26 janeiro 2017

Esboço de Sermão

Esboço de Sermão


Graça Sobre Graça

Posted: 25 Jan 2017 05:49 AM PST

Graça Sobre Graça
Textos:
Romanos 5:20: "Sobreveio, porém, a lei para que a ofensa abundasse; mas, onde o pecado abundou, superabundou a graça".

Tiago 4:1-6: "Donde vêm as guerras e contendas entre vós? Porventura não vêm disto, dos vossos deleites, que nos vossos membros guerreiam? Cobiçais e nada tendes; logo matais. Invejais, e não podeis alcançar; logo combateis e fazeis guerras. Nada tendes, porque não pedis. Pedis e não recebeis, porque pedis mal, para o gastardes em vossos deleites. Infiéis, não sabeis que a amizade do mundo é inimizade contra Deus? Portanto qualquer que quiser ser amigo do mundo constitui-se inimigo de Deus. Ou pensais que em vão diz a escritura: O Espírito que ele fez habitar em nós anseia por nós até o ciúme? Todavia, dá maior graça. Portanto diz: Deus resiste aos soberbos; dá, porém, graça aos humildes"

João 1:14, 15-16: "E o Verbo se fez carne, e habitou entre nós, cheio de graça e de verdade; e vimos a sua glória, como a glória do unigênito do Pai... João deu testemunho dele, e clamou, dizendo: Este é aquele de quem eu disse: O que vem depois de mim, passou adiante de mim; porque antes de mim ele já existia. Pois todos nós recebemos da sua plenitude, e graça sobre graça".

Introdução: "Pois todos nós recebemos da sua plenitude, e graça sobre graça" (João 1:16)
Aqui temos uma frase incomum.

O que significa Graça Sobre Graça? Significa a graça amontoada sobre a graça. Quando você é salvo, não demora muito para descobrir que você precisa de muita graça.

Falhamos tantas vezes e parece que a graça de Deus se esgotaria para um grupo tão miserável. Mas nunca se esgota, Deus nos dá Graça amontoada sobre a Graça.

Você pode estar neste lugar esta noite e é tão simples que você acha que nunca falhou e que Deus é realmente feliz por ter você. Se esse for o caso, este sermão não é para você. É para o resto de nós que sabemos que somos pecadores salvos pela graça e nunca poderíamos merecer essa graça maravilhosa.

O que quer que nós somos ou sempre esperamos ser, isto acontecerá por causa da Graça de Deus amontoada sobre a Graça.

A graça é todo o princípio do cristianismo do Novo Testamento. É a inversão do homem caído. Não podemos compreendê-la ou entendê-la. É a obra de Deus e só Ele pode compreendê-la.
· É inescrutável.
· É a razão pela qual Deus amaria e salvaria um velho pecador
· É maravilhosa.

Nós, porque somos pecadores e temos uma natureza pecaminosa, merecemos apenas o inferno, mas Deus, pela Sua Graça, nos dá Graça amontoada sobre a Graça.
· É ajuda para os desamparados
· É esperança para o desesperado
· É cura para os feridos e cicatrizados
· É um bálsamo para o débil
· É tudo que você precisa.

"Pois todos nós recebemos da sua plenitude, e graça sobre graça" (João 1:16)

Sua plenitude. Isso é TUDO de Sua Graça. Nós temos recebido TODA a inexplicável Graça de Deus. Ele tem amontoado sobre nós, Graça sobre Graça.

Tudo o que sempre foi, tudo o que existe, e tudo o que há, será todo nosso. Mas isso é apenas uma parte do quadro.

Coloque tudo isso em uma pilha, em seguida, empilhe a mesma quantidade em cima dela, em seguida, empilhe a mesma quantidade em cima disso, e mais e mais, Deus empilha Graça sobre Graça para nós.

"... a graça e a verdade vieram por Jesus Cristo" (João 1:17)  
· Atos 4:33 diz, é Grande Graça.
· Atos 13:43 diz que devemos continuar na graça.
· Atos 14: 3 diz que devemos dar testemunho da graça.
· Atos 15:11 diz que devemos crer através da graça.
· Atos 20:32 diz que fomos edificados pela Graça.
· Romanos 1:5 diz que recebemos graça para obediência.
· Romanos 3:24 diz que somos justificados pela graça.
· Romanos 5:2 diz que temos acesso à graça.
· Romanos 5:17 diz que temos uma abundância de graça.
· Romanos 5:21 diz que a graça pode reinar em nossas vidas para a justiça.

"Mas pela graça de Deus sou o que sou; e a sua graça para comigo não foi vã..." (1 Coríntios 15:10)

"Pois conheceis a graça de nosso Senhor Jesus Cristo, que, sendo rico, por amor de vós se fez pobre, para que pela sua pobreza fôsseis enriquecidos" (2 Coríntios 8:9)

"E Deus é poderoso para fazer abundar em vós toda a graça, a fim de que, tendo sempre, em tudo, toda a suficiência, abundeis em toda boa obra" (2 Coríntios 9:8).

II Coríntios 12:9 diz que Sua Graça é suficiente.
Gálatas 1:6 diz que a graça nos chama.

"Em quem temos a redenção pelo seu sangue, a redenção dos nossos delitos, segundo as riquezas da sua graça" (Efésios 1:7)

II Tessalonicenses 2:16 diz que a graça é a nossa boa esperança.

"Para que, sendo justificados pela sua graça, fôssemos feitos herdeiros segundo a esperança da vida eterna" (Tito 3:7)

"Cheguemo-nos, pois, confiadamente ao trono da graça, para que recebamos misericórdia e achemos graça, a fim de sermos socorridos no momento oportuno" (Hebreus 4:16)

Hebreus 13:9 diz que a Graça nos fortalece.
I Pedro 1:2 diz que a graça é multiplicada.

"E o Deus de toda a graça, que em Cristo vos chamou à sua eterna glória, depois de haverdes sofrido por um pouco, ele mesmo vos há de aperfeiçoar, confirmar e fortalecer" (1 Pedro 5:10)

E II Pedro 3:18 diz que devemos crescer em graça.

Com essas coisas para uma introdução, vamos ver o que a Graça é capaz de fazer:

1. A graça é suficiente para salvar qualquer pecador

"Não em virtude de obras de justiça que nós houvéssemos feito, mas segundo a sua misericórdia, nos salvou mediante o lavar da regeneração e renovação pelo Espírito Santo, que ele derramou abundantemente sobre nós por Jesus Cristo, nosso Salvador; para que, sendo justificados pela sua graça, fôssemos feitos herdeiros segundo a esperança da vida eterna" (Tito 3:5-7)

Ele alcança a todos, do melhor ao pior. Jesus disse: De modo algum vos lançarei fora. Foi suficiente para mim e foi o suficiente para você.
· Foi suficiente para a mulher samaritana no poço.
· Foi suficiente para a mulher encontrada no adultério.
· Foi suficiente para Saulo o assassino de cristão.
· Foi suficiente para Pedro o pescador.
· Foi o suficiente para Zaqueu, o homem cobrador de impostos.
· Foi suficiente para o malvado carcereiro.

É suficiente para o homem mais pobre da terra,
· O homem mais rico,
· O mais inteligente,
· O mais simples,
· O mais poderoso,
· O mais famoso,
· E a pessoa mais perversa, vil, no corredor da morte.

Sua Graça é suficiente para qualquer pessoa que venha a Ele com fé, crendo. É suficiente.
Estou tão feliz que Deus salva pecadores.
Estou emocionado e maravilhado que Ele os liberta,
A maior surpresa em salvar pecadores, é que Ele salvaria um velho pecador como eu.
Isso porque Sua Graça é suficiente.
Não desista daquela pessoa amada perdida, Sua Graça é suficiente.
Não pense que Ele vai desistir de você, Sua Graça é suficiente.

2. A graça é suficiente para manter todos o que já foram salvos

"Ora, àquele que é poderoso para vos guardar de tropeçar, e apresentar-vos ante a sua glória imaculados e jubilosos" (Judas 1:24).

Temos a salvação eterna. Não porque merecemos ou porque conquistamos, mas por causa da Graça de Deus. Eu não entendo, mas sei que Sua Graça é suficiente.

Temos a Vida eterna. Você não pode desgastá-la, seu pecado não pode deteriorá-la, é eterna por causa da graça de Deus. Jesus disse: "As minhas ovelhas ouvem a minha voz, e eu as conheço, e elas me seguem; eu lhes dou a vida eterna, e jamais perecerão; e ninguém as arrebatará da minha mão. Meu Pai, que mas deu, é maior do que todos; e ninguém pode arrebatá-las da mão de meu Pai" (João 10:27-29)

Observe Romanos 8:31-39 "Que diremos, pois, a estas coisas? Se Deus é por nós, quem será contra nós? Aquele que nem mesmo a seu próprio Filho poupou, antes o entregou por todos nós, como não nos dará também com ele todas as coisas? Quem intentará acusação contra os escolhidos de Deus? É Deus quem os justifica; Quem os condenará? Cristo Jesus é quem morreu, ou antes quem ressurgiu dentre os mortos, o qual está à direita de Deus, e também intercede por nós; quem nos separará do amor de Cristo? A tribulação, ou a angústia, ou a perseguição, ou a fome, ou a nudez, ou o perigo, ou a espada? Como está escrito: Por amor de ti somos entregues à morte o dia todo; fomos considerados como ovelhas para o matadouro. Mas em todas estas coisas somos mais que vencedores, por aquele que nos amou. Porque estou certo de que, nem a morte, nem a vida, nem anjos, nem principados, nem coisas presentes, nem futuras, nem potestades, nem a altura, nem a profundidade, nem qualquer outra criatura nos poderá separar do amor de Deus, que está em Cristo Jesus nosso Senhor"

Eterno significa eterno
Perpetuo significa perpetuo
Nunca perecer significa nunca perecer
Dar de graça significa dar de graça

A Graça de Deus é suficiente para manter todos os que são salvos.

3. A graça é suficiente para levantar qualquer homem que esteja caído

Eu desejo que nós nunca fracassemos. Desejo que todos nós sempre façamos o que agrada ao Senhor e nunca haja motivo para se arrepender.

Creio que é a vontade de Deus que façamos o que é certo e nunca fracassemos, mas nós fracassamos, e a graça amontoada sobre graça é suficiente para nos livrar de nosso fracasso.
"Porque não temos um sumo sacerdote que não possa compadecer-se das nossas fraquezas; porém um que, como nós, em tudo foi tentado, mas sem pecado. Cheguemo-nos, pois, confiadamente ao trono da graça, para que recebamos misericórdia e achemos graça, a fim de sermos socorridos no momento oportuno" (Hebreus 4:15-16)

Na história do filho pródigo encontramos que ele começou como um filho, era um filho, mesmo quando estava fora em pecado, e acabou como um filho. Como poderia ser? A graça amontoada sobre graça.

A graça fez dele um filho, a graça manteve-o como um filho, e a graça o levantou. Não importa o quão longe você tenha caído, a graça amontoada sobre graça é suficiente para levantar você.
Muitos de nós somos como o irmão do filho prodigo e queremos que a Graça de Deus seja seletiva. Mas graças a Deus é para TODOS. É suficiente para levantar QUALQUER um que esteja caído.

Não permita que o Diabo o mantenha no chiqueiro esta noite, venha ao Pai, Ele tem graça amontoada sobre Graça para você. É suficiente, é tudo que você precisa.

Aquele filho caído nunca poderia entender aquele manto novo que foi posto sobre seu corpo devastado pelo pecado, mas seu pai sussurrou, é Graça amontoada sobre Graça.

Ele nunca poderia entender aquele anel que foi posto em seu dedo sujo, mas seu pai sussurrou, é Graça amontoada sobra Graça.

Ele nunca poderia entender o bezerro cevado e a festa para recebê-lo em casa, mas seu pai sussurrou, é Graça amontoada sobre Graça.

Não ouçam os gritos do Diabo, ouçam o sussurro do Pai.
Não ouçam os gritos do irmão, ouçam o sussurro do Pai.
Sua Graça amontoada sobre Graça o levará para fora de qualquer que seja sua circunstância. É suficiente.

4. A graça é suficiente para suportar qualquer fardo que você possa ter

"e ele me disse: A minha graça te basta, porque o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza. Por isso, de boa vontade antes me gloriarei nas minhas fraquezas, a fim de que repouse sobre mim o poder de Cristo" (2 Coríntios 12:9)

Jesus disse ao Apóstolo Paulo, Minha Graça é suficiente.
As coisas nem sempre são como gostaríamos que fossem.
As lágrimas podem molhar seu travesseiro à noite,
Seu coração pode ser quebrado e você pensar que você está morrendo,
Seus problemas podem tê-lo sufocado e você pensa que não tem saída,
Talvez a pobreza tenha esmagado você e sua família,
Talvez a dor é mais do que você acha que pode suportar,
Talvez a morte tenha tocado sua vida e aqueles que você ama,

A Graça de Deus amontoada sobre Graça será sempre suficiente para você. Ela nunca te deixará ou te abandonará, Ela é suficiente.

5. A graça é suficiente para o ajudar a fazer qualquer trabalho que Deus o chamou para fazer

"E Deus é poderoso para fazer abundar em vós toda a graça, a fim de que, tendo sempre, em tudo, toda a suficiência, abundeis em toda boa obra" (2 Coríntios 9:8, ver Atos 14:26)

Deus tem um plano, um propósito e uma provisão para você e a obra que Ele lhe chamou para fazer. Você encontra tudo em Sua Graça amontoada sobre Graça.
Fique onde está e confie nessa Graça.
Pode ser difícil, mas confie nessa Graça.
Você pode perder seus amigos, mas confie nessa Graça.
Você pode sofrer perdas, mas confie nessa Graça.
Confia.
Use-a,
Se apoie nela,
Busque-a,
Descanse nela,
Fale sobre ela,
Seja o que quer que você faça, não desista, a Graça de Deus amontoada sobre Graça é suficiente para ajudá-lo a encontrar a vitória.
Vá com coragem ao trono da Graça,
Obtenha essa graça amontoada sobre Graça,
Então volte ao trabalho,

É SUFICIENTE.

Conclusão
"Pois todos nós recebemos da sua plenitude, e graça sobre graça" (João 1:16)
É sua, toda sua, se tão somente você vir a Ele.
"Antes crescei na graça e no conhecimento de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. A ele seja dada a glória, assim agora, como até o dia da eternidade" (2 Pedro 3:18)

Vamos orar!

Nenhum comentário:

Postar um comentário