29 abril 2017

Sendo Aprovado no Caminho da Vida

Texto: “Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a Palavra da verdade.” (2Timoteo 2-15).
Introdução: Quantas vezes nos deparamos com situações que parecem se repetir em nossas vidas, até parece que estamos andando em círculo, tamanha é a semelhança entre as várias situações que nos ocorrem.
Podemos até pensar que estão nos perseguindo em alguma área, quem nunca se sentiu perseguido por alguma coisa ou alguém?
Na verdade isso é possível e acontece mais do que percebemos, porque estamos muito distraídos com as coisas que o mundo nos oferece, que esquecemos de olhar os avisos que o Senhor nos dá. Ele quer nos fazer crescer, mas não percebemos isso, e é necessário repetir a prova até que consigamos superá-la.
1) Duas maneiras de aprendermos as lições de vida:
a) Com os erros dos outros:
Deus em sua infinita sabedoria colocou na sua palavra todas as dicas e ensinamentos para termos uma vida feliz e abundante, ele nos ensina sobre todos os aspectos da vida humana desde como criar nossos filhos, passando por finanças e relacionamentos até chegarmos à fórmula para obtermos a vida eterna em Cristo Jesus. E nessas dicas ele nos mostra os erros de nossos antepassados e também seus acertos para que isso nos oriente, para aquilo que devemos ou não fazer e quando observamos essas dicas e as guardamos na tábua de nosso coração, aprendemos a lição e não têm o porquê de enfrentarmos dificuldades nessas áreas, pois já sabemos como nos comportar, ou seja, já fomos aprovados na lição.
b) com as provas (nossos erros e acertos):
A outra maneira é vivendo cada situação. Ao invés de aprendermos com o erro dos outros aprendemos com os nossos próprios erros. Com certeza essa é a forma mais complicada e dolorosa.
As provas então aparecem, para que possamos aprender algo que vai nos edificar e nos equipar para um novo nível, mas se não passamos pela prova teremos que passar por outras similares até que consigamos vencer o desafio. É como na escola, só passamos de uma série para a outra se passarmos nas provas que nos entregam, não há como passar do primário para a faculdade, precisamos subir níveis um a um.
Quando Davi foi chamado para ser rei, ele teve de enfrentar várias situações até poder receber a coroa de Israel. Ele lutou com animais na floresta, derrubou um gigante, lutou batalhas, se escondeu na caverna, ajudou um monte de necessitados e fugitivos, para só depois conseguir a coroa. Só depois que passou por cada uma dessas provas ele estava pronto para ser rei sobre Israel.
Veja (Tiago 1-12) “Bem aventurado o homem que suporta a provação, porque depois de ter passado na prova, receberá a coroa da vida, que o Senhor prometeu aos que o amam.”
Precisamos passar e superar essas provas para poder assim receber a coroação da salvação em Cristo Jesus. Aleluia.
2) Porque as situações parecem se repetir?
Se as situações parecem se repetir na sua vida amado (a), é sinal que você vem sendo reprovado nas situações que te foram colocadas e é necessário fazer uma avaliação de sua vida afim de que você possa sair desse círculo vicioso de derrotas.
3) Como vencer a prova?
Para vencer as provas precisamos verificar alguns passos simples que nos serão como guias para encontrar e resolver os problemas.
a) Precisamos reconhecer que estamos passando pela prova, e encarar o problema sem fugir dele;
b) Precisamos entender que sozinhos já somos derrotados, mas com a ajuda do Espírito Santo de Deus somos mais que vencedores, e em algumas situações precisaremos de ajuda de outros irmãos também;
c) Não olhar para trás e crer que nunca nos virá uma prova maior que possamos suportar, veja: (1 Coríntios 10-13) “Não veio sobre vós tentação, senão humana. e fiel é Deus, que não vos deixará tentar acima do que podeis resistir, antes com a tentação dará também o escape, para que possais suportar”
d) Não nos esquecermos que após vencermos a prova subiremos de nível. E não murmurar quando novas provas aparecerem, lembre-se isso é treinamento.
Conclusão: Só ao entendermos que a prova é para crescimento, e que todas as coisas concorrem para o bem daqueles que amam a Deus, poderemos suportar os desafios e vencê-los em Cristo, acabando assim com círculos viciosos de derrota em nossas vidas, alcançando os níveis em que o Senhor nos quer colocar para honra e glória dele.
Se tu uma benção, homem, mulher de Deus, pois o Senhor que chama, este também capacita.
Prs. Walter e Ana Lúcia
http://www.esbocosdesermoes.com/2013/03/sendo-aprovado-no-caminho-da-vida.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário