"A vereda do justo é como a luz da alvorada, que brilha cada vez mais até à plena claridade do dia. Mas o caminho dos ímpios é como densas trevas; nem sequer sabem em que tropeçam." (Provérbios 4.18-19)

Podemos identificar diversas áreas em nossa existência: a física, a emocional, a relacional, a financeira, a espiritual, a social, a familiar… e poderíamos seguir compartimentando. Mas somos uma unidade e não uma colcha de retalhos. Todavia, é possível cuidarmos melhor se nos percebermos, avaliando estas diversas áreas. Somos melhores em uma e piores em outra. Temos facilidade em uma e facilidade em outra. Mas é importante que a disparidade não seja num nível que nos prejudique. Por exemplo, darmos tanta atenção ao trabalho ao ponto de adoecer pelo excesso de trabalho. Ou desejar tanto proporcionar o melhor para a família ao ponto de gerar problemas financeiros. A vida exige equilíbrio.

Para ter equilíbrio é preciso sabedoria e é indispensável a benção de Deus. O texto de hoje está falando da vereda do justo, da pessoa que vive a partir de princípios morais, éticos e espirituais corretos. Nas Escrituras o justo é alguém que age corretamente e alguém que se submete a Deus e recebe de Sua justiça. Não é alguém perfeito, é alguém perdoado e que é justificado pela justiça da Cruz de Cristo. Uma justificação que nos equilibra a partir do centro para a periferia; do interior para o exterior. O justo é quem crê e orienta a vida colocando o Reino de Deus e a sua justiça em primeiro lugar. E então as demais coisas encontram o lugar certo. A vida vai sendo ordenada para nosso bem.

Quando é assim, o conjunto de atitudes, aprendizado, experiências, buscas, investimentos e tudo mais, inclusive dores, perdas, erros e tristezas, coopera para o bem, para que sigamos nos tornando uma pessoa lúcida, saudável, em quem o querer de Deus se realiza. Não tem a ver com o que conquistamos em termos materiais ou posição, mas tem a ver com quem nos tornamos. Com o tipo de visão que temos da existência e com o tipo de coração que revelamos no relacionamento com os outros. Quem você espera se tornar com a vida que tem levado? Viva como um justo e espere o melhor, a despeito do que a vida lhe proporcionar.

DEVOCIONAL IBPC