11 novembro 2017

ABRAÃO, PADRÃO DE FÉ


Romanos 4.16-24
“Portanto, a promessa de Deus depende da fé, a fim de que a promessa seja garantida como presente de Deus a todos os descendentes de Abraão. Ela não é somente para os que obedecem à lei, mas também para os que creem em Deus como Abraão creu, pois ele é o pai espiritual de todos nós”. Como dizem as Escrituras Sagradas: “Eu fiz de você o pai de muitas nações.” Assim a promessa depende de Deus, em quem Abraão creu, o Deus que ressuscita os mortos e faz com que exista o que não existia – (vs 16 e 17 – BLH).
O Apóstolo Paulo afirma que“os que creem em Deus como Abraão creu” e que “ele é o pai espiritual de todos nós” e, Tiago, afirma que ele é o “nosso pai na fé” (Tg 2.21 – KJ). Inspirados pelo Espírito Santo, ambos estabelecem a fé de Abraão como o padrão de fé que Deus espera em cada um de nós.
Como era a fé de Abraão? Quais ELEMENTOS DISTINTIVOS da sua fé fez dele o “pai da fé”?
1. ABRAÃO CREU CONTRA A ESPERANÇA
“Abraão teve fé e esperança, mesmo quando não havia motivo para ter esperança, e por isso ele se tornou “o pai de muitas nações”. Como dizem as Escrituras: “Os seus descendentes serão muitos”. Abraão tinha quase cem anos. Mas, mesmo quando ele pensou a respeito do seu corpo, que já estava como morto, ou quando lembrou que Sara não podia ter filhos” (vs 18 – 19a – BLH).
Abraão creu contra qualquer esperança humana de ter um filho, devido à sua idade e à idade de sua esposa. Abraão creu quando muitos já teriam desistido, pois os seus corpos já não mais correspondiam ao desejo e à possibilidade de terem um filho. abraão padrão de fé
1.1 – Abraão tinha quase cem anos.
1.2 – Sara, sua esposa, também idosa, nunca pode ter filhos.
1.3 – Mas, apesar disso, Abraão creu que Deus o faria “pai de muitas nações”.
2. ABRAÃO CREU APESAR DA “DEMORA” DE DEUS
“A sua fé não enfraqueceu. Abraão não perdeu a fé, nem duvidou da promessa de Deus. A sua fé o encheu de poder, e ele louvou a Deus porque tinha toda a certeza de que Deus podia fazer o que havia prometido” (vs 19b – 21 – BLH).
O tempo foi passando, mas a sua fé não enfraqueceu. Abraão creu, apesar de se passarem tantos anos (décadas) desde a promessa de Deus para sua vida. Muitos hoje em dia já não conseguem manter firme a sua fé quando a promessa parece demorar demais, como, por exemplo, a promessa da segunda volta de Jesus. Muitos dizem que “Deus tarda mas não falha”, mas isso é um terrível engano. Deus não tarde nem falha. Ele cumpre as suas promessas no tempo por Ele mesmo determinado, segundo os seus propósitos. abraão padrão de fé
2.1 – A sua fé não enfraqueceu.
2.2 – Abraão não perdeu a fé.
2.3 – Abraão não duvidou da promessa de Deus.
2.4 – A sua fé o encheu de poder.
2.5 – Abraão louvou a Deus por que tinha certeza que Deus ia cumprir sua promessa.
3. ABRAÃO CREU PARA SI E PARA TODA A SUA DESCENDÊNCIA
“Por isso Abraão, por meio da fé, ‘foi aceito por Deus’. As palavras ‘foi aceito’ não falam somente os dele. Falam também de nós, que seremos aceitos, nós os que cremos em Deus, o qual ressuscitou Jesus, o nosso Senhor” (vs 22 – 24 – BLH).
Esse é um nível de fé que instila fé no coração dos outros, especialmente da nossa família. abraão padrão de fé
3.1 – Abrão foi aceito por Deus por meio da fé.
3.2 – As palavras “foi aceito” falam também de nós, os que cremos em Deus.
3.3 – Nós também seremos aceitos se crermos que Deus ressuscitou Jesus, o nosso Senhor.
CONCLUSÃO
Crer em Deus, muita gente crê, mas continuar acreditando mesmo quando a esperança já morreu e quando parece que Deus está “demorando” demais, já é algo fantástico, mas, apesar de tudo isso, a decisão de manter viva esta fé — para si e para toda a sua descendência —, é algo extraordinário. É um padrão de fé alcançado por poucos.
Graças a Deus, podemos alcançar esse padrão de fé, se crermos que Deus ressuscitou Jesus, o nosso Senhor.
Pr Ronaldo Franco

Nenhum comentário:

Postar um comentário