18 abril 2017

Deus é Quem Decide

 
"Pelo contrário, como homens aprovados por Deus, a ponto de nos ter sido confiado por ele o evangelho, não falamos para agradar a pessoas, mas a Deus, que prova os nossos corações."

O homem propõe, mas Deus impõe. Nós fazemos nossas escolhas, mas Deus decide o que Ele realmente quer fazer. E as escolhas de Deus nem sempre são as nossas escolhas.

Lemos em 1 Samuel 8 que a nação de Israel queria um rei. Eles não estavam satisfeitos em serem governados por Deus através de juízes ou profetas. Eles queriam ser como as outras nações. Eles queriam uma figura política para ir à frente deles e assumir a liderança em batalhas. Então Deus deu o que eles queriam. Saul era mais alto que todos. Era mais bonito. Ele era o tipo de pessoa que sairia em capas de revista. Ele parecia ser a escolha perfeita sob o ponto de vista das pessoas.

O problema era que, ao rejeitar o que Deus havia definido e escolher o seu próprio caminho, o povo de Israel estava contra si mesmo. E, finalmente, Saul arruinou as coisas. Então Deus mostrou ao povo a Sua escolha: um jovem chamado Davi que cuidava das ovelhas do pai. Humilde pastor de ovelhas, Davi não era o tipo de pessoa que o povo teria escolhido como rei, mas Deus viu nele uma pessoa que O buscava (veja 1 Samuel 13:14).

Quando as pessoas fazem escolhas por líderes espirituais, elas tendem a vislumbrar certos tipos de pessoa, exatamente como Israel fez nos dias de Saul. Mas vemos pela história de Davi e Saul que Deus é quem faz a escolha final. Não importa se eles tenham altos graus de teologia ou participem de muitos seminários. Essas coisas são boas, mas não significam automaticamente que essas pessoas foram chamadas por Deus.

Pessoas não podem enviar pessoas para ministrar; só Deus pode. Tudo o que podemos é meramente ficar cientes de que Deus de fato chamou alguém para o Seu trabalho.

Então se você acha que pode ser chamado para um ministério, independente do que imagine, comece por onde você está agora e fique atento e fiel às pequenas coisas. Faça essas coisas para a Glória de Deus. O apóstolo Paulo escreveu aos Cristãos de Tessalônica: "não falamos para agradar a pessoas, mas a Deus" (1 Tessalonicenses 2:4). Então não se preocupe se alguém percebe ou aplaude. Apenas sirva a Deus fielmente. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário