11 novembro 2017

Reprovando a conduta pecaminosa

 
Reprovando a conduta pecaminosa
"Toda a Escritura é ... proveitosa para ... repreensão" (2 Timóteo 3:16).

As pessoas que não estão interessadas na vida santa evitarão estar expostas à doutrina sadia.

Paulo instruiu Timóteo a "pregar a palavra, insta a tempo e fora de tempo, admoestar, repreender, exortar, com toda longanimidade e ensino" (2 Timóteo 4:2). Ele sabia que chegaria um momento em que muitas pessoas rejeitariam a sã doutrina, e "tendo grande desejo de ouvir coisas agradáveis, ajuntarão para si mestres segundo os seus próprios desejos, e não só desviarão os ouvidos da verdade, mas se voltarão às fábulas" (v. 3-4).

Isso certamente é verdade em nossos dias. Muitos que professam amar o Cristo parecem intolerantes à Sua Palavra. Muitas vezes eles caem na complacência espiritual e se cercam de mestres que lhes dizem exatamente o que querem ouvir. Se eles não conseguem encontrar uma mensagem confortável, eles passam de igreja para igreja ou simplesmente abandonam tudo.

Tais pessoas trocaram convicção por conforto e precisam examinar a si mesmas para ver se são crentes genuínos (2 Coríntios 13:5). Sua atitude em relação à Palavra contrasta radicalmente com aqueles que amam a Cristo verdadeiramente e vêm à Palavra com um desejo sincero de aprender suas verdades e viver de acordo com ela.

Mas mesmo os verdadeiros crentes podem cair na armadilha da negligência e compromisso. Talvez você tenha notado que os cristãos que vivem pecando tentam frequentemente evitar a exposição à Palavra de Deus.

Às vezes, eles param temporariamente para comparecer à igreja ou estudos bíblicos. Eles também tentam evitar outros crentes - especialmente aqueles que os responsabilizam pelo que sabem ser verdade.

Mas, como qualquer pai amoroso, Deus não permitirá que os Seus filhos permaneçam no pecado por muito tempo sem discipliná-los (Hebreus 12:5-11). Mais cedo ou mais tarde eles devem se arrepender e se reconciliar com Ele.

Um elemento importante na conciliação dos cristãos pecadores com Deus é a oração fiel de outros crentes. Deus pode optar por usá-lo dessa forma, por isso sempre esteja pronto para orar, e ansioso para restaurar os outros com espírito de mansidão (Gálatas 6:1).

Você conhece um cristão que está sendo desobediente à Palavra de Deus? Se conhece, peça a Deus que o traga ao arrependimento. Coloque essa pessoa em suas orações e preocupação, e esteja disponível para ser mais usado no processo de restauração se o Senhor quiser.

O que Mateus 18:15-20 diz sobre como confrontar um cristão pecador?
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário