Texto Base: Josué 14:8

A palavra de Deus nos diz o seguinte: "Mas meus irmãos, que subiram comigo, fizeram derreter o coração do povo; eu, porém perseverei em seguir ao Senhor meu Deus. "

Quem produziu essas palavras foi Calebe grande servo de Deus. Os outros dez espias de cada tribo de Israel que subiram com Josué e Calebe para verem a terra prometida voltaram desanimados e temerosos, porém com o testemunho de Calebe os corações de alguns foram alentados. A palavra que os dez espias levaram fizeram o povo temer, eles ficaram vacilantes quanto ao futuro e seus corações se derreteram de medo diante das lutas que estavam sendo previstas é o que diz o texto sagrado.

Os espias relataram que viram gigantes e o povo na frente deles eram como gafanhotos, no entanto, disse Calebe "eu, porém perseverei em seguir ao Senhor meu Deus", ou seja, não houve abatimento em seu coração diante das lutas que iam enfrentar porque ele perseverou em ver aquilo que era a vontade de Deus para o seu povo. Lembremo-nos que foi por causa deste derretimento do coração que uma geração inteira passou 40 anos de peregrinação no deserto porque não optou em perseverar na vontade de Deus.

Como estamos procedendo em nossos dias?

Claro que existem desafios a vencer, barreiras para ultrapassar e situações que nos abatem em nossa vida familiar, profissional e eclesiástica.

Como estamos reagindo a esses fatos?

Igual aos dez espias que pela falta de fé levaram aquela geração a morrer no deserto ou como Calebe e Josué que perseveraram e fizeram a vontade do Senhor?

Um certo ditado popular dia "o pessimista vê em cada oportunidade uma dificuldade, mas o otimista vê em cada dificuldade uma oportunidade".

A recomendação bíblica é persevere no Senhor seu Deus como fez Calebe.

Que essas também sejam as nossas palavras e não nos deixemos abater pelas lutas, mas com segurança e firmeza possamos enfrentar as lutas e dificuldades e vencê-las em nome de Jesus.

Amém

DEVOCIONAL TEMPLO CENTRAL