29 abril 2017

O segredo para ser vitorioso

Texto: Salmo 1 “Bem-aventurado o homem que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores; 2antes tem seu prazer na lei do Senhor, e na sua lei medita de dia e noite. 3Pois será como a árvore plantada junto às correntes de águas, a qual dá o seu fruto na estação própria, e cuja folha não cai; e tudo quanto fizer prosperará. 4Não são assim os ímpios, mas são semelhantes à moinha que o vento espalha. 5Pelo que os ímpios não subsistirão no juízo, nem os pecadores na congregação dos justos; 6porque o Senhor conhece o caminho dos justos, mas o caminho dos ímpios conduz à ruína”.
- Quero começar nossa meditação de hoje declarando a vitória de Deus sobre sua vida. 
- E creio que o Senhor está ministrando alguns segredos da parte dEle para que sejamos vitoriosos
- Porque Deus é bom, e quer o melhor para nós 
- Ele quer que sejamos vitoriosos sempre 
- Porque se nós sendo homens como somos, desejamos dar o melhor para os filhos, quanto mais nosso Pai celestial 
- Então eu repito, o que Deus preparou para nós é vitória, Ele mesmo diz: Pois eu bem sei os planos que estou projetando para vós, diz o Senhor; planos de paz, e não de mal, para vos dar um futuro e uma esperança. 
(Jeremias 29.11) - Mas para que desfrutemos desta vitória é necessário, é fundamental que observemos alguns aspectos - Porque o diabo, nosso inimigo não quer que sejamos vitoriosos. 
- Todos nós temos anseios de sermos vitoriosos em alguma área de nossa vida, seja financeira ou material, familiar, espiritual, nos relacionamentos. 
- Então vamos juntos meditar Não andar segundo o conselho dos ímpios à Bem-aventurado o homem que não anda segundo o conselho dos ímpios (Salmo 1.1a)
- Queridos irmãos, os ímpios não tem bons conselhos para crentes - A visão deles é outra - Eles tem uma visão natural das coisas, quando nós deveríamos ter uma visão sobrenatural. 
- Paulo disse: Ora, o homem natural não aceita as coisas do Espírito de Deus, porque para ele são loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente (I Coríntios 2.14) 
- Então queridos, quando falamos para um ímpio de jejuar, ele não entende, quando falamos de dizimar, ele acha loucura, quando falamos de ir à igreja, nos chama de fanáticos - Porque o ímpio não entende. - Então não vamos buscar conselho de ímpios para nossa vida que deve ser santa. 
- Vamos buscar em primeiro lugar no Senhor. Se você realmente precisar, converse com um irmão de fé, que conheça a sua visão, que pense como você pensa à Amós 3.3 até diz: Acaso andarão dois juntos, se não estiverem de acordo?
I. Ser vitorioso na vida conjugal - O mundo apregoa que se não der certo separa. Mas a Bíblia diz: até que a morte os separe Certamente a Bíblia faz uma concessão com relação ao divórcio 
- A infidelidade (Mateus 5.32), confirmado em Malaquias 2.16: Pois eu detesto o divórcio, diz o Senhor Deus de Israel, e aquele que cobre de violência o seu vestido; portanto cuidai de vós mesmos, diz o Senhor dos exércitos; e não sejais infiéis. 
- Mas o mundo diz que o amor acaba, quando a Bíblia que o verdadeiro amor jamais acaba, que ele tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta (I Coríntios 13.7-8) 
- O mundo confunde amor com paixão. A paixão passa rapidamente, mas o amor vai aumentando constantemente. 
- A paixão é egoísta, o amor é altruísta. Então como é que a gente poderia pedir conselhos a alguém que não conhece o verdadeiro amor.
II. Ser vitorioso nos relacionamentos 
- Em primeiro lugar para as amizades à nem se assenta na roda dos escarnecedores. 
- Procuremos nossas amizades no meio cristão, pessoas que falem palavras boas, sem piadas de baixo calão. 
- O mundo fala do que lhe é próprio – a boca fala aquilo que está no coração - Os ímpios escarnecem das coisas de Deus escarnecer 
- A palavra escarnecer também quer dizer zombar. Para o ímpio não há nenhum problema em zombar das coisas de Deus. 
- A Bíblia diz em Salmo 144.8 que sua boca fala vaidade, e cuja mão direita é a destra da falsidade. 
- Quando nos achegarmos a alguém do mundo que seja para evangelizar, para testemunhar das grandezas do nosso Deus. 
- Para fazer o Senhor conhecido. 
- Que o mundo possa ver em nós a diferença, porque A minha boca falará a sabedoria, e a meditação do meu coração será de entendimento. (Salmo 49.3) – Aleluia! - Com relação ao namoro. 
- O mundo diz para experimentar. A Bíblia diz para orar. 
- O mundo diz para ficar. 
- Mas olha o que tem acontecido com casais que não tem orado.
III. Ser vitorioso na vida material 
- Bem-aventurado o homem que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores; 2antes tem seu prazer na lei do Senhor, e na sua lei medita de dia e noite. 3Pois será como a árvore plantada junto às correntes de águas, a qual dá o seu fruto na estação própria, e cuja folha não cai; e tudo quanto fizer prosperará. 
- O segredo da prosperidade é fazer o que está neste salmo - Não andar segundo o conselho dos ímpios. 
- Conselho de ímpios é para o mal - Não se deter no caminho dos pecadores 
- Romanos 5.12 diz que o pecado conduz à morte à Ora, quem está na morte não pode, não tem como ser próspero (pode até ser aos olhos do mundo, mas não aos seu próprios e nem aos de Deus). 
- Não se assentar na roda dos escarnecedores 
- Meditar na lei do Senhor. Não sei se vocês sabem, mas este salmo tem uma revelação gradual Se a pessoa ouve o conselho de ímpios, brevemente ela já estará no mesmo caminhos dos pecadores e posteriormente estará escarnecendo das coisas de Deus quer te fazer vitorioso – (Repita isto comigo) – Deus quer me fazer bem sucedido. 
- Sabem, tem uma coisa que o mundo escarnece o tempo inteiro, mas que é uma chave para a prosperidade 
- É a questão dos dízimos. Todos vocês sabem muito bem que quando nós ministramos estudos sobre batismo, falamos e enfatizamos esta questão. Mas as palavras do mundo são: vai dar 10 % pro pastor. E os 10 %? 
- Outros dizem: pequenas igrejas grandes negócios. 
Mas a Bíblia diz: 8Roubará o homem a Deus? Todavia vós me roubais, e dizeis: Em que te roubamos? Nos dízimos e nas ofertas alçadas. 9Vós sois amaldiçoados com a maldição; porque a mim me roubais, sim, vós, esta nação toda. 10Trazei todos os dízimos à casa do tesouro, para que haja mantimento na minha casa, e depois fazei prova de mim, diz o Senhor dos exércitos, se eu não vos abrir as janelas do céu, e não derramar sobre vós tal bênção, que dela vos advenha a maior abastança. 11Também por amor de vós reprovarei o devorador, e ele não destruirá os frutos da vossa terra; nem a vossa vide no campo lançará o seu fruto antes do tempo, diz o Senhor dos exércitos. 12E todas as nações vos chamarão bem-aventurados; porque vós sereis uma terra deleitosa, diz o Senhor dos Exércitos. 
- Queridos irmãos, eu não preciso do dinheiro dos irmãos, Deus também não precisa, mas quero lhes ensinar esta palavra para que sejam prósperos. 
- Quando deixamos de ser fiéis no Senhor, o diabo passa a ter autoridade sobre a vida financeira. Não adianta orar, jejuar, espernear, pedir fogo do céu. A única forma possível me sendo fiel. 
- O Senhor diz que Ele mesmo repreenderá o devorador se eu for fiel. Irmãos, não tenho dúvidas que se continuarmos sendo fiéis, Deus nos tornará o povo mais próspero desta cidade.
Para concluir: 
- Deus tem prazer em nos fazer vitoriosos 
- E o salmo 1 nos dá a chave para isto - Meditar na Lei do Senhor é uma chave. 
Se você fizer isto o conselho dos ímpios será nulo para você, mas é você quem estará aconselhando.
Autor: Egon Simon
http://www.esbocosdesermoes.com/2013/03/o-segredo-para-ser-vitorioso.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário