BENVINDO

Minha foto

 Sou servo do Senhor desde 2001,sirvo a Deus na Igreja do Evangelho Quadrangular,  obreiro formado no Instituto Teológico Quadrangular, professor da Escola Bíblica,  casado com Elisângela a 24 anos , pai de 2 filhos maravilhosos,  buscando cada dia conhecer mais ao Senhor. Meu maior desejo é ser " uma bênção" e abençoar àqueles que estão perto e através da web os que estão longe.  Que as bênçãos do Senhor seja transbordante sobre a sua vida, sobre sua casa , sobre sua família, sobre o seu ministério, querido(a) e amado(a) irmão(ã) em Cristo Jesus. 

sábado, 12 de novembro de 2016

Esboço de Sermão

Esboço de Sermão


O desafio de Josué ao povo

Posted: 11 Nov 2016 04:14 AM PST

O desafio de Josué ao povo
Texto: Josué 24:14-25

Introdução: Lembremo-nos da famosa declaração de Josué: "eu e a minha casa serviremos ao Senhor". Mas o que servir ao Senhor incluía? O que ele estava desafiando as pessoas a fazer? Este sermão examina o desafio de Josué para com o povo e mostra como esse desafio se aplica a nós.

1. Temer ao Senhor

A. Reverência para com Deus - respeito por quem Ele é (Salmo 33:8-11); compreender o nosso lugar diante dEle (Salmo 8:3-4); Reconhecer Sua capacidade e disposição para destruir os desobedientes (Mateus 10:28, Hebreus 10:31)
B. O temor é mencionado primeiro por Josué porque é o fundamento - o temor é o princípio da sabedoria / conhecimento (Provérbios 1:7; 9:10); o temor está ligado à obediência (Eclesiastes 12:13); não podemos agradar a Deus sem temor (Hebreus 12:28)

2. Servir em sinceridade e verdade

A. Semelhante à declaração de Jesus à mulher samaritana (João 4:24) - para agradar a Deus, precisamos da atitude correta e das ações certas
B. Sinceridade – deve se ter a motivação certa para servir a Deus; não para parecer justos perante os outros (Mateus 23:27-28), mas porque Deus é digno de nosso servir (Apocalipse 4:11)
C. Verdade - deve se servir a Deus da maneira que Ele quer que nós façamos; não fazer o que queremos no serviço a Deus (Colossenses 2:20-23), mas devemos respeitar a Sua vontade (Mateus 7:21-23)

3. Abandonar os outros deuses

A. Deus espera que Seu povo o sirva exclusivamente (Êxodo 20:3; 1 João 5:21) - não podemos dividir nossa fidelidade entre Ele e qualquer outro deus (Mateus 6:24)
B. Eles foram avisados para não servir os deuses cultuados por seus pais - a verdade é baseada no padrão de Deus, não na história da família (Mateus 10:37); devemos estar dispostos a fazer o que é certo, independentemente do que nossos pais fizeram (Ezequiel 18:14-18)
C. Eles também foram avisados para não servir os deuses das pessoas ao seu redor - muitas vezes, o povo de Deus é influenciado pela palavra em torno deles (2 Coríntios 6:14-17); Deus espera que sejamos diferentes (Romanos 12:2)

Conclusão

A. Muitas vezes falamos sobre a escolha que Josué apresentou ao povo (Josué 24:15) - mas não bastava escolher servir ao Senhor; eles precisavam saber como servir ao Senhor
B. Eles tinham que levar isto a sério (Josué 24:16-24) - devemos levar nosso compromisso seriamente também

Nenhum comentário:

Postar um comentário