fundação_lemann.jpg

A um deu cinco talentos, a outro dois, e a outro um; a cada um de acordo com a sua capacidade  Mateus 25:15

Outro dia encontrei um amigo que não via há muito tempo. Ele me disse que depois de 40 anos de vida, descobriu um talento: o de pintar telas. Fiquei impressionada com o trabalho que está fazendo e, ao mesmo tempo, com o fato de ter demorado tanto para descobrir isso.

Todos nós nascemos com talentos, habilidades naturais, capacidades. Cada ser único criado por Deus tem sim uma habilidade. Não adianta dizer "não sei fazer nada". Talvez ainda não tenha descoberto como aquele meu amigo, mas que você tem, ah, tem sim. Esse talento é inato, nasce com a pessoa e independe se ela crer ou não em Deus. Cabe ressaltar que é diferente de dom que é espiritual, dado pelo Espírito Santo de Deus com um propósito específico, para edificação do corpo de Cristo.

Há muitas pessoas que passam a vida e nem sequer tentam descobrir suas habilidades. O texto de meditação foi retirado da parábola dos talentos.  Um homem, antes de viajar, chamou seus servos e confiou-lhe seus bens. Deu a cada um uma quantidade de talentos (dinheiro) para que administrassem.  Interessante é que o texto deixa bem claro que ele deu a cada um "de acordo com a sua capacidade". Isso nos leva a inferir que nem todos tem habilidades iguais.  Não adianta alguém cuja capacidade é para construir casas e edifícios, querer ganhar dinheiro fazendo bolos, por exemplo, a não ser que também tenha habilidade para culinária. O que quero dizer é que muitas pessoas se arriscam em coisas que não tem a menor habilidade e esquecem de descobrir seus verdadeiros talentos, assim como outras sabem muito bem a capacidade que lhes foi dada por Deus e nada fazem para crescer, se aprimorar e multiplicar.

Conheço pessoas que não querem se esforçar em nada, mas acham que vencer na vida é uma questão de "sorte", ou ainda, não estudam para uma prova ou concurso, mas querem que Deus lhe ajude a tirar uma boa nota ou passar com ótima classificação em um concurso público. A questão é: você já descobriu seu talento, sua habilidade? Está tentando descobrir? Será que não valoriza mais as habilidades dos outros do que a sua própria? Está fazendo alguma coisa para desenvolver suas capacidades? Olha a Bíblia até para isso nos deixa instruções. Desenvolva seu talento, descubra suas habilidades e desenvolva-as. Nunca é tarde para encontra-las e aprimora-las..