29 abril 2017

Marcas do amor na família de Deus

 Texto: Filipenses 2.1-11 
Introdução 
1. Na última vez que preguei na igreja falamos sobre a igreja como uma família. Falamos das maneiras diferentes de demonstrarmos o amor uns para com os outros na família de Deus. 
2. Hoje, quero dar continuidade neste estudo olhando para o capítulo 2 do livro de Filipenses. 
3. Vocês devem estar lembrados que esta é uma carta escrita a uma igreja muita amada pelo apóstolo Paulo. É uma carta muito pessoal, onde ele afirma que aquela igreja era uma família amorosa. 
4. No capítulo 2, Paulo começa a refletir sobre as atitudes práticas (marcas) do amor que a família de Deus ter.
Quero compartilhá-las com você nesta manhã.
I - Unidade em Cristo 
1 Se por estarmos em Cristo nós temos alguma motivação, alguma exortação de amor, alguma comunhão no Espírito, alguma profunda afeição e compaixão, 2 completem a minha alegria, tendo o mesmo modo de pensar, o mesmo amor, um só espírito e uma só atitude. 
1. O que a Bíblia quer dizer quando fala que a unidade deve ter como marcas o mesmo modo de pensar, mesmo amor, um só espírito e uma só atitude? a. Ele não quer anular a singularidade de cada um b. Não quer nos transformar em robôs 
2. O que ele quer passar é que podemos descobrir novas alegrias quando nossa intenção é encontrar a paz, a união, quando buscamos encontrar soluções para o bem comum. 
3. Características da unidade na família de Deus: 
a. Mesmo modo de pensar 
b. Mesmo amor 
c. Um só espírito 
d. Uma só atitude 
4. Ilustração: a reunião da equipe de louvor dos jovens 
5. Tenho entendido que Deus quer nos fazer crescer nesta área e que de alguma forma já percebo em pequenas coisas alguma diferença! 
Por exemplo: tem sido uma experiência muito gostosa para mim, participar de algumas ações do ministério de outros colegas meus aqui na igreja. Temos participado juntos! 
6. Deus quer que o amor vivido pela igreja seja um impacto dEle na sociedade que vivemos, mas para isso precisamos desenvolver a unidade! 
7. Em nossos dias, cada um decide o que é importante para si. Cada um forma seus próprios valores, código de ética, mas Deus quer que o seu povo seja referencial dos valores divinos que podem fazer da nossa cidade uma cidade melhor. 
8. Isso só é possível se formos um! Uma igreja que tem 4000 membros, mas que tem um só coração, um só Senhor, uma só fé!
II - Humildade de Cristo 
3 Nada façam por ambição egoísta ou por vaidade, mas humildemente considerem os outros superiores a si mesmos. 
1. Outra marca da família de Deus deve ser a humildade! Como é difícil viver essa lição de Deus! 
2. Em nossos dias vivemos uma pressão muito grande no que se refere a enaltecer a si mesmo. 
a. a mídia faz uma pressão imensa para dizer que você tem as soluções para sua vida em si mesmo. 
b. A competição no mercado de trabalho 
3. Temos de ser sempre os melhores. Acabamos por nos isolar uns dos outros! 
4. Uma igreja que quer ser uma família, e uma família que transforme vidas para a glória de Deus não deve ter gente orgulhosa, vaidosa, cheia de si! 
5. Algumas vezes somos orgulhosos até quando os assuntos em pauta são assuntos espirituais. 
a. Quem prega melhor 
b. Quem dirige a música melhor 
6. Tantas vezes a nossa motivação no serviço do Senhor é apenas fazer algo para destaque próprio, ou para insuflarmos o nosso ego! 
7. Paulo se torna um exemplo a ser seguido! 
Filipenses 1 15 É verdade que alguns pregam Cristo por inveja e rivalidade, mas outros o fazem de boa vontade. 16 Estes o fazem por amor, sabendo que aqui me encontro para a defesa do evangelho. 17 Aqueles pregam Cristo por ambição egoísta, sem sinceridade, pensando que me podem causar sofrimento enquanto estou preso. e 18 Mas, que importa? O importante é que de qualquer forma, seja por motivos falsos ou verdadeiros, Cristo está sendo pregado, e por isso me alegro. De fato, continuarei a alegrar-me, 21 porque para mim o viver é Cristo e o morrer é lucro. 
8. Paulo diz à igreja que o Jesus é o exemplo maior! Versículos seguintes no capítulo 2. 
9. Ilustração: meu exemplo é meu pai. As discussões sobre música brasileira no culto. Não retrucar os artigos e fazer a paz e amigos! 
10. Humildade e ter os outros superiores a você não quer dizer ter auto-estima baixa. Quer dizer ter uma imagem clara de si mesmo quando olhamos para Jesus! Se Ele que é Deus é humilde eu também posso ser e posso servi-lo melhor com essa atitude!
III - Viver por um objetivo maior do que si mesma – A Salvação e a Glorificação 
4 Cada um cuide, não somente dos seus interesses, mas também dos interesses dos outros. 5 Seja a atitude de vocês a mesma de Cristo Jesus, 10 para que ao nome de Jesus se dobre todo joelho, nos céus, na terra e debaixo da terra, 11 e toda língua confesse que Jesus Cristo é o Senhor, para a glória de Deus Pai.  
1. Paulo fala aos irmãos de Filipos que para que os propósitos de Deus se cumpram neste mundo, a igreja, eu e você precisamos parar de olharmos para nossas próprias necessidades e olhamos para as pessoas ao nosso redor! 
2. Parar de olhar para nossos próprios interesses, nosso próprio mundo e doarmos nossas vidas para a realização de algo ainda muito maior, os planos de Deus! 
3. Deus quer que as pessoas o conheçam. Deus quer que o mundo perceba a Sua glória! Deus quer vidas transformadas! 
4. Foi por isso que Ele mandou Jesus! 
5. Foi por isso que Jesus decidiu se esvaziar da sua glória e se tornar homem como eu e você! 
6. Foi por isso que Ele como homem, sujeito a todas as dores e fraquezas que eu e você temos, decidiu obedecer, ser santo, puro para que pudesse naquela cruz morrer pelos nossos pecados, nos purificar, oferecer um novo relacionamento com Deus e oferecer a vida eterna para cada um de nós! 
7. Sabe igreja, precisamos parar de pensar em nós mesmos. 
8. Precisamos cuidar uns dos outros. 
9. Precisamos oferecer nossa vida de santidade como sacrifício vivo a Deus para que outros possam ser abençoados. Aquilo que você é e faz, faz toda a diferença na vida da igreja e no Reino de Deus!
Conclusão 
1. Hoje quero orar com gente que quer fazer parte de uma família muito especial. A família de Deus na terra, a igreja do Senhor. 
2. Quero orar com gente que entende que precisa se comprometer em viver não mais para si mesmo, mas para a glória de Deus e para abençoar os outros! 
3. Essa pessoa é você? 
4. Vamos orar!
Pr. Marcílio de Oliveira
http://www.esbocosdesermoes.com/2013/03/marcas-do-amor-na-familia-de-deus.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário