31 março 2017

KAIROS Ministério Missionário

KAIROS Ministério Missionário


8 MANEIRAS PROVEITOSAS DE LER A BÍBLIA

Posted: 30 Mar 2017 01:00 AM PDT

1. COMECE A LER SUA BÍBLIA HOJE MESMO. 
A maneira de se fazer algo – é fazendo; e a maneira de se ler a Bíblia – é realmente lendo-a!
Não é meramente querendo, ou desejando, ou decidindo, ou pretendendo, ou pensando sobre isso – assim você só avançará um passo. Você deve de fato ler. Não há um "caminho dourado" para esse assunto, assim como não há para a oração.
Se você não sabe ler, convença alguém a lê-la para você. De uma maneira ou de outra, através dos olhos ou ouvidos – as palavras das Escrituras precisam passar pela sua mente.

2. LEIA A BÍBLIA COM UM DESEJO PROFUNDO DE ENTENDÊ-LA. 
Não pense, nem por um momento, que a grande questão é virar certa quantidade de papel impresso, sem importar se você entende ou não.
Algumas pessoas ignorantes parecem imaginar que se eles avançaram tantos capítulos por dia, sua tarefa está feita, apesar de não terem noção sobre o que foi lido. Só sabem que avançaram o marcador de livros algumas páginas para frente. Isso é transformar a leitura da Bíblia em um mero ritual. Guarde isso na sua mente como um princípio geral: uma Bíblia que não é entendida é uma Bíblia que não faz nada em sua vida!
Diga a você mesmo constantemente enquanto você lê, "De que se trata tudo isso?". Busque o significado como um homem busca por ouro.

3. LEIA A BÍBLIA COM A FÉ E HUMILDADE DE UMA CRIANÇA. 
Abra seu coração à medida que você abre o livro de Deus e diga: "Fala, Senhor, pois teu servo está ouvindo!". Decida implicitamente acreditar em qualquer coisa que você encontre lá, não importa o quanto seja contrário aos seus próprios desejos e preconceitos.
Decida receber no coração cada afirmação da verdade, quer você goste ou não. Fique atento àquele hábito miserável no qual alguns leitores da Bíblia caem – eles aceitam algumas doutrinas porque gostam delas, e rejeitam outras porque elas os condenam, ou condenam algum parente ou amigo. Dessa forma, a Bíblia é inútil!
Somos juízes sobre o que deve estar na Palavra de Deus? Sabemos melhor do que Deus? Guarde em sua mente: você receberá tudo e crerá em tudo, e aquilo que você não for capaz de entender, você aceitará que é verdade mesmo assim.
Lembre, quando você ora, você está falando com Deus, e Deus o ouve. Mas lembre também, quando você lê as Escrituras, Deus está falando com você, e você não deve "ordenar", mas ouvir!

4. LEIA A BÍBLIA COM UM ESPÍRITO DE OBEDIÊNCIA E AUTO APLICAÇÃO. 
Sente para estudá-la com uma determinação diária de que você viverá por suas regras, descansará em suas afirmações e agirá de acordo com seus mandamentos.
Considere, à medida que navega por cada capítulo. "Como isso afeta meu pensamento e minha conduta diária? O que essa passagem me ensina?". É um trabalho pobre ler a Bíblia por mera curiosidade e propósitos especulativos para encher sua mente com meras opiniões, porque você não permite que o livro influencie seu coração e sua vida.
A Bíblia que é mais bem lida é aquela que é mais praticada!

5. LEIA A BÍBLIA DIARIAMENTE. 
Faça com que a leitura e meditação de algum trecho da Palavra de Deus sejam parte do seu dia a dia. Meios particulares de graça são tão necessários diariamente para nossas almas como alimento e vestimenta são para nossos corpos. O pão de ontem não alimentará o trabalhador hoje; e o pão de hoje não alimentará o trabalhador amanhã. 
Faça como os Israelitas no deserto. Pegue o seu maná fresco a cada manhã, escolha a parte do dia e os horários, não atropele sua leitura, apressadamente. Dê a sua Bíblia a melhor e não a pior parte do seu tempo! Mas qualquer que seja o plano que você use, faça da visita ao trono da graça e a Palavra de Deus uma regra da sua vida para todos os dias.

6. LEIA TODA A BÍBLIA – E A LEIA DE UMA MANEIRA ORDENADA. 
Temo que haja muitas partes da Palavra que algumas pessoas nunca lêem, para dizer o mínimo, isso é um hábito muito presunçoso. "Toda a Escritura é útil" (2 Timóteo 3.16). Esse hábito é o causador da falta de uma visão balanceada da verdade, tão comum hoje em dia.
Algumas pessoas lêem a Bíblia como um perpétuo sistema de "mergulhar e pegar", como aperitivos, eles parecem desconsiderar a possibilidade de avançar regularmente por todo o Livro.

7. LEIA A BÍBLIA DE FORMA JUSTA E HONESTA. 
Decida considerar tudo em seu significado claro, óbvio, e considere com muita suspeita todas as interpretações forçadas. Como uma regra geral, o que um verso da Bíblia parece significar – é o que ele significa!
Uma regra bastante valiosa é: "A maneira correta de se interpretar a Escritura é considerá-la como a encontramos, sem nenhuma tentativa de forçá-la a um sistema teológico particular."

8. LEIA A BÍBLIA COM CRISTO CONTINUAMENTE EM PERSPECTIVA. 
O grande e primário objeto de toda a Escritura é testificar sobre Jesus! As cerimônias do Antigo Testamento são sombras de Cristo. Os juízes do Antigo Testamento são tipos de Cristo. As profecias do Antigo Testamento estão cheias dos sofrimentos de Cristo e de Sua Glória ainda porvir.A primeira e a segunda vinda, a humilhação do Senhor e Seu reino glorioso, Sua cruz e sua coroa brilham intensamente em toda a Bíblia.Segure-se firme nisso, e você lerá a Bíblia corretamente.

Eu poderia facilmente adicionar mais dicas, se mais espaço fosse permitido. Apesar de poucas e curtas, você perceberá que elas são mais proveitosas quando postas em prática.

J.C. Ryle - Traduzido por Alex Daher – Ipródigo

Por Litrazini
http://www.kairosministeriomissionario.com/

Graça e Paz

Nenhum comentário:

Postar um comentário