28 dezembro 2016

BÍBLIA A PALAVRA DE DEUS

BÍBLIA A PALAVRA DE DEUS


... E as revelaste aos pequeninos

Posted: 27 Dec 2016 06:00 PM PST


Lucas 10: 21

INTRODUÇÃO

A Palavra de Deus é a revelação geral e fundamental de sua vontade e do seu projeto para a salvação do homem, no entanto, isso não quer dizer que ela é autoelucidativa, isto é, não basta lê-la para entender todas as revelações que o Espírito Santo imprimiu nela. O apóstolo Paulo escreveu: "A letra mata, mas o Espírito vivifica"- II Co 3: 6. O próprio Senhor Jesus disse: "Ainda tenho muito que vos dizer, mas não podeis suportar agora. Mas quando vier o Espírito da Verdade, ele vos guiará em toda a verdade; porque não falará de si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido, e vos anunciará tudo o que há de vir" - Jo 16: 12, 13.

DESENVOLVIMENTO

Com estas palavras, o Senhor Jesus quis dizer que aquilo que Ele ensinou no seu ministério era a base e o fundamento da Obra de Deus, e que o Espírito Santo seria enviado para continuar a "construção" da Obra, revelando as  doutrinas à igreja que nasceria no dia de Pentecostes. Na verdade depois que o Espírito foi enviado, Ele conduziu a igreja a viver a base da Palavra e aos poucos foi revelando e estabelecendo a doutrina completa, a qual ficou patente através das epístolas que o apóstolo Paulo e outros apóstolos escreveram às igrejas.

Hoje em dia nós temos a Bíblia completa e inspirada pelo Espírito Santo, mas para conhecer e entender o seu conteúdo profético e doutrinário, não podemos nos valer da nossa capacidade de interpretar textos, ou de nossa inteligência e poder de observação. Se usarmos esses métodos para entender a Bíblia, cada um de nós terá um entendimento diferente dela, e é dessa forma que surgem as religiões que há no mundo hoje; elas são o produto da interpretação da Bíblia segundo a razão humana.

Foi por isso que o apóstolo Pedro advertiu que "a Escritura não é de particular interpretação", e que nós precisamos da luz, isto é, da revelação do próprio "Autor" da Bíblia - o Espírito Santo - para alcançarmos o entendimento correto e verdadeiro da Palavra. Somente Ele pode nos fazer enxergar os segredos gloriosos e profundos da doutrina salvadora.

Outro detalhe importante que precisamos admitir em relação à Obra do Espírito, é que ela começou no dia de Pentecostes e só findará no dia do arrebatamento da igreja. Isto quer dizer que a Obra ainda não acabou, e que não está completa ainda. Deus ainda não realizou e também não revelou tudo que tem para revelar ao seu povo. A Obra que o Senhor tem realizado é uma Obra dinâmica, que vai se aperfeiçoando cada vez mais, por intermédio da revelação e somente os que crêem estão percebendo e vivendo isso.

A Obra que o Senhor tem nos revelado hoje, não é constituída de doutrinas "novas" ou estranhas à sua Palavra, mas de doutrinas que estavam encobertas aos olhos dos que usam o "véu da religião", e que por essa razão não as percebem e nem entendem. O clamor pelo Sangue de Jesus, a consulta à Palavra, a doutrina de Corpo e tantas outras, não são "novidades" criadas por nós, mas são doutrinas bíblicas que foram reveladas pelo Espírito Santo depois que foram vividas e experimentadas por um povo que buscou a face do Senhor em santificação e obediência.

Algumas pessoas têm se escandalizado hoje, como aconteceu nos dias de Jesus, com as doutrinas que o Espírito Santo tem revelado no meio do seu povo. Depois que o Senhor começou a conduzir a igreja à experiência do Culto Profético, este problema se agravou. Alguns perguntam: "Onde é que está escrito isso na Palavra?" e "Porque a igreja primitiva não viveu essa experiência?". Essas são perguntas que aqueles que são "sábios e entendidos" aos seus próprios olhos têm feito hoje. Pessoas céticas assim, que só crêem no que vêem, não têm parte na Obra do Senhor, pois a Obra é para os "simples", para os "pequeninos", que são humildes de coração e que confiam no Senhor. A Obra é para os que dependem do Senhor, que não olham para si mesmos, mas que se colocam na posição de necessitados da misericórdia do Senhor.
As revelações, segundo o que foi definido pelo próprio Pai, são para um povo que crê na operação do Espírito Santo, e que se sujeita às suas orientações sem argumentar ou pedir explicações. Se cremos sinceramente no Espírito e nos colocarmos em suas mãos, Ele não deixará que sejamos confundidos ou envergonhados, mas certamente nos guiará em toda verdade.

CONCLUSÃO

A Obra tem prosseguido, apesar de todas as lutas, e o Espírito continua operando para preparar um povo e conduzi-lo a uma forma de vida de total dependência dele. Para isso Ele tem aperfeiçoado a doutrina bíblica revelado-a cada vez mais profundamente ao seu povo.
Enquanto isso acontece, o próprio Espírito vai também julgando aqueles que são "sábios" aos seus próprios olhos, afastando-os no meio do seu povo, para que os "pequeninos" cresçam cada vez mais na fé e no conhecimento do Senhor Jesus e se preparem para o momento glorioso do arrebatamento.           

Nenhum comentário:

Postar um comentário