07 maio 2017

O bom nome e muitas riquezas



O bom nome e muitas riquezas
Texto: Provérbios 22:1

Introdução: Quando Salomão falou sobre "o bom nome", ele estava se referindo à reputação de alguém. Isto é; pelo que uma pessoa é conhecida.

Como somos conhecidos? Por quais adjetivos somos conhecidos?

Quão importante é ter um bom nome? Qual é mais importante; muitas riquezas ou o bom nome?

1. A comparação entre o bom nome e muitas riquezas

A. Salomão fez uma comparação entre "o bom nome" e "muitas riquezas" - se só podemos ter uma dessas duas coisas; é muito mais importante ter o "bom nome"
B. Por que Salomão fez essa comparação? - não apenas porque ambos têm valor, embora seja certamente verdade que ambos têm grande valor.
C. Ele fez a comparação porque ambos são obtidos, mantidos e conservados da mesma maneira

2. Como ter muitas riquezas?

A. Esteja disposto a trabalhar (2 Tessalonicenses 3:10) - o trabalho leva a uma recompensa (Provérbios 14:23; 1 Timóteo 5:18)
B. Faça trabalho que seja proveitoso (Provérbios 28:19) - parte de trabalhar com sabedoria (Eclesiastes 2:21); nosso trabalho deve ser valioso para os outros (Deuteronômio 28:68)
C. Não desperdice sua riqueza (Lucas 15:11-14) - devemos ser bons mordomos das bênçãos que recebemos de Deus (Provérbios 3:9-10; 13:22)
D. Invista sabiamente (Mateus 25:14-28) - diferentes investimentos produzem retornos diferentes

3. Como ter um bom nome?

A. Trabalhe para isso - a reputação é baseada na ação; a diferença entre o que se diz e o que se faz (Provérbios 20:6); as palavras sozinhas não têm sentido (1 João 3:18)
B. Certifique-se de que você está fazendo um bom trabalho - assim como nem todo o trabalho é rentável, nem todas as ações levam a um bom nome; as pessoas devem ver "boas obras" em nós (Mateus 5:16); não como o mundo define o que é "bom"; devemos ser conhecidos por seguir a palavra de Deus (2 Timóteo 3:16-17, Provérbios 3:1-4)
C. Não perca a sua reputação - podemos anular anos de nosso exemplo positivo através de um pecado; nós podemos sempre ser perdoados (1 João 1:9), mas pode demorar muito tempo antes que outros confiem em nós; quando perdemos nossa reputação, perdemos a confiança (Atos 13:13; 15:36-39) e a influência (2 Coríntios 6:3)
D. Seja consistente ao longo de sua vida - uma boa reputação crescerá com o tempo (1 Timóteo 3:7); se tivermos uma reputação merecidamente ruim, sempre podemos nos arrepender e fazer o que é certo, mas "o bom nome" leva tempo para construir; portanto, precisamos comprometer agora para desenvolver "o bom nome"

Conclusão

A. O valor da riqueza é universalmente reconhecido - mas "o bom nome" é muito mais valioso
B. Devemos nos esforçar para fazer o que é necessário para construir e manter nossa reputação - não apenas para que os outros nos vejam de determinada maneira, mas para que possamos ser aprovados por Deus.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário