18 abril 2017

Esboço de Sermão

Esboço de Sermão


A voz do meu pranto

Posted: 18 Apr 2017 02:59 AM PDT

A voz do meu pranto
Texto: Salmo 6:1-10

Introdução: O choro faz parte da experiência humana. Desde as primeiras lágrimas como um bebê até a perda profunda de um ente querido todos nós sabemos o que é derramar algumas lágrimas.

Neste salmo Davi foi dominado pela emoção e chorou com a "voz do pranto".
  • Considere as várias pessoas na Palavra de Deus que choraram
  • Até Cristo chorou
  • Considere as circunstâncias da vida que trazem lágrimas

1. A dor de sua alma (v. 1-5)

A. O castigo de Davi
  • "Senhor, não me repreendas na tua ira, nem me castigues no teu furor"
  • Davi sente o juízo de Deus contra sua alma - a palavra repreensão significa estar em juízo ou ser reprovado.
  • "furor" é "qimovv" no hebraico que significa o calor da ira ou da raiva
  • Certifique-se de que o pecado vem com um custo
  • O maior medo da alma é a ira de Deus
B. A confissão de Davi
  • "Tem compaixão de mim, Senhor, porque sou fraco; sara-me, Senhor, porque os meus ossos estão perturbados".
  • Os ossos se referem à substância, a essência de uma pessoa - Davi é quebrado perante o Senhor
  • Seu clamor em quebrantamento é por misericórdia
  • Ele confessa que ele é fraco - o quadro que temos aqui de Davi não é de um rei guerreiro, mas de um homem que está doente do corpo, fraco e quebrado em espírito
  • Devemos entender que os poderosos, quando estão diante de Deus, são fracos e humildes
C. A preocupação de Davi
  • "Também a minha alma está muito perturbada; mas tu, Senhor, até quando?
  • Novamente, seu corpo, ou seus ossos sendo vexados se refletem em sua alma
  • Ele se pergunta quanto tempo isso pode e continuará
  • As tragédias e o parto parecem diminuir o tempo - ele sentiu que seu julgamento nunca terminaria.
D. O grito de Davi
  • "Volta-te, Senhor, livra a minha alma; salva-me por tua misericórdia"
  • Davi não podia prosseguir na condição que ela estava - ele precisava desesperadamente que o Senhor voltasse para ele e entregasse misericórdia.
  • Ao lado de uma pessoa que está perdida, a alma mais miserável do mundo é a alma que conheceu o Senhor, mas está sendo repreendida e castigada por Deus

2. As lágrimas de sua tristeza (v. 6-8)

A. O cansaço de seu pranto
  • "Estou cansado do meu gemido"
  • A palavra "cansado" fala de alguém que esteve em uma longa jornada e não pode continuar
B. O choro de seu pranto
  • "...toda noite faço nadar em lágrimas a minha cama, inundo com elas o meu leito"
  • Davi estava em constante estado de choro. Se estava em sua cama durante a noite ou em seu sofá durante o dia
  • Suas emoções, seus inimigos e seu afastamento de Deus fizeram com que ele fosse dominado por muitos choros.
C. O testemunho de seu pranto
  • "Apartai-vos de mim todos os que praticais a iniquidade; porque o Senhor já ouviu a voz do meu pranto".
  • Deus vê e conhece cada lágrima que é derramada.
  • No Salmo 56:8, Davi disse que o Senhor colhe nossas lágrimas.
  • Deus viu todas as longas noites de desespero de Davi - isso deu a Davi força para repreender seus inimigos.

3. A confiança de seu Salvador (v. 9-10)

A. A resposta do Senhor às Lágrimas de Davi
  • "O Senhor já ouviu a minha súplica"
  • O Senhor ouve as orações dos que estão realmente quebrantados e tristes
  • Considere as multidões de milhões, e Ele ouve nossas orações - Ele também vê nossas lágrimas.
B. A recepção do Senhor às Lágrimas de Davi
  • "o Senhor aceita a minha oração".
  • Isso implicava que a oração de Davi tinha sido respondida.
  • Não somente Deus ouviu Davi, ele ajudou Davi
  • No início do salmo Davi está chorando, no final do salmo, Davi está se alegrando com a certeza de que Deus ouviu sua oração.
  • Davi conclui o salmo com a palavra aos seus inimigos: "Serão envergonhados e grandemente perturbados todos os meus inimigos; tornarão atrás e subitamente serão envergonhados".
  • Aqueles que contribuíram para o choro de Davi também seriam quebrados e envergonhados por causa de suas maldades.
Conclusão: A depressão e a ansiedade preencheram a vida de Davi. Este salmo é apenas um exemplo de como Davi expressou seu temor e tremor a Deus. Que conforto há em saber que Deus vê nossas lágrimas! Como crentes, estamos indo para um lugar onde Deus enxugará todas as lágrimas de nossos olhos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário