Salmos 16:8 - ¶ Tenho posto o SENHOR continuamente diante de mim; por isso que ele está à minha mão direita, nunca vacilarei.

Davi começa seu salmo implorando pela proteção poderosa e infalível do Senhor: "pois em Ti me refugio". Após lamentar as derrotas espirituais daqueles que "correm atrás de outros deuses", o salmista declara radiantemente: "Tenho posto o Senhor continuamente diante de mim. Por isso que Ele está à minha direita, nunca vacilarei" (Salmo 16:8).

O rei chama atenção para um ponto delicado, ao escrever: "não tenho bem nenhum além de Ti". Nosso grande problema existencial é a enorme coleção de bens de que dispomos e aos quais damos preferência. Quando isto acontece, Deus é apenas um dos itens de nossa lista – a quem apelamos, somente depois de descobrir que as atraentes soluções humanas são furadas. Até chegar à conclusão do salmista, apanhamos um bocado...

O segredo de não vacilar, continuamente, é apelar para as soluções divinas de maneira contínua. É comum entregar a Deus as rédeas de nossa vida, somente depois, às vezes muito depois, de constatarmos os furos das nossas soluções humanas. Como isso não é coisa rara, entre os discípulos, Tiago nos ensina que Deus usa as nossas provações, para o fortalecimento de nossa confiança nas soluções divinas. Esta é a receita para não vacilar: aprender a deixar o Senhor no comando de nossa vida... mesmo quando as estratégias Dele nos pareçam um pouco estranhas.

DEVOCIONAL AMOR EM CRISTO