beneficios-da-lavanda-para-a-saude-e-a-beleza1

"Venham a mim, todos os que estão cansados e sobrecarregados, e eu lhes darei descanso. Tomem sobre vocês o meu jugo e aprendam de mim, pois sou manso e humilde de coração, e vocês encontrarão descanso para as suas almas. Pois o meu jugo é suave e o meu fardo é leve".

(Mateus 11.28-30)
Diante desse chamado de Jesus me pergunto se ele está chamando um certo grupo de pessoas ou se está declarando que tipo de pessoa é capaz de ouvir e aceitar seu chamado. Todos, de alguma forma, nos encaixamos no convite, mas nem todos percebemos isso. E quando não percebemos, perdemos, pois somente os que já perceberam o fracasso de sua suficiência e força é que voltam-se pela fé ao Mestre. A disposição com que aceitamos nos comprometer não é adequada, se vamos a Cristo como quem acredita pode seguir sem Ele. É preciso ir como quem sabe e crê que não poderia continuar sem o Salvador.

Quem vai a Jesus assim vai para o que der e vier. Diferente de tantas idas que apenas são tentativas de seguir no antigo caminho, de viver como sempre se viveu – para si mesmo! Um tipo de ida em que Jesus é apenas uma força a mais para realizar as próprias vontades. Quando se vai de verdade, se vai para se submeter. Ir a Jesus não é ir apenas para buscar algo que Ele tenha, mas para entregar a Ele o que se tem e o que se é. É preciso entregar tudo para receber tudo. É admitir que Ele tem razão no que diz e no que nos pede. É estar disposto a aprender com Ele a viver a vida. Submeter-se, algo que não gostamos muito de fazer. Nem em relação a Deus! Mas é assim, na submissão, que o cansado encontra descanso.

Jesus torna-se o soberano da vida do cansado que se submete. E ao submeter-se percebe quão manso e humilde é o Mestre que agora é o Senhor de sua vida. Suas ordens parecem duras e difíceis demais aos insubmissos e interesseiros, o que os faz cada vez mais resistentes. A desobediência só faz aumentar a dificuldade em obedecer! Mas para quem ouviu, entendeu, creu e se submeteu, na medida em que obedecem, surpreendem-se com a leveza e suavidade da liderança de Jesus, e quanta paz Ele proporciona. Quanto mais obedecem, mais podem obedecer e mais descanso desfrutam. A alma respira calma. Mas afinal, quem são os cansados e sobrecarregados? Todos nós os enganados pelas ilusões desta vida. O problema é que muitas vezes ignoramos isso.