcançá-lo.
b)    Há pessoas que se sentem fracassadas antes de começar. Para perseverar é necessário otimismo, grande entusiasmo e uma poderosa relação com Deus.
c)    O sucesso deve ser desenvolvido em todas as esferas de nossa vida:
» Ministerial
» Profissional
» Familiar
» Financeiro
» Emocional
» Social
» É bom desejarmos alcançar os melhores sonhos de nossa vida, todavia devemos desejar alcançar sucesso pleno e nos realizarmos como pessoa. Em primeiro lugar deve estar sua maturidade espiritual, e deve ser seguido pelo sucesso familiar.
» Quantas feridas emocionais que ficam nos filhos quando um lar se desintegra? Uma de suas maiores metas deve ser que você tenha o melhor lar do mundo; se não alcançar isto, há de refletir-se nas outras áreas.

2-    O LÍDER DEVE SER UM SONHADOR

a)    Deus faz de um líder um sonhador. Seus olhos espirituais são abertos e Deus lhe revela esse mundo espiritual dando-lhe visão e equipando-o, e não descansará até que veja sua obra terminada.
b)    A visão dos 12 é uma visão de Deus. Todos têm acesso a ela, que é de grande suporte para a igreja local, levando todos a um crescimento acelerado que irá se refletir na multiplicação. Você deve fazer este sonho se tornar realidade.
c)    É importante que cada pessoa que tenha um encontro pessoal com Jesus Cristo forme parte de um grupo de doze. Mesmo que alguns ainda não entendam muito bem, não devem desanimar, mas esforçar-se para entender.
» A perseverança permite frutos.
» O homem de Deus é imortal, até que haja cumprido seu propósito nesta terra.
» Entre no mundo dos sonhos, guiada pelo poder do Espírito Santo, e Deus o levará as grandes realizações para cumprir com o propósito para o qual foi chamada.

3-    APRENDENDO A SONHAR

a)    Sonhos – o anelo de conquistar algo que nos parece impossível, ou que exigirá muito tempo.
» Alcançar os sonhos não produz plena felicidade, porque o ser humano nunca se conforma, sempre quer mais.
» Quando um sonho é de Deus, ele é diferente. Desta forma você pode lançar-se a conquistar aquilo que para outros seja loucura.
» Uns interpretam o sonho de Deus como: abnegação, sacrifícios, pobreza, menos favorecidos.
» O verdadeiro sonho de Deus: trazem paz, bem estar, segurança, felicidade, e colheita. Ele o leva a escalar dimensões diferentes, por haver crido, ter tido a coragem de fazer e converte-lo em realidade.
- CRER
- CORAGEM
- CONVERTER/TRANSFORMAR
» Assim será uma pessoa de sucesso, muitas vezes sendo mal interpretada pelos demais, porém sem desanimar diante da crítica, pois nada tem que preocupa-la até que realize o que Deus lhe confiou.

4-    TORNANDO NOSSOS SONHOS REALIDADE.

a)    Os sonhos são os materiais com que construímos nosso futuro. O homem que anela o sucesso deve impregnar-se da visão, não se influenciando pelas circunstâncias, e vivendo o sonho como algo que já é nosso. É sonhar com algo que já é uma realidade em nós.
b)    A visão deve estar certa de que esse é o propósito de Deus para nossa vida, estando acima das demais, confessando-a dia e noite até o coração arder.
» A pessoa que recebe uma visão, não deve descansar até ver realizado cada sonho.
» A visão do Senhor em edificar Sua Igreja: escolheu 12 homens, treinou por 3 anos e meio, reproduzindo seu caráter neles. Este processo foi chamado a EDIFICAÇÃO DA IGREJA, as colunas que sustentariam a igreja, os 12 apóstolos.
» Este é o melhor método: trabalhar profundamente nas pessoas que terão de sustentar o peso da obra.
c)    Igreja em crescimento: estratégia para manter, mas também contribuir para que cada membro conserve sua identidade, pois um grande risco que existe é que cada um seja apenas mais um na multidão.
d)    O governo dos 12 é uma estratégia de liderança bem estruturada. “Se treinarmos doze e investirmos neles tudo, e fizermos com que cada um se reproduza em outras doze, e estes em outros doze, conseguiremos cuidar de cada pessoa da igreja.”
» O governo dos 12 nos permite pastorear de maneira personalizada.

5-    COMPROMISSO TOTAL

a)    O sucesso é um resultado do nosso compromisso com Deus.
» É nosso dever alcançarmos os sonhos que Deus nos dá, usando toda nossa força, sem desanimar.
» Precisa acontecer uma mudança na nossa mente.
» O compromisso com o sonho não é apenas trabalho intenso, mas também estratégico.
b)    Moisés precisou de uma equipe para suprir as necessidades do povo. Escolheu 70 em que viu integridade, e Deus tomou do espírito que havia sobre ele e repartiu entre eles.
c)    Se isto acontecer fielmente, toda a igreja será comprometida e decidida a estabelecer o Reino.
Bp. Denyse Assis

Três coisas que os lideres precisam saber

 1.Para ser líder com credibilidade, você precisa fazer com que sua vida corresponda à mensagem que você prega.

Se seu caráter é inconsistente com sua comunicação, isto apenas ratifica que você não é uma pessoa confiável. Por outro lado, se seu caráter é consistente com aquilo que você fala, isto reforçará o que você tem a dizer. E fará com que todos queiram ouvi-lo.                                                                                                             

2. As pessoas nunca estarão mais comprometidas do que seu líder.

Todo marinheiro sabe que é impossível pilotar um navio que não esteja se movendo para frente. Quando não se tem impulso até as tarefas mais simples podem parecer problemas insuperáveis. Enquanto um bom líder mantém o impulso, um grande líder o aumenta com seu comprometimento.                   

3. Todos os líderes precisam lidar com sua bagagem.

Isto é inevitável. Quando um líder assume um cargo dentro de uma organização sucedendo outro líder, ele herda todos os problemas. Mesmo os líderes que fundaram suas próprias organizações trazem, para o presente, uma bagagem pessoal adquirida nos anos passados.
De uma forma ou de outra, o líder precisa vencer batalhas envolvendo problemas do passado. Elas podem ser tradições, as quais as pessoas se apegaram, apesar de serem ineficientes. Podem ser pessoas com baixo desempenho que precisam ser substituídas.
Você pode se deparar com erros de julgamentos feitos por seus antecessores. Seja o que for, você precisa reunir coragem para resolvê-los.
Autor: Prof. Menegatti é palestrante nas áreas de Vendas, Motivação, Liderança e Inovação. 

5 Conselhos para terminar forte na vida e ministério


Um dos grandes privilégios da vida cristã é aprender com aqueles que serviram a Cristo e já experimentaram mais a vida, o ministério e a fidelidade.


Eu não entendo porque jovens líderes às vezes menosprezam veteranos do ministério. Agem como se não tivessem nada para aprender com eles. Talvez tenha sido a maneira como minha geração foi criada, mas eu sempre tive um profundo respeito para com os anciãos no ministério e pais espirituais. Quando estou próximo desses heróis espirituais, eu tento fazer um monte de perguntas e ouvir de forma agressiva.

A pergunta que eu mais faço é: "Qual é o segredo para uma fecundidade duradoura no ministério"

Provavelmente você já quis fazer essa mesma pergunta a um veterano, mas o orgulho o impediu.  .
5 conselhos para terminar forte na vida e ministério

1. Fidelidade à Palavra eterna de Deus.

A Bíblia é sempre uma boa resposta, não importa qual é a pergunta.
2. Devoção fiel a uma esposa e família.
"Um homem que não gasta tempo com sua família nunca pode ser um homem de verdade." E um pastor que não prioriza a família nunca pode ser um pastor de verdade.
3. Pureza pessoal e autodisciplina em todas as coisas.
Isto não é uma questão secundária ou uma reflexão tardia, mas uma convicção diária e vida e paixão.
4. Amar as pessoas de Cristo, humilde e respeitosamente, reconhecendo o valor de todos os que honram a Cristo, embora eles diferem da minha teologia.
Há tanta coisa que podemos aprender com outros movimentos e denominações, desde que não assumamos o nosso grupo temos todas as respostas.
5. Mantenha uma vida de adoração pessoal e intima oração e comunhão com Jesus.
Tão simples, mas tão poderoso. Provavelmente a chave para todos os itens acima.
Pr. Aldenir Araújo

5 Atitudes que nos levam a alcançar o impossível

Meus amados e queridos irmãos em Cristo Jesus a Paz do Senhor!

Nesta oportunidade nos vamos meditar na Palavra de Deus que se encontra em Marcos 9.23 que diz: Disse Jesus. “Tudo é possível àquele que crê.”

E ainda em Lucas 18. 27 que diz: Jesus respondeu: “O que é impossível para os homens é possível para Deus”

Você já chegou a um ponto em sua vida onde você não vê nenhuma saída?

É com você que eu quero falar nessa noite: Deus quer fazer o impossível acontecer em sua vida!
Nós em nossa capacidade humana somos limitados, isso é algo indiscutível, mas Deus não o é, e Ele sempre quer nos ajudar em nossas causas, principalmente em nos mostrar como fazer o possível para alcançar o impossível.

Às vezes pedimos muito, oramos muito para que Deus guie nossos passos e nos ajude em diversas causas, em diferentes áreas de nossa vida, mas nem sempre estamos dispostos a levantar nossos pés para fazermos a parte que cabe a nós, e esse é o fato de não alcançarmos tudo aquilo que desejamos você já parou para pensar nesse fato?

Você já tentou correr, ou ir à busca do impossível?

“Sabia que a única maneira de alcançar o impossível é acreditando que é possível “e entregando o impossível nas mãos de Deus! Várias passagens Bíblicas nos mostra isso claramente, e uma passagem que sempre muito me chamou a atenção, de uma pessoa que foi em busca do impossível acreditando no possível, é da mulher Sunamita (2 Reis 4:18-37) em que, Eliseu ressuscitou o seu filho, é uma passagem que nos preenche com muitos ensinamentos.

Essa passagem relata a vida da família dessa mulher, em uma experiência extraordinária com Deus através do profeta Eliseu.

Nessa passagem a Sunamita era uma mulher estéril e foi profetizado na vida dela que veria a ter um filho e assim o foi, e alguns anos depois a criança já era um jovenzinho e veio a falecer quão imaginável seria a dor dessa mãe, mas mesmo assim ela não deixou de acreditar no possível, não deixou de exercer a fé em Deus, essa mulher acreditou e foi em busca do impossível.

Gostaria que prestassem bem atenção nesses versículos a seguir, quando essa mulher se encontra a caminho de Eliseu, para relatar a morte de seu filho, ela é questionada se tudo iria bem com ela e sua família? Ela diz que sim!

(2 Reis 4:26) Agora, pois, corre-lhe ao encontro e dize-lhe: Vai bem contigo? Vai bem com teu marido? Vai bem com teu filho? E ela disse: Vai bem.

Fico imaginando como tudo poderia ir bem à vida dela, com seu filho morto.

Mas assertivamente, essa mulher fez o que realmente devemos fazer em situações de dificuldades, não olhar para a situação por pior que seja de uma maneira pessimista, mas ir a busca da solução, no versículo (2 Reis 4:24) ela diz ao moço que a levara até a presença de Eliseu, para que não se deter-se até que ela chegasse ao seu objetivo, que era a presença de Eliseu, e é assim que devemos agir em situações que não depende mais de nós mas de Deus, ir direto ao encontro com o Senhor que tudo pode.

Deus não exige que façamos o que não temos condições, mas espera que fazemos o que se encontra em nosso alcance, a atitude da mulher Sunamita é um grande exemplo de que quando fazemos o nosso possível, Deus amorosamente executa o impossível, como aconteceu na ressurreição do filho da Sunamita (2 Reis 4:34).

Podemos afirmar que o ato de conquistar é uma característica inerente ao ser humano. Contudo, apesar de sua capacidade mental e psíquica, o homem é um ser com limitações. Ao homem, no curso da vida, apresentam-se os impossíveis, situações das quais o homem é incapaz de solucionar recorrendo às suas faculdades e ciências.

a) O homem não pode conquistar o impossível por meio do “dinheiro” – (Atos 8.9-20)
Impor as mãos e pessoas receberem o Espírito Santo é um ato que somente alguém entronizado ao trono de Deus e à sua vontade pode conseguir.

É um ato impossível ao homem natural. Simão, o mágico, ao ver o apóstolo Pedro impondo as mãos e pessoas recebendo o Espírito Santo pensou que poderia fazer a mesma coisa através do dinheiro. O dinheiro para nada serve no mundo espiritual. Serve no mundo físico, material, mas no espiritual não tem valor algum.

Logo, entende-se que o impossível de Deus não pode ser alcançado por meio de barganhas ou coisas do tipo.

Pedro disse a Simão: “O teu dinheiro seja contigo para perdição, pois cuidaste que o dom de Deus se alcança por dinheiro”. (Atos 8.20)

b) O homem não pode conquistar o impossível por meio da “sabedoria humana”– (Lucas 5.5)
Pedro era um pescador profissional, tinha seu barco próprio, conhecia o mar da Galileia como poucos assim como a melhor técnica para se apanhar os melhores peixes. Aconteceu, porém, que, após pescar a noite toda, nada apanhou, a impossibilidade se apresentou, e quando o impossível ocorre, a sabedoria humana é incapaz de resolver.

c) O homem não pode conquistar o impossível por meio da “posição social” – (Lucas 8.41-56)
Jairo era um dos principais da sinagoga, pessoa proeminente, de posição social, abastada financeiramente, tinha acesso aos melhores médicos, porém, quando o impossível se apresenta através de uma enfermidade que leva a sua filha a óbito, sua posição social em nada muda a circunstância.

d) O homem não pode conquistar o impossível por meio da “religiosidade” – (João 3.1-3)
Nicodemos era mestre da lei, um homem religioso, mas ao ser confrontado pelos argumentos de Jesus acerca de nascer de novo, algo que só é possível por meio da ação divina no homem, algo impossível de ser alcançado por meio de dogmas religiosos, Nicodemos contemplou a impossibilidade de se entender naturalmente as coisas espirituais.

Só existe uma forma, uma maneira de o homem tornar o impossível como algo possível, é por meio da busca da providência divina, do sobrenatural poder de Deus. O Deus do impossível pode todas as coisas, visto que agindo Deus, quem o impedirá. (Is 43.13)

Por que para Deus nada é impossível?

Para entender a razão pela qual nada é impossível para Deus é necessário analisar um dos atributos ativos de Deus, ou seja, o que Deus é em relação ao universo, a sua “onipotência”.
“Ah Senhor Deus! Eis que tu fizeste os céus e a terra com o teu grande poder, e com o teu braço estendido, nada há que te seja demasiado difícil”. (Jr 32.17)

A onipotência de Deus significa duas coisas:

a) Deus tem liberdade e poder para fazer tudo que esteja em harmonia com a sua natureza. Por isso dizer que “nada é impossível para Deus” é uma verdade que está em total conformidade com as Escrituras Sagradas.

b) Deus tem controle e soberania sobre tudo que existe ou possa existir. Somente Deus é Todo-Poderoso.

Vamos meditar agora em Josué 10. 5-15

Vejamos as 5 atitudes que nos levam a alcançar o impossível:

1. Encare os desafios com coragem e fé – Josué 10. 5,6

1.1. Os maiores desafios surgem como resposta às maiores Necessidades
1.2. Frequentemente problemas são gerados por erros cometidos
1.2. A responsabilidade nos impele a aceitar novos desafios

2. Dedique o que você tem de melhor – Josué 10. 7ª

2.1. A conquista do improvável requer dedicação integral
2.2. A dedicação integral atrai o favor divino
2.3. A concentração no prioritário garante o foco necessário para a vitória

3. Julgue o desafio baseado em Deus e não em sua capacidade – Josué 10. 8

3.1. Encare os problemas como oportunidades.
3.2. Veja as dificuldades pelos olhos da fé
3.3. Confie totalmente em Deus

4. Espere a intervenção sobrenatural de Deus – Josué 10.10,11

4.1. Deus responde aos que chamam por Ele
4.2. Deus se revela aos que o buscam
4.3. Deus socorre os que nele confiam

5. Transforme a realidade por meio da fé – Josué 10.12,13.

5.1. A fé cura o passado
5.2. A fé muda o presente
5.3. A fé previne o futuro

A conquista do impossível em Deus é possível

• Pedro não havia pescado nada. Todavia, Jesus entra em cena, o Deus-homem ordena que Pedro tente mais uma vez e então o impossível torna-se possível e o milagre acontece. “E, respondendo Simão, disse-lhe: Mestre, havendo trabalhado toda a noite, nada apanhamos; mas, sobre a tua palavra, lançarei a rede”. (Lucas 5.5)
• Jairo diante da impossibilidade de cura da filha prostrou-se aos pés de Jesus e apesar da menina ter vindo a falecer, Jesus opera o impossível e Jairo tem a restituição da sua filha, a conquista do impossível. (Lucas 8.55)
• Nicodemos conquista o possível num quadro de impossibilidades e então nasce da água e do espírito e marca presença no sepultamento de Jesus, demonstrando sua mudança de pensamento e posição religiosa. (João 19.39-40)

Você quer conquistar o impossível? Apresente a sua causa a Deus porque para Deus nada é impossível.

Autor: Jânio Santos de Oliveira - Presbítero e professor de teologia da Igreja Assembleia de Deus Taquara - Duque de Caxias - RJ