23 julho 2017

Jesus: A Fonte da Água Viva

S 
Série: Jesus no Evangelho de João - Jesus: A Fonte da Água Viva
Texto: João 7:37-39

Introdução: De acordo com o versículo 2, os judeus celebravam a festa dos tabernáculos. Esta era uma festa que ocorria durante a primeira parte do mês de outubro. Durante esta festa de sete dias, os judeus habitavam em cabanas feitas de galhos de árvores para comemorar a peregrinação dos seus antepassados através do deserto. Em cada um desses sete dias, o Sumo Sacerdote ia ao tanque de Siloé e tirava água em um cântaro dourado. Esta água era então derramada no altar, onde as partes do sacrifício estavam dispostas. Quando a água era derramada, as pessoas cantavam para o Senhor e gritavam de alegria. Era um momento de grande celebração e adoração para as pessoas. Esse tipo de celebração continuava por 7 dias.

O oitavo dia era chamado o grande dia da festa. Neste dia, os sacrifícios eram novamente oferecidos, mas não havia cantos e gritos, esse era conhecido como um dia solene de arrependimento perante o Senhor. Outro elemento também faltava neste dia; não havia água derramada no oitavo dia.

Foi contra este pano de fundo de silêncio e simbolismo que Jesus se levantou e proclamou ser a Fonte da Água Viva. Quando Ele falou, milhares estavam presentes para ouvi-lo, e todos os que o ouviram entenderam imediatamente o que Ele queria dizer.

I. Jesus é a Fonte v. 37-38

A. A Fonte da Água Viva.
1. Nestes dois versículos, Jesus se proclama como o lugar onde a água viva é encontrada.
2. Jesus não é a água viva, mas Ele é a fonte onde pode ser encontrada!
3. Ao longo do Novo Testamento, a água é um símbolo do Espírito Santo.
a. É o Espírito de Deus que vai aos pecadores e mostra-lhe sua necessidade de salvação. (João 16:8) “E quando ele vier, convencerá o mundo do pecado, da justiça e do juízo”
b. É o Espírito Santo que aplica a Palavra de Deus em convicção. (João 6:44) “Ninguém pode vir a mim, se o Pai que me enviou não o trouxer; e eu o ressuscitarei no último dia”
c. É o Espírito que selar o crente. (Efésios 4:30) “E não entristeçais o Espírito Santo de Deus, no qual fostes selados para o dia da redenção”
d. É o Espírito de Deus que enche o crente e o usa para a glória de Deus. (Efeitos 5:18) “E não vos embriagueis com vinho, no qual há devassidão, mas enchei-vos do Espírito”
e. A salvação envolve todos os membros da Santíssima Trindade, mas o Espírito de Deus é aquele que permanece em nós e nos ajuda dia a dia.
f. Ele é a "água da vida" e Jesus é a fonte dessa Água Viva.
B. A Abertura da Fonte.
1. Antes que a Água da Vida pudesse ser dispensada a um mundo perdido e moribundo, a Fonte da Água Viva tinha que ser aberta.
2. Quando um poço é aberto, exige que a terra seja aberta para que a água viva possa fluir.
3. Da mesma forma, a Fonte da Água Viva foi aberta no Calvário.
4. Ele se permitiu ser zombado, espancado, cuspido e crucificado apenas para que ele pudesse ser aberto e, portanto, a água do Espírito poderia fluir livremente para uma humanidade carente.
C. O primordial que precisamos entender hoje é que quando Jesus foi à cruz e lá morreu, Ele estava fazendo isso por você e por mim!
1. Ele não estava morrendo porque era um homem ruim e merecia morrer.
2. Ele estava morrendo porque Ele o amava e queria fazer um caminho para nos livrar do inferno.
3. Ele morreu porque Ele nos ama. (Romanos 5:8) “Mas Deus dá prova do seu amor para conosco, em que, quando éramos ainda pecadores, Cristo morreu por nós”
4. Nunca pense nem por um momento que Jesus não morreu por você.
5. Na verdade, se você fosse o único pecador do mundo, Jesus teria ido ao Calvário apenas para pagar seus pecados.

II. A Água Viva Traz Bênçãos

A. Salvação
1. O principal benefício de chegar a Jesus pela fé é o de ser eternamente salvo pela graça de Deus.
2. Salvo do que? Inferno!
3. O pecador é condenado e sentenciado perante o Senhor. (João 3:36) “Quem crê no Filho tem a vida eterna; o que, porém, desobedece ao Filho não verá a vida, mas sobre ele permanece a ira de Deus” - (Salmos 9:17) “Os ímpios irão para o Seol, sim, todas as nações que se esquecem de Deus”
4. No entanto, quando esse mesmo pecador vem a Jesus e o recebe pela fé, esse pecador é salvo do inferno, libertado da morte e protegido da ira de Deus. (Romanos 5:9) “Logo muito mais, sendo agora justificados pelo seu sangue, seremos por ele salvos da ira” - (João 10:28) “eu lhes dou a vida eterna, e jamais perecerão; e ninguém as arrebatará da minha mão”
5. A alma que coloca sua fé em Jesus para a salvação nunca mais deve ter medo de se perder novamente.
6. Se este fosse o único benefício de ir a Jesus, valeria a pena!
7. Porque, a salvação mudará sua vida aqui e o levará a um lugar de benção e à família de Deus, e isso garante que você irá ao Céu quando você deixar este mundo.
8. Mas, há muito mais!
B. Satisfação
1. Observe que é do interior que esses "rios de águas vivas" fluem.
2. O interior é aquela parte do homem que nunca está satisfeita.
3. Nós o alimentamos e, logo depois disso, grita por mais.
4. No entanto, Jesus diz que, se formos a Ele, Ele nos dará satisfação pelas nossas necessidades mais urgentes.
5. Jesus satisfaz abundantemente a alma do homem!
6. Aquele que colocou sua fé em Jesus Cristo aproveitou uma fonte de água viva que nunca se esgota, mas que satisfaz abundantemente!
C. Força
1. A água nunca diminui.
2. Está sempre lá e constantemente refresca a vida do crente.
3. Esta Água Viva é aquela que nos dá poder, nos dá alegria e nos dá esperança neste mundo.
4. Há muitos que dizem que nunca poderiam viver uma vida cristã.
a. Esta é uma declaração verdadeira!
b. Ninguém, em seu estado natural, pode viver a vida cristã.
c. No entanto, quando o Espírito de Deus vive em nós e vive através de nós, ele faz todas as coisas possíveis.
d. É o Espírito de Deus que torna possível a vida cristã. (Filipenses 4:13) “Posso todas as coisas naquele que me fortalece”
D. Serviço
1. A Bíblia deixa claro que esta água da vida que está dentro de nós constitui um rio poderoso que brota de nós e toca aqueles que nos rodeiam.
2. O que o Senhor está dizendo é que estaremos suficientemente satisfeitos e que Ele nos usará para alcançar os outros pela Sua glória!
3. Quando a Rocha no deserto foi aberta, a água jorrou no deserto e refrescou todos os que entraram em contato com ela. 
4. Da mesma forma acontece conosco, o Espírito de Deus nos capacitará a ministrar aos outros e a ser uma fonte de satisfação para aqueles que nos rodeiam.

III. Esta água viva está disponível para todos. V. 37

A. “Se alguém tem sede”
1. Um desejo consciente de algo que não está em sua posse.
2. Antes que uma pessoa possa ser salva, ela deve sentir a necessidade de salvação.
3. Enquanto estiverem satisfeitos em seus pecados e contentes com sua vida e não tiverem pensado em Deus, a salvação não virá para eles!
4. No entanto, quando eles vêem sua necessidade, desejo ou sede de salvação e satisfação que só podem vir de Jesus ... podem ir a Cristo e ser salvos pela graça de Deus.
5. Seu coração está com fome hoje? Deseja verdadeira paz de coração?
6. Você já procurou em todos os lugares coisas que simplesmente não são capazes de satisfazer a alma? Por que não vir a Jesus hoje? Ele faz toda a diferença na vida.
B. “...venha a mim...”
1. Jesus convida todos os sedentos a ir a ele.
2. Observe vários aspectos do clamor de Cristo nesse ótimo dia.
a. O Convite - "Venha"
b. A disponibilidade - "Quem tem sede" (Romanos 10:13) “Porque: Todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo”
c. O acesso
1) O caminho está aberto a Jesus!
2) O seu poço nunca está seco, se você apenas ir a Ele, Ele irá demonstrar o Seu grande poder salvador em sua vida.
3) Ele o ama mais do que você pode imaginar, e Ele deseja salvar sua alma eterna.
4) Tudo o que Ele requer é que você venha a Ele com fé.

Conclusão: Onde você está em relação à salvação? Você pode ser um membro da igreja, pode ser fiel na frequência aos cultos. Você pode ser um visitante aqui hoje. Você pode ser alguém que é considerado por outros como perverso e sem esperança.

O que quer que você enfrente hoje, tenha a certeza de que se você vir a Jesus Cristo hoje, Ele o salvará pelo Seu poder e lhe dará a vida eterna. Tudo o que se requer de você é que você venha e que você creia nele.

Nenhum comentário:

Postar um comentário