20 fevereiro 2017

Esboço de Sermão

Esboço de Sermão


"Mortos por causa da palavra de Deus..."

Posted: 19 Feb 2017 10:48 AM PST

Mortos por causa da palavra de Deus
Texto: Apocalipse 6:9

"Quando abriu o quinto selo, vi debaixo do altar as almas dos que tinham sido mortos por causa da palavra de Deus e por causa do testemunho que deram"

Introdução: O Novo Testamento fala de alguns que morreram, não por um país, mas pelo reino de Cristo, por causa da Palavra de Deus.

Neste sermão vamos nos lembrar desses mártires e considerar algumas lições de suas mortes.

1. Estêvão (Atos 7:54-60)

A. Resultado direto da pregação de Estêvão - ele pregou uma história da nação judaica, condenando eles e seus pais (Atos 7:51-53); se sofremos, deve ser para Cristo (1 Pedro 4:15-16); nenhuma outra razão para atingir Estêvão (Atos 6:3, 5)
B. Um futuro cristão participou. - Os assassinos de Estêvão colocaram suas vestes aos pés de Saulo (Atos 7:58; 8:1); ele se converteu mais tarde (Atos 9:1-6, 17-18); qualquer um pode ser salvo (1 Timóteo 1:12-16)
C. Atitude de perdão - suas últimas palavras mostraram uma atitude de perdão; a mesma atitude de Jesus (Lucas 23:34; 2 Pedro 3:9); se queremos que Deus nos perdoe, devemos estar dispostos a perdoar os outros (Mateus 6:14-15)

2. Tiago (Atos 12:1-3)

A. As autoridades civis podem atingir a igreja - não necessariamente pessoas específicas, a igreja em geral pode ser um alvo (ver Atos 8:1, 3); se isso acontecesse, haveria evidência para mostrar que você é uma parte da igreja? (Mateus 5:16, Atos 2:42, 46, Hebreus 10:25)
B. A morte pode chegar rapidamente - a perseguição pode incluir um longo encarceramento, mas parece que Tiago foi morto rapidamente; a vida é incerta (Tiago 4:14); devemos sempre estar prontos (Hebreus 10:35-36)
C. A perseguição pode ser vista favoravelmente pelo público - devemos nos esforçar para estar em paz com os outros (Romanos 12:18), mas nem sempre é "possível"; não se surpreenda se o mundo o odeia (João 15: 18-19); muitos chamarão o mal de bom (Isaías 5:20)

3. Antípas (Apocalipse 2:12-13)

A. Mantenha-se firme ao nome do Senhor - devemos estar dispostos a confessar Cristo diante dos outros (Mateus 10:32-33); apegar-se à Sua palavra em um mundo perverso (Filipenses 2:15-16), mesmo que isso signifique sofrimento (2 Timóteo 1:8)
B. Seja fiel até a morte – foi dito isso a igreja de Esmirna (Apocalipse 2:10); eles foram advertidos sobre a perseguição, mas já a Pérgamo; ter a atitude de Paulo (Atos 20:24; 21:13)
C. A perseguição não remove a culpa do pecado - apesar da perseguição, a igreja precisava se arrepender (Apocalipse 2:14-16); o erro não pode ser tolerado (2 João 10-11); não devemos tolerar o erro entre os irmãos liberais ou denominações só porque temos um adversário comum.

4. Mártires Sem Nome (Apocalipse 6:9-11)

A. Nós não sofremos perseguição para que sejamos lembrados - alguns mártires são lembrados, a maioria não são; estes eram indivíduos sem nome; não devemos buscar o louvor dos homens (Gálatas 1:10); mesmo se ninguém conhece / se lembra, Deus se lembra e conhece (Apocalipse 14:13, Salmo 116:15)
B. Desejo que a justiça seja feita – cabe somente ao Senhor punir aqueles que perseguem Seu povo (2 Tessalonicenses 1:6); esses mártires tinham um perfeito senso do que é justo / correto (Hebreus 12:23)
C. Deus punirá os ímpios em Seu tempo - os mártires estavam ansiosos para que Deus os vingasse (Apocalipse 6:10); João queria que o Senhor viesse rapidamente (Apocalipse 22:20); mas devemos esperar (Apocalipse 6:11); Deus designou um dia para o juízo (Atos 17:31)

Conclusão

A. Devemos estar dispostos a tomar a nossa cruz e seguir a Cristo (Lucas 9:23) - para alguns, isso significava dar a vida por Cristo; isso poderia significar para nós também
B. Não importa o que está reservado para o nosso futuro, devemos estar dispostos a entregar nossas vidas ao Senhor para que possamos ter algo muito melhor na outra vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário