11 novembro 2018

Monte Horebe ou Sinai - Lugar da Revelação



“E apascentava Moisés o rebanho de Jetro, seu sogro, sacerdote em Midiã; e levou o rebanho atrás do deserto, e chegou ao monte de Deus, a Horebe” (Êxodo 3.1).

Altitude: 2603m*
Horebe significa espinhoso, seco. O mesmo monte também é chamado Sinai (Êxodo 19.1,2). Sua localização exata é discutida por muitos historiadores e arqueólogos, mas a região mais reconhecida é nas montanhas da península do Sinai, entre o mar Vermelho e o golfo de Ácaba. 1
O que o Monte Sinai nos ensina?
Vamos refletir sobre a importância do Sinai na Palavra de Deus:
1) Significado Histórico do Monte Sinai
O Monte Sinai foi onde Deus chamou Moisés pela primeira vez na sarça ardente (Êxodo 3.1-14) e entregou os Dez Mandamentos (Êxodo 19.1 a 20.20). 2 Foi também onde Elias ouviu a voz de Deus numa caverna quanto fugia da perversa rainha Jezabel (I Reis 19.1-20). Este monte é considerado um dos lugares mais sagrados para o povo de Deus. O próprio Senhor Jesus, ainda criança, possivelmente passou pela região do Sinai quando foi morar no Egito (Mateus 2.13-19).3
2) Significado Profético do Monte Sinai
O monte Sinai foi um lugar de revelação de Deus para seus servos, onde entregou sua Palavra pela primeira vez em forma de preceitos para seu povo (Êxodo 31.18). 4 Um lugar onde não havia beleza alguma além da presença da Glória de Deus (Êxodo 19.14-20). Deus queria se revelar à humanidade e escolheu aquele lugar seco, sem nada para mostrar a sua majestade e poder (Êxodo 24.16).
3) Significado Espiritual do Monte Sinai
O Monte Sinai nos lembra da caminhada do povo de Deus em busca da Terra Prometida, mas antes precisavam ter um encontro com o Senhor. Suas vidas não seriam mais as mesmas. Agora não seriam escravos e sim livres para Deus. Em nossa jornada da vida, buscamos muitas coisas, mas o que mais precisamos é uma experiência pessoal com o Senhor. Deus quer se revelar a nós pelo seu Espírito Santo para nos ensinar a sua vontade e sua Palavra (I João 2.20,21).
Conclusão:
Deus quer nos levar a um lugar mais alto em sua presença. Em meio aos desertos da vida, existe uma oportunidade para conhecer o poder de Deus. Cremos num Deus que se revela, que se mostra para nós e nos chama atenção para sua presença.
Deus quer se revelar para você!

Nenhum comentário:

Postar um comentário