26 abril 2017

Esboço de Sermão

Esboço de Sermão


Muitas Outras Coisas...

Posted: 25 Apr 2017 05:18 AM PDT

Muitas Outras Coisas...
Texto: João 21:25

Introdução: Quando João concluiu seu evangelho, ele indicou que havia "muitas outras coisas" que Jesus fez e que não foram registradas. Há algumas lições que podemos aprender com isso.

1. A Bíblia é concisa

A. Isto é por design - não é possível incluir tudo; em última instância, seria contraproducente; muito estudo é "cansativo para o corpo" (Eclesiastes 12:12); contudo, devemos "temer a Deus e guardar os Seus mandamentos" (Eclesiastes 12:13) e isso não é "pesado" (1 João 5:3)
B. Imagine como seria se fosse de outra forma - se a Bíblia não fosse concisa, seríamos como os falsos mestres que Paulo advertiu o jovem Timóteo (2 Timóteo 3:7), os atenienses (Atos 17:21) e a percepção de Festo de Paulo Atos 26:24); tudo o que poderíamos fazer seria aprender
C. Aprender é certamente importante (Provérbios 1:5) - mas devemos fazer mais do que apenas aprender; devemos agir (Tiago 1:22)

2. A Bíblia é compreensível

A. Por que a Bíblia contém o que ela contém? – para produzir crença (João 20:30-31); para que algo seja acreditado, deve primeiro ser compreendido
B. Deus revelou Sua Palavra de uma maneira que podemos compreendê-la (Efésios 3:4) - somos ordenados a compreendê-la (Efésios 5:17); algumas passagens são mais difíceis (2 Pedro 3:16), mas todas podem ser compreendidas quando as estudamos
C. O estudo bíblico não é reservado somente para as elites (1 Coríntios 1:26-27), é para todos (Marcos 12:37) - Jesus advertiu sobre aqueles que eram altamente instruídos (Marcos 12:38); não que a instrução é errada ou sem importância, mas pode produzir arrogância (1 Coríntios 8:1); a arrogância nos impede de aceitar a palavra de Deus (Tiago 1:21)

3. A Bíblia tem tudo o que precisamos

A. Novamente, por que a Bíblia contém o que ele contém? – para produzir fé (João 20: 30-31); os ensinamentos contidos nela são suficientes para fazer isso
B. Deus nos deu tudo o que precisamos através do conhecimento de Cristo (2 Pedro 1:3) - se precisássemos de mais alguma coisa, Deus poderia tê-la incluído; mas Ele não o fez.
C. E se a Bíblia não responder alguma pergunta particular que temos? - não é necessário para alcançar nosso objetivo de obter "a vida em Seu nome" (João 20:31); não é necessário para cumprir nosso propósito de "temer a Deus e guardar Seus mandamentos" (Eclesiastes 12:13); Deus não nos respondeu tudo sobre o que nos perguntamos (Deuteronômio 29:29); Ele nos disse o que precisamos.

Conclusão

A. A Bíblia é concisa, compreensível e completa
B. Por isso, podemos estudar e aprender a vontade de Deus para que possamos fazer o que Ele gostaria que fizéssemos
C. Devemos nos aproximar da Palavra de Deus com um coração aberto e honesto, buscando conformar nossas vidas à Sua vontade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário