11 novembro 2017

Evitando o engano espiritual

 
"Toda a Escritura é ... proveitosa para ... repreensão" (2 Timóteo 3:16).

A Escritura é o padrão pelo qual você deve medir todo o ensino.

Em novembro de 1978, o Representante dos Estados Unidos, Leo Ryan, da Califórnia, visitou o Templo do Povo (um culto baseado na Califórnia) na Guiana. Ele foi investigar relatórios de que algumas pessoas estavam sendo mantidas lá contra suas vontades. O mundo ficou chocado ao saber que o congressista e seu partido haviam sido emboscados e mortos.

Ainda mais chocante foi a descoberta sombria que se seguiu alguns dias depois. As autoridades que entraram no complexo em Jonestown, na Guiana, ficaram horrorizadas em encontrar os corpos de 780 membros do culto que haviam sido baleados ou se suicidaram tomando um ponche com cianeto. Seu líder, o Reverendo Jim Jones, foi encontrado deitado perto do altar - morto com uma única bala na cabeça.

Para muitos, foi a primeira vez que testemunharam o efeito mortal do ensino satânico. Editoriais e artigos por meses tentaram explicar como poderia ocorrer este terrível engano e genocídio em nossos dias. Mas tão trágicas como as mortes de Jonestown, a maioria dos observadores perdeu a maior tragédia de todas: a condenação espiritual que Jim Jones e todos os outros falsos professores levam seus seguidores.

O engano espiritual é uma questão muito séria para Deus. É por isso que na Escritura ele estabelece a verdade e repreende qualquer coisa contrária a ela. A palavra grega traduzida como "repreensão" em 2 Timóteo 3:16 significa corrigir ou confrontar alguém com respeito a má conduta ou falso ensino.

Se você tem uma compreensão completa das Escrituras, você tem um padrão para medir todo o ensino. Então você pode facilmente reconhecer a falsa doutrina e evitar o engano espiritual. Foi o que João teve em mente quando disse: "Eu escrevi, jovens [espirituais], porque sois fortes, e a palavra de Deus permanece em vós, e já vencestes o Maligno" (1 João 2:14).

As falsas religiões sempre tentarão distorcer as Escrituras porque procuram eliminar a verdade de Deus antes que elas possam justificar suas próprias mentiras. Cuidado com as sutilezas e seja forte na Palavra de Deus.

Agradeça ao Senhor por protegê-lo do engano espiritual.

Ore por alguém que você sabe que foi vítima de falsos ensinamentos. Aproveite todas as oportunidades para transmitir a verdade de Deus a eles.

Nenhum comentário:

Postar um comentário