29 junho 2017

KAIROS Ministério Missionário

KAIROS Ministério Missionário


CONFIANÇA

Posted: 28 Jun 2017 01:00 AM PDT

Uma pessoa confiante encara as derrotas. Viver requer confiança. Um bebê, logo depois de nascer, inicia sua avaliação do mundo em que foi inserido com um questionamento fundamental. Vale a pena viver ou não? 

A maneira amorosa com que a mãe sorri e olha para a criancinha inspira confiança. Os cuidados dispensados para dar conforto e alimento confirmam a esperança incipiente do nenê. Ele ganha um acervo de esperança que o sustenta e dá convicção de que a vida é boa.

Na medida em que a confiança cresce, o sentimento de bem-estar e realização se fortalece. A pessoa confiante é segura e positiva. Vê o futuro com uma certeza interior que o impulsiona para frente. Uma pessoa confiante encara as derrotas da vida com uma visão que o assegura de que a próxima tentativa dará certo. Otimismo e alegria são frutos naturais de pessoas inerentemente confiantes.

Fé é a raiz da palavra "confiança". Trata do espírito da pessoa que deixa seu dinheiro no banco sem pensar duas vezes se a confiável instituição manterá sua impecável reputação de cumprir suas promessas ou não. Confiabilidade cresce ao longo da história em que a instituição age com integridade e trata a todos com honestidade. "A fé está morta para a dúvida, surda para o desânimo, cega para impossibilidades" (Pérolas para a Vida, comp. J. Blanchard).

Confiança cristã se alcança menos pela observação do mundo visível do que duma visão de Deus que concede "a certeza daquilo que esperamos e a prova das coisas que não vemos" (Hb 11.1 - NVI). 

Confiar significa recorrer aos recursos inesgotáveis de Deus quando se olha para o futuro. Afinal de contas, o futuro tem um arsenal inesgotável de armas destrutivas. Acidentes, doenças, reveses financeiros, perdas de entes queridos, planos e projetos que falham, tropeços humilhantes, e a própria morte. Todos tendem a minar nossa confiança. Mas Deus assegura a seus filhos que Ele "...age em todas as coisas para o bem daqueles que O amam, dos que foram chamados segundo o seu propósito" (Rm 8.28 - NVI).

PASSOS PARA ALCANÇAR A CONFIANÇA EM DEUS

PRIMEIRAMENTE, DEVE EXISTIR UM SENTIMENTO FORTE E PROFUNDO DE NECESSIDADE NO CORAÇÃO.
Pessoas que confiam inteiramente em si mesmas, que acreditam que a boa vida que desfrutam é resultado de suas boas decisões e esforço, têm uma grande barreira a superar para crer em Deus e entregar a vida aos seus cuidados.

EM SEGUNDO LUGAR, NÃO É POSSÍVEL CONFIAR NAQUILO DO QUAL NÃO SE TEM ALGUM CONHECIMENTO. Quando um amigo lhe assegura que um remédio proporcionou um resultado surpreendente, é natural querer experimentar o mesmo benefício quando se sofre do mesmo mal.

Pessoas sem conhecimento de Deus, que nunca provaram que o Senhor é bom (Sl 34.8), têm dificuldade em confiar nEle. Mas quando ouvem de alguém a experiência de confiança e socorro que viveram em Deus, têm interesse natural de participar do mesmo privilégio.

EM TERCEIRO LUGAR, uma vez demonstrado que a Bíblia possui evidências que comprovam sua inspiração divina, como Paulo afirma (2 Tm 3.16), É PRECISO DEDICAR-SE À LEITURA DO TEXTO, QUE TRARÁ INFORMAÇÕES SOBRE DEUS E SEUS ATRIBUTOS. Muitas vezes, leitores iniciantes da Bíblia têm a sensação de que estão constatando a viva realidade por trás de tudo o que existe.

EM QUARTO LUGAR, É IMPORTANTE TESTAR A REALIDADE DA PROMESSA DIVINA QUE GARANTE QUE TODO AQUELE QUE CONFIA NO SENHOR NÃO SERÁ CONFUNDIDO OU FRUSTRADO. Pela oração, o candidato desejoso de receber a maravilhosa graça salvadora precisa pedir que Deus confirme seu amor com o selo do seu Espírito. A certeza de que Deus atendeu nossa oração vem com a paz que inunda o coração dos que conhecem e confiam no Senhor. Paulo nos assegura que "o próprio Espírito testemunha ao nosso espírito que somos filhos de Deus".

EM QUINTO LUGAR, uma vez tendo o testemunho do Espírito no coração, o neófito terá boas perspectivas de crescimento na sua fé na medida em que ele ORA E SE FORTALECE NO ESTUDO DA PALAVRA E SE SUBMETE DIARIAMENTE AO SENHOR JESUS. Isaías escreveu há milhares de anos: "O fruto da justiça será a paz; o resultado da justiça será tranqüilidade e confiança para sempre" (Is 32.17).

Muitas vezes, confiança colocada em pessoas desconhecidas resulta em decepção e amargura. Não acontece assim com Deus. Ele é o Todo-poderoso, o Soberano e amoroso Criador. Ele é totalmente confiável. Ele providenciou um caminho seguro para o céu. Sua Palavra contém promessas comprovadamente seguras.

"Confie no Senhor de todo o teu coração e não se apóie em seu próprio entendimento", disse o sábio Salomão.

Russel Shedd

Por Litrazini
Graça e PaZ

Nenhum comentário:

Postar um comentário