13 janeiro 2017

BÍBLIA A PALAVRA DE DEUS

BÍBLIA A PALAVRA DE DEUS


Eliseu e a Sunamita

Posted: 12 Jan 2017 06:00 PM PST


II Reis 4: 8-11

INTRODUÇÃO

            Esta mensagem pode ser transmitida com caráter de evangelização, e nela podemos observar o seguinte:

·       A Sunamita (mulher rica) –Tipifica uma igreja rica, porque tem os dons espirituais, a revelação e a bênção do Espírito.
·       Eliseu – O homem que peregrina, que passa sem provar o pão, porque não tem quem o constranja (convide) a isso.
·       O marido – Tipo do Espírito Santo, a quem a igreja (mulher rica) intercede pela vida do peregrino.                          

DESENVOLVIMENTO

Verso 8 - Eliseu desce a Suném e é constrangido a comer pão na casa da mulher rica.

            Muitas pessoas passam por essa vida sem provar sequer um pouco do "pão", que é o Senhor Jesus e a sua Palavra. Isso ocorre porque não há quem os constranja, quem os convide. Mas a igreja que tem a bênção do Senhor, e que é rica por isso, deve se esforçar por deter os que a visitam, a fim de que se alimentem do "Pão Vivo" que desceu do céu e tenham vida eterna. A igreja nesta hora deve dar uma assistência tal, que o visitante sinta o desejo de voltar e se alimentar mais do Senhor Jesus.

Verso 9 – A sunamita fala ao seu marido sobre o santo homem de Deus.

            É um dever da igreja interceder pela vida do visitante, pois ele é um escolhido (separado), e vocacionado para a salvação em Jesus. A Palavra diz que a vontade de Deus é todos sejam salvos pelo arrependimento dos seus pecados. A igreja deve entender isso, e tomar providências para que o desejo do Senhor se cumpra na vida do visitante.

Verso 10 – A sunamita diz a seu marido: façamos um pequeno quarto em cima, obra de pedreiro.

            O visitante deve ser acolhido pela igreja com toda a atenção, mas esta atenção deve ser equilibrada e com simplicidade (sem dar muito espaço). Os servos devem ter sabedoria na assistência, sem exagerar nos cumprimentos mas agindo com naturalidade, mantendo o tratamento que será dado todas as vezes que o visitante chegar na igreja.
            A obra de pedreiro é o tipo de trabalho que começa pela base, pela fundação. Isso fala da Obra de edificação realizada na vida da pessoa, a partir do momento em que ela entra na igreja pela primeira vez.
            O quarto a ser edificado ficava num lugar elevado, mostrando que a Obra é espiritual e tem como objetivo aproximar a pessoa do Senhor, através da santificação de sua vida. O trabalho começa com a colocação do fundamento, que é o entendimento de corpo, clamor pelo sangue de Jesus, consulta à Palavra e outras doutrinas básicas da Obra do Senhor. Depois vem o levantamento das paredes, da estrutura do edifício, que representa o amadurecimento, o conhecimento da Palavra, as primeiras experiências com o Senhor etc. Por fim vem a colocação do telhado, que é a consolidação da Obra, o momento em ela pode ser usada para o fim a que se destina. Esta é a fase da instrumentalidade e do serviço ao Senhor.
            Depois que o quarto estava pronto, algumas coisas necessárias foram colocadas no seu interior. Estas coisas falam daquilo que deve ser colocado no coração daqueles que se achegam à igreja para se alimentar. São elas: uma cama, uma mesa, cadeiras e um candeeiro.
            Também é função da igreja ajudar para que estas coisas estejam sendo criadas na vida do novo convertido, para que o seu crescimento seja normal:
           
·       A cama – fala do descanso, da confiança no Senhor;
·       A mesa – fala da comunhão com o Senhor Jesus;
·       As cadeiras – falam daquilo que conduz à comunhão, como a oração, o jejum, as madrugadas);
·       O candeeiro – aquilo que fornece luz, a revelação, a presença do Espírito, o batismo com o Espírito Santo, os dons espirituais.

            A obra do pedreiro é uma obra simples, realizada por um homem simples que trabalha com as mãos (ministérios). É uma obra de equilíbrio e retidão, de prumo e de esquadro, cuja referência é a "Pedra Principal de Esquina", que o Senhor Jesus.

CONCLUSÃO

Verso 11 – Eliseu se retira para o quarto e se deita ali.

            O homem definido na Obra sabe qual é o Caminho a seguir. Ele sempre volta para a igreja, pois sabe que ali será bem recebido e terá um lugar para descansar das lutas desta vida.                                                                                
           


Pacto de Lausanne

Posted: 12 Jan 2017 03:18 PM PST



          Em 1974 houve um Congresso Mundial de Evangelização em Lausanne, do qual resultou um documento chamado Pacto de Lausanne no final da década de 80. Ricardo Wesley Borges utilizou tal documento para aprofundamento dos estudos e compreensão das Escrituras com relação ao trabalho missionário. Wesley entendeu que a fé não exigia separação entre dimensão da salvação pessoal do indivíduo e de uma adequada preocupação integral com o ser humano em seu todo, e com as questões que afetam o mundo em que vivemos, pois o Evangelho afeta todas as dimensões da vida.

Pacto de Lausanne foi um documento produzido durante um congresso na Suíça que contou com 2.700 participantes, vindos de diferentes regiões do planeta. Marco que moldou mais de uma geração de líderes da igreja de vários continentes.

Sentido seu pacto se torna um marco importante, na maneira como ele aponta a possibilidade de, dentro de um contexto de bases de fé considerada evangélicas, encontrar uma referência sólida e bem fundamentada acerca da importância da atuação da igreja no mundo. Lançaram-se bases importantes para atuação missionária evangélica séria, engajada e comprometida com o que se convencionou chamar de teologia da missão integral.

  Acreditamos que o evangelho são as boas novas de Deus para todo o mundo, e por sua graça, decidimo-nos a obedecer ao mandamento de Cristo de proclamá-lo a toda a humanidade e fazer discípulos de todas as nações. Desejamos, portanto, reafirmar a nossa fé e a nossa resolução, e tornar público o nosso pacto.

1.     O Propósito de Deus
Afirmamos a nossa crença no único Deus eterno, Criador e Senhor do Mundo, Pai, Filho e Espírito Santo, que governa todas as coisas segundo o propósito da sua vontade.

2. A Autoridade e o Poder da Bíblia
Afirmamos a inspiração divina, a veracidade e autoridade das Escrituras tanto do Velho como do Novo Testamento, em sua totalidade, como única Palavra de Deus escrita, sem erro em tudo o que ela afirma, e a única regra infalível de fé e prática. Também afirmamos o poder da Palavra de Deus para cumprir o seu propósito de salvação.


3. A Unicidade e a Universalidade de Cristo
Afirmamos que há um só Salvador e um só evangelho, embora exista uma ampla variedade de maneiras de se realizar a obra de evangelização. Reconhecemos que todos os homens têm algum conhecimento de Deus através da revelação geral de Deus na natureza. Mas negamos que tal conhecimento possa salvar, pois os homens, por sua injustiça, suprimem a verdade.

4. A Natureza da Evangelização
Evangelizar é difundir as boas novas de que Jesus Cristo morreu por nossos pecados e ressuscitou segundo as Escrituras, e de que, como Senhor e Rei, ele agora oferece o perdão dos pecados e o dom libertador do Espírito a todos os que se arrependem e crêem..

5. A Responsabilidade Social Cristã
Afirmamos que Deus é o Criador e o Juiz de todos os homens. Portanto, devemos partilhar o seu interesse pela justiça e pela conciliação em toda a sociedade humana, e pela libertação dos homens de todo tipo de opressão.

6. A Igreja e a Evangelização
Afirmamos que Cristo envia o seu povo redimido ao mundo assim como o Pai o enviou, e que isso requer uma penetração de igual modo profunda e sacrificial.

7. Cooperação na Evangelização
Afirmamos que é propósito de Deus haver na igreja uma unidade visível de pensamento quanto à verdade.

8. Esforço Conjugado de Igrejas na Evangelização
Regozijamo-nos com o alvorecer de uma nova era missionária. O papel dominante das missões ocidentais está desaparecendo rapidamente. Deus está levantando das igrejas mais jovens um grande e novo recurso para a evangelização mundial, demonstrando assim que a responsabilidade de evangelizar pertence a todo o corpo de Cristo.

9. Urgência da Tarefa Evangelística
Mais de dois bilhões e setecentos milhões de pessoas, ou seja, mais de dois terços da humanidade, ainda estão por serem evangelizadas

10. Evangelização e Cultura
O desenvolvimento de estratégias para a evangelização mundial requer metodologia nova e criativa.

11. Educação e Liderança
Confessamos que às vezes temos nos empenhado em conseguir o crescimento numérico da igreja em detrimento do espiritual, divorciando a evangelização da edificação dos crentes. Contudo, apoiamos integralmente os princípios que regem a formação de uma igreja de fato nacional, e ardentemente desejamos que toda a igreja tenha líderes nacionais que manifestem um estilo cristão de liderança não em termos de domínio, mas de serviço.

12. Conflito Espiritual
Cremos que estamos empenhados num permanente conflito espiritual com os principados e postestades do mal, que querem destruir a igreja e frustrar sua tarefa de evangelização mundial.

13. Liberdade e Perseguição
É dever de toda nação, dever que foi estabelecido por Deus, assegurar condições de paz, de justiça e de liberdade em que a igreja possa obedecer a Deus, servir a Cristo Senhor e pregar o evangelho sem quaisquer interferências.

14. O Poder do Espírito Santo
Cremos no poder do Espírito Santo. O pai enviou o seu Espírito para dar testemunho do seu Filho. Sem o testemunho dele o nosso seria em vão. Convicção de pecado, fé em Cristo, novo nascimento cristão, é tudo obra dele.

15. O Retorno de Cristo
Cremos que Jesus Cristo voltará pessoal e visivelmente, em poder e glória, para consumar a salvação e o juízo. Esta promessa de sua vinda é um estímulo ainda maior à evangelização, pois lembramo-nos de que ele disse que o evangelho deve ser primeiramente pregado a todas as nações.



REFERÊNCIA BIBLIOGRAFICAS
 BÍBLIA REVISTA E CORRIGIDA: 12ª edição Santo André - SP -Brasil 2008
 BÍBLIA HEBRAICA: 1º reimpressão revisada janeiro 2007 
 BÍBLIA DE ESTUDO PETENCOSTAL, 2. ed. São Paulo, janeiro de 1995
 BÍBLIA DE ESTUDO ARQUEOLÓGICA: 1ª edição Março 2013 NVI
 PACTO DE LAUSANNE: Lausanne, Suíça, 1974
 TEOLOGIA DE MISSÕES: O Evangelho Integral, Pacto Lausanne, 2002
 BÍBLIA DE ESTUDO PETENCOSTAL, 2. ed. São Paulo, janeiro de 1995

Nenhum comentário:

Postar um comentário