11 novembro 2017

Como vencer grandes desafios


Segundo o relato de I Samuel 17, o menino Davi se superou ao enfrentar o gigante Golias. Vamos ver de que MANEIRAS ele venceu este grande desafio?
1a. MANEIRA: VENCEU O DESPREZO
– Seus irmãos o desprezaram por achá-lo presunçoso (vs 28).
– O exército de Israel também o desprezou pelo mesmo motivo (vs 30).
– O rei o desprezou por achá-lo pequeno (vs 33).
– O gigante Golias o desprezou por que era moço, ruivo e de aspecto gentil (vs 42).
Quem despreza está se colocando acima de alguém, sente-se superior ao outro. Quem despreza não se importa com os sentimentos da pessoa desprezada. Quem despreza deseja ferir o outro em sua alma (Provérbios 11.9a).
São vários os motivos que levam uma pessoa a desprezar a outra: Status social, dinheiro, cargo dentro de um empresa, carro, roupas de marca, calçado, escola pública ou particular, beleza física etc.
Quando um jovem é desprezado, ele costuma se sentir humilhado, rejeitado, deixado de lado, sente-se um lixo, um inútil, alguém que não serve para nada, alguém que, se morrer, não fará falta.
Davi, porém, venceu o desprezo de seus irmãos, dos soldados, do rei e do seu grande inimigo, Golias. Talvez o pior desprezo seja das pessoas que nós amamos. Muitos são desprezados pelos pais da infância à juventude e carregam no coração um peso muito triste e amargo, cicatrizes abertas na alma.
Mas Deus jamais nos despreza: “Porventura pode uma mulher esquecer-se tanto de seu filho que cria, que não se compadeça dele, do filho do seu ventre? Mas ainda que esta se esquecesse dele, contudo eu não me esquecerei de ti” – Isaías 49.15Como vencer grandes desafios.
2a. MANEIRA: VENCEU O ORGULHO
Para convencê-lo a deixar enfrentar o gigante Golias, Davi contou ao rei que já havia enfrentado sozinho um leão e um urso (vs 36), no entanto, ele não se vangloriava deste feito, mas reconhecia que só conseguiu tal proeza por Deus estava com ele (vs 37). Ele tinha certeza de que podia vencer o gigante, pois depositava a sua fé e a sua confiança no Senhor Exércitos, não nas suas habilidades pessoais.
O orgulho tem sido um dos fatores mais constantes nas derrotas. Muitos jovens são derrotados por que desprezam a força dos seus inimigos. Muitos caem por que acham que sozinhos podem vencer os seus pecados e fraquezas. “A soberba precede à ruína; e o orgulho, à queda” – Provérbios 16.18. 
Quer vencer os grandes desafios da vida? “Confia no Senhor de todo o teu coração, e não te estribes no teu próprio entendimento” – Provérbios 3.5Como vencer grandes desafios.
3a. MANEIRA: VENCEU A HESITAÇÃO
Hesitar significa ficar parado, esperando o inimigo atacar primeiro, ficar “travado” diante do desafio. Davi não hesitou, ao invés de ficar esperando Golias atacar primeiro, ele partiu pra cima do gigante (vs 48 e 49).
Não fique esperando que o uso de drogas se instale em sua família e amigos; lute contra este gigante, em nome do Senhor dos Exércitos. Não espere que seus parentes e amigos depressivos tirem a própria vida; lute por eles e com eles contra o mal do século.
Muitas coisas não se pode resolver na hora, mas, outras, quanto mais esperar, pior fica. Líder, não espere que as pessoas que você lidera caiam pra daí você ver se vai fazer alguma coisa. Lute com elas e por elas agora, enquanto é tempo. Ame, abrace, acolha, cuide. Como vencer grandes desafios.
CONCLUSÃO
Davi venceu o gigante por que venceu primeiro o desprezo, o orgulho e a hesitação. Como vencer os grandes desafios da vida? Seguindo os passos de menino que veio a se tornar anos mais tarde um dos mais importantes reis de Israel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário