15 julho 2018

Os santos na casa de César



“Todos os santos vos saúdam, especialmente os que são da casa de César”. Filipenses 4.22
-Introdução: O apóstolo Paulo estava preso em Roma quando escreveu a carta para a igreja em Filipos (Atos 28.14-31). Paulo tinha o hábito de fazer saudações em suas cartas, lembrando-se de vários irmãos às vezes em longas listas de cumprimentos (Romanos 16.3-16). Por isso manda um abraço coletivo dos irmãos de Roma para todos filipenses.
Paulo chamava os irmãos de santos (Filipenses 1.1) para lembrar-lhes que foram perdoados por Jesus e deviam permanecer em santidade. Quando Paulo fala de pessoas da casa de César, não estaria se referindo aos parentes do imperador de Roma, mas a pessoas que trabalhavam ali (cf. Filipenses 1.13).
Algumas marcas da chamada casa de César¹:
-Exército: milhares de soldados treinados para violência sem piedade para qualquer povo inimigo;
-Templos: centenas de deuses do panteão romano eram expostos nas estátuas de ídolos, inclusive do próprio imperador;
-República: o senado e a hierarquia do império marcada por interesses políticos e a busca de títulos e cargos; altos impostos e corrupção.
-Harém: prostituição, estupros, incestos, homossexualismo e toda sorte de imoralidade são frequentemente citados na história dos imperadores romanos.
-Banhos públicos: nudismo e orgias públicas.
-Circo: teatro com cenas imorais e violentas. Os gladiadores torturavam prisioneiros e feras devoravam pessoas como um espetáculo ao povo.

Como ser santo em meio ao mundo?

Vamos refletir sobre o chamado à santidade no meio de um mundo pecador, segundo a visão de Paulo apresentada na carta aos Filipenses:

1- SANTIDADE RADICAL:

A santidade ensinada por Paulo aos Filipenses era radical porque com Deus é tudo ou nada, luz ou trevas, quente ou frio. Não existe mais ou menos, talvez ou dúvida qualquer. Santidade Radical nos seguintes aspectos:
a) Amor: Filipenses 1.9
Um amor radical capaz de perdoar qualquer ofensa.
b) Testemunho: Filipenses 1.12-14
Uma vida de exemplo em tudo até a morte. Testemunha em grego é martyria, ou seja, mártir. Paulo estava preocupado em testemunhar o evangelho para os oficiais romanos.
c) União: Filipenses 1.27
A união dos irmãos era tão radical que compartilhavam tudo uns com os outros.
d) Perseverança: Filipenses 1.28-30
A perseverança devia ser até o fim sem temer qualquer dificuldade.
e) Humildade: Filipenses 2.3,4
Ser humilde é a capacidade de suportar humilhação e nunca se exaltar.
f) Esforço: Filipenses 2.16,17
Se esforçar e sacrificar as vontades em prol da obra de Deus.

Esta Santidade Radical ensina o amor sem limites, testemunho extremo até a morte, união sincera, perseverança constante, humildade para suportar afrontas e esforço para vencer as dificuldades.
Deus quer uma Santidade Radical!

2- SANTIDADE INCONDICIONAL:





Paulo também ensinou aos Filipenses uma Santidade Incondicional, que não negocia com o erro nem abre mão do propósito de Deus. Para santificar-se é preciso ser incondicional em:
a) Fidelidade: Filipenses 2.14,15
Ser fiel incondicionalmente ou apesar das circunstâncias em que somos provados.
b) Obediência: Filipenses 3.17
A obediência também deve ser incondicional, pois não existe outra opção senão obedecer ao Senhor (Filipenses 2.12).
c) Vigilância: Filipenses 3.18
A vigilância nos ajuda a santificar a vida para não pecar nas pequenas coisas (Filipenses 3.2).
d) Alegria: Filipenses 4.4
Paulo insiste com os filipenses para estarem alegres, mesmo estando o apóstolo preso. Repete três vezes o pedido que se alegrem (2.18 e 3.1).
e) Sabedoria: Filipenses 4.8
Precisamos buscar o discernimento de Deus em tudo que fizermos para não vacilar.
f) Solidariedade: Filipenses 4.18
Epafrodito foi enviado por Paulo como mensageiro a Filipos (Filipenses 2.25). Quando voltou trouxe ajuda da igreja para o sustento do apóstolo.

Precisamos buscar uma Santidade Incondicional, que não abre mão de pequenas coisas, sendo fiéis no pouco, obedientes em tudo, vigilantes todo tempo, alegres mesmo nas dificuldades, buscando sabedoria para cada escolha e solidários para quem precisa de ajuda.
Deus quer uma Santidade Incondicional!

Santifique sua vida!

-CONCLUSÃO:

Assim como havia irmãos santos na casa de César, que não se contaminaram com o pecado, também podemos nos conservar puros no meio de um mundo cheio de iniquidade. Não temos desculpas porque o pecado que existe hoje, sempre existiu. As mesmas dificuldades que nossos irmãos enfrentaram e foram chamados de santos, também enfrentamos hoje e podemos vencer com ajuda do Senhor.
Muitas vezes não entendemos o sentido da santidade. Não é ficar isolado do mundo, mas ser luz no meio do mundo em trevas (Mateus 5.14). Esta santidade deve ser radical para não aceitar o erro e incondicional para não deixar brechas.
Santifique a sua vida radica e incondicionalmente!

Nenhum comentário:

Postar um comentário