Nada, em toda a criação, está oculto aos olhos de Deus. Tudo está descoberto e exposto diante dos olhos daquele a quem havemos de prestar contas - Hebreus 4.13

Há muitos, muitos anos, um homem foi ao campo roubar trigo e levou a filha com ele para que ela o ajudasse na tarefa. "Filha", disse ele, "fica aqui na estrada de guarda para que ninguém me veja." Mas assim que o homem começou a ceifar a filha gritou-lhe: "Pai, estão a ver-te." O homem levantou a cabeça e olhou para a esquerda, mas como não viu ninguém continuou a ceifar. "Pai, estão a ver-te", gritou a criança uma segunda vez. O homem levantou a cabeça e olhou para a direita, como nada viu continuou a ceifar. Passados mais uns minutos a menina gritou uma terceira vez: "Pai, estão a ver-te". O homem olhou para a frente, mas não viu ninguém e continuou a ceifar. "Pai, estão a ver-te", gritou a filha pela quarta vez. O homem olhou para trás e como não viu ninguém ficou irritado com a criança: "Então filha?! Dizes que me vêem mas eu já olhei em todas as direções e não vejo ninguém."
A filha encolheu os ombros: "Mas pai, estão a ver-te dali", disse ela apontando para o céu.

Há quem se preocupe em fazer as coisas às ocultas para que sua reputacao diante dos homens permaneça ilibada. Há quem se preocupe com o conceito que tem perante seus líderes religiosos e, para tanto, procura agir sorrateiramente. 

Na verdade, todos querem ocultar aquilo que sabem que estão fazendo e é reprovável. O ser humano, desde Adão e Eva, tendem a esconder seus atos mais vergonhosos. Age na clandestinidade, comete seus erros e se tranquiliza quando não flagrado por alguém. 

Como na parábola rabínica em que o homem tentava furtar às escondidas, assim agimos muitas vezes esquecendo que nada ficará oculto aos olhos de Deus. Dele não podemos esconder nada. Não bastasse, carregamos o peso de fazer algo reprovável aos olhos de Deus "Quando eu guardei silêncio, envelheceram os meus ossos pelo meu bramido em todo o dia''. (Salmo 32.3). Assim aconteceu com Davi.

Vamos levar os nossos olhos aos céus e não para os lados quando formos cometer algo errado.