10 março 2018

Tomando Atitudes que Geram Mudanças

 Texto: "Se voltares, ó Israel, diz o Senhor, volta para mim; se removeres as tuas abominações de diante de mim, não mais andarás vagueando; se jurares pela vida do Senhor, em verdade, em juízo e em justiça, então, nele serão benditas as nações e nele se glorificarão. Porque assim diz o Senhor aos homens de Judá e Jerusalém: Lavrai para vós outros campo novo e não semeeis entre espinhos. Circuncidai-vos para o Senhor, circuncidai o vosso coração, ó homens de Judá e moradores de Jerusalém, para que o meu furor não saia como fogo e arda, e não haja quem o apague, por causa da malícia das vossas obras" (Jeremias 4.1-4).
Introdução: Tem muitas pessoas que estão paralisadas fisicamente e espiritualmente, estão vagueando, andando em círculos, sem sair da rotina do dia a dia. Não tem alvos, não tem direção, a vida não está focada em nada; querem mudanças, mas não tem coragem para tomar atitudes. Creio, porém, que hoje você começará a experimentar mudanças radicais em sua vida.
1 - O motivo principal que nos leva a perdermos a motivação para viver e conquistar nossos alvos chama-se: Afastamento de Deus e esfriamento espiritual. “Uma vida fora da direção de Deus, significa uma vida sem direção”. Os filhos de Israel começaram a vaguear e andar sem direção porque abandonaram ao Senhor, trocando as virtudes espirituais por cerimônias e rituais - "Se voltares, ó Israel, diz o Senhor, volta para mim; se removeres as tuas abominações de diante de mim, não mais andarás vagueando (Jeremias 4.1), "Porque dois males cometeu o meu povo: a mim me deixaram, o manancial de águas vivas, e cavaram cisternas, cisternas rotas, que não retêm as águas. Acaso, é Israel escravo ou servo nascido em casa? Por que, pois, veio a ser presa? Os leões novos rugiram contra ele, levantaram a voz; da terra dele fizeram uma desolação; as suas cidades estão queimadas, e não há quem nelas habite" (Jeremias 2.13-15).
2 - Para experimentarmos mudanças, precisamos começar a pensar em coisas novas, em novas atitudes, num novo projeto de vida. A palavra do Senhor exortava ao povo de Israel para que não continuasse a semear entre os espinhos. Isto significava: parar de perder tempo, parar de investir no fracasso, de perseverar no erro e de viver uma vida sem resultados positivos - "Porque assim diz o Senhor aos homens de Judá e Jerusalém: Lavrai para vós outros campo novo e não semeeis entre espinhos" (Jeremias 4.3); Veja Oseias 10.12-15.
3 - Para experimentarmos mudanças radicais, precisamos tomar atitudes espirituais e buscar um novo coração quebrantado e curado. Para que isto aconteça, algumas atitudes são necessárias; como por exemplo: Perdoar, pedir perdão, pagar o que deve, parar de mentir, parar de falar mal dos outros, abandonar o orgulho, deixar a murmuração, deixar a prostituição, o adultério, voltar à vida de intimidade com Deus, voltar a orar, jejuar e a meditação na palavra de Deus - "Circuncidai-vos para o Senhor, circuncidai o vosso coração, ó homens de Judá e moradores de Jerusalém, para que o meu furor não saia como fogo e arda, e não haja quem o apague, por causa da malícia das vossas obras" (Jeremias 4.4); "Então, eu disse: semeai para vós outros em justiça, ceifai segundo a misericórdia; arai o campo de pousio; porque é tempo de buscar ao Senhor, até que ele venha, e chova a justiça sobre vós" (Oseias 10.12); "Porque a tua mão pesava dia e noite sobre mim, e o meu vigor se tornou em sequidão de estio. Confessei-te o meu pecado e a minha iniquidade não mais ocultei. Disse: confessarei ao Senhor as minhas transgressões; e tu perdoaste a iniquidade do meu pecado" (Salmo 32.4,5).
Conclusão: Peça ao Senhor para que te ajude a sair da mesmice e de uma vida sem resultados. “Creia que é tempo de mudar, e mudar para melhor”.
Pr. Paulo Cezar Martins

Nenhum comentário:

Postar um comentário