11 novembro 2017

Instruindo em Justiça

 
Instruindo em Justiça
"Toda a Escritura é ... proveitosa para ... instruir em justiça" (2 Timóteo 3:16).

A Palavra de Deus nutre nossa vida espiritual.

Concluímos o estudo sobre o caráter e os benefícios da Palavra de Deus, enfocando o benefício que liga todos os outros: instruir em justiça. Tudo o que a Palavra realiza em nós através do ensino, repreensão e correção visa aumentar sua justiça para que você esteja "perfeitamente preparado para toda boa obra" (2 Timóteo 3:17).

"Instruir" refere-se ao treinamento ou educação de uma criança. O Novo Testamento também usa o termo para falar de correção, que é outro elemento importante na criação de filhos e no crescimento espiritual (Hebreus 12: 5-11). A ideia é que, desde a infância espiritual até a maturidade, a Escritura instrui e educa os crentes na vida piedosa.

A Escritura é nosso alimento espiritual. Jesus disse: "Nem só de pão viverá o homem, mas de toda palavra que sai da boca de Deus" (Mateus 4:4). Pedro nos exortou a ser como bebês recém-nascidos, desejando "o leite puro da palavra, que por ele [crescemos] em relação à salvação" (1 Pedro 2:2).

Você deveria desejar a Palavra, assim como um bebê anseia pelo leite. Mas Pedro prefaciou essa declaração com uma exortação para deixar "de lado toda malícia e toda astúcia e hipocrisia e inveja e toda calúnia" (v. 1). Esse é o pré-requisito.

Tiago ensinou o mesmo princípio: "despojando-vos de toda sorte de imundícia e de todo vestígio do mal, recebei com mansidão a palavra em vós implantada" (Tiago 1:21). Tentar se deleitar com as Escrituras sem confessar o seu pecado é como tentar comer uma refeição o usando uma focinheira.

Ou a Palavra lhe afastará do pecado ou o pecado o afastará da Palavra. Lide com o pecado imediatamente para que não estrague seu apetite pela Palavra de Deus. E mesmo que você conheça bem a Bíblia, seja regularmente atualizado pelo seu poder e lembrado de suas verdades. Essa é a chave para desfrutar da saúde espiritual e da vitória.

Agradeça a Deus pelo alimento que a Sua Palavra fornece.

Procure a sabedoria e a graça de Deus ao lidar com o pecado pessoal. Não o ignore, pois diminuirá seu desejo pela verdade bíblica.

Leia Filipenses 3:1 e 2 Pedro 1:12-15.

O que Paulo e Pedro disseram sobre a importância de se lembrar de verdades bíblicas que você já aprendeu?

Você segue esse conselho?
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário