06 julho 2017

VIVENDO SEM MEDO


No amor não há medo antes o perfeito amor lança fora o medo (1 Jo 4.18a)

Há na nossa natureza o medo que serve para preservar nossas vidas dos perigos, para nos alertar que devemos ter prudência, este é o chamado medo natural.

O medo exarcebado é falta de fé e doença, uma das principais da atualidade, este é o chamado medo doentio, que são as fobias. As fobias são geradas a partir de pequenos medos ou traumas que se deixarmos podem dominar-nos e escravizar-nos. O medo paralisa e o nosso adversário usa o medo como arma para nos parar.

"... Mas, sentindo o vento, teve medo; e, começando a submergir, clamou: Senhor, salva-me. Imediatamente estendeu Jesus a mão, segurou-o, e disse-lhe: Homem de pouca fé, por que duvidaste?"(Mt 14.25-31). O medo é falta de confiança em Deus; O medo é inimigo da fé.

OS TEMORES DESTE SÉCULO.

O MEDO NO INDIVÍDUO.
- Medo é um sentimento. A origem do medo - Gn 3.9 - Mas chamou o Senhor Deus ao homem, e perguntou-lhe: Onde estás? Respondeu-lhe o homem: Ouvi a tua voz no jardim e tive medo, porque estava nu; e escondi-me. - Hoje temos pessoas que não vão a lugar algum com medo.

O MEDO NAS COMUNIDADES.
Dt 3.5 - Todas estas cidades eram fortificadas com altos muros, portas e ferrolhos; e muitas outras cidades sem muros. Hoje temos condomínios fechados com um aparato enorme de segurança, casas monitoradas todo o tempo por câmeras, cercas elétricas; Comunidades pobres reféns de traficantes.

O MEDO NO MUNDO.
Ataques terroristas, medo de guerras, doenças, fomes.

OS MEDOS DOS SERES HUMANOS.
- Não temas; Fracasso (da derrota); Financeiro, profissional, acadêmico, ministerial, familiar. Sl 37.5 - Deleita-te também no Senhor, e te concederá os desejos do teu coração. Entrega o teu caminho ao Senhor; confia nele, e ele o fará. Rm 8.37 - Mas em todas estas coisas somos mais do que vencedores, por aquele que nos amou.

DIFICULDADES
Is 43.2 - Quando passares pelas águas estarei contigo, e quando pelos rios, eles não te submergirão; quando passares pelo fogo, não te queimarás, nem a chama arderá em ti.

SOLIDÃO
Sl 27.10 - Se meu pai e minha mãe me abandonarem, então o Senhor me acolherá. Sl 46.1 - DEUS é o nosso refúgio e fortaleza, socorro bem presente na angústia.

MISÉRIA
- Sl 37.-25. Fui moço, e agora sou velho; mas nunca vi desamparado o justo, nem a sua descendência a mendigar o pão.

VIOLÊNCIA
Sl 127.1 - SE o Senhor não edificar a casa, em vão trabalham os que a edificam; se o Senhor não guardar a cidade, em vão vigia a sentinela. Sl 27,2,3 - Quando os malvados investiram contra mim, para comerem as minhas carnes, eles, meus adversários e meus inimigos, tropeçaram e caíram. Ainda que um exército se acampe contra mim, o meu coração não temerá; ainda que a guerra se levante contra mim, conservarei a minha confiança. Sl 91.11 (Todo o salmo 91)- Porque aos seus anjos dará ordem a teu respeito, para te guardarem em todos os teus caminhos. 2 Rs 6.17 -  Não temas; porque mais são os que estão conosco do que os que estão com eles.

MORTE
Hb 2.14,15 - E livrasse todos os que, com medo da morte, estavam por toda a vida sujeitos à servidão. Sl 23.4 - Ainda que eu ande pelo vale da sombra da morte, não temerei mal algum, porque tu estás comigo; a tua vara e o teu cajado me consolam. Jo 11.25 - Declarou-lhe Jesus: Eu sou a ressurreição e a vida; quem crê em mim, ainda que morra, viverá;

CONFIE NO SENHOR
Is 55.8 - ... Não temas, o inimigo vai te procurar, mas não vai te achar. Sl 27.5 - Pois no dia da adversidade me esconderá no seu pavilhão; no recôndito do seu tabernáculo me esconderá; sobre uma rocha me elevará. Sl 91.1 - AQUELE que habita no esconderijo do Altíssimo, à sombra do Onipotente descansará.

Transcrito Por Litrazini

Nenhum comentário:

Postar um comentário