19 agosto 2018

Marta, Maria e Lázaro – Símbolo de três igrejas



Texto: João 11.5
Introducao - Inúmeras passagens da Bíblia, além de serem históricas, são também simbólicas ou alegóricas. Por exemplo, a história de João 11.
Veremos que havia profundas diferenças de comportamento entre os 3 irmãos de Betânia, mas Jesus amava os 3.
I. MARTA SIMBOLIZA A IGREJA DISTRAÍDA
a. Lc 10:40: Marta, porém, andava distraída em muitos serviços, e, aproximando-se, disse: Senhor, não se te dá de que minha irmã me deixe servir só? Dize-lhe que me ajude.
b. Distraída em muitos serviços. ANDAVA, mas andava DISTRAÍDA.
c. Distraída com atividades para-eclesiásticas.
d. A pessoa distraída perde o foco de suas prioridades. A prioridade da Igreja é evangelizar.
e. Marta se distraia tentando agradar a Jesus com boa comida. A questão não é apenas fazer, é AGRADAR.
f. João 4.34: Jesus disse-lhes: A minha comida é fazer a vontade daquele que me enviou, e realizar a sua obra
g. Usemos nosso tempo e criatividade tentando alcançar as almas.
h. Por ser distraída, Marta teve sua fé prejudicada. Jo 11.24: Disse-lhe Marta: Eu sei que há-de ressuscitar na ressurreição do último dia.
i. Por ser distraída, Marta passou a depender das circunstâncias, Jo 11.39:Disse Jesus: Tirai a pedra. Marta, irmã do defunto, disse-lhe: Senhor, já cheira mal, porque é já de quatro dias.


II. MARIA SIMBOLIZA A IGREJA ESPIRITUAL
a. Maria era hospitaleira, Lc 10.38: E aconteceu que, indo eles de caminho, entrou numa aldeia; e certa mulher, por nome Marta, o recebeu em sua casa;
b. Maria apreciava ficar sentada aos pés de Jesus. PARA APRENDER, naturalmente. Jo 11.2.
c. Maria ungiu ao Senhor, Jo 11.2.
d. Maria escolheu a boa parte, Lc 10.42


III. LÁZARO SIMBOLIZA A IGREJA DORMENTE
a. Jo 11.11: Assim falou; e depois disse-lhes: Lázaro, o nosso amigo, dorme, mas vou despertá-lo do sono.
b. No mundo espiritual, dormir é o terceiro estágio negativo. I Co 11.30: Por causa disto, há entre vós muitos fracos e doentes, e muitos que dormem.
c. No v. 28 Lázaro foi posto na sepultura.
d. Sepultura é lugar de silêncio. Isto fala dos crentes que cultuam a Deus em completo silêncio.
e. Ap 14.2: Por causa disto, há entre vós muitos fracos e doentes, e muitos que dormem.
f. Ap 19.6: E ouvi como que a voz de uma grande multidão, e como que a voz de muitas águas, e como que a voz de grandes trovões, que dizia: Aleluia! pois já o Senhor Deus Todo-Poderoso reina.
g. Sepultura é lugar de escuridão. Isto fala dos crentes que aceitam trevas dentro do coração ou dentro de sua casa. Músicas de trevas, conversação de trevas, práticas de trevas, programas de trevas, etc...
h. Sepultura é lugar de ossos secos. Ezequiel 37. Houve perda de espírito, de nervos, de pele e de carne.
i. Sepultura é lugar de imobilidade. Mortos não andam.
j. JESUS MANDOU TIRAR A PEDRA. Algumas pedras que podem estar sobre nós:
(1) Incredulidade.
(2) Dúvida
(3) Medo
(4) Mundanismo
(5) Amargura
(6)Ressentimento
(7) Mentira
k. 3 graves problemas: nas mãos, nos pés e no rosto.
l. Que acontece quando as mãos estão atadas?
(1) Mãos atadas não podem abençoar
(2) Mãos atadas não podem contribuir
(3) Mãos atadas não ajudam na Igreja: mutirão, ornamentação, ajuda na cantina, distribuição de folhetos.
m.
Que acontece quando os pés estão atados?
(1) Pés atados não podem ir para a Casa de Deus
(2) Pés atados não saem para evangelizar
(3) Pés atados não visitam hospitais.
n. Que acontece quando o rosto está envolto no lenço?
(1) Visão perdida. Jo 4.35.
(2) Audição perdida, Is 55.3: Inclinai os vossos ouvidos e vinde a mim; ouvi, e a vossa alma viverá; porque, convosco farei um concerto perpétuo, dando-vos as firmes beneficências de David.
(3) Olfato perdido. Não se distingue mais o certo do errado.
(4) Sentido fala anulado: Não se pode mais:
1. Adorar
2. cantar
3. testificar das bênçãos
4. testificar de Cristo
Felizmente Jesus resolveu o problema de Lázaro, ressuscitando-o. Isto simboliza o Avivamento de Deus.


Conclusão:
QUE TIPO DE IGREJA SOMOS NÓS?
IGREJA É A SOMA DE SEUS MEMBROS.
DE QUE TIPO SOMOS NÓS? Distraídos? Dormentes? Espirituais?

Os 12 Apóstolos | Mateus


“Partindo Jesus dali, viu sentado na coletoria um homem chamado Mateus, e disse-lhe: Segue-me. E ele, levantando-se, o seguiu.” (Mt 9:9)



Mateus é a transliteração do nome grego MaqqaioV, Matthaios, do aramaico Mattai, que tem origem no hebraico Matan’yah (2 Rs 24:17), “o dom de Yahweh” ou “presente de Deus”). Em Mc 2:14 é chamado Levi (gr. Leui, Leui), filho de Alfeu. Em Lc 5:27 relata-se seu nome e ofício.


É identificado como publicano já em Mt 9:9,10: “E Jesus, passando adiante dali, viu assentado na coletoria um homem, chamado Mateus, e disse-lhe: ‘Segue-me’. E ele, levantando-se, o seguiu. E aconteceu que, estando ele em casa sentado à mesa, chegaram muitos publicanos e pecadores, e sentaram-se juntamente com Jesus e seus discípulos.”.


É assim que é identificado na lista de Mt 10:3: “…Mateus, o publicano…”. Por ser publicano era rejeitado pelo seu povo, os judeus. Os romanos criaram um sistema de concessões na cobrança de impostos, que, nos dias de Cristo, já completava duzentos anos de operação, atendendo às necessidades do império.


A pesada tributação era intolerável, até mesmo mais ainda por ser imposição de uma potência estrangeira. Além dos impostos cobrados por Roma, havia os de Herodes. O magistrado romano franqueava uma área ao coletor de impostos que se encarregava de arrecadar os devidos impostos. O que detinha a franquia cobrava do povo valores superiores aos estipulados.


Não por pouco o povo odiava os publicanos, cobradores de impostos. Não poderiam aceitar um compatriota arrecadando impostos em detrimento do povo para uma nação usurpadora. Dentro deste ambiente, Mateus, o Levi publicano, odiado, visto como terrível traidor da nação, não apenas recebe a aproximação do Senhor mas também seu maravilhoso e inescusável chamado, ao qual prontamente atende!


Todos falam de mim: “Lá vai Mateus
sujo ladrão, dinheiro na mão
cobrando os impostos, taxando aos judeus”
E reclamam de mim: “Lá vai Mateus
falso irmão, traindo a nação
jogando por Roma à custa dos seus…”
Quem me conhece por dentro
Sabe a alegria que em mim se instalou
Jesus Nazareno chamando, sereno:
“Vem já, vem me seguir”
Vale bem mais a eterna riqueza
que a graça me dá
Rico por dentro, aos outros atento…
eu vou Cristo seguir!
(Guilherme Kerr Neto)


Como impulso de agradecimento por sua aceitação da parte do Mestre, Mateus providencia “…um grande banquete em sua casa; e havia ali uma multidão de publicanos e outros que estavam com eles à mesa.” (Lc 5:29), registrado pelo próprio autor com a devida parcimônia (Mt 9:10-13), em sua humildade de um Levi transformado pelo maravilhoso encontro com o Mestre Jesus.


Autor do Evangelho que leva seu nome, escrito em hebraico. Fora enviado como apóstolo (Lc 6:15) e tem seu nome nas quatro listas dos apóstolos (Mt 10; Mc 3; Lc 6; At 1). Segundo a tradição, após o período em que pregou aos judeus, seu povo, foi para outras nações, tendo em Etiópia o centro de seu trabalho. Segundo alguns escritores teve a morte de um mártir.

O DIREITO À VIDA


por Vitor Hugo Mendes de Sá

Vejam o resumo da fala do Pr Lourenço no site do STF:
Téologo defende que o embrião já é um ser humano
O professor e teólogo Lourenço Stelio Rega, representante da Convenção Batista Brasileira, defendeu nesta segunda-feira (6), na audiência pública que discute a descriminalização do aborto, que a concepção é o marcador do início da vida do ser como uma pessoa. “Do ponto de vista biológico, nas primeiras horas depois da fecundação se forma uma nova célula, diferente de todas as outras do mundo. Temos um novo ser humano”, disse.
Na sua avaliação, o embrião humano é uma pessoa, uma personalidade. “Os dois gametas dos genitores formam uma nova entidade biológica, iniciando o surgimento de um ser-outro, diferente do ser-gestante. O embrião e a criança não possuem capacidade do exercício de contrair obrigações”, afirmou.
Para o professor, o início da vida biológica, na concepção, não é o início da vida de uma pessoa como agente moral. “Temos que considerar a possibilidade de progresso de uma pessoa que não pediu para nascer. Temos que desenvolver uma maternidade e paternidade responsáveis. Se deseja substituir a ausência dessa responsabilidade pela supressão do direito do feto deixar de ser potencial. Excluir totalmente o abortamento como controle de natalidade é essencial. Não é isso que vai trazer solução para a miséria social”, sustentou.

Pecados Privados


“… e sabei que o vosso pecado vos há de achar.” (Números 32:23 ACF)
Dr. Jim Denison comenta hoje a respeito de um líder muito famoso que está enfrentando acusações de “conduta sexual imprópria” com várias pessoas durante o seu ministério. Uma obra construída durante mais de trinta anos, e que abençoou milhares e milhares de pessoas ao redor do mundo, está sendo abalada por aquilo que o jornal Times chamou de “pecados privados”.
Muitas vezes acreditamos que podemos manter pecados escondidos na privacidade. Mas isso é apenas uma ilusão que o Diabo gosta de fazer a gente pensar. Ele reforça essa ideia nas nossas mentes sabendo que se nos sentirmos protegidos pela ideia de que esses pecados privados nunca serão revelados poderemos continuar usufruindo deles sem consequências.
Esquecemos que a Palavra de Deus assevera que todas as coisas escondidas serão reveladas (Mateus 10:26). Se não agora, certamente no último dia diante do trono de Deus.
O Dr. Denison termina seu artigo com algumas considerações relevantes:
“Satanás quer que acreditemos que ninguém saberá ou será ferido. Sabemos que podemos confessar nossos pecados e sermos perdoados por eles (1 João 1:9), por isso achamos que podemos abrigar uma área de pecado particular que nunca será tornada pública.
Há pelo menos três enganos aqui.
Um: O pecado particular raramente permanece privado. O pecado de Davi com Bate-Seba logo se tornou parte de seu legado público. Computadores podem ser hackeados; os cookies da internet podem rastrear o tráfego da web; outros podem descobrir o que pensamos ser secreto.
Dois: Deus pode perdoar nosso pecado, mas ele não pode nos recompensar por isso. Cada momento que passamos em desobediência é um momento que não podemos voltar. E uma oportunidade perdida de obediência que nosso Pai teria recompensado eternamente (cf. 1 Coríntios 3:14).
Três: O pecado particular dificulta a obra de Deus através de nós. O pecado aflige o Espírito (Efésios 4:30) e “apaga” seu trabalho em nossas vidas e ministérios (1 Tessalonicenses 5:19). O Espírito Santo não pode usar totalmente um vaso profano. Se estamos abrigando o pecado privado, mas pensamos que Deus está nos usando de qualquer maneira, imagine o que ele poderia fazer dentro e através de nós se fôssemos completamente dele.
Uma chave poderosa para derrotar a tentação
Vamos encerrar com um elemento crucial para derrotar a tentação privada. Vários anos atrás, participei de um seminário de líderes eclesiáticos sobre os perigos da pornografia. Um dos meus colegas fez uma observação que não esqueci: devemos amar a Jesus mais do que amar o pecado.
Uma coisa é amar a Jesus, mas outra é estar apaixonado por ele. Então, peça ao Espírito para ajudá-lo a estar mais apaixonado por seu Salvador hoje.
E lembre-se de tudo o que Jesus fez por você. Charles Spurgeon disse: “Se conhecemos poucas das excelências de Jesus, o que Ele fez por nós e o que Ele está fazendo agora, não podemos amá-lo muito; porém, quanto mais o conhecermos, mais o amaremos.”
Jesus diria que você está apaixonado por ele hoje?

KAIROS E CHRONOS

por salmo37
Vamos examinar dois conceitos gregos de tempo: chronos e kairos. Chronos (do qual derivam palavras como “cronologia’ e “cronômetro) é o tempo marcado pelo relógio; minutos, décadas, séculos – passado, presente e futuro. Kairos, por sua vez, é o tempo como substância. É não-sequencial e indivisível. Esse tempo é a pura existência do ser. É a categoria de tempo segundo Deus. Conforme Jesus disse aos fariseus, Deus não disse a Moisés: “Eu era o Deus de Abraão, de Isaque e de Jacó”, mas, “EU SOU o Deus de Abraão, Isaque e Jacó”. Por outro lado, chronos é a categoria huimana.
Quase todos nós passamos a vida servindo a chronos. O relógio dita o nosso ritmo de vida e nos fecha dentro das paredes da agenda e dos prazos impostos.
Como base para entrarmos nas profundezas de Deus, temos a Sua exortação para trocarmos nossos fusos horários – mudarmos de chronos para kairos. Trocar os fusos horários. Como se faz isso? Paulo trata desse assunto assim: “Tenham cuidado com a maneira como vocês vivem; que não seja como insensatos, mas como sábios.” Ef 5:15-16. O tempo pertence a Deus: “Tudo fez formoso em seu tempo” Ec 3:11.
Um velho ditado diz que “a pressa é inimiga da perfeição”, sem dúvida! A ansiedade gera a pressa, o medo gera a ansiedade e, como sabemos: “No amor não há temor, antes o perfeito amor lança fora o temor” 1Jo 4:18. Quem confia no amor de Deus, não deveria temer. Deus enxerga a mim e a você no kairos; nós nos enxergamos no chronos. Não sabemos todas as razões, todos os porquês, todas as implicações. Mas Ele sabe de tudo aqui e agora, eternamente. Isso é grande e misterioso demais para entendermos, mas não precisamos entender, precisamos confiar e crer.
O amanhã está nas mãos de Deus –  Ele proverá.
Calvin Miller, em “NAS PROFUNDEZAS DE DEUS”

VERDEJANDO

por salmo37
“Por isso o Senhor esperará, para ter misericórdia de vós” Is 30:18
Onde há mais chuva, a grama é mais verde. Penso que são as neblinas e névoas da Irlanda que fazem dela a “Ilha de Esmeralda”; e toda vez que encontrarmos grandes neblinas de aflição e névoas de tristeza, acharemos corações verde-esmeralda — cheios da linda verdura da consolação e amor de Deus.
Minha oração é que você não seja encontrado a dizer: “Para onde se foram as andorinhas? Elas se foram de uma vez!…” Não, elas não se foram de uma vez; elas cruzaram o mar e foram para uma terra distante; mas logo voltarão. Filho de Deus, não diga que as flores morreram ou que o inverno as matou e se acabaram. Ah, não, embora o inverno as tenha coberto com o arminho de neve, elas ainda surgirão outra vez e estarão vivas, dentro em pouco.
Filho de Deus, não diga que o sol se apagou, porque as nuvens o esconderam. Não; ele está lá atrás, preparando o verão para você; pois quando surgir outra vez, ele terá preparado as nuvens para caírem em chuvas de primavera, que vão ser as mães de outras belas flores. E sobretudo isto, quando Deus esconde a Sua face, não diga que Ele Se esqueceu de você. Está apenas demorando um pouco, para que você aprenda a confiar Nele; e quando vier, você terá alegria no Senhor e se regozijará com gozo inefável.
A espera exercita as nossas graças; a espera prova a nossa fé; portanto, espere em esperança; pois embora a promessa demore, nunca chegará tarde demais.
C. H. Spurgeon, em “DEUS NÃO MUDA”

O QUE A BÍBLIA DIZ SOBRE O CAPITALISMO?

 

O dicionário define o capitalismo como "um sistema econômico caracterizado pela propriedade privada ou corporativa de bens de capital, através de investimentos que são determinados por decisão particular, e por preços, produção e distribuição de bens que são determinados principalmente pela concorrência em um livre mercado."

Embora a Bíblia não mencione o capitalismo pelo nome, ela fala muito sobre questões econômicas. Por exemplo, seções inteiras do livro de Provérbios e muitas das parábolas de Jesus tratam de questões econômicas. Como tal, aprendemos qual deve ser a nossa atitude quanto à riqueza e como um cristão deve lidar com as suas finanças.

A Bíblia também nos fornece uma descrição de nossa natureza humana, o que nos ajuda a avaliar o possível sucesso e fracasso de um sistema econômico na sociedade. Porque a economia é uma área onde muito da nossa vida cotidiana acontece, devemos avaliá-la de uma perspectiva bíblica.

Quando usamos a Bíblia como nossa estrutura, podemos começar a construir o modelo de um governo e uma economia que libera o potencial humano e limita o pecado humano. Em Gênesis 1:28, Deus diz que devemos subjugar a terra e ter domínio sobre ela. Um aspecto disso é que os seres humanos podem possuir propriedades para exercer o seu domínio. Já que temos tanto a vontade quanto direitos de propriedade privada, podemos supor que devemos ter a liberdade de trocar esses direitos de propriedade privada em um mercado livre onde os bens e serviços podem ser trocados.

No entanto, devido à devastação do pecado, muitas partes do mundo têm se tornado locais de decadência e escassez. Além disso, embora Deus nos tenha dado o domínio sobre a criação, devemos ser bons administradores dos recursos à nossa disposição.

Historicamente, o sistema do comércio livre tem fornecido a maior quantidade de liberdade e os ganhos econômicos mais eficazes do que qualquer sistema econômico já inventado. Mesmo assim, os cristãos muitas vezes se perguntam se podem apoiar o capitalismo. Em essência, o interesse próprio é recompensado em um sistema capitalista livre. No entanto, até mesmo o evangelho apela ao nosso interesse próprio porque é para o nosso próprio bem aceitar Jesus Cristo como nosso salvador para que o nosso destino eterno seja garantido.

De uma perspectiva cristã, a base da propriedade privada repousa em sermos criados à imagem de Deus. Podemos fazer escolhas sobre propriedades que podemos trocar em um sistema de mercado. No entanto, às vezes o desejo por propriedade privada cresce do nosso pecado. Correspondentemente, a nossa natureza pecaminosa também produz negligência, preguiça e ociosidade. O fato é que a justiça econômica só pode ser alcançada da melhor forma se cada pessoa for responsável por sua própria produtividade.

Historicamente, o capitalismo tem uma série de vantagens. Tem o potencial econômico liberado. Ele também fornece a base para uma grande liberdade política e econômica. Quando o governo não está controlando os mercados, então há liberdade econômica para se envolver em uma série de atividades empresariais.

O capitalismo também tem levado à grande liberdade política porque uma vez que o papel do governo na economia é limitado, também limitamos o alcance do governo em outras áreas. Não é por acaso que a maioria dos países com a maior liberdade política geralmente têm grande liberdade econômica.

No entanto, os cristãos não podem e não devem endossar todos os aspectos do capitalismo. Por exemplo, muitos defensores do capitalismo têm uma visão conhecida como utilitarismo, a qual se opõe à noção de absolutos bíblicos. Certamente devemos rejeitar esta filosofia. Além disso, há certas questões econômicas e morais que devem ser abordadas.

Embora existam algumas críticas econômicas válidas do capitalismo, como os monopólios e o subproduto da poluição, estes podem ser controlados por um controle governamental limitado. E quando o capitalismo é sabiamente controlado, ele gera prosperidade e liberdade econômica significativa para o seu povo.

Um dos principais argumentos morais contra o capitalismo é a ganância - é por isso que muitos cristãos se sentem inseguros sobre o comércio livre. Os críticos do capitalismo argumentam que este sistema deixam as pessoas gananciosas. No entanto, então devemos nos perguntar se o capitalismo torna as pessoas gananciosas ou se já temos pessoas gananciosas que usam a liberdade econômica do sistema capitalista para atingir os seus objetivos? À luz da descrição bíblica da natureza humana (Jeremias 17:9), este último parece mais provável. Porque as pessoas são pecaminosas e egoístas, algumas vão usar o sistema capitalista para satisfazer a sua ganância. Entretanto, isso não é realmente uma crítica do capitalismo, uma vez que é um reconhecimento da condição humana. O objetivo do capitalismo não é mudar as pessoas más, mas nos proteger delas.

O capitalismo é um sistema em que as pessoas ruins podem fazer o mínimo de danos e pessoas boas têm a liberdade de fazer boas obras. O capitalismo funciona bem com indivíduos completamente morais, mas também funciona adequadamente com pessoas egoístas e gananciosas.

É importante perceber que há uma diferença entre interesse próprio e egoísmo. Todas as pessoas têm interesses próprios que podem operar de formas que não são egoístas. Por exemplo, é do nosso próprio interesse conseguir um emprego e ganhar uma renda para que possamos sustentar a nossa família. Podemos fazer isso de formas que não são egoístas. Por outro lado, outros sistemas econômicos, como o socialismo, ignoram as definições bíblicas da natureza humana. Como resultado, eles permitem que o poder econômico seja centralizado e se concentre nas mãos de poucas pessoas gananciosas. Aqueles que reclamam da influência que grandes corporações exercem sobre as nossas vidas devem considerar a alternativa socialista onde alguns burocratas governamentais controlam cada aspecto de nossas vidas.

Embora a ganância às vezes seja evidente no sistema capitalista, temos que entender que não é por causa do sistema -- é porque a ganância faz parte da natureza pecaminosa do homem. A solução não se encontra em mudar o sistema econômico, mas em mudar o coração do homem através do poder do evangelho de Jesus Cristo

Fonte: GotQuestion

Por Litrazini

NO CAMINHO DA CONFIANÇA


por salmo37
A premissa da confiança segundo a Bíblia é a convicção de que Deus quer que creSçamos, avancemos e experimentemos plenitude de vida. Esse tipo de confiança, todavia, é adquirida apenas aos poucos e quase sempre através de uma série de crises e provações. No meio da angústia indescritível no monte Moriá, Abraão, ali com seu filho, Isaque, aprendeu que o Deus que o havia chamado para crer contra a esperança era iminentemente confiável, e a única coisa que se podia esperar dele era confiança incondicional. O grande patriarca é modelo da essência da confiança nas Escrituras hebraicas e cristãs: ter convicção que Deus é digno de crédito.
O relato da história da salvação aponta para a realidade invariável de que a confiança precisa ser purificada pelo fogo da provação. Davi, a figura mais admirada da história do judaísmo sabia o que era medo, solidão, fracasso e perseguição; mas ele conquistou o coração de Deus com sua confiança inabalável:
“Em vindo o temor, hei de confiar em Ti. Em Deus cuja palavra eu exalto, neste Deus ponho a minha confiança e nada temerei” Sl 56:3-4
”Confio no Senhor sem vacilar” Sl 26:1
“O Senhor livrou-me porque se agradou de mim” Sl 18:19
“Espera pelo Senhor e tem bom ânimo, fortifique-se o teu coração; espera, pois, pelo Senhor” Sl 27:14
“Bem-aventurado o homem que põe no Senhor a sua confiança” Sl 40:4
“Quanto a mim sou como a oliveira verdejante, na casa de Deus, confio na Sua misericórdia” Sl 52:8
A confiança inabalável no amor de Deus nos inspira a sermos gratos pelas trevas que nos cercam, pelo desemprego, pela artrite que não pára de doer e nos leva a orar do fundo do coração: “Pai, em Tuas mãos entrego meu corpo, mente, espírito e todo o dia de hoje. A Tua vontade para mim, seja qual for, é a minha vontade, dependo de Ti e confio em Ti no meio da minha realidade. Ao Teu coração confio o meu coração, frágil, inseguro, incerto. Pai, entrego-me a Ti em Jesus, nosso Senhor, amém”.
Em algum lugar ao longo do caminho, na vida do cristão maduro, a fé junta-se com a esperança e transforma-se em confiança. Baseada na experiência que temos da fidelidade invariável de Deus, floresce a confiança de que Ele está conosco, e nos ajudará com Sua sabedoria e poder.
E acho que a fidelidade no caminho da confiança nos conduzirá, nos momentos mais críticos, ao mesmo ponto aonde Jó foi conduzido, e declarou: “Embora Ele me mate, ainda assim esperarei Nele” Jó 13:15
Brennan Manning, em “CONFIANÇA CEGA”

UM ERRO PODE ESCONDER OUTRO ERRO



Porque as suas coisas invisíveis, desde a criação do mundo, tanto o seu eterno poder, como a sua divindade, se entendem, e claramente se veem pelas coisas que estão criadas, para que eles fiquem inescusáveis(Romanos 1:20)

Na França, nas passagens de nível, há cartazes indicando que se deve tomar cuidado, porque um trem pode esconder outro trem. No âmbito espiritual, às vezes, um erro também esconde outro erro ou muitos outros erros.

Por exemplo, algumas pessoas põem em dúvida a existência da eternidade. Esse erro quase sempre é o resultado dum primeiro erro fundamental, que consiste em negar a existência de Deus.

Quando nos afastamos de Deus, nosso raciocínio é falso e começamos a duvidar das coisas verdadeiras e crer nas falsas.

Por outro lado, se aceitarmos a existência de Deus, o Criador Todo-Poderoso, Aquele que está por cima de tudo o que se vê, também reconhecemos que existe algo mais, um mundo invisível.

Talvez alguém diga que não temos nenhuma prova da existência de Deus, que não temos certeza.

O versículo de hoje mostra que a evidência do Universo criado, percebida pela inteligência natural, nos leva a reconhecer a existência do Criador. Todas as coisas criadas exigem a existência de um Criador.

Essa é uma constatação sensata e inevitável. Aquele que a recusa luta contra sua própria inteligência. Além disso, se equivoca em muitos outros pontos, pois se desvaneceram em seus próprios pensamentos (Romanos 1:21).

Por outro lado, quem aceita essa evidência da existência do Criador, está pronto para reconhecer a Sua grandeza e sabedoria e para escutar Sua Palavra.

Fonte: Devocional Diário Boa Semente

Por Litrazini