Deus é o nosso refúgio e a nossa fortaleza, auxílio sempre presente na adversidade. (Sl 46.1.)

É muito gostoso ler o testemunho de confiança em Deus do salmista. É muito bonito recitar de cor o testemunho de confiança em Deus do salmista. É muito saudável apropriar-se do testemunho de confiança em Deus do salmista.

Todavia, é preciso investigar a fundo se estamos prontos a personalizar o testemunho de confiança em Deus do salmista. Em vez de declarar que não temeremos "ainda que a terra trema" e que "os montes afundem no coração do mar", deveríamos deixar bem claro que não temeremos ainda que nossos sonhos e planos afundem no coração do mar, ainda que nossa segurança financeira desabe de uma hora para outra, ainda que venhamos a ser surpreendidos por um câncer no cérebro, ainda que um filho morra num acidente de trânsito.

Parece que é mais fácil recitar o Salmo 46, que impulsionou Martinho Lutero a compor o famoso Castelo Forte é Nosso Deus, do que enfrentar com coragem os dissabores e os imprevistos da vida. Contudo, podemos ir avançando aos poucos na conquista de uma confiança cada vez maior, cada vez mais ousada, cada vez mais consciente. Até o ponto de orar como Habacuque orou: "Mesmo não florescendo a figueira, e não havendo uvas nas videiras, mesmo falhando a safra de azeitonas, não havendo produção de alimento nas lavouras, nem ovelhas no curral nem bois nos estábulos, ainda assim eu exultarei no Senhor e me alegrarei no Deus da minha salvação" (Hc 3.17,18).

 

Retirado de Refeições Diárias com o Sabor dos salmos