11 agosto 2018

KAIROS E CHRONOS


por salmo37
Vamos examinar dois conceitos gregos de tempo: chronos e kairos. Chronos (do qual derivam palavras como “cronologia’ e “cronômetro) é o tempo marcado pelo relógio; minutos, décadas, séculos – passado, presente e futuro. Kairos, por sua vez, é o tempo como substância. É não-sequencial e indivisível. Esse tempo é a pura existência do ser. É a categoria de tempo segundo Deus. Conforme Jesus disse aos fariseus, Deus não disse a Moisés: “Eu era o Deus de Abraão, de Isaque e de Jacó”, mas, “EU SOU o Deus de Abraão, Isaque e Jacó”. Por outro lado, chronos é a categoria huimana.
Quase todos nós passamos a vida servindo a chronos. O relógio dita o nosso ritmo de vida e nos fecha dentro das paredes da agenda e dos prazos impostos.
Como base para entrarmos nas profundezas de Deus, temos a Sua exortação para trocarmos nossos fusos horários – mudarmos de chronos para kairos. Trocar os fusos horários. Como se faz isso? Paulo trata desse assunto assim: “Tenham cuidado com a maneira como vocês vivem; que não seja como insensatos, mas como sábios.” Ef 5:15-16. O tempo pertence a Deus: “Tudo fez formoso em seu tempo” Ec 3:11.
Um velho ditado diz que “a pressa é inimiga da perfeição”, sem dúvida! A ansiedade gera a pressa, o medo gera a ansiedade e, como sabemos: “No amor não há temor, antes o perfeito amor lança fora o temor” 1Jo 4:18. Quem confia no amor de Deus, não deveria temer. Deus enxerga a mim e a você no kairos; nós nos enxergamos no chronos. Não sabemos todas as razões, todos os porquês, todas as implicações. Mas Ele sabe de tudo aqui e agora, eternamente. Isso é grande e misterioso demais para entendermos, mas não precisamos entender, precisamos confiar e crer.
O amanhã está nas mãos de Deus –  Ele proverá.
Calvin Miller, em “NAS PROFUNDEZAS DE DEUS”

Nenhum comentário:

Postar um comentário