20 dezembro 2016

Esboço de Sermão

Esboço de Sermão


Como perder a sua alma

Posted: 19 Dec 2016 11:26 AM PST

Como perder a sua alma
Texto: Mateus 16:26

Introdução: Nossa alma é mais valiosa do que qualquer coisa e tudo neste mundo. Mesmo se pudéssemos obter todas as coisas materiais em troca, nossa alma é mais valiosa. Jesus disse que era tolo perder nossa alma pelo mundo inteiro, contudo muitos perdem suas almas por muito menos.

Como perdemos a alma?

É mais fácil do que muitos pensam. Vamos notar quatro maneiras de perder a alma neste sermão.

1. Faça o que quiser na religião

A. Esta é a mentalidade "junte-se à igreja de sua escolha" - isso tem sido incentivado por anos por pregadores denominacionais; as pessoas têm sido levadas para longe da igreja do Senhor (Atos 20:28); igrejas de homens são populares porque permitem que as pessoas façam o que querem na religião
B. No entanto, Jesus ensinou que aqueles que simplesmente fazem o que querem na religião se perderão (Mateus 7:21-23) - "muitos" estarão diante de Cristo no juízo e serão condenados; apesar da pretensão de fazer coisas em nome do Senhor, eles são culpados de "ilegalidade" (sem autoridade)
C. Na religião, devemos aderir ao padrão de Deus (2 Timóteo 1:13) - precisamos de autoridade para todas as coisas (Colossenses 3:17); alegar fazer "boas obras" não é suficiente; boas obras são definidas na Palavra de Deus (2 Timóteo 3:16-17); se nos empenharmos em outras obras (anarquia), estaremos perdidos

2. Mantenha seu foco em coisas materiais

A. Alguns perdem suas almas na busca de bens materiais (Mateus 16:26, Lucas 12:16-21) - não é pecado ser rico, mas é errado enfocar as coisas materiais enquanto negligenciamos a nossa alma
B. Jesus explicou que a busca das coisas materiais sufocará a palavra (Lucas 8:14) - algum dia este mundo terá ido (2 Pedro 3:10); e então?
C. Devemos trabalhar e ganhar a vida (2 Tessalonicenses 3:10; 1 Timóteo 5:8; Efésios 4:28) - mas devemos lembrar o que é mais importante (Mateus 6: 19-21)

3. Torne-se complacente

A. Se nos permitimos sentar e nos tornarmos complacentes, perderemos nossa alma - a vida do cristão é uma corrida (1 Coríntios 9:24-25); se diminuímos a velocidade ou desistirmos, não obteremos o prêmio (1 Coríntios 9:27); qualquer cristão pode cair (Hebreus 3:12, 4:11)
B. Paulo advertiu os irmãos em Filipos do perigo de tornar-se complacente (Filipenses 3:14) - Paulo não podia dizer que ele já tinha alcançado o prêmio (Filipenses 3:13); nem estes irmãos
C. Pedro também advertiu sobre uma atitude frouxa em relação ao diabo e suas tentações (1 Pedro 5:8) - quando deixamos nossa guarda para baixo, somos mais vulneráveis; nunca chegaremos a um ponto em que possamos parar de lutar pela meta (Apocalipse 2:10)

4. Dependa demais dos outros

A. Não devemos nos isolar dos outros - mas somos responsáveis ​​pela nossa própria salvação (Filipenses 2:12); somos individualmente responsáveis ​​perante o Senhor (2 Coríntios 5:10)
B. Alguns não se responsabilizam por si mesmos, mas dependem de outros para seu bem-estar espiritual - não se pode fazer isso com um pregador (Atos 17:11), uma igreja (Atos 20:32; 2 Timóteo 2:15), ou família (Ezequiel 18:20)
C. Certamente podemos ser ajudados por outros - pregadores (2 Timóteo 4:2), a igreja (Efésios 4:16) e a família (Efésios 6:4; 2 Timóteo 1:5); mas, em última instância, sua salvação é sua responsabilidade; nós podemos ser salvos não importa o que os outros façam (Josué 24:15)

Conclusão

A. Deus estendeu Sua graça para tornar possível a salvação (Tito 2:11)
B. Não receba Sua graça em vão (2 Coríntios 6: 2) - aproveite o dom de Deus; faça o que Ele exigiu para que você possa alcançar o descanso prometido

Nenhum comentário:

Postar um comentário