11 novembro 2017

PORTAS ABERTAS OU PORTAS FECHADAS


Texto Ef 1:3
Introdução: Se Deus nos abençoou  nas regiões celestiais por que tem tantos cristãos sofrendo?
Vamos falar sobre duas igrejas: Igreja de Filadélfia e  Igreja de Laodicéia  ?

Igreja de Filadélfia – O SENHOR faz promessas de portas abertas– AP 3:8
Igreja de Laodicéia  - O SENHOR  diz:Eis que estou a porta e bato- AP 3:20

Características desta duas igrejas
Igreja de Filadélfia - Significa amor fraterno ou irmão amoroso. E os cristãos desta igreja realmente amavam uns aos outros porque amavam ao Senhor
PROMESSAS  
1) Portas aberta que ninguém pode fechar V8.
-Passavam o tempo aprendendo a Palavra de Deus e depois obedeciam, seguindo os ensinamentos, sendo fiéis a Deus. Eles deixavam que todos soubessem que eram cristãos. Então deus os abençoou abrindo uma porta ou oportunidade para compartilharem a Suas boas notícias
2)Livramento da  grande tribulação. -v10. Por ter guardado sua Palavra e obedecido, aguentando firme o sofrimento com paciência.
No versículo 11 faz uma advertência- Conserva o que tens para não perder sua coroa.
3) Lugar permanente na casa de Deus- v 12ª. Deus fará que até seus inimigos os respeitassem, os tornando fortes e firmes, como colunas, pilares no templo
4) Um novo nome- v12b. Mais maravilhoso que tudo, o senhor disse que teria orgulho deles e permitiria que todos soubessem que pertencem a Ele.

IGREJA DE LAODICÉIA
Cidade rica e famosa por seus bancos, medicina e indústria têxtil.
Cidade tinha um problema serio, não havia suprimento de água potável. Quase todos os rios da região vinham de fontes quentes perto de Hierápolis, uma cidade a 9,5 km de distância ao norte.
As águas quentes eram cheias de impurezas e, portanto a água canalizada que recebiam era de gosto desagradável. As pessoas sabiam que se bebessem daquela água poderiam ficar doentes. A cidade acabou sucumbindo por nunca ter resolvido o problema da água potável.
O Senhor faz uma comparação ao estilo de vida deles
- O serviço deles era morno- v15. Nem frios  pois sabiam que Deus é real e que Jesus morreu por seus pecados.Nem quente pois não eram fervorosos. Era uma igreja indiferente. A igreja morna é aquela que anda  e assemelha-se o seu comportamento com a sociedade  ímpia. Professa o cristianismo, mas, na realidade é espiritualmente pobre, desgraçado .A indiferença na religião é o pior temperamento do mundo.
As  água quentes eram medicinais e serviam para curar. As água frias serviam  para o refrigério do viajante cansado. Mas a água morna causava enjoo em quem bebesse. Os cristãos mornos fazem com que Cristo vire o rosto contra eles.Eles podem chamar sua mornidão de caridade, mansidão, moderação.
O Senhor quer um serviço de coração sincero, caso contrário Ele vomitará de sua boca.
-A igreja de Laodicéia superestimava sua posição diante de Deus.v17. Julgava seu estilo de vida apropriado. Eram felizes e prósperos e não conseguiam ver que estavam errados e precisavam de mudanças. Não compreendiam que o dinheiro e bens não importam para Deus. Ele quer que tenhamos a riqueza interior, um coração puro e amoroso. Que sirvamos aos outros compartilhando o amor de Deus.
V19- diz: -Eu repreendo e disciplino a quantos amo. Sejais zelosos e arrepende-te.
V20- faz um apelo: Eis que estou a porta e bato...
Jesus promete cear com aquele que abrir a porta para Ele. Compartilhar uma refeição com alguém na tradição judaica  é símbolo de confiança, afeição, intimidade e lealdade.
A promessa de intimidade com Cristo é expressa no convite a abrir a porta para ele possa entrar e cear.

Conclusão:
Deus tem portas abertas para  sua vida, entretanto muitas vezes somos nó quem fechamos as portas e impedimos de desfrutar as benção que o senhor já nos preparou antes da fundação dos tempos nas regiões celestiais





Nenhum comentário:

Postar um comentário