16 dezembro 2016

Esboço de Sermão

Esboço de Sermão


Vivificados pela justiça

Posted: 16 Dec 2016 03:31 AM PST

Vivificados pela justiça
Texto: Salmo 119:33-40

Introdução: Quinta estrofe do Salmo 119 – Este sermão enfoca como Deus vivifica os homens. Como esperado neste salmo, o salmista enfatiza o lugar da palavra de Deus – e a justiça que vem por segui-la - neste avivamento.

1. O avivamento vem por seguir o caminho da justiça (v. 37, 40)

A. O que significa ser revivido? ... "vivificar"; tornar vivo
B. Deus tornou possível o reavivamento (v.37) - nos torna vivos por meio de Cristo (Efésios 2: 5)
C. Deus deu os meios pelos quais podemos ser vivificados (v.37) - "O Espírito dá vida" (2 Coríntios 3:6); opera através da palavra (João 6:63, Efésios 6:17)
D. Devemos aproveitar a oportunidade de sermos vivificados (v 40) - devemos praticar a justiça (1 João 3:7)

2. Devemos aprender o caminho dos estatutos de Deus (v. 37, 40, 33-34)

A. "vivifica-me no teu caminho" (v. 37) - não podemos conhecer os caminhos de Deus se não através da Sua palavra (1 Coríntios 2:11)
B. "vivifica-me por tua justiça" (v. 40) - não podemos saber o que é certo, se não através de Sua palavra (2 Timóteo 3:16)
C. "Ensina-me, ó Senhor" (v. 33) - vá a Deus; obviamente podemos aprender com os outros (Hebreus 13:7), mas devemos provar todas as coisas com a Sua palavra (Hebreus 13:9, Atos 17:11)
D. "Dá-me entendimento" (v. 34) - podemos entender o que Deus revelou (Efésios 3:4, 5:17)

3. Devemos aprender com a intenção de obedecer (v. 33-35)

A. Aprender o "caminho dos estatutos de Deus" (v. 33) não é meramente para fins acadêmicos - muitos sabem muito sobre a Bíblia, mas é inútil para eles (2 Timóteo 3:7); até o diabo conhece a Escritura (Mateus 4:5-6)
B. Embora o conhecimento e a fé sejam essenciais (Oséias 4:6 e João 8:24), o dia do juízo não vai envolver um exame escrito - julgado por nossas ações (2 Coríntios 5:10)
C. Aprenda a palavra para observá-la (v. 33-34) – o ouvir leva à fé, que leva à obediência (Romanos 10:17, 1:5)
D. Obedecer aos Seus mandamentos (v. 35) - sem conhecimento e obediência, estamos perdidos (2 Tessalonicenses 1:8)

4. Devemos valorizar a palavra de Deus sobre as coisas temporais (v. 36-37)

A. Para sermos vivificados, precisamos fazê-lo da maneira correta - resposta obediente à palavra; não emocionalismo
B. Mas, para evitar a falsa "espiritualidade", precisamos também evitar a carnalidade (Romanos 8:6-7)
C. Escolha a palavra de Deus sobre o "ganho desonesto" (v. 36) - cobiça; isto é idolatria (Colossenses 3:5)
D. Escolha a palavra de Deus sobre a "vaidade" (v. 37) - tudo sob o sol é vaidade (Eclesiastes 1:2-3; 12:7); portanto, temei a Deus e guardai os Seus mandamentos (Eclesiastes 12:13), porque este é o caminho para a vida eterna (1 João 2:17)

5. Escolha o temor sobre a reprovação (v. 38-39)

A. Devemos escolher entre dois caminhos na vida (Mateus 7:13-14) - Davi fornece outra maneira de olhar para isso aqui nesses versos
B. Escolha o caminho do temor a Deus (v. 38) - escolha o que honrará a Deus
C. Evite o caminho da repreensão (v. 39) - o que é vergonhoso; ficaríamos embaraçados se fossemos descobertos

Conclusão

A. Deus tem o poder de nos vivificar hoje - mas não será por meio do emocionalismo atribuído ao Espírito
B. Isso será feito através da Sua palavra, à medida que a obedecermos, para que sejamos ressuscitados pela justiça

Nenhum comentário:

Postar um comentário